Baterias para som automotivo - São especiais?

Haja bateria para tanto som! Mas quem gosta diz que é como um vício, quanto mais potência, mais adrenalina. Então temos uma pergunta interessante: por que uma bateria para som automotivo tem que ser especial se todo o sistema elétrico do carro é de 12 Volts?

Continua após a publicidade..

Baterias para som automotivo - São especiais?

Por causa da reserva de energia disponível. Imagine se você instalar mais dois chuveiros em sua casa, além de várias outras torneiras, por necessidade, o que você deve fazer com sua caixa d’água? Se você pensou em trocá-la por uma maior, então entendeu por que a bateria para carros que tem som diferenciado precisa ser especial.

Desenhando: Uma caixa d’água cheia sempre terá água, mas pode ter 500 litros, 1000, e assim vai. Do mesmo modo uma bateria carregada terá sempre 12 Volts (para carros), mas pode ter 40, 50, 60, 70, 90 Amperes e por aí vai Ampére = litros, água = volts.

Continua após a publicidade..

Alguns aficionados chegam a instalar baterias de caminhão, que, pelo tamanho, ocupam muito espaço e ainda são fracas para o tanto de tempo de energia que esses sistemas precisam.

A tecnologia também mudou. Hoje não são apenas módulos poderosos, mas mídias equipadas com monitores são encontrados facilmente no mercado de acessórios. Ou seja, até DVD pode fazer parte de um som mediano de carro.

Continua após a publicidade..

Baterias para som automotivo - São especiais?

Uma tela desta da foto acima tem alto consumo de energia. Somente ela basta para descarregar a bateria de um carro. Por esses e outros motivos, as fábricas de baterias investiram em novas tecnologias para aumentar a capacidade de armazenamento de algumas baterias para som automotivos. São baterias de alto nível de serviço, ou com grande capacidade de armazenamento, além de uma corrente de partida maior do que as baterias normais. Algumas possuem design diferenciados, com forma onduladas, que podem permitir um aproveitamento maior do espaço por empilhamento. São equipamentos para situações elétricas extremas e elas são três vezes mais rápidas para ser recarregadas.

Se você quer ter um som bravo, ou já tem um em seu carro, procure por essas baterias em casas especializadas. Cuidado com as vendas pela internet para não comprar gato por lebre. Lembrando que algumas grande fábricas já produzem baterias especiais para som e barcos.