Luz de Chave no painel

Pois então uma luz forte e inesperada em forma de chave está acesa no painel do seu carro. O que será? Você deve parar imediatamente o carro? Luz de chave no painel acesa é cada vez mais comum

Primeiro, é preciso entender que a cor deste símbolo indica a gravidade do problema. Seria como um sinal de trânsito, ou sinaleira, como é conhecido fora das fronteiras de Minas. Verde é Siga, amarelo é Atenção e vermelho é Pare.

No caso da luz de óleo, ela é vermelha e o carro deve parar de rodar até apurar o defeito, que pode não ser grave, mas também pode comprometer muito o motor.

Continua após a publicidade..

Por isso ela é vermelha. O mesmo acontece com a luz de bateria que acende vermelha indicando que o carro vai ficar sem energia a qualquer momento.

O que significa chave no painel? Por que a luz está acesa?

Neste post, trataremos de uma luz, ou símbolo, que acende no painel em forma de chave.

Pode ser uma chave parecendo ferramenta, tipo chave de boca, ou uma chave acompanhada de um carro. Tudo depende do modelo e da montadora.

Luz de chave de boca acesa no painel

No primeiro caso, quase sempre esta ferramenta aparece quando alguma manutenção foi programada. E sempre vem um número antes ou depois, que significa quantos dias faltam para esta manutenção.

Continua após a publicidade..

Mas se o seu carro está em dia com a manutenção rotineira, como troca de óleo e pastilha, entre outras, então é uma programação feita sem o seu conhecimento. Basta apagar seguindo instruções do manual do carro.

cadeado-no-painel

No caso de uma chave de carro aparecer no painel, ela quase sempre está relacionada com o imobilizador do carro (em alguns carros é um cadeado dentro de um carro, como no Uno Novo).

chave no painel do seu carro

Ela indica que, de uma maneira eletrônica, o carro foi impedido de dar uma partida não autorizada. Pode ter ocorrido uma decodificação da chave ou do módulo que recebe sinais dela.

Continua após a publicidade..

Em algumas situações isso pode ocorrer por usar uma chave reserva, ou porque o carro ficou muito tempo sem ligar, a ponto de descarregar totalmente a bateria.

Tombos da chave também podem causar defeitos e a luz acende. Quase sempre o carro simplesmente não pega.

Uma tentativa de resolver seria deixar a chave do carro ligada por cerca de uma hora e depois acionar a partida (faça isso com a porta aberta para evitar possível travamento dela com a chave na ignição).

Mas, se não funcionar, vale a pena procurar um chaveiro experiente em automóveis antes de recorrer a uma autorizada. Quase sempre os chaveiros conseguem resolver essa situação.

Mas e quando essa luz acende, mas o carro parece funcionar normal? É mais raro. Porém, isso pode significar um defeito que está para acontecer no sistema de imobilização. Fique atento.