Fusíveis do Santana
Seria “a Santana” ou “o Santana”? Isso pode variar de estado para estado, ou mesmo de dono para dono, cada um usando o carinho pessoal para apelidar seu carro. Mas o Santana é um automóvel de sucesso, até os dias de hoje.Também era o preferido entre os taxistas da época. Produzido pela Volks, manteve-se no mercado por anos, quase sempre com a mesma tecnologia, assim como seus “irmãos” de linha, o Gol e Voyage. Mas nos fusíveis do Santana, e parte elétrica, temos algumas variações. Alguns modelos usavam fusíveis e caixa de fusíveis como as do antigo Passat, bem parecidas com as do Fusca, embora maiores e com mais fusíveis. Os modelos dos anos 80 eram assim.
Fusíveis de lâmina
Os modelos equipados com fusíveis de lâminas são bem mais seguros do que os de louça, que são mais antigos. A caixa de fusível é mais complexa e também visa maior segurança. Isso é essencial para proteger o sistema elétrico da sua Santana.
Manual
O manual também é bem explicativo. Nele os fusíveis são indicados em suas posições e funções, além do valor da amperagem baseada no código de cores. Informações sobre como trocar e o que fazer se um fusível queimar novamente estão no manual como advertência para o dono do carro. Uma leitura mais detalhada do manual indica onde estão os relés principais do sistema elétrico do Santana. E muitos deles estão na mesma caixa de fusíveis. O acesso é relativamente fácil, bastando um pouco de atenção na posição para retirar e recolocar um relé com defeito.
VEJA AQUI QUANDO UM FUSÍVEL QUEIMA
Muitas vezes um manual de um único ano vale por outros, principalmente em relação a posição dos fusíveis. Mudanças, nesse caso, poderiam ser por algum acessório novo, o que varia de ano para ano. Temos alguns exemplos disso na imagem abaixo. Reparem que existe um lugar, ou um fusível, para teto solar (número 25), que é um acessório opcional e mais raro de encontrar em algum Santana circulando. Jamais mude a amperagem ou a cor do fusível indicado no manual do carro. Isso pode por o sistema elétrico em perigo.
Lista de fusíveis do Santana
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Santana é um ótimo carro. Foi por anos seguidos o “carro de frente” da vw. Realmente “a paixão da grande maioria dos taxistas”. E paixão se justifica. O Santana conquistou isso ao longo dos anos por puro mérito. Principalmente por estar motorizado com o inigualável AP. Tbm conhecido como “motor do Passat. Quem conhece e gosta de carro sabe bem o “poder” de um Apzao.. hehe.. aliás, sugiro uma publicação aqui relacionada a história do motor AP. Acredito que muitos leitores aqui desconhecem o pq o nome é AP. Enfim
E compartilho da paixão por experiência própria. Tenho um 2003 da linha Mi na garagem aqui.
um veículo excepcional. Como todos, possui seus detalhes. E voltando ao tema que o artigo aborda. Considerando o projeto elétrico antigo, com poucas adequações ao longo de duas décadas. Quanto a fuziveis, cito um detalhe que já é caracterizada do Santana. Os fuziveis nem “conseguem queimar”.. pq é raro a lâmina do fuzivel ter contato adequado com os terminais na caixa de fuziveis. Situação que se agrava ao longo do tempo, e se observa em 9 a cada dez veículos. Na verdade toda a linha vw apresenta. O que se comprova com a mudança na linha gol Parati saveiro. Onde relés s fuziveis da injeção encontram-se nos fundos do porta objetos.. foram retirados da caixa de fuziveis.
Por favor da pra vc me passar o sistema de colocação de fusiveis santana 1988
Bom dia alguém pode me repassar informações sobre ,como reabilitar uma nova Centralina do alarme do Santana ano 2001??