Fusíveis do Santana
Seria “a Santana” ou “o Santana”? Isso pode variar de estado para estado, ou mesmo de dono para dono, cada um usando o carinho pessoal para apelidar seu carro. Mas o Santana é um automóvel de sucesso, até os dias de hoje.Também era o preferido entre os taxistas da época. Produzido pela Volks, manteve-se no mercado por anos, quase sempre com a mesma tecnologia, assim como seus “irmãos” de linha, o Gol e Voyage. Mas nos fusíveis do Santana, e parte elétrica, temos algumas variações. Alguns modelos usavam fusíveis e caixa de fusíveis como as do antigo Passat, bem parecidas com as do Fusca, embora maiores e com mais fusíveis. Os modelos dos anos 80 eram assim.
Fusíveis de lâmina
Os modelos equipados com fusíveis de lâminas são bem mais seguros do que os de louça, que são mais antigos. A caixa de fusível é mais complexa e também visa maior segurança. Isso é essencial para proteger o sistema elétrico da sua Santana.
Manual
O manual também é bem explicativo. Nele os fusíveis são indicados em suas posições e funções, além do valor da amperagem baseada no código de cores. Informações sobre como trocar e o que fazer se um fusível queimar novamente estão no manual como advertência para o dono do carro. Uma leitura mais detalhada do manual indica onde estão os relés principais do sistema elétrico do Santana. E muitos deles estão na mesma caixa de fusíveis. O acesso é relativamente fácil, bastando um pouco de atenção na posição para retirar e recolocar um relé com defeito.
Fusíveis da Santana Quantum
A Quantum é um modelo antigo da Volkswagen variante do Santana. É maior, com um bagageiro interno ou com 5 portas, como costumam dizer. O modelo é bem grande mesmo para sua época. Sua parte elétrica é muito parecida com a do Santana com chicotes maiores. Os fusíveis também são bem semelhantes, variando nos anos de fabricação. Neste post temos uma relação dos fusíveis da Quantum 92.
Que tipo de fusível usa a Quantum?
São fusíveis do tipo lâmina, igual aos da foto acima. Cada cor corresponde a uma potência ou amperagem. Jamais devemos trocar uma cor por outra. Isso pode causar sérios problemas elétricos no carro. Se o fusível voltar a queimar, não insista. Existe um curto circuito no sistema que deve ser corrigido. Aumentar a potência também não é solução.
Segue abaixo a lista completa dos fusíveis da Quantum ano 92. Também serve para o Santana e anos de fabricação próximos. Na lista temos pela ordem: numeração – potência do fusível – acessórios protegidos.
1 – 15 A – Farol de neblina
2 – 15 A – Pisca Alerta
3 – 25 A – Buzina – Luz de freio – Antena elétrica ( se equipado )
4 – 10 A – Iluminação do porta malas – Rádio – Relógio – Luz interna e luz de cortesia do espelho do quebra sol – Luz de leitura
5 – 20 A – Ventoinha (segunda velocidade) do radiador para modelos com ar condicionado (Atenção: ao trocar este fusível troque também o de número 27)
6 – 3 A – Iluminação do compartimento do motor – Lanterna dianteira e traseira lado direito
7 – 3 A – Lanterna dianteira e traseira lado esquerdo
8 – 10 A – Farol alto lado direito e luz indicadora azul no painel
9 – 10 A – Farol alto lado esquerdo
10 – 10 A – Farol baixo direito
11 – 10 A – Farol baixo esquerdo
12 – 10 A – Ventilador (relé) – Iluminação dos interruptores de luz das marchas ( câmbio automático) – Luz de ré – Velocímetro – Válvula eletromagnética – Setas – Módulo dos vidros elétricos (temporizador)
13 – Sem uso
14 – 5 A – Luz de placa – Iluminação do porta-luvas – iluminação do acendedor de cigarro – iluminação do desembaçador do vidro traseiro – Outras iluminações de interruptores
15 – 15 A – Limpador e lavador (esguicho) do parabrisa
16 – 25 A – Desembaçador do vidro traseiro e sua lâmpada de controle
17 – 30 A – Ventilador interno
18 – 15 A – Acendedor de cigarro
19 – 30 – A Ventoinha do radiador
20 – 30 A – Primeira velocidade da ventoinha do radiador em modelos com ar-condicionado
21 – 30 A – Quarta velocidade do ventilador interno
22 – Sem uso
23 – Sem uso
24 – 10 A – Travas elétricas das portas
25 – 10 A – Bomba elétrica de combustível ( bomba auxiliar também) – Injeção eletrônica
26 – 10 A – Antena elétrica
27 – 20 A – Ventoinha do radiador ( segunda velocidade) com ar-condicionado (Veja explicação no fusível 5)
28 – 3 A – Retrovisor elétrico
29 – Fusíveis Reservas
30 – 30 A – ABS
VEJA TAMBÉM
VEJA AQUI QUANDO UM FUSÍVEL QUEIMA
Muitas vezes um manual de um único ano vale por outros, principalmente em relação a posição dos fusíveis. Mudanças, nesse caso, poderiam ser por algum acessório novo, o que varia de ano para ano. Temos alguns exemplos disso na imagem abaixo. Reparem que existe um lugar, ou um fusível, para teto solar (número 25), que é um acessório opcional e mais raro de encontrar em algum Santana circulando. Jamais mude a amperagem ou a cor do fusível indicado no manual do carro. Isso pode por o sistema elétrico em perigo.
Santana é um ótimo carro. Foi por anos seguidos o “carro de frente” da vw. Realmente “a paixão da grande maioria dos taxistas”. E paixão se justifica. O Santana conquistou isso ao longo dos anos por puro mérito. Principalmente por estar motorizado com o inigualável AP. Tbm conhecido como “motor do Passat. Quem conhece e gosta de carro sabe bem o “poder” de um Apzao.. hehe.. aliás, sugiro uma publicação aqui relacionada a história do motor AP. Acredito que muitos leitores aqui desconhecem o pq o nome é AP. Enfim
E compartilho da paixão por experiência própria. Tenho um 2003 da linha Mi na garagem aqui.
um veículo excepcional. Como todos, possui seus detalhes. E voltando ao tema que o artigo aborda. Considerando o projeto elétrico antigo, com poucas adequações ao longo de duas décadas. Quanto a fuziveis, cito um detalhe que já é caracterizada do Santana. Os fuziveis nem “conseguem queimar”.. pq é raro a lâmina do fuzivel ter contato adequado com os terminais na caixa de fuziveis. Situação que se agrava ao longo do tempo, e se observa em 9 a cada dez veículos. Na verdade toda a linha vw apresenta. O que se comprova com a mudança na linha gol Parati saveiro. Onde relés s fuziveis da injeção encontram-se nos fundos do porta objetos.. foram retirados da caixa de fuziveis.
Por favor da pra vc me passar o sistema de colocação de fusiveis santana 1988
Bom dia alguém pode me repassar informações sobre ,como reabilitar uma nova Centralina do alarme do Santana ano 2001??