Painel do Uno Novo

O painel do Uno novo é bem simples, descomplicado para o seu entendimento. Compacto, possui luzes indicadoras bem localizadas, sem necessidade de ficar procurando-as como acontece com muitos modelos nacionais.

Os símbolos dessas luzes pouco mudaram durante os anos. Somente quando acessórios novos são instalados, aparecem como uma novidade em um painel de carro. No caso do painel do Uno novo temos um cadeado amarelo que pode acender, o que é quase exclusivo de modelos da Fiat.

Continua após a publicidade..

Também existe uma indicação em forma de chave de boca que significa manutenção programada para o carro. A palavra TEMP também pode aparecer e significa problemas com a temperatura do motor. Essas são indicações ocultas, que não aparecem quando ligamos o painel do Uno Novo. Veja abaixo uma imagem com as “luzes fixas básicas” ou as que acendem com a chave. 

Continua após a publicidade..
painel do uno novo

Foto: Mãos ao Auto

Luzes do painel do Novo Uno

Do lado esquerdo da foto acima temos (de cima para baixo):

Continua após a publicidade..
  • Luz verde (bem acima). Ela só acende quando ligamos os faroletes do carro (primeiro estágio da chave de farol).
  • Luz de óleo do motor (chaleirinha). Essa luz deve acender com a chave ligada e apagar com o motor funcionando. Não rode com o carro se ela permanecer acesa. (VEJA AQUI)
  • Luz da bateria. Ela é bem evidente. Também tem que acender com a chave ligada e apagar com o motor funcionando. Ela é indicadora de carga de bateria e não de defeito na bateria. (VEJA AQUI)
  • Luz da injeção amarela. Pode significar problema de combustível, de poluição do carro, ou de algum componente da injeção. No caso do Novo Uno existe outra luz com aparência de um bico injetor que acende e apaga imediatamente com a chave do carro ligada. Essa é vermelha e se ficar acesa com o motor ligado o carro deve ser escaneado.
  • Luz de freio de mão acionado. Também pode indicar pastilha de freio ruim se ela não apagar com o motor ligado.

Lado direito em cima:

  • Luz indicadora de porta do carro aberta ou mal fechada.