Fusíveis do Santana

Seria “a Santana” ou “o Santana”?  Isso pode variar de estado para estado, ou mesmo de dono para dono, cada um usando o carinho pessoal para apelidar seu carro. Mas o Santana é um automóvel de sucesso, até os dias de hoje.Também era o preferido entre os taxistas da época. Produzido pela Volks, manteve-se no mercado por anos, quase sempre com a mesma tecnologia, assim como seus  “irmãos” de linha, o Gol e Voyage.  Mas nos fusíveis do Santana, e parte elétrica, temos algumas variações. Alguns modelos usavam fusíveis e caixa de fusíveis como as do antigo Passat, bem parecidas com as do Fusca, embora maiores e com mais fusíveis. Os modelos dos anos 80 eram assim.

Fusíveis de lâmina

Os modelos equipados com fusíveis de lâminas são bem mais seguros do que os de louça, que são mais antigos. A caixa de fusível  é  mais complexa e também visa maior segurança. Isso é essencial para proteger o sistema elétrico da sua Santana.

Fusíveis do Santana

Fusível tipo lâmina

Manual

O manual também é bem explicativo. Nele os fusíveis são indicados em suas posições e funções, além do valor da amperagem baseada no código de cores. Informações sobre como trocar e o que fazer se um fusível queimar novamente estão no manual como advertência para o dono do carro. Uma leitura mais detalhada do manual indica onde estão os relés principais do sistema elétrico do Santana. E muitos deles estão na mesma caixa de fusíveis. O acesso é relativamente fácil, bastando um pouco de atenção na posição para retirar e recolocar um relé com defeito.

Muitas vezes um manual de um único ano vale por outros, principalmente em relação a posição dos fusíveis. Mudanças, nesse caso, poderiam ser por algum acessório novo, o que varia de ano para ano. Temos alguns exemplos disso na imagem abaixo. Reparem que existe um lugar, ou um fusível, para teto solar (número 25), que é um acessório opcional e mais raro de encontrar em algum Santana circulando. Jamais mude a amperagem ou a cor do fusível indicado no manual do carro. Isso pode por o sistema elétrico em perigo.

Fusíveis do Santana

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.

Please follow and like us: