Fusíveis do Fusca – Lista e funções

Pode até parecer loucura para alguns proprietários, mas o seu Fusca tem fusíveis de proteção da parte elétrica. Aliás os fusíveis foram um grande avanço tecnológico dos automóveis porque permitiram a introdução de mais equipamentos elétricos e eletrônicos.

Com o passar das décadas, pouco mudou em uma caixa de fusíveis assim. A única mudança foi a posição de troca de um fusível qualquer. Nos modelos mais antigos os fusíveis ficavam voltados para dentro do porta malas. Nos modelos mais novos o acesso a essa caixa de fusíveis passou a ser dentro da cabine, bem abaixo do volante.

Alguns modelos de 6 volts tinham menos quantidade de fusível (8 e depois 12)  e a caixa era de material diferente. Neste caso estamos falando de raridade, onde tudo foi mantido original de fábrica pelo dono.

Fusca-fusíveis

Talvez o seu fusca ainda tenha a capa transparente que tampa a caixa de fusível. Nela costuma estar gravado a posição de alguns fusíveis e o desenho dos seus acessórios, como um farol, por exemplo.

Continua após a publicidade..

fusíveis-do-fuscao

Conforme afirmamos acima, o eterno belo Fusca foi fabricado por décadas e pouco mudou na parte elétrica. Ou seja: muitas vezes um manual de um ano vale para o outro. Se você não encontrou aqui o ano do seu Fusca, tente uma referência próxima ao ano do seu carro. Segue abaixo uma lista dos fusíveis do Fusca em PDF.

Fusíveis do Fusca

Continua após a publicidade..

Fusíveis ano 1965  (Imagem: fuscaclubebg.com.br)

Fusíveis do Fusca 1970

Fusíveis ano 1982  (Imagem: http://www.volkspage.net)

 

Continua após a publicidade..