É muito comum uma seta ser acionada e a traseira do seu carro passa a piscar como uma árvore de natal. Muitas vezes a luz de freio pisca junto assim como a luz de ré ou a do farolete (luz de posição em linguagem mais técnica) e também a luz de freio.

Continua após a publicidade..

seta e farolete piscando juntos

Mas a seta piscando junto com o farolete e outros é um problema de fácil solução. Basta um simples reparo no aterramento do local. Todo o conjunto de iluminação traseira tem apenas um aterramento por lanterna. A potência de todas as lâmpadas que se acendem por ali podem chegar a 68 Watts juntas. Fica óbvio que o aterramento é sobrecarregado, e, com o tempo, deteriora a ponto de derreter o local onde fica fixo na tomada. Um simples exame visual desta tomada pode comprovar o defeito.

Continua após a publicidade..

Qual é a solução?

Continua após a publicidade..

A solução é o reforço do terra na tomada e na placa (macho e fêmea) ou a troca por completo da tomada e todos os fios, algo que é encontrado em uma boa loja de peças elétricas automotivas. Muitos conseguem fazer uma “ponte”do fio terra (normalmente o fio preto) o ligando direto na base de umas das lâmpadas da lanterna. Mas este é um serviço mais técnico, o que exigiria a presença de uma eletricista.