Zinabre. Como limpar os pólos de uma bateria.

Zinabre de bateria é o nome do pó esverdeado que acumula no pólo de uma bateria assustando o dono do carro. Também é conhecido como o resultado da oxidação em materiais como cobre e latão, muito comum nos terminais das baterias dos nossos automóveis. Não apenas assusta o dono do carro, mas o zinabre pode realmente causar problemas na parte elétrica, como uma pane total da bateria, e por consequência, do carro. Além disso, o zinabre costuma espalhar-se por toda fiação do carro, e é conhecido entre eletricistas mais experientes como “câncer de carro”. Eu, particularmente, já encontrei zinabre de bateria de carro até em fiações de painéis, escondida dos olhos de todos. Mas a primeira consequência do zinabre é o mau contato entre a bateria e a parte elétrica do carro.

Zinabre de bateria de carro

Estado normal de um terminal de bateria.

Zinabre de bateria de carro

Na foto acima vemos o zinabre se espalhando pelo terminal. Mas pode ficar pior…

Outra consequência pela demora da limpeza do zinabre é a perda do terminal da bateria. Nesse caso deve-se trocar o terminal e também a bateria, (se ela for mais antiga) além de uma limpeza completa do local onde ela está instalada. O zinabre também é altamente corrosivo, podendo atingir outras partes do seu carro e até a lataria.

Zinabre de bateria de carro

Sua bateria pode ficar assim, contaminada pelo zinabre…

Como limpar o zinabre de bateria de carro?

Sim. Esse é o primeiro passo: limpar o zinabre dos pólos de uma bateria. Listei abaixo o material necessário que é encontrado facilmente. Talvez você os tenha em sua cozinha. O resultado final será surpreendente.

Material:

Um pincel.

-Um pouco de água.

-Um pano.

-Bicarbonato de sódio.

Todos esses produtos juntos vão limpar completamente o zinabre da bateria.

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de 200 ml de água. Em seguida use o pincel para aplicar a solução somente em cima do terminal com zinabre. Aplique até se produza uma espuma verde e abundante. Essa é a intenção do processo. Espere um pouco e limpe tudo com muita água. Em seguida seque o local com o pedaço de pano. Tome cuidado com os olhos e também com sua roupa. Uma simples gota disso pode abrir um buraco em poucos dias e você com certeza perderá a roupa.

O resultado final será um terminal limpo, com uma cor bem típica do latão ou cobre. Resta verificar os danos no terminal. Se ele estiver bem fixo e sem “buracos” ou faltando pedaços, o trabalho feito bastará. Para que o zinabre não volte ou demore a voltar, aplique nos dois terminais da bateria um pouco de graxa ou vaselina, por cima dos pólos já conectados. Esse produtos retardam em muito outra oxidação no local.