Motor Transversal
O que é um motor transversal? O simples significado da palavra transversal é: ” aquilo que que cruza, atravessa, passa por determinado referente, não necessariamente na oblíqua…”. O mesmo podemos dizer da posição do motor automotivo: que ele está instalado de um jeito comparado ao veículo. Quando nos referimos a uma carro pensamos, sem perceber, na frente dele, ou em outra parte qualquer como: lanterna traseira esquerda, lanterna dianteira direita, etc.
Um motor pode estar instalado na frente do carro, e, em casos mais raros e antigos, na traseira do veículo (como o Fusca, Kombi, etc) Mas todos terão uma posição em relação a frente do carro. Se é longitudinal, ele também tem sua frente voltada para o radiador, ou na mesma direção do farol. Igualmente, um motor transversal vai ter um posição atravessando o seu compartimento “de uma roda a outra”, com sua frente (do motor) voltada para a roda dianteira lado do passageiro. Durante décadas a preferência das montadoras era pelo motor longitudinal e no Brasil ficou mais tempo assim.

Repare o motor transversal e sua posição em relação ao volante e as rodas. (tambores)
Mas o avanço venceu todas as objeções, principalmente a do consumidor brasileiro que sempre foi tradicional em relação a preferência por veículos. Os carros com duas portas, por exemplo, eram uma mania nacional, e era inadmissível a entrada dos modelos com quatro portas no mercado tupiniquim.
Vantagens do motor transversal
- Maior e melhor aproveitamento do espaço do compartimento do motor.
- Uma suspensão mais leve devido ao posicionamento da transmissão (dianteira).
- Melhor desempenho da transmissão devido a a distância menor das rodas tocadas pelo motor, no caso, as dianteiras em relação as traseiras.
- Aumento do espaço interno do carro devido a mudança da posição da caixa que também passa a ser transversal. Antes ela ficava embaixo da cabine dos passageiros. Um exemplo disso é o espaço interno para as pernas dos ocupantes que também aumentou pelos mesmos motivos.
- Melhor distribuição de peso do motor.
A mídia especializada da época da grande mudança dos motores sabia das vantagens descritas acima (por volta de 1976 com o Fiat 147). Mas levou certo tempo para o público brasileiro superar a desconfiança pelo novo em detrimento do tradicional que, até então, vinha dando muito certo para os padrões de design e segurança daqueles tempos. Hoje, praticamento todos os carros pequenos e médios saem de fábrica com o motor transversal. A exceção fica para os veículos maiores, ou com motores “monstros” como os famosos e antigos V8.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.