Fusíveis do TL

O Tl vw é um dos modelos mais antigos produzidos pela montadora alemã no Brasil. Também é um veículo raro. Poucos circulam nas ruas, para não dizer quase nenhum. Neste post vamos publicar a lista de fusíveis do TL.

Como é o fusível do TL

Como todo Volkswagen antigo , o Tl vw usa de fusíveis tipo “cerâmica”, quando foi fabricado. Trata-se de uma peça de cerâmica com um filamento metalizado que é o fusível em si.

Continua após a publicidade..

A parte de cerâmica é um mini dissipador de calor. Hoje já foi substituído por plástico como mostra a imagem abaixo. As amperagens também podem variar, como fusíveis de 8A, 20A e até de 30A. O Tl 1600 possui 10 fusíveis, o que é um número suficiente para a tecnologia da época.

fusíveis da brasília

 

Onde fica a caixa de fusíveis?

Essa caixa de fusíveis do TL fica no painel, lado esquerdo do motorista presa no local. Possui lâminas que seguram o fusível por pressão. Devem ser retirados com mais cuidado do que um carro moderno devido a proximidade com partes metálicas. Desligue o negativo da bateria para manusear esta caixa de fusíveis ou até para trocar um queimado.

Continua após a publicidade..

Jamais troque um fusível que volte a queimar, mesmo que demore um tempo. Provavelmente existe um curto no carro ou em um dos acessórios que este fusível protege. Neste caso, tem que encontrar o curto para realizar a troca do fusível. Em caso de dúvidas um eletricista experiente deve resolver a situação.

Também não aumente a potência do fusível ou coloque objetos metálicos, fios etc para substituir o fusível, mesmo que seja temporário. Isso pode provocar queimaduras e até incêndio na parte elétrica do carro que possui fios grossos e inflamáveis. Veja na imagem abaixo os fusíveis do volkswagen tl 1600. Clique para aumentar a imagem.

 

Continua após a publicidade..

 

 

Fusíveis do TL

Veja também!

Farol de led é permitido