O alternador e seus defeitos mais comuns

Quando a luz de bateria do seu carro acende não significa que ela estragou, mas sim que ficará sem carga em breve. Por que? Porque ela é indicadora do estado do alternador do seu carro e ele é o responsável por manter a bateria sempre carregada. Mas porque tal luz é vermelha? Exatamente porque você deve parar seu carro. Se houver insistência sua bateria vai ficar descarregada e o motor com certeza vai parar de funcionar. O vermelho é um alerta para que o motorista não fique na mão em local complicado. Outra informação que a luz da bateria passa é que a direção pode endurecer por perder a parte hidráulica. Mas nesse caso ela acendeu porque a correia do alternador arrebentou e quase sempre a direção hidráulica  é movida pela mesma correia. Embora o alternador seja uma muito importante do seu caro, ele também está rodeado de muitos mitos que não devem passar desapercebidos por um motorista.

O alternador e seus defeitos mais comuns

Mas e quando o defeito é de fato no alternador? Dentro dele existem várias peças e todas com possibilidades de defeito. O mais comum é escova baixa. Houve um tempo que trocávamos as escovas, mas hoje em dia o mais correto é trocar o regulador de voltagem inteiro. O motivo é muito simples: as escovas trabalham presas ao regulador de voltagem. E o tempo também afeta o restante do regulador e não apenas as escovas. De fato são uma peça só. O costume de trocar apenas as escova juntava uma peça usada (o regulador) com um peça nova (as escovas). O resultado era sempre um regulador saturando rapidamente e sobrecarregando a bateria com carga. Como antigamente o regulador completo era muito caro, compensava trocar apenas as escovas dele. Mas hoje trata-se de uma peça bem barata, e é bem melhor que tudo seja novo.

Outro defeito comum é no próprio regulador. Com um multímetro e o motor ligado, mede-se a carga do alternador na  bateria. Se a medida chegar a 15 Volts ou mais, ele muito provavelmente estará com defeito. Apenas quando a bateria está muito ruim que a medida alta é enganosa. O regulador também pode apresentar defeito intermitente, onde um teste bem específico terá que ser feito por um técnico. Outros modelos apresentam um defeito fantasma. A luz de bateria está normal, acendendo com a chave e apagando com o motor ligado (todo carro é assim). Mas, quando se apura a medida na bateria, ela não passa de 12,5 volts com o carro ligado. O alternador do Fox é um que apresenta muito este defeito.

Um alternador moderno.
Um alternador moderno

Outras peças que podem apresentar defeitos são:

  • Mesa retificadora de diodos. Muitas vezes o sintoma principal desse defeito é quando deligamos a chave e a luz de bateria continua acesa. Isso ocorre muito quando uma chupeta de batera errada – ou um curto – é aplicada na bateria.
  • Estator com defeito. (na peça da foto acima o estator fica dentro e tem fios de cobre) Este componente estraga muito quando o alternador é submetido a muito esforço. Ou quando ele fica carregando uma bateria muito descarregada. O carros com som pesado sofrem muito este defeito.
  • Rotor. O defeito mais comum que atinge o rotor é o desgaste do coletor, exatamente onde se gastam as escovas. Ele dura mais do que as escovas devido ao material mais macio do qual elas são fabricadas. É por isso que as escovas são também conhecidas por “carvão” ou “carvãozinho”.
Rolamento de alternador
Rolamento de alternador
  • Rolamentos ruins. Normalmente um rolamento de alternador ruim produz muito barulho quando o carro é ligado. Eles (são dois) podem danificar por atrito o estator e o rotor, podendo até atingir a mesa retificadora. Os rolamentos devem ser trocados quando se faz uma revisão (se forem antigos) ou assim que percebe barulho vindo do alternador.

O alternador é um avanço nos sistema de carga e elétrico em geral. Com o tempo, eles foram dimensionados para suportar a demanda, ou a capacidade de repor a carga utilizada. Os carros de hoje já saem com alternadores possantes que variam de 70 a 120 A. Se comparados como os primeiros que não passavam de 35 A, são verdadeiras usinas de eletricidade. Mas, mesmo assim, não podem ser confundidos com carregadores de baterias, pois este trabalham com energia constante e com a bateria em repouso.

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This article has 289 Comments

  1. Tenho um C3 2008. Não uso para trabalhar, mas ligo ele todos os dias uns 10 minutos. Semana passada, liguei normalmente para carregar a bateria, comecei a mexer nos farois, setas, limpador de parabrisa e o som estava ligado. De repente, a luz da bateria acendeu. Desliguei tudo e deixei somente o motor ligado. Depois de alguns minutos, a luz da bateria apagou. Minha bateria é nova, trocada a menos de um mês. O que pode ser, meu alternador esta com defeito. O consumo dos acessórios foi muito alto?

    1. Olá Diogo. Pode ter acontecido uma sobrecarga momentânea. O teste a ser feito é repetir o quer vc fez com um milímetro medindo o alternador pela bateria. Pode ser que tenha acontecido pelo pouco uso e a bateria exigiu muito do alternador. Mas é preciso ter em mente que não pode acontecer com a bateria carregada. Seria evidente defeito no alternador. Abraços.

    2. Foi algum problema no alternador o excesso de cosumo não muda nada o alternador contínua gerando deixando a bateria carregada

  2. Uma duvida sobre esse assunto no caso em que as vezes o led fica aceso quando liga a chave de ignição e as vezes não.
    Na parati 88

    1. Olá Giovane. Obrigado por participar e seja bem-vindo ao site. Pode estragar sim se for muita sujeira, principalmente óleo que conduz eletricidade e pode provocar curtos internos. No caso de barro ele pode parar de funcionar, bastando uma limpeza e a troca de peças que já precisam de uma troca.

  3. Vi que esse regulator de voltages realmente é barato para maioria dos carros, variando de 30 a 200 reais. Achei até Um para Land Rover na faixa de 300,00 o que me impressionou muito foi o preço do regulador do meu carro (Megane) 580,00 por causa da ligação por botão Start/Stop… Terá ainda o custo da mão-de-obra… Uma facada no peito!

  4. Olá, boa tarde!
    Tenho um C3 2009 que vem apresentando um problema em manter a carga da bateria.
    Recentemente efetuei a troca da mesma e aparentemente o problema solucionou, porém em pouco tempo, por morar em região de praia, fui informada que os polos da bateria formaram zinabre e era necessário uma manutenção para que não voltasse e me trouxesse prejuízos.
    Em outubro do ano passado quando fiz a revisão troquei a correia e esticador do alternador. Também pensei que poderia ser algo relacionado ao alternador.
    Ao ligar o carro hoje percebi que a bateria está fraca. O que pode estar havendo?
    Desde já agradeço a atenção.

    1. Olá Josana; O principal é vc manter a bateria carregada. Isto só vai ser possível se o caro rodar quase diariamente ou ligá-lo com frequência por uns 10 minutos em marcha lenta.O zinabre é uma reação da bateria com o metal do terminal. Talvez um pouco de graxa nos pólos.ajude a diminuir. Mas se vc usa o carro diarimente, então um teste de fuga de corrente vai ter que ser feito. mas eu acredito mais na primeira opção.

  5. Bom dia Fernando,meu monza parece que está carregando normalmente,mas quando eu ligo os faróis ou qualquer outro dispositivo o ponteiro da carga de bateria cai para ZERO.Esses dias estava na rua a noite com ele e estava chovendo muito,então liguei farol alto,desembaçador traseiro e dianteiro e limpador de para brisas.Desliguei o carro quando liguei o carro estava com a bateria descarregado.o que pode ser?Desde já obrigado e um abraço.

    1. Olá erivaldo. Vc deve medir o alternador com todos estes acessórios ligados. Se a medida no multímetro cair, então o alternador não está aguentando carregar a bateria com acessórios ligados. Os defeitos podem ser: regulador de voltagem, estator torrado, ou até mesmo o fio positivo do alternador bambo, ou estorricado. Não é difícil de resolver. Abraços.

  6. Bom dia, Fernando!
    Eu tenho um corolla 2010, e hoje pela manhã troquei a bateria dele. Coloquei uma nova, Moura, 60A. Daí o rapaz pediu pra eu ligar a luz alta, som, e ar condicionado no máximo e quando ele fez o teste constatou que o alternador não estava passando a corrente necessária (algo assim). Que problema deve ser? E você sabe dizer uma média de quanto pode custar?

    Desde já, obrigada!

    1. Olá Melina. O primeiro passo é pedir a um eletricista que verifique o estado do fio do positivo do alternador. Ele costuma torrar e o alternador carrega menos. A medida boa é entre 13,7 e 14.5 com os esquipamentos do carro ligado. Já o custo, se houver avaria de fato, envolve mão de obra e peças. Pode chegar até 500 reais.

  7. Boa tarde. Td bem? Quem poderia me ajudar?
    Meu carro é um celta 2004 1.0 vhc, a uns dias ele vem apresentando um defeito que não impede sua utilização, quando vou dar partida, ligando o motor, da um arranhão e não liga. Não aparece nada demais no painel. Somente o motor não entra em funcionamento, dai desligo a chave, ligo novamente, e já liga normal. Qual seria um possível problema?

    1. OLá Cristian. grato por participar no site. O celta costuma, com o tempo, apresentar defeito igual ao seu, no arranque (motor de partida) . Sugiro que mande fazer uma revisão nele e trocar o bendix e as buchas, além de lubrificar. Mas esta reforma tem melhor resultado no arranque de marca Bosch.

  8. Boa noite
    Teinho uma saveira g4 2007 ela ta acendedo a luiz da bateria o que pode ser sera que precisa trocar o alternador?

    1. Olá Diego. Pode ser um defeito dentro do alternador e até a correia dele que soltou. Mas se for o caso de defeito, somente abrindo o alternador para saber. As peças mais comuns de estragar são o regulador de voltagem e diodos. No cado do seu carro, é perfeitamente possível consertar o alternador a preços razoáveis. A troca é recomendada quando muitas peças estão estragadas ou gastas pelo uso. Abraço e obrigado por participar.

  9. Boa noite Fernando,eu tenho um monza classic e a bateria dele não está carregando com a energia necessária,digo isso,pq quando eu ligo farol alto,limpador,desembaçador,rádio e etc,o ponteiro que marca a carga da bateria cai e se eu desligar ele a bateria está descarregada.OBS:só o farol já é o suficiente para o ponteiro cair.Obrigado pela atenção meu amigo,forte abraço.

  10. Boa noite Fernando,tenho um polo 2008,quando eu ligo a ignição acende tudo normal mas não acende a da bateria,daí demora um pouco apaga tudo,fica só a luz do EPC da Injeção e do freio de mão,funciono o carro apaga tudo e no multímetro dá 13.9 até 14.0 mas às vezes a luz da bateria acende, pode ser no alternador? Desde já agradeço.

    1. Olá Anderson. Se o painel do seu carro estiver funcionando normalmente, toda vez que a luz de bateria acender, naquele momento (luz acesa), sua bateria não está sendo carregada pelo alternador. Pode ser um defeito intermitente no alternador. Quem faz a luz da bateria não acender é o regulador de voltagem do alternador. Embora a medida que vc relata seja boa, eu sugiro, primeiro, uma revisão no painel e depois (com tudo acendendo e apagando normalmente no painel), testar o alternador.

  11. Tenho um siena 1999 1.0 mpi 8v, com um problema muito chato, o carro quando esquenta, demora a pegar peço tua ajuda, pois só gasto e nada de resolverem, carro não pega de primeira, custa muito a pegar quando já está quente, motor de arranque gira gira e quando parece que vai pegar, ele engasga, já foi trocado comutador de ignição, caixa de fusível, já foi verificado os fios terra, todos ok, bomba ok, foi trocado regulador de pressão, fio da bateria positivo do arranque novo, já foi limpo os terminais todos, carro funciona muito bem quando ligado e frio pega até de primeira, bateria está nova, tudo acende, painel, farol, parabrisa, A LUZ DA BATERIA FICA ACESA ANTES DE LIGAR O MOTOR, DEPOIS APAGA, o carro quando 1, 2 marcha, se tirar o pé o acelerador, dá umas freadas chatas, e às vezes, em 1, e 2 marcha dá umas falhadas também, uns solavancos pequenos, porém, perceptíveis, marcha lenta um pouco acelerada, depois normaliza, bateria vive carregada, nunca deixa na mão, carro não fumaça, e há um pouco de cheiro de gasolina ao ligá-lo. POR FAVOR, ME DÊ UMA LUZ, PEÇO GENTILMENTE PELA SUA AJUDA, FERNANDO! GRANDE ABRAÇO

  12. Boa tarde, sou eletricista aq em Teresina, uma vez peguei um caso assim e era as bobinas. Faz um teste, tu desparafusa elas fasta um pouco e dar partida.

  13. boa noite Fernando, esclareça-me por favor; Levei meu carro em um mecanico, foi trocado o esticador, a correia dentada, a bomba’d gua e o rolamento da mesma, no entanto, 5 dias depois meu carro começou com um ruido muito forte e parou, nao ligava mais, era o alternador, o mecanico disse que uma porca do rolamento do alternador que havia se soltado e gerou o forte ruido e descarga da bateria e por isso o carro nao ligava, levamos o carro de volta para o oficina e ele fez o reaperto e disse que nao tinha culpa pelo reparo que ele fez anteriormente, liguei o carro fui dar uma volta e pela surpresa, o ruido intenso do alternador voltou, mais dessa vez o carro liga normalmente. Existe culpa da mão de obra do mecanico que possa ter gerado essa falha? essa falha nunca aconteceu antes, somente depois que levei no mecanico? fox 2011 1.6

    1. Olá Pedro. Depende da porca que ele se refere. Se for por exemplo uma porca dentro do alternador, seria culpa dele se o alternador fosse aberto na oficina, o que eu acho que não aconteceu. Mas se for algo externo, como a porca do esticador do alternador e alguém esqueceu de apertar, aí sim poderia ser um erro por descuido. Mas bastaria apertar de novo e tudo ficaria normal.Como a distância atrapalha, eu sugiro que peça a um outro eletricista que veja a situação pessoalmente.

  14. Boa noite.
    Tenho um corsa 98
    E esqueci o farol ligado
    Quando percebi ja era tarde.
    So acendia o painel mais nao dava partida.
    Chamei um amigo deu uma chupeta e funcionou.
    Andris uns 15 km com o carro.
    So q no dia seguinte estava do mesmo jeito
    So acendia o painel.
    E coloquei uma bateria de outro carro e tbm descarregou.
    O q pode ser??

  15. Olá amigos tenho um corsa 1.6 8 v 98, bom meu problema é q meu carro tem dificuldade as vezes de pegar quando quente pois bem, medir a atenção d bateria com ele ligado e notei umas tenções estranha, logo ao ligar notei uma atenção de 14 logo foi caindo para 13.3 depois liguei todos os consumidores d carro e a atenção Caio mais ainda pra 12.7 12.8 12.5 quando acelerava n ultrapassava 13.4 queria uma onião sbre esse problema. A lembrando testei com o carro ligado e o positivo desconectado a atenção n ultrapaçol 13.3 com os consumidores ligado.

  16. Opa fernando tudo bm!? Tenho um gol 2000 8v ta com problema quando ligo o corra em vez de subi pr 14 ah ele baixa pr 13.3 e sobe te 13.5 com bateria bem carregada ja medi varias vezes!!?? Ops tenho uma bateria de 220 e uma de 70 !! des d ja agradeço

  17. Fernando
    Boa Noite, sou curioso e troquei as escovas e o medidor de frequência (peça unica) do alternador do celta comprei a peça Gauss porem a luz da bateria nao apaga. Liguei os fios com cuidado e não esqueci de ligar nada. Um comentário em uma outra página disse que a marca não é boa. Você poderia me dar uma dica…..????Abraços e parabéns pela página.

    1. Olá Ricardo. Obrigado por participar. Embora a marca Gauss não seja top, ela deve funcionar, mesmo que seja por um tempo menor que a original. Outras peças podem estragar dentro do alternador, como a mesa retificadora, estator e o rotor. Tudo deve ser medido. Sugiro que desmonte ele de novo e o remonte ficando atento a posição das escovas. Repare se elas marcaram o coletor. Elas deixam marcas bem evidentes no coletor (onde encostam no rotor). Se não houver marcas é sinal que as escovas não encostaram no coletor. também verifique se chega corrente no positivo do alternador (fio mais grosso).

      1. Fernando, boa noite obrigado pela ajuda….consegui resolver o problema, troquei o alternador, troquei as escovas e o alternador, olhei os cabos do motor de arranque o cabo positivo estava com folga. Ajustei todos os cabos e enfim funcionou. Carro desligado bateria 12.1 e quando ligado ficou estabilizado em 13.6.

  18. Olá a minha Parati quando bato a chave ela zera o relógio e o odômetro, coloquei bateria nova e o problema continua, o problema seria o alternador????

  19. Fui no eletricista ele mediu o alternador ele está carregando, pelo fato de quando giro a chave e os ponteiros do painel vibram e os digitais, fora o da quilometragem zeram, ele me mandou procurar alguém que trabalha com painéis, será que tem lógica ???muito obrigado Fernando pela dica, vivendo e aprendendo com quem é fera como você. abraço.

    1. Olá Julio. Sim, tem lógica porque a procura inicial pelo defeito começa no painel e sua fiação. Apenas se a “zerada” que você relata acontecer no momento da partida. Neste caso pode ser bateria fraca.Obrigado por participar.

  20. Boa tarde. Tenho um focus 2003 1.8 16v. O problema dele são as luzes do painel e do farol oscilando. O eletricista mediu a tensão do alternador e ao acelerar a tensão caiu e chegou a marcar 12. O eletricista recomendou comprar um alternador novo. Será que não tem como trocar apenas um componente do alternador? Pois um novo é mais de mil reais.
    Grato.
    Abraço

    1. Olá Rodrigo. Sim, tem como trocar o regulador e a mesa retificadora. Mas tem que tirar ele e testar na bancada. Depois vc deve saber o custo das peças para comparar com o de mil reais. Mas se mais peças estiver com defeito, então o preço vai ser quase o mesmo.

  21. Tenho um gol quadrado 88 motor ap 1.6 quando liga a ventoinha o farol o motor fica querendo morrer mais sem o farol ligado e a ventoinha o motor fica com barulho bonito

  22. tenho um MEGANE sedan 1.6 16v 2008 coloquei tudo novo escovas, etc…, menos o regulador de voltagem e continua fazendo barulho e oscilando abaixo dos 1000 giros.
    Ja levei no eletrecísta e ele falou que preciso trocar o alternador por outro que seja compativel se não o problema continuará, posso usar o alternador da scenic 1.6 16 2002 no lugar deste? ou tem que ser do MEGANE?
    o eletrecista disse que o mesmo e descartavel, ja gastei um bom valor e não resolveu nada, e que agora não adianta trocar o regulador agora. OBRIGADO!!!!

    1. Olá Antonio. De fato estes alternadores são bem descartáveis, inclusive sua polia que fica afiada que nem faca. Quanto a troca do alternador tem que comparar tudo: tamanho, potência, polia e parafusos ou a tomada que entra no alternador. Tem que ser tudo iguale somente uma inspeção visual vai confirmar.

  23. Olá amigo, essa semana meu alternador torrou. Sim, torrou! O que pode ter acontecido?

    Quando a luz ascendeu no painel eu rodei ainda uns 50KM!

    1. Olá Bispo. É muito provável que o regulador de voltagem tenha estragado aberto, ou seja: gerando excesso de carga. isto pode literalmente torra as peças. Mas outras peças podem também ser atingidas e queimas. Acho que não foio seu caso. Sempre que a luz de bateria acender, deve-se para o carro e procurar uma oficina. Principalmente se ela for vermelha. Obrigado por participar.

  24. boa noite

    Meu gol g5 estava acedendo a luz da bateria, percebi que não estava gerando, mas quando eu ligo o ar condicionado ele volta a gerar, levei no eletricista e quando chegou la, o carro nao apresentou o defeito, mas de vez em quando acende e apaga a luz da bateria, o que pode ser?

  25. Sou encarregada de um auto center, trabalhamos a anos no ramo, inclusive substituindo correias, mais estamos com um problema crônico com as Renault Kangoo 1.6 16v,
    mesmo substituindo por correia e rolamentos originais a correia do alternador tem desfiado com muita frequência. Alguma sugestão?

    1. Olá Roberta.Eu sugiro que verifique o estado das polias do alternador e todas por onde passa a correia. Elas costumam ficar “afiadas” e cortam a correia em pouco tempo. Vi isto recentemente em um Picasso.Obrigado por participar.

      1. Boa Tarde Fernando,

        E persistem os problemas de desfiarem as correias do Alternador das Renault
        1.6 16v, nenhuma polia afiada ou desalinhada, me chamou atenção o fato da Iesa só vender a Polia Maciça com o alternador completo e não separado. Seria algum defeito de fabricação da linha mesmo?

        Abraços, Roberta

  26. Boa noite! Tenho um chevette e quando em marcha lenta ele não passa de 12,5 volts. A luz da bateria só apaga quando acelero bastante e no multímetro chega no máximo 12,8 volts.

    1. Olá Edson. De fato o alternador do chevete precisa de um pouco de aceleração para carregar mais. Mas os 12.8 são bem suspeitos. Faça a medida com o negativo do multimetro na carcaça do alternador e veja de aumenta. Também verifique o estado do fio positivo, se está torrado ou bambo. Mas faça isso com a bateria desligada. Fora isso vai ter que testar o alternador na bancada.

  27. Tenho uma Quantum 97 em um ano tive que fazer Manutenção no alternador de novo, eu até perguntei pro auto elétrico o que pode ter ocasionado esse problema, pois eu uso o carro poucas vezes na semana no máximo 4x por semana, ele me disse que pode ser justamente isso, pelo fato dele ficar parado e eu utilizar ele poucas vezes, por esse motivo a bateria exige muito do alternador, minha pergunta, isso realmente acontece, tem alguma dica que eu possa proceder pra que ele não me der futuros dores de cabeça.

    1. Olá erick. Grato por participar conosco.. Depende do que está queimando dentro do alternador, se é a mesma peça ou peças diferentes. O alternador é forçado mais quando a bateria fica totalmente descarregada, pois ele não é um carregador de baterias e sim um repositor de carga. Eu recomendo que passe a ligar o carro todo dia. De duas possibilidades uma vai acontecer: ou o defeito vai acontecer mais rápido, o que ia contra o que te falaram, ou o alternador para de dar defeito. Outra sugestão é levar a bateria para carregar em oficina quando ela não conseguir virar o carro. lembrando que 4 vezes por semana não significa usar pouco o carro.Abraços e fique a vontade para perguntar mais.

      1. Ok ,muito obrigado Fernando pela ajuda, mas eu queria tirar uma duvida contigo, o que acontece e que quando o meu carro esquenta vamos dizer assim dei a partida e quando o veiculo esquenta e eu desliguei o carro, na hora que eu der a partida novamente ele fica pesado pra funcionar de novo, e isso me incomoda demais, ja me falaram que seria bateria, que pode ser motor de arranque ou ate mesmo o rele da injeção…

        O que tu me aconselha Fernando…

  28. Tenho um gol G5. Eu ligo ele pra esquentar todos os dias. Mas tem dias que saio com ele quando desligo ele não quer ligar. Quando esfria ele liga. Os faróis acendem normal .

  29. Olá. Bom meu problema esse ten um gol bola 96 observei que tem um problema no botão da luz e sai um dia com ele devido a nova lei do forol eu assendi o farol io carro quis morrer então desliguei a luz e continuei. chegando no trabalho quando fui estacionar ele morreu
    não pegou mais depois chamei amigos e empurraram e pegou por dois minutos eu desliguei e liguei ele pegou vim pra casa carreguei a bateria que por sinal ainda esta na garantia. preciso de uma mao desde já agradeço.

    1. Olá Ivanaldo. A primeira coisa que você tem que fazer é medir o alternador com o farol ligado. Pode ser que ele esteja carregando mal e ai o carro morre quando a bateria fica muito fraca. Se você carregou a bateria e o carro normalizou é muito provável que o alternador esteja com defeito ou até mesmo algum fio dele ou o aterramento da bateria.

  30. Ola boa tarde, tenho um pálio fire 2001 q troquei a bateria e o regulador de voltagem e a luz da bateria contia acesa, com o carro ligado eu desligou os pólos da bateria e ele morre… Se souber de alguma dica.. Sou eu mesmo q nexo. Obrigado

  31. Olha tem um caminhão GMC 6100 começou a dar uns problemas de vez em quando quando vou ligar ele pega normalmente mas se desligou na hora e vou ligar novamente ele já não liga tenho que dar uma carga na bateria tem dias que ele passa o dia inteiro funcionando normalmente o que deve ser bateria alternador o motor de arranque acontece também que às vezes ele dá umas oscilações na luz me ajudem aí galera

    1. Olá Kleber. Primeiro você tem que medir o alternador com o motor ligado e na bateria dele (não outra). Se o alternador estiver carregando bem, então a bateria deve ser medida em descanso com equipamento próprio. Se ela estiver ok ,então o problema ou é no aterramento do arranque ou nele mesmo. Ele tem que ser retirado e testado em bancada. Lembrando que caminhões podem estar com problema no motor e acusar defeitos como os que você relata.

  32. Olá, boa tarde.
    De uns tempos para cá meu carro passou a apresentar oscilação na marcha lenta ao acender os faróis, inclusive em alguns momentos parece que vai morrer. Fiz a limpeza do corpo de borboleta e melhorou bastante, porém, o problema continua e agora comecei a ouvir um grilo vindo do motor quando está mais quente e ao acelerar o veículo.
    Será que o alternador está com problema. Meu carro tem 52 mil km. Obrigado

  33. Meu Honda Fit está com problema de oscilação de luzes. Quando se acelera, as luzes e tudo o que é elétrico fica pulsando. Quando fico sem acelerar a oscilação das luzes para. Levei numa oficina e testaram o alternador durante aceleração com voltímetro e deu variação e excesso de voltagem, chegando a até 15.1V. Condenaram de cara o regulador de voltagem. Fiz um vídeo do problema: https://youtu.be/OPTJFp0pxy8

    O que você acha?

    1. Olá Rômulo. Se a bateria estiver ok, de fato é uma medida alta, o que condenaria o regulador de voltagem. Mas cabo do positivo do alternador bambo também causa isto. Seria bambo ou na saída do alternador,passando pelo arranque (mais difícil) ou na própria bateria. Sugiro que peça para verificarem o aperto do fio positivo do alternador antes de retirá-lo para reparo. Abraços e obrigado por participar.

  34. Fernando boa noite, estou trabalhando em um projeto onde irei ligar um sistema de alternador/bateria 12vcc a um inversor 12vcc/ 220 vac . Consumo máximo 500 Watts . Qual a rotação mínima do alternador ? Qual a corrente da bateria e do alternador que deveria utilizar ?

  35. Olá Fernando!! Tenho um Escort Zetec 98 1.8 16v. Estou com problema de descarregar a bateria. Meu tio já testou o alternador na bancada mas continua acendendo a luz e descarregando. Quando eu tirei fora, havia 2 fios no B+ e 1 no meio entre os 3 bornes. Desses dois fios, 1 estava pendurado. Quando um amigo encostou este fio no positivo a luz apagou. Ele deve ser ligado no + da bateria ou fica solto mesmo ? Agradeço desde já!!! Creio que seja coisa boba, mas se levar em um tecnico vai me cobrar e empurrar vários defeitos.

  36. Boa tarde. Me ajude por favor. Tenho um gol 2015. O carro fica parado, só rodo aos finais de semana. O carro está desligando sozinho em movimento. Acaba luz, acaba tudo. Acende a luz de bateria no painel e ele desliga. Será o alternador? Quando o carro esta ligado, peço para que acelerem até 2 mil rpm e tiro o positivo da bateria, o carro.morre na hora. Se for um alternador novo, qual a faixa de preço? Obg

    1. Olá Gabriel. Grato pela sua participação. Primeiro jamais tente novamente testar o alternador desligando qualquer pólo da bateria. Quando fazemos isto, a voltagem vai a 20 e a amperagem também dispara. Isto pode queimar a central e outro equipamento eletrônico do carro. Somente em carros antigos (como fusca e opala) que este teste é mais seguro. O correto é medir o alternador com o motor ligado e um multímetro ligado na bateria.O post ensina isso. Se ele estiver com defeito, existe reparo sem precisar de trocar a peça inteira. O preço vai depender do que estragou dentro dele.

      1. Entendi. E sobre central tenho uma experiência péssima. Queimei esse ano a minha. Mas deixe eu lhe dar um exemplo, o carro está parado ligado, se eu acender o farol ele desliga, se eu ligar o ar ele desliga.

  37. Fernando, preciso de uma opinião sua. Carro é um siena 1999 1.0 mpi 8v 6 marchas, carro frio a luz da injeção fica acesa, e quando para no sinal em marcha lenta, fica acelerado demais, sobe para 20, se eu pisar no acelerador, sobe para 30 e não desce, só desligando o carro, é preciso engatar a marcha para a rotação normalizar. Quando esquenta, isso para. Me dê uma luz, que peça comprar? Bateria moura, nova, foi feita limpeza do corpo da borboleta uma semana atrás.

    1. Ola Pablo. Primeiro tem que scanear o carro para saber porque a luz acendeu. Isto é o princípio do conserto. Mas vc ppode retirar a tomada do corpo de borboleta apertar os pinos dela e jogar um limpa contato nela e onde ela encaixa. Em seguida religue a tomada e ligue a chave do carro e espere 2 minutos para dar a partida. É uma possibilidade.

  38. Amigo tudo bem?, tenho um vectra 1998,8v gostaria de saber se quando o rolamento do alternador está danificado altera na aceleração do motor em alta e em retomada de velocidade nas mudanças de marcha. Obrigado!!

    1. Olá Marcos. Obrigado por participar. Uma influência do rolamento do alternador no giro do motor seria se ele travasse. Mas a correia do alternador ia patinar e quebrar, ou o alternador quebraria todo por dentro. Seria algo que aconteceria em segundos. O principal sintoma e consequência de um rolamento deste, ruim ,é um barulho vindo do alternador.

  39. Bom dia Fermando. Ontem meu carro ascendeu a luz da bateria e foi verificado a quebra da correia do alternador. Perdi a direção hidráulica e quando parei o carro o reservatório de água estava quase vazio o Sr. Sabe c o Gol g5 2010 a correia toca tbem a bomba dgua? Sera q a a agua esta parada no bloco?Obrigado pela ajuda.
    Pablo Rodrigues

    1. Olá Pablo. Creio que são coincidências. A correia que estragou atinge o alternador e a direção. Mas ela também pode passar bela bomba (depende do modelo). Peça para verificar possíveis vazamentos. E se o carro estiver fervendo não rode com ele, aliás nem ligue o motor.Mesmo que a correia passe pela bomba, não atinge o nível de água. No caso o carro iria pesar na direção, parar de carregar a bateria e iria ferver.

  40. Meu querido amigo, boa tarde!
    Tenho “penado” com o meu carro nas duas últimas semanas devido a problemas no alternador. O meu mecânico já trocou várias peças dele, mudou cabos e fios folgados, comprei outra bateria pra o carro e nada resolve…ele continua “morrendo” quando saio de casa e ai lá vai eu de volta pra oficina de novo. O problema é que o meu carro é um GOL BOLA ano 96 aquele branco com para-choque preto “todos são assim” e o meu mecânico alega que não existe mais no mercado um alternador novo que seja compatível com ele pra vender. Detalhe, o meu carro é meu ganha pão. Trabalho com um food truck e é com ele que reboco o meu truck e tou parado há 4 dias. O mecânico já nao sabe mais o que fazer e nem eu!! O que faço meu amigo?

    1. Olá Samuel. Talvez o alternador do seu carro seja um importado meio chato de mexer. Se for ele eu o considero descartável. Mas existem no mercado alternadores da marca Bosch que são muito bons. Se não encontrar novo, com certeza vai encontrar um reformado ou remanufaturado. Basta conferir a furação de a polia. Os fios são perfeitamente adaptáveis.Pode-se até “montar” um com peças avulsas, pelo aqui em BH. Abraços.

  41. Olá amigo, tenho um corsa super 98 e ele começou a morrer em marcha lenta, e não da a partida sem que o acelerador esteja acionado, medi a tensão da bateria com o motor ligado e bate os 16v em marcha lenta indicando ser o alternador com problema, porém como resolvo essa “sobrecarga”? Isso afeta a marcha lenta?

    1. Olá Luciano. Se a bateria estiver boa e todos os fios do alternador/bateria estiverem apertados, então a sobrecarga vem do regulador de voltagem dentro do alternador. Tem que retirar o alternador e trocar o regulador na bancada. E pode sim afetar a lenta e muitas outras funções, inclusive pode queimar lâmpada e até a central, além de estragar a bateria. Providencie o conserto o mais rápido possível.

  42. Olá amigo. Tenho um Corsa Wind 97 e ontem quando estava fazendo uma curva a noite, a luz da bateria acendeu no painel e ai o marcador de combustível, velocímetro que dizer o painel apagou tudo menos a luz da bateria que continuou acesa o que pode ser? Porque o painel parou de funcionar mais a luz da bateria continua acesa. Desde já obrigado

    1. Olá Krytopher. Primeiro você tem que mandar medir o alternador do carro e ver se algo está errado com a carga dele. Por isso esta luz acende. Mas em alguns modelos ela também pode acender, e outras funções não funcionarem, por causa de algum fusível queimado.

  43. Ola amigo : Tenho um clio de 96 a bateria está boa, quando ligo a chave o carro pega a luz da bateria apaga,,, mas o alternador não carrega. obrigado

    1. Olá antonio. Peça a um eletricista que aperte todas as porcas do positivo do alternador, o que sai dele e o que chega na bateria. Também tem que verificar se este fio passa por algum lugar no meio do caminho até a bateria, como no arranque por exemplo, e apertar também.

  44. Olá boa tarde tenho um sandero vibe 1.6 8v 2010.
    Estou ficando sempre na mão quando vou sair com carro minha bateria esta aparentemente descarregada.
    Tive que empurra para que pegasse, porem fui analisar que o olho da bateria estva na cor verde , então tirei o cabo da bateria com o mesmo ligado o carro não apresentou quedo de corrente. Qual será o defeito ?

    1. Olá Webson. O fato do visor estar verde não é garantia de bateria boa. Ele mede apenas uma parte dela. O que você tem que fazer é testar a bateria em um oficina com equipamento apropriado. Eu desconfio dela, principalmente se for original. Outra possibilidade é defeito no arranque. Mas não repita a experiência de soltar o cabo com o motor ligado. Isto pode queimar a central de injeção e outros acessórios causando grandes prejuízos.

  45. Amigo estive lendo sua página e achei muito interessante por isso vou lhes fazer uma pergunta se vc poder meajudar
    Tenho um escort hobby 95 e apresentou problemas no alternador porém mandei retificar o coletor troquei os 2 rolamentos e o par de escovas e fiz uma limpeza geral ok ficou muito bom caregando perfeitamente porém passado 2meses agora acendeu a luz da bateria no painel e quando acelero o carro a luz fica mais forte oque pode ser?

    1. Olá lindomar. Se o alternador do seu carro for um Lucas, ou outra marca que não seja Bosch, então é problema na mesa retificadora. Mas não aconselho trocar a peça e sim o alternador. A marca não ajuda e sempre apresentou estes problemas. Mas se for um Bosch, então procure uma eletricista especializado em alternador que o conserto é fácil

  46. olá Fernado! tenho um uno mille 98, tive um problema de queda de tensão e resistência alta..fiz um reforço na saída positiva do alternador ligando o positivo da bateria, com cabo 16mm…após testes com multímetro….a tensão ficou normal alternador carregando entre 13.8 e 14.3 e resistência bem baixa… o comportamento do carro mudou pra melhor..só que eu percebo em alguns momentos que as luzes do painel e faróis..oscilam um pouco….o que pode estar ocorrendo….já verifiquei cabos ligações e nada… obrigado!

    1. Olá Kléber. Pode ser pico de excesso de carga. Faça a medida do alternador dando umas pancadinhas nele. Se a voltagem variar muito pra cima ou Pra baixo, e defeito do regulador. Caso contrario pode ser algo normal de aterramento.

  47. Boa noite! A luz do meu alternador acedeu agora a tarde. Preciso rodar amanhã com o carro e amanhã e feriado…porem é uma rodada de 30 km…posso ir ou não com o carro…e se caso preciso desligar os cabos da bateria para ela não descarregar?

    1. Olá Henrique. Desligar a bateria não vai ajudar. Viajar é arriscado ficar sem bateria. A não ser que vc leve outra carregada no porta malas . Mesmo assim é arriscado. Tem que medir o alternador e verificar a Correia dele. Eu não arriscaria.

  48. Olá Fernando! Estou com problemas com o alternador do meu Santana 99. Nesta semana o alternador parou de carregar. mandei arrumar mas não encontraram peças para ele por ser importado. comprei um alternador Bosch em um desmanche e hoje ele queimou novamente. alguns dias antes de o primeiro alternador queimar um relé se desprendeu de trás do porta luvas e não o recoloquei. pode ter ligação com a queima do alternador?

  49. Ola Fernando ! tenho um palio 99 ele esta meio fraco esses dias dei uma carga na bateria e ele ficou normal depois de uns dias voltou o problema. quando ligo faróis o carro começa tremer. quanto mais coisas estiverem ligada mais ele treme. no multímetro a bateria da 12´8 v e com o motor ligado 13,6 oscilando 13,6 , 13,8 v sei que e errado mas tirei os polos da bateria com o motor ligado e medi eles, deu 12,9. isso e normal ou tem algo de errado? desde ja agradeço a atenção

    1. Olá Cristiano. Grato por perguntar. Pode ser fio do positivo do alternador que ficou bambo. Peça a um eletricista que verifique isso. A medida que vc relata é boa, mas tem que ser com os equipamentos do carro ligados, como farol etc.

  50. Olá Fernando! preciso trocar a correia do alternador do meu uno….e notei que as polias do virabrequim, bomba d´agua e alternador, em que a correia passa é do tipo “poly V”..aquela com ranhuras verticais contínuas…só que a correia instalada é do tipo Micro V…tem ranhuras verticais, mas com micro-dentes…
    minha pergunta é: a correia instalada micro V no carro está correta? não seria a Poly V a mais indicada? ou aplicação dessas correias é indiferente, pode-se aplicar as polias com ranhuras contínuas..tô com essa dúvida cruel..qual comprar…valeu!

  51. Olá Fernando!

    Esse semana troquei o alternador do meu carro, agora ele está com a luz da injeção acesa. Será que tem alguma relação?

    1. Olá Mateus. Sim, se o alternador estiver com defeito, alguma tomada pode ter ficado solta durante o serviço, ou porque desligou a bateria. Os casos que peguei assim eram quase todos por alguma tomada da injeçào que ficou solta.

  52. Boa noite…então tenhum gol g3 ano 2000…o carro liguei ele pela manhã normalmente andei com ele…parei o carro na casa da minha namorada por umas 3 hrs…quando fui liga o carro ele n pegou…foi feito uma chupeta e ele pegou andei nele uns 5minutos quando parei o carro ele morreu…bati a chave e nd de ligar…dei um tranco nele e ele pegou andei mas um pouco e ele começou apagar o painel do nd…quando paro ele se eu tirar o pe do acelerador ele morreer…tenhu q fica acelerando pra nao morrer…e se caso ele morrer quando viro a chave o painel apaga…sabe me dizer oq pd ser?

    1. Olá Douglas. Podem ser duas possibilidades ou as duas ao mesmo tempo: bateria ruim, muito fraca, alternador com defeito, ou os dois ao mesmo tempo. Somete medindo o alternador com um multímetro e a bateria após u ma carga lenta que o defeito vai ser descoberto.

  53. Amigo, bom dia. Meu alternador começou com um barulho ontem quando liguei o carrk. Se aumento a aceleração o barulho aumenta. E quando desligo o carro a luz da bateria fica acesa. Seria problema no rolamento? Abraço

    1. Olá caio. Sim pod ser rolamento no caso do barulho. Mas a luz da bateria ficar acesa coma chave desligada é sintoma de defeito na mesa de diodos do carro. Como pode ser um fusível de painel queimado o correto é medir o alternador por dentro quando for trocar os rolamentos. Correia também causa este barulho.

  54. BOM DIA FERNANDO TENHO UM MONZA 89 A LAMPADA PILOTO DO PAINEL NÃO SE APAGA TOTALMENTE O ALTERNADOR MANDA CARGA ACIMA DE 13,5V NA ALTA +OU-1500 RPM QUAL SERIA CAUSA DESDE JÁ AGRADEÇO

    1. Olá Vagner. Quanto a luz de bateria fica ligeiramente acesa pode retorno de corrente ou defeito na mesa retificadora do alternador. No primeiro caso tem que colocar um diodo em linha com o fio da luz de bateria (fio mais fino). Se for retorno o diodo corrige o defeito. Caso contrário tem que testar na bancada.

  55. Olá Fernando,
    Possuo um Ford Mondeo 2.5 V6, o qual estava parado a uns 5 meses, foi trocada a bomba de gasolina que estava fraca, ai quando fui ligar demorou um pouco, acabei fazendo uma chupeta e após ligar deixei o outro carro ligado para carregar um pouco a bateria, após alguns minutos começou a sair fumaça do alternador, desliguei o carro e fui medir a carga da bateria, a mesma estava descarregando, retirei a bateria e a mesma voltou a carga, gostaria de saber o que pode ter estragado no alternador, para não ter uma surpresa na hora do orçamento.
    Desde já agradeço!

  56. Olá Fernando,

    Quanto tempo a bateria mantém um carro (New FIesta 2012) em funcionamento, sem alternador, até descarregar por completo?

    Meu carro morreu total, então fiz a chupeta, ele ligou normal, porém notei que as luzes estavam meio que oscilando e o funcionamento dele não estava normal, principalmente quando liguei o ar condicionado (deu uma “pesada” no motor), deixei um tempo e, após desligar o carro, ele não deu sinal de vida de novo. A bateria é nova, o que me fez acreditar que o problema é o alternador.

    Devo arriscar e levar meu carro até a oficina (que fica uns 10 min daqui de casa) sem o alternador gerando, para evitar de chamar um guincho??? Pergunto isso, pois não sei se 10 min é muito para uma bateria sem o alternador.

    Obrigado desde já e desculpe pela pergunta extensa.

    Rafael.

    1. Olá Rafael. Se a bateria estiver conseguindo virar o carro sozinha, então ela consegue chegar na oficina, caso contrário é provável que le apague com vc. Mas em toda caso, como a oficina é perto, você pode pedir para o mecânico pegar o carro e levar. Basta ele levar uma bateria auxiliar.

    2. Olá Rafael. Se a bateria estiver conseguindo virar o carro sozinha, então ela consegue chegar na oficina, caso contrário é provável que ele apague com vc. Mas em toda caso, como a oficina é perto, você pode pedir para o mecânico pegar o carro e levar. Basta ele levar uma bateria auxiliar.

  57. Meu gol 95 acende a luz da bateria fica ligada e enfraquece
    as vezes troquei o regulador e continua quanto tempo tem de uso ainda pega normal tudo nao tem problema so fica acesa

  58. Bom dia Fernando,
    Me ajuda por favor rs, tenho uma parati 1.8 97 bola, a uns dias estou com o seguinte problema, viro meia chave, acende a luz do óleo e da bateria não, mais antes ela aparecia e apagava logo após do motor funcionar, quando quando com o carro ele morre andando, será que meu problema é só trocar o regulador de voltagem?desde já agradeço!

    1. Olá Gleison. Grato por participar no site. Basta fazer um teste no fio da luz de bateria que é o mais fino e vai atrás do alternador. Tem que soltar ele e aterrar. Se a luz acender, então o problema está dentro alternador e o mais comum é regulador ruim. Mas tem que confirmar na bancada. Se a luz não acender, então o defeito é da fiação até o painel, em algum lugar entre eles. Pode ser fio interrompido ou mesmo a luz de bateria queimada. Quando a luz não acende por defeito dela, o alternador carrega apenas quando acelera muito o motor.

      1. Boa tarde, meu painel está todo apagado Tbm, as luzes que acende é apenas de óleo e a da temperatura quando viro meia chave, após ligar o motor elas se apagam, ligo os faróis e o painel fica todo escuro

    1. Olá Ricardo. Esta luz acende para indicar que a bateria não está recebendo carga do alternador. Pode ser correia que arrebentou, fiação do alternador, e até mesmo defeito no alternador. Retorne a oficina que realizou o serviço antes que a bateria fique sem carga.

  59. Boa Tarde Fernando! Troquei o alternador do Ford Focus 2.0 2007 e a luz do alternador no painel continua acesa. O alternador foi um Bosch específico para o carro. Gostaria de saber o que eu devo fazer. E também, gostaria de saber se, ela permanecendo acesa, danifica o alternador?

    1. Olá José. A luz do alternador acesa significa que ele não está carregando a bateria (a não ser que seja defeito no painel). Portanto é preciso medir o alternador na bateria com o motor ligado e saber se está ou não carregando. Esta luz pode acender por defeito interno do alternador ou o fio que alimenta a luz de bateria colado ou encostando em partes metálicas do carro. Um teste é desligar este fio na traseira do alternador e ver se a luz apaga. Se não apagar o defeito está entre fiação e o painel. Se apagar é defeito dentro alternador. Porcas bambas do positivo da bateria e do alternador também causam isto.

      1. Então Fernando… O alternador foi colocado “novo na caixa” ontem… a minha bateria estava zerada (sem carga nenhuma) e depois do novo alternador a bateria carregou normalmente. O problema é que mesmo com o alternador novo, o carro ficou bom mas luz no painel ficou acesa. O mecânico elétrico disse que vai ter que puxar um fio do alternador até o painel onde a luz acende para poder apaga-la. Isto é correto? O regulador de voltagem vem dentro do alternador novo não é isso? Achei que poderia ser ele mas acho que não. Será que seria apenas algum fusível? Do alternador? Existe?

        1. Olá José. Sim, existe um fusível do alternador, mas ele não carregaria se estivesse queimado. Também existe fusível de painel que pode deixar a luz de bateria acesa quando ele queima. O correto é seguir o fio da luz de bateria que sai do alternador até descobrir o defeito. Passar um fio por fora é alternativa que usei somente em carros bem antigos, como o Opala e o Fusca.O seu tem eletrônica embarcada. Ou seja: a central também recebe sinal do alternador. O regulador vem dentro do alternador é novo também. Mas tem que medir a carga na bateria. tem que dar algo entre 13,8 e 14,8. Não pode chegar ou passar de 15 volts.

  60. Olá Fernando, tudo bem? Me esclareça se possível. Fiz chupeta numa Mercedes Classe A semi-aut. que não estava ligando com uma Ecosport 2008. Enquanto tentava fazer funcionar a Classe A a Eco que estava ligada foi aos poucos perdendo a força do motor, as luzes de advertência do painel se acenderam, inclusive a do airbag e depois o carro desligou. Tentei ligar novamente mas não tinha partida. Carreguei a bateria e ao dar partida a luz da bateria do painel ficou acesa e não se apagou mais. O que pode ter acontecido? Desde já te agradeço.

    1. Olá Sidnei. Por ter afetado o alternador do seu carro ou mesmo queimado um fusível. A chupeta é um serviço, que, embora seja muito realizado, é sensível e se deve ter muito cuidado para não produzir faíscas. Peça que tirem medidas do alternador com o motor ligado. Lembrando que enquanto esta luz estiver acesa a bateria não está sendo recarregada e pode te deixar na mão.

  61. Bom dia . tenho uno sporting 2012, eu estou com problema toda vez que ele esquenta ele nao consegue liga de 1º so da 2º ou 3º vez o arranque vira pesado , o que sera alternador ou bateria? entretanto quando lhe esta frio ele pega pode ficar uma semana sem ligar mas ele pega de 1º sem nehum problema, 2º o eletricista da cidade onde eu residó disse que e um problema cronico da fiat dessa fabricao pra frente. vc acha isso! desde de ja agradeço aguardo resposta forte abraço.

    1. Olá fernando. Pelo visto bateria e alternador não estão com defeito. O único jeito de saber do arranque é retirando ele e vistoriando as escovas e embuchamento. Estas peças são afetadas pela caloria que passa do motor para o arranque.

  62. Olá! Tenho um Kadett 1996, com 45 mil km rodados originais. Ele dá pequenos apagões em funcionamento, que duram 1 segundo. Nestes apagões, o som é completamente desligado, pisca rapidamente uma luz (arrefecimento) no painel, e a rotação do motor diminui, voltando ao normal logo em seguida. A bateria está nova e o foi feito o teste com multímetro para ver se estava carregando, e está. Também desconectei o som pensando que ele estava gerando algum curto. O que pode ser isso?

    1. Olá Felipe. Pode ser defeito intermitente do alternador. Ele pode estar jogando sobre carga com o carro rodando. Um eletricista experiente sabe testar isso com o carro parado. Mas poder ser também cabos bambos, como o negativo da caixa ou o positivo do alternador, ou mesmo na bateria. Confira isso.

  63. Muito obrigado pela resposta. Agora mesmo saí com ele e esse defeito ocorreu mas não voltou ao normal, e ficou acendendo a luz da bateria e querendo morrer, como se tivesse perdido dois cilindros. Quando eu parava no sinal tinha que ficar acelerando pra não morrer. Quando o alternador falha com o carro em movimento, a bateria não deveria segurar esta carga pra manter funcionando?
    Muito obrigado de novo pela atenção!

  64. Boa tarde!!!
    Já aconteceu com algum de vcs do cabo do alternador aquecer ao ponto de derreter a capa??
    Aconteceu isso com o meu gol Special 01/02.
    Faz alguns anos, agora o problema quer se repetir, a bateria descarregou, funcionei o carro no tranco, não é muito aconselhável, mais era a única opção, com o motor ligado a bateria ficou com 13.20v e desligado 11.1v
    Detalhe, na primeira vez q isso ocorreu tinha mexido no painel q apresenta um mal contato, a luz de temperatura acende e apaga e da mal contato no odômetro e no marcador de combustível, não sei se por coincidência ou real defeito mexi no painel recentemente e agora o problema de aquecer o cabo do alternador voltou. Na primeira vez que isso ocorreu alguns meses depois o alternador queimou.

    1. Olá Frank. Alguns alternadores tem que necessidade de revisão deste fio que sai da traseira dele. Normalmente ele esquenta e torra porque a sua porca vai afrouxando. É algo que já vimos em muitos carros. Por isso o primeiro lugar que verificamos quando um alternador apresenta baixa voltagem (que é o seu caso com 13,2V) é es te fio e o terminal dele no alternador. Já o painel me parece ser coincidência e deve ser testado.

  65. ola fernando a luz da bateria do voyage 90 nao acende e eu estava com problema , alternador com zinabre perto do terminal de bateria e nao passava corrente p a bateria, e limpei ,e medi com o multimetro e ta em 13.30. mas a luz continua apagada da bateria. e nao vai luz nas lanternas traseiras da re, sera que e o cebolao, deve ter 20 anos que ta la, pois ate o soquete antes de chegar nele, a corrente ,obrigado aquardo resp.

    1. Olá Marcelo. A cebola de ré pode ter queimado mesmo. Existe um teste que pode ser feito no chitote da Luz de ré. É um cabo duplo que passa perto da bobina. Quanto a luz de bateria, e por seu carro estar carregando, tem que testar ela aterrando o fio dela que vai no alternador. É o mais fino de todos e tem que desconectar ele do alternador,aterrar e verificar se a luz de bateria acende . Na duvida peça ajuda de um eletricista.

  66. Tudo bom Fernando, tenho um 207 2009 e ontem estava na rua e ele acendeu a luz de bateria, vi que ele estava enfraquecendo as luzes e aí as desliguei para conseguir chegar em casa, no dia seguinte liguei o carro fazendo uma chupeta e deixei um pouco, daí um tempo acendeu novamente e o carro parou daí uns minutos, pelo que percebi a bateria está boa, mas o problema deve ser no alternador certo? Compensa mais arrumar ou trocar? Não sei se existe relação, mas tenho xenon nas lâmpadas de neblina, pode ser o consumo maior delas que pode ter ocasionado o defeito? Ahhh, a alguns dias ele acendeu a luz a primeira vez sob uma forte chuva, teve até enxurrada, pode haver relação também, caso tenha molhado ou algo assim??

    1. Olá carlos. Com certeza existe problema no alternador. Normalmente o defeito é no regulador e/ou mesa retificadora. se for somente o regulador, vale a pena o conserto. Vai depender do estado do coletor do rotor que também pode estar gasto. Neste caso, de defeito no rotor, você deve comparar o preço do conserto com um alternador novo. A chuva é coincidência e o farol xenon não força muito. O que força é ar condicionado e som pesado, além do tempo de uso.

  67. Olá, Fernando

    Quando ligo o carro (sem dar a partida) todas as luzes se acendem e logo se apagam, mas três continuam acessas (Luz de bateria, Injeção Eletrônica e Óleo). Ao dar a partida essas luzes se apagam. Gostaria de saber se isso é normal.

    Obrigado

    1. Olá Natan. De fato é assim que ocorre: ligamos a chave e algumas acendem e apagam. Outras permanecem acesas porque precisam do motor funcionar. Estas não podem acender com o motor em ação. (óleo, bateria, e injeção).

  68. Olá Fernando, liguei o carro normal e fui para o posto abastecer, aí liguei o carro para ir embora e a luz da bateria acendeu e não apagou e o carro ligou, só que parei desliguei e voltei a ligar a luz acendeu e depois apagou como sempre fazia, o que pode ser?

  69. Olá, um possuo um fluence 13/14 um eletricista trocou meu alternador que não é o original, com isso meu ar arma e desarma, será que é por conta disso?

  70. Minhas lampadas do carro começaram a queimar e identifiquei que meu regulador joga 15v e as vezes mais para a bateria, estou querendo trocar o regulador mas estou com grande dificuldade para achar (meu carro é um Honda Fit 2010 com alternador mitsubishi). Eu poderia trocar o alternador por algum modelo diferente e funcionaria bem ou sou obrigado a colocar um similar ao original? Se eu trocar um alternador e comprar, ele ja vem com o regulador?

    1. Olá Thiago. O alternador tem que ser idêntico ao original por causa da fixação, além da potência dele. Um modelo diferente pode resultar em adaptação, ou a famosa gambiarra. Pela dificuldade de encontrar a peça, talvez você encontre ela de marca paralela (o regulador) tipo um Gauss ou um Ikro. Vale pena tentar isso em lojas especializadas em peças elétricas.

  71. Bom dia Fernando , eu tenho um gol gts ano 90
    Então , ele estava normal derrepente percebi q o som começou ah desligar e ligar , quando eu ligo farol o carro desliga o motor , alternador fazendo barulho , Já troquei o regulador , Se eu desligo o carro e depois tento ligar ah bateria já descarregou

    Oq pode ser o alternador , ???
    Tudo parou de funcionar , pisca , farol acende mto fraco , limpador parou tbm ,
    Me ajude pfv
    Grato desde já

    1. Olá Diego. Sim, pode ser outras peças ruins, como o rotor e o estator ou mesa de diodos. Tem que tirar e conferir. Mas antes verifique o terminal do fio positivo que vai na traseira do alternador. Se estiver bambo, ou torrado, ele pode causar o que você cita. Mas faça isto com o negativo da bateria desligado.

      1. Boa noite fernando,
        Então troquei o alternador , comprei um bosch , nas primeiras horas o carro funcionou normal , mais depois os faróis ficaram fracos , não da mais partida , só d funciona no trampo ou se der carga na bateria ,
        Obs ah bateria tbm é nova,

        Depois q andei com ele os faróis começaram a ficar fraco ,o carro começou ah engasgar , e se eu ligo o farol quando tá assim ele corta a ignição

  72. Boa noite Fernando ! Minha dúvida e a seguinte, tenho um Escort ghia 90, hoje quando virei a chave as luzes se acenderam normalmente, porem a da bateria piscou e não está acendendo mais, além disso o alternador parece n estar carregando, o deve ser? Peço sua ajuda. Obg desde ja! Aguardo resp mto Boa noite Fernando ! Minha dúvida e a seguinte, tenho um Escort ghia 90, hoje quando virei a chave as luzes se acenderam normalmente, porem a da bateria piscou e não está acendendo mais, além disso o alternador parece n estar carregando, o deve ser? Peço sua ajuda. Obg desde ja! Aguardo resp mto obg

    1. Olá Aleff. Grato por participar conosco. Se você liga a chave do carro e a luz da bateria não acende, pode ser defeito no regulador de voltagem ou no rotor, que são peças que ficam dentro dele. Tem que retirar o alternador e testar na bancada. Também pode ser defeito na luz de bateria que atrapalha a carga do alternador. Mas neste caso o eletricista faz um teste simples no fio da lâmpada que está ligado na traseira do alternador (fio mais fino). Mas pergunte se o alternador do seu carro é o importado. Se for, não vale muito a pena o reparo. Neste caso troque por um da marca Bocsh

  73. Olá Fernando boa tarde. Tenho um corsa 2002, troquei a bateria faz um mês, mas quando saiu com o carro e desligo e volto a ligar a bateria já esta muito fraca. Já tirei o alternador e não percebi nem um defeito, qual sera o problema? Muito obrigado..

    1. Olá Daniel. Grato por sua participação. Para saber se o alternador está com defeito tem que medir ele na bateria com o motor ligado e com um multímetro em 20 Volts corrente contínua. A medida tem que ficar entre 13.5 e 14.8. A fiação principal do alternador também pode estar com sua ponta ruim (a que fica na traseira do alternador). Os defeitos mais comuns são no regulador de voltagem e rotor.

    1. Tente o seguinte, mas trabalhe em segurança tomando cuidados com curtos. Ligue um fio direto do positivo da bateria no positivo do alternador. Peça ajuda para fazer isso, pois se encostar em partes metálicas pode queimar os diodos do alternador.Talvez fazer uma cabo novo, com terminal e ligar no positivo do alternador seja mais prático.

  74. Fernando, bo dia!

    Tenho um fiesta 98 motor Endura.

    A Liz de bateria acende quando dou a partida e não apaga enquanto o carro está com motor funcionando.

    Pela medição a bateria está descarregando e o alternador está mandando cerca de 11 v.

    Minha duvida é se eu trocar o regulador de voltagem resolve ?

    Quando o regulador está defeituoso o alternador manda menos carga?

    Desde já agradeço

  75. Fernando, se eu conectar primeiro o polo negativo da minha bateria e depois o polo positivo, isso pode danificar meu alternador e outras coisas mais? O que pode acontecer? Me explique por favor, obrigado.

    1. Olá Gerfson. Existe uma sequência para desligar e ligar uma bateria. Mas isso é necessário para evitar curtos. Sempre desligamos uma bateria começando pelo negativo porque, se por acidente, nós encostarmos a chave usada em partes metálicas do carro, não haverá curto, pois trata-se do mesmo pólo. Então imagine o contrário: se começarmos a desligar a bateria pelo positivo, e a chave que usamos encostar em parte metálicas, pode acontecer um curto que seria desde uma faísca té uma imensa caloria. Resumindo: sempre desligamos a bateria soltando primeiro o negativo. E se soltar o positivo também, o último a ser ligado também é o negativo. Se começa o serviço pelo negativo e termina ele também no negativo.

      Se acontecer um curto, o alternador pode queimar os diodos. Mas isto depende de quanto tempo o curto demorou.

  76. Boa tarde, tenho um Palio 07/08 e quando ando com ele, a um certo tempo a luz do alternador acende e normal ou alguma indivativo de problema

  77. Boa noite Fernando, eu tenho um gol g4 2009, eu bati o carro no poste a um ano mandei arrumar, não tenho seguro arrei por conta, atropelou o primeiro cilindro e fiz o cabeçote, daí em diante o carro começou a apresentar um problema, ora ligo pega de primeira e tem ora que bato a chave e não pega, e espero um pouco aí tento de novo aí pega, o que poderia ser.

    1. Olá Alan. Se quando ele não pega o motor gira solto, como se estivesse sem combustível, pode ser problema na partida flex ou combustível com muito álcool. Mas se a partida fica pesada como se a a bateria estivesse fraca, então o arranque tem que ser testado junto coma fiação dele e a bateria também.

    1. Olá Fabrício. Se a partida fica pesada, então pode ser um problema crônico do gol: o arranque com defeito. Normalmente é escovas e embuchamento. Mas pode ser que o arranque não aceite uma bucha nova e o induzido esteja afetado. Neste caso somente a troca pode resolver.

  78. Fernando, boa noite. Meu amigo me tira uma grande dúvida. Hoje eu levei meu alternador (Blazer motor Maxion 2.5 1997) um alternador com bomba de vácuo acoplada, para uma loja especializada em alternadores, foi trocado rolamentos, eixo, ventilador, polia e enfim uma geral. Ao instalar o alternado aconteceu que a luz do painel ao girar a chave ela acende, e ao dar a partida no motor teria que apagar sozinha. Só que não esta apagando e só apaga quando dou uma acelerada. Você poderia me dizer o que esta acontecendo. Desde já fico grato.

    1. Olá Marcos. Grato por participar. Se for uma leve acelerada para apagar a luz, e o alternador estiver carregando normalmente com todos os acessórios ligados, então pode ser apenas a lenta do carro que está um pouco baixa. Até correia com aperto deferente pode causar isto. Leve até a oficina que instalou e peça para verificarem a lenta do carro e a correia.

  79. ola fenando tudo bem .tenho um fox 2006 ele esta com um probrema de quemar o fuzir so da seta fica ums 10 dia e quema ja lever em 2 eletricista eles nao acharam o defeito o que pode ser obrigado

    1. Olá Alberto. Por demorar tanto para queimar, de fato fica mais difícil de resolver por ser um curto intermitente. Mas as possibilidades são: fios das setas rapando em partes metálicas, ligação de reboque (caso tenha) com problema, relé de seta com curto intermitente, comando de seta ou alerta também abrindo curto.O alarme também pode queimar este fusível. É um caso de procura.Mas o conselho é não aumentar a potência do fusível e também procurar por outros acessórios ligados ao mesmo fusível. A tendência é este espaço de 10 dias ir diminuindo.

  80. Olá Fernando, tudo bem? Tenho um GOL G5 101.000 km. Hoje ouvi um barulho estranho, como se algo houvesse rompido e a luz da bateria acendeu, juntamente com o endurecimento do volante. O veículo está funcionando normalmente, mas estranhei por causa do volante. Vou procurar um mecânico, mas gostaria de saber se o alternador é menos de 500? e como saber diferenciar problema no alternador ou apenas na correia do alternador? obrigado

    1. Olá Davi. Grato por perguntar. A diferença é exatamente o volante pesar. Quando a correia do alternador se solta ou arrebenta, e ela também gira a direção (o que acontece na maioria dos casos), a direção pesa na hora, pois perde a hidráulica. Creio que este é o seu caso: correia do alternador que soltou ou se rompeu e será um serviço barato.Mas é bom saber se algo a cortou, como polias afiadas ou se foi por muito uso.

  81. Ola Fernando. Tenho um monza 91, ele estava sujo de oleo por dentro e limpei com solvente,troquei os carvao e coloquei de volta no carro .lembrando que o fio da bateria e do motor de partida estavam juntos no mesmo lugar e agora quando coloco os cabos da bateri dá curto. O que pode ser? Sera que ainda ficou oleo? Obrigado

  82. Ola tudo bem Fernando? Tenho um monza91 tirei o alternador limpei com solvente pois estava sujo de oleo,troquei os carvao e coloquei de volta no lugar. Porem ao ligar a bateria deu curto,lembrando que os fios da bateria e do motor partida estao presos num parafuso so no alternador. O que pode ser? Sera que e porque eu limpei com solvente? Valeu .

    1. Olá Adilson. Sim, pode ter soltado alguma peça dentro do alternador ou queimado a mesa de diodos dele. Tem que abrir e conferir onde está o curto. Quantos aos fios, se forem positivos, então é normal a ligação. Também verifique se estes fios não estão encostando na carcaça do alternador.

  83. Boa tarde Fernando. Estou com problema no alternador do meu carro um Ford Focus 1.6, 2008. Já é o terceiro alternador que está sendo trocado e não funciona, IK2270, não demora uma semana e já acende a luz da bateria, chega ao ponto de o carro nem dar partida mais. O carro não tem som, a bateria é nova…O que pode ser?

    1. Olá Sandra. Obrigado por participar no nosso blog. Se são três alternadores diferentes e que queimam da forma como você narra, então é evidente que o problema está no carro. Mas se é o mesmo alternador que consertaram ele por três vezes, então pode ser defeito do alternador. No primeiro caso tem que fazer uma revisão na fiação do alternador até a bateria, o aterramento dele e o fio da luz de bateria. Por demorar uma semana para queimar (embora eu não saiba qual peça queimou dentro dele) eu desconfio de algum fio descapado que, ocasionalmente e com o uso do carro, se encontra com a lata ou com outro fio. Mas para ter certeza eu precisaria saber o que queima dentro do alternador. (veja as peças de um no post)

  84. Olá Fernando. Tenho um Uno mille EP 96, e Eu usei água para retirar uma sujeira bem grosseira do motor e consequentemente deve ter entrado água no alternador, tô achando que é isso. Pois agora dando uma volta a bateria descarregou por completa, precisei que empurrassem o carro pra poder chegar até em casa.
    O que pode ter acontecido com o alternador já que a bateria é nova?

    1. Olá Alysson. Teoricamente água não queima alternador. Pode ter escorrido óleo com água ou soltado algum fio no processo. Verifique a fiação do alternador para a bateria. Por ali existe uma capa meio branca onde passam os fios do alternador para a bateria. Originalmente os fios ali são vermelhos, meio grossos e de encaixe grande. Se o do alternador se soltar, ele para de carregar. A outra possibilidade é retirar o alternador e testar suas peças internas.

  85. Possuo um automóvel mercedes benz elegance modelo E320 ano 1997; o alternador gera 14 para alimentar a bateria, porém com as luzes ligadas e também o ar condicionado, fica gerando apenas 12 o que leva a arriar a bateria; como devo proceder?

    1. Olá Givaldo. O primeiro passo é pedir para conferir o fio do alternador – seu terminal – até a bateria. Eles costumam estorricar e podem apresentar o defeito que você narra. A outra possibilidade seria retirar o alternador e testar suas peças internas. A mais suspeita – depois do fio – seria o regulador de voltagem.

  86. E ai fernando beleza é o Adilson nao era a mesa diodo ainda bem e sim os fios q estavam fogados agora esta gerando bacana valeu pelas dicas obrigado ! Sera que agora posso trocar a bateria. Um abraço.

  87. Tenho um Marea 2002 e quando hoje quando percebi que a bateria estava arriada fiz a chupeta nele e funcionou normal, mas assim que desliguei a bateria já arriou novamente. Nenhuma luz do alternador ou da bateria estava acendendo no painel. Sabe me dizer por onde devo começar a procurar o defeito?

    1. Olá Michele. A luz de bateria deve acender quando ligar a chave do carro e apagar com o motor ligado, permanecendo apagada enquanto o motor estiver funcionando. Se isso não acontece, então temos um defeito no alternador. O primeiro passo e você confirmar pedindo que tirem a medida dele com um multímetro. Ela deve ser entre 13,5 e 14,9 com o motor ligado. Se der esta medida, então passe a pensar na bateria. Ela tem que ser carregada em caraga lenta e depois testada para se ter certeza do seu estado.

  88. Fernando, parabens pela página! Tenhonum vectra gt 2010 reparei um assobio quando ligo/desligo os faróis… detalhe: em 2 meses ja precisei trocar 2 lâmpadas do farol baixo e o interruptor de ré ao que parece também queimou pois sensor de ré e as lâmpadas de ré pararam de funcionar. Acredita que pode ser alternador, carregador de tensão ou um simples aterramento pode resolver? ?
    Obrigado!

    1. Olá André. Obrigado pelas palavras e por participar no site. O primeiro passo é testar o alternador tirando uma medida na bateria usando um multímetro em escala de 20 volts cc. Com o motor ligado esta medida não pode chegar ou passa de 15V o que seria excesso e queimaria peças elétricas. Mas também pode ser intermitente e um eletricista vai saber como testar isso. A outra possibilidade seria marca de lâmpada ruim (e elas queimam mesmo muito rápido) e a ré seria uma coincidência, visto que tem um circuito independente do farol.

  89. bom dia meu carro e um new civic lxs AT 2009.
    ele deu pani estava ligado e do nada desligou e as luzes de marchas do painel apagou e ele n q religar,
    carro vira normal so n ligar.
    sendo q troquei bateria recentemente e uns dias atras ele estava piscando D no painel de marchas..
    poderia me da uma informação pra ajudar ???

    1. Olá Luis. Esta luz piscando, ou letra D, significa que o câmbio entrou em estado de emergência. Tem que fazer um diagnóstico com aparelho apropriado. Talvez ele não ligue para não aumentar o defeito. Mas pode ser também sequela da troca de bateria. Mesmo assim um especialista tem que verificar. Muitas vezes é algo eletrônico, um sensor, por exemplo. Tenha cautela se mandarem abrir a caixa ou apresentarem um orçamento complicado. Neste caso, peça um outro orçamento em outro lugar. Dependendo da oficina, eles vão até a sua casa com o Scanner de câmbio e fazem o disgnóstico.

  90. Olá, boa noite!
    Tenho um C3 1.4 flex ano 2008, a primeira vez que tive problema com a bateria eu fiquei parada em uma rodovia: a luz da bateria acendeu e um tempo depois o carro morreu. Chamei o guincho e levei numa oficina, o mecânico usou o multímetro que mostrou aproximadamente 12v. Assim, ele me informou que o problema era apenas na bateria (por estar inchada e velha) que só realizando a troca já iria funcionar tudo perfeitamente. Troquei a bateria e aparentemente o carro não voltou a apresentar problema. Quase um mês depois a luz da bateria acendeu novamente, mas uns 5 minutos depois apagou. Levei dessa vez em outra oficina que usou o multímetro e percebeu que em giro alto a bateria carregava, em baixo não. Foi trocado o regulador de voltagem, e novamente o carro voltou a funcionar e não deu problema. Agora (quase um mês depois), ontem a luz da bateria voltou a acender por uns 3 minutos e apagou. O que pode ser dessa vez? Regulador novamente com defeito?

    Obrigada!

    1. Olá Marina. Grato por participar. Tem que testar com multímetro novamente.. Pode ser uma falha intermitente e que não vai mais acontecer. Fiação também deve ser conferida, além do estado da correia. Mas se for trocar peças, use original. E mais de duas peças trocadas em um alternador é melhor trocar o alternador inteiro, ou o defeito volta em um curto espaço de tempo.

  91. Olá tenho uma Kombi 2001 o eletricista me fez o motor de partida e estava em ordem fui colocar a bateria e invertido os polos na hora fumaciou atrás do alternador , agora ela ligar normal mais n acende mais a luz da bateria qdo acelera sai um ruído do alternador o radio n liga mais e a luz do óleo acende mesmo com a chave desligada o ke será je aconteceu

    1. Olá Marcelo. é muito provável que tenha queimado a mesa retificadora do alternador. Tem retirar ele e testar na bancada e trocar a mesa. Mas mande verificar também se trocaram a fiação da luz de óleo com a luz de bateria. É algo fácil de acontecer.Digo isto porque a luz que fica acesa, com a chave desligada, quando queima a mesa retificadora é a da bateria e jamais a do óleo.

  92. Olá Fernando tenho uma ecosport 2009 xlt 2.0 ela acendeu a luz da bateria e o eletrisista falo que era regulador de voltagem mais colocou e a luz continuou acesa ele pedido um alternador usado mais ele não passa de 13.9 v e o pessoal da Ford fala que ela tem que trabalhar acima de 14v e o alternador dela e de 150AP sera que é isso mesmo.

  93. boa noite gentileza poderia me esclarecer uma dúvida ,quando bato partida a luz da bateria vermelha no painel acende e logo apaga tudo normal, só que o alternador não esta carregando a bateria ,já medi com o multímetro ,que pode ser ,o será que e regulador de voltagem placa de diodo??

  94. Boa tarde Fernando, tenho um Uno 1995, quando ligo o carro pega normalmente mas só tirar o pé do acelerador que ele apaga e a luz vermelha da bateria fica acesa, e quando estou andando nas ruas a mesma coisa, chegando numa esquina onde reduzo a velocidade ele apaga de novo, seria a bateria, o alternador, os dois ou outra coisa?! Obrigado!!!

    1. Olá Rodrigo. O primeiro passo é medir o alternador com um multímetro na bateria. A escala, usada no multímetro. deve ser de 20 volts corrente contínua.Com o motor ligado a medida não pode ser menor de 13 e maior de 14.9. Se estiver dentro da medida, peça a um mecânico que verifique a marcha lento do carro. Se a bateria virar o arranque, então ela está boa.

  95. Pessoal, vou ter que trocar o alternador de meu fusca. Já estou com a peça comigo. Vocês sabem quanto o mecânico irá cobrar de mão-de-obra para trocá-lo.

  96. Boa noite amigo,tenho um voyage turbo ano 91 e estou com um problema que no caso torrei duas placas retificadora ,no carro foi retirado a polia original e colocado roda fônica que seria pouca coisa menor ,o carro na lenta carrega em torno de 12,7 mais ou menos ,qdo acelero ai sobe pra 13,5 a 14 V. Porem queimou duas placas do alternador ,isso pode ser por causa da bateria ruin onde ela nao recarrega e ai fica forçando o alternador ate queimar os diodos ,pois na partida ela chega a marcar 4 volts

    1. Olá gleidson. Depende da marca do alternador. Se ele for aquele que a mesa é uma dentadura, ou um Delco, então os diodos podem se soltar por caloria exigida pela bateria. Mas se ele for um Bosch, então os diodos queimam por curto direto, ou o fio positivo encostando em partes aterradas do carro. Se a bateria cai para 4 volts na partida, então o arranque está sendo forçado ou a bateria está muito ruim. A fiação positiva do alternador tem que ser revisada.

  97. Legal Fernando
    Pois exatamente isso , o alternador não é bosch e soltou a solda de 3 diodos nas duas vezes e agora eu troquei o alternador colocando um fo santana bosch de 90A e tbm troquei a bateria mas estou com medo de andar para masi longe e ficar na mão novamente .
    Ja fiz o teste com o multímetro e ele esta carregando em baixa em torno de 12.7 V mas acredito que seja por causa da polia ser um pouco menor .
    Qual seria a medida do cabo positivo que eu deveria usar ? Estou usando um de 8mm, isso poderia causar aquecimento no alternador tbm ?

    1. Se o cabo não estiver esquentando, então a carga esta indo toda para a bateria. Mas acho 8 mm pouco se for somente ele indo do alternador até a bateria. O giro do voyage já exigia uma leve aceleração para carregar mais. A medida acelerando não pode ser mais de 14,9 ou menos de 13,5. Eu sugiro que também meça a corrente com um alicate amperímetro, embora quase sempre seja proporcional o funcionamento da voltagem/amperagem, vale a pena conferir. Se ela estiver muito alta é sinal de exigência elétrica do carro ou da bateria. O normal de um alternador de 90 seria algo entre 25 e 30A com queda (que é sinal de bateria aceitando a carga).

  98. Olá. Tenho um Etios sedam 1.5. Percebi, no conta-giros, que a rotação do motor da uma oscilada quando um componente elétrico do veículo é acionado. Exemplo: quando paro em um semáforo e mantenho o pé no freio, o que provoca o acendimento das luzes de freio, o motor apresenta uma queda na sua rotação. Já levei várias vezes na autorizada, já mantive contato até com um Engenheiro da Toyota, que me ligou. Achei que o problema era por causa da bateria que apresenta uma etiqueta de 45ah, mas um amigo meu disse que poderia ser o alternador. O carro comprei zero no ano passado. Gostaria de saber a opinião de vcs acerca do relatado, se isso ocorre devido a bateria ou o alternador, e se seria melhor trocar a bateria por uma de maior amperagem ou o alternador? Ou caso seja o alternador, se existe alguma modificação que possa ser feito nele, tipo colocar uma polia menor para que ele gire mais?

    1. Olá Mário. Grato por perguntar. Tem que medir a queda de tensão na bateria com todos os equipamentos ligados ou um por um. A queda não pode ser muita. Mas se o giro cai, é sinal de peso de corrente, ou de alternador pesando por liberar mais energia, como acontece quando ligamos o ar condicionado. Pode ser algo de fábrica, um vício oculto no sistema elétrico. Também já vi casos assim, mas não no Etios, onde a lenta estava abaixo do normal e caía mais ainda quando algo elétrico era usado.

      1. Obrigado, Fernando.
        Quando o ar condicionado liga aí é que o carro tem uma queda,mesmo. Você acha que uma bateria maior resolveria o problema, ou talvez fosse melhor verificar o Alternador mesmo?

  99. Olá, tenho um siena tetrafuel 2008, recentemente a luz de bateria acendeu, o alternador foi retirado e o coletor de escovas do rotor estava gasto em um dos lados( uma escova estava muito pequena, motivo pelo qual a luz de bateria ficava acessa), foi trocado coletor de escovas rolamentos e regulador, porem ao ligar o carro a luz de bateria fica acessa, após uma breve acelerada, proximo aos 2000 giros a luz se apaga e a voltagem fica em torno de 14 volts, sobe o que pode ser? se trocar a lampada do painel adiantaria?

    1. Olá José Carlos. Grato por perguntar. Mudar a luz da bateria (seria colocar uma mais forte) não tem sentido, pois significa que o defeito continua do alternador. Pode ser o rotor que entrou em curto por causa do coletor do baixo ou o diodo de excitação que trabalha para apagar a luz pode estar queimando ou queimado.

  100. TENHO UM CIVIC 2001 E ESTAVA COM VAZAMENTO DE OLEO DA DIREÇÃO HIDRAULICA.RESOLVI O PROBLEMA DO VAZAMENTO SÓ QUE DEPOIS A LUZ DA BATERIA FICOU PISCANDO PODE TER SIDO POR CAUSA DO VAZAMENTO DE OLEO?

  101. Olá Fernando,
    Tenho um kadett que apresenta um zunbido (quase um apito) no alternado que encomoda demais e é proporcional a rotação do motor.
    Isso ocorre normalmente quando é mais exigido por um tempo com tudo ligado, e depois mesmo que eu desligue tudo o zumbido continua, e só para no dia seguinte com o carro frio.
    O que pode ser?

    1. Olá Marcio. Pode ser sobrecarga ou excesso de carga do alternador. Ele pode fazer este barulho nesta situação. A correia dele bamba ou muito apertada também causa isso. Se persistir, tem que tirara ele e conferir rolamentos e carcaça.

  102. Olá tenho um C3 2011 FLEX , a luz de bateria do painel esta acendendo mas o carro esta ligando normalmente , ela acende apos alguns minutos de uso
    notei que o carro ligado mas parado esta com uma barulho estranho , como se rotação estivesse alterada , o que pode ser este problema ?

    1. Olá Ana Clara. A luz de bateria significa carga que está sendo enviada pelo alternador para ela. Com o motor ligado ela deve ficar apagada. Mas se ela acende somente na marcha lenta e apaga quando acelera, pode ser outro problema. O correto é pedir para medir com um multímetro a carga do alternador na bateria. O alternador pode estar influenciando na rotação. O carro funciona normalmente apenas por um tempo, como uma caixa de água que vai secando. Procure uma oficina, pois pode te deixar na mão.

  103. tenho uma kombi ,e acendeu a luz da bateria no painel ,e a kombi parou e nao pegou ,so no tranco,o eletricista falou que era o alternador,troquei o alternador ,mas a kombi liga anda e ai ao desligar ela ,nao pega mais ,so faz trac,ai tem que empurrar .

    1. Olá Jerry. Grato por sua participação no blog. Primeiro tem que medir o alternador na bateria. Se ele estiver carregando, então tem que testar a bateria. Ela estando boa o arranque pode estar com defeito. Se for um barulho tipo TEC, pode ser automático de partida.

  104. Olá sou eletricista mas n consigo encontrar o defeito do alternador da l 200 eu já troquei o regulador e porta escova e o rotor mas n asende a luz da bateria no teste em bamca oq poderia ser ? Tem alguém mais experiente aí por favor me ajude

    1. Olá Tiago. Primeiro veja se acende com o alternador no carro. Alternadores só acendem a luz ligados ao carro. Também use uma lampada mais fraca de 5 a 10 watts na bancada e verifique se os fios estão ligados, como o positivo e o negativo. Cuidado com curtos, pois pode queimar a mesa retificadora.

  105. Tenho um corsa sedan e venho usando normal porém hoje sai com o carro ele morre do nada acende a luz do óleo e da bateria aí dou partida no carro ele pega oq será q pode ser ?

  106. Fernando boa noite estou com um astra cd a luz da bateria nao apaga so que no aparenho ele esta carregando normal.No carro ele estalado eu coloco a lampada de teste no fio da lampada ai apaga normal mais com o fio da lampada desligado o fio original

    1. Olá Marcelo. Grato por participar. O primeiro passo é verificar o fusível de painel, pois se ele queima a luz de bateria pode ficar acesa. É uma possibilidade. A outra seria problema no circuito do painel ou na fiação dele. O mesmo teste que você fez tem que ser feito no fio da lampada da bateria, mas na tomada do painel. Se ela apagar ali, então o defeito está no painel.

  107. Olá! Tenho um uno 95. Ele as vezes para, não dá nem partida. Alguns mecânicos dão uma batida no alternador e ele funciona. Ontem precisou fazer chupeta e dar esse soquinho no alternador, pegou normal durante o dia. Mas no dia seguinte já parou de novo. O que fazer?

    1. Olá Thamii. Se for no alternador, então ele está com defeito possivelmente no regulador. Mas pelo seu relato normalmente esta pancada é dada no arranque, e em seguida ele pega. Seria bom confirmar se é no arranque para não retirar a peça errada para conserto. Lembrando que bater no arranque para o motor girar é sintoma de automático ruim ou escovas baixas.

    1. Olá José. O alternador é considerado a usina de energia do carro. Embora a bateria seja instalada carregada, ela perde energia para alimentar o sistema elétrico do carro. A função do alternador é repor essa energia de forma controlada. Se ligamos o farol, ele repõe a carga exigida e assim por diante. Sem ele o carro teria energia para rodar, sem faróis e outros acessórios ligados, por cerca de 2 horas, com o motor ficando fraco e falhando até apagar totalmente. Isso vale para qualquer carro ou veículo que use bateria. Por ser eletrônico, sua medida de funcionamento é de 13,5 volts, corrente contínua, até 14,9 volts. A corrente costuma ser proporcional no bom funcionamento. Se a voltagem for baixa, a corrente também vai ser. Nesse caso a bateria também vai descarregar, embora de forma um pouco mais lenta. Do mesmo modo se houver excesso de voltagem, também haverá excesso de corrente e pode ocorrer danos no sistema elétrico do carro e também na bateria.

  108. Boa noite Fernando!
    Eu tenho um New Fiesta 2014 1.6. Em março deste ano me envolvi em um engavetamento onde meu carro ficou bastante danificado.
    Após o conserto, quase uns 2 meses depois, meu carro começou a falhar muito. Levei no mecânico que fez o reparo e ele disse que eram as velas, depois outras coisas, fiquei uns 4 ou 5 meses com o carro ruim antes de ele admitir o que meu mecânico de confiança já tinha me dito: queimou a junta do meu cabeçote. Enfim, admitido o problema o seguro do terceiro que me engavetou cobriu o conserto, a retífica e tudo mais. Ao testar o carro para me devolver, agora nesta última semana, eles me disseram que meu alternador estava com defeito e precisava de reparo. Eles me disseram que precisava trocar o regulador de voltagem.
    É possível que a colisão tenha ocasionado este defeito?
    Se não a colisão, o período que rodei com o carro falhando (junta do cabeçote queimada, aproximadamente 4 meses), pode ter ocasionado este problema?
    Na sua opinião, este reparo deve ser incluído no mesmo sinistro que consertou o carro e depois a junta do cabeçote?
    OBrigado!

    1. Olá Caio. Grato por sua participação. Este tipo de defeito ocorre mais por uso do carro e não pelos motivos que você citou. Se houvesse uma quebra de partes do alternador aí sim seria relacionado ao acidente. Dificilmente o seguro vai aceitar ser incluído no sinistro. Normalmente o regulador é trocado em uma manutenção preventiva, no caso de carros com mais de 3 anos de uso.

  109. Olá boa tarde
    Tenho uma Saveiro g4 1.6 motor AP
    E estou sofrendo com meu alternador já mandei para uma oficina mas não sei se fui enganado pois saiu com o mesmo problema
    Ela funciona normalmente porém se ligar o ar condicionado e ficar parado em um engarrafamento por exemplo qdo parar e desligar o carro não pega!
    A bateria e nova qdo a troquei agora recentemente o rapaz que efetuou a troca testou com um multímetro e disse para que conferisse o alternador pois o mesmo na marcha lenta só está dando 11 volts e na alta 14volts ele falou que independente de lento ou acelerado tem que ser 14 volts

    Voltei na oficina aonde gastei 300 reais no alternador e ficou a mesma bosta o mesmo falou que somente trocando o alternador pois está TD novo e esse tipo de alternador dá mto problema na placa eletrônica e possivel isso?
    E outra achei o alternador dá Zafira mas 120 amperes sabe se serve sem precisar de adaptações?

  110. Bom dia! estou com problema no meu carro e gostaria de tirar dúvidas antes de voltar ao mecânico. No mês de maio tive problemas com o carro que não estava ligando, quando deu chupeta ele ficou normal por uma semana e voltou a descarregar a bateria, levei ao mecânico e troquei a bateria. Um mês depois, o mesmo problema, voltei ao mecânico ele disse q fez os testes e era a bateria, como estava na garantia trocamos a bateria. Agora 5 meses depois aparece o mesmo problema, ele falha na hora de ligar, quando empurramos o carro e pega ele fica uns 4 dias ligando normalmente, quando foi hj ao sair de casa o carro já não ligou de novo. Para o mecânico não me dizer que o problema é a bateria gostaria de saber se há a possibilidade de ser o alternador

    1. Olá Vanessa. Se quando o carro roda a bateria passa funcionar, então é muito provável que o alternador não tenha defeito. Mas isso tem que ser confirmado medindo ele na bateria com um multímetro. O correto seria aplicar uma carga lenta na bateria, fazer um teste nela, e daí medir o alternador.

  111. Ola Fernando Ivanenko, boa tarde!
    Tenho uma s10 advantage 2009 flex, O painel esta acendendo varias luzes de advertência quando acionado o ar condicionado, trava os ponteiros de contagiro e velocidade, tb começou a dar problema no limpador, e quando estou em movimento a s10 da umas falhadas. Por gentileza oque pode estar acontecendo? Aguardo seu retorno. Obrigado. Att. William.

  112. Fernando, bom dia! Eu estava chegando ao trabalho hoje cedo quando identifiquei um barulho estranho no carro ( Siena 2000, modelo 6 marchas) daí minutos depois a luz da bateria acendeu e comecei a sentir um cheiro como se algo estivesse queimando. Assim que parei o carro percebi que estava derramando água (acho que do radiador), aí achei por bem não liga-lo novamente e estou aguardando um contato com o mecânico.

    1. Olá Rafael. Grato por sua participação no blog. Seu caso pode ser algum vazamento de água em mangueira ou no radiador. Também pode ter soltado a correia do alternador e assim a luz de bateria acende e o carro pode ferver também. Mas um mecânico deve avaliar e você não deve rodar com o carro assim.

  113. Olá Fernando, tenho um focus sedan 1.6 2007. Quando saio com farol e ar ligado, pego a rodovia e ums 5km depois o velocímetro para, o hodômetro para de contar, e quando passo em uma lombada, que a rotação cai, ascende a luz da bateria, se eu continuar, logo depois chega ao ponto do carro morrer nas lombadas. O curioso é que depois de mais ums 10min rodando o velocímetro volta a funcionar do nada e o defeito some e rodo por horas sem qualquer problema. A bateria é nova e sempre que meço está com carga normal, ou seja, o alternador está carregando ela. É complicado que o defeito aparece no meio do caminho, quando levei no eletricista, o carro, NAQUELE MOMENTO, estava normal, ele verificou a tesão e estava normal. Ele me recomendou deixar de lado, e se o defeito se tornar mais persistente levar la para ver se o alternador previsava reparos. Minhas dúvidas: Quais as prováveis causas? Por que ele volta a funcionar sem mais nem menos? Se eu seguir o conselho do eletricista e continuar usando o carro assim, esses apagões podem causar algum dano a outros componentes do carro? Desde já, obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho!

    1. Olá Junior. Pode ser que o fio do alternador, o principal, esteja bambo ou torrado. O terra também pode estar bambo em algum lugar. Mas existe a possibilidade de ser regulador de alternador com defeito. Uma maneira de descobrir é com o carro parado e motor ligado, o eletricista dá uma leve pancadinha no alternador e acompanha com um multímetro se a carga cai. Como o ar esta ligado junto com o farol, a tensão cai muito e carro começa a sentir falta de energia. Se você desligar o ar e o carro normalizar, então é falta de carga que deveria estar indo para a bateria. Mas comece com o mais fácil e barato que são as fiações que citei.

  114. Meu carro é logan 1.6 2008. Aconteceu o mesmo de sua explicação: acendeu a luz de bateria, direção ficou dura, ar condicionado não gelava. Quando parei em casa, não ligou mais. Abri o capot e verifiquei que a um fio, tipo arame desenrolou do alternador. Isto é a correia? E como se troca? Grato.

    1. Olá Rafael. Tudo indica que seja um pedaço das correia. Parece que ela desfiou e saiu do lugar. para trocar tem ser em uma oficina, pois ela passa por muitas polias.Peça ao mecânico que verifique se alguma polia está cortando a correia ou se foi desgaste por vida útil.

  115. Olá Fernando, preciso muito da sua opinião . Tenho um jac3 hatch . Fui trocar os pneus traseiros na Dinamicar/ Maracanã /RJ. O jac tem sensor nas 4 rodas. Mal saí de lá, acenderam as luzes abs e freio de mão. O carro estava travado, não desenvolvia, parecia que estava freiando por conta própria. Voltei na mesma hora para a loja. Um mecânico saiu comigo pra dar uma volta curta e ver o carro. Qdo eu acelerava acendiam essas luzes, quando freava apagavam. Voltamos pra loja e saímos com a pessoa que me recebeu a primeira vez que cheguei lá. Parece um supervisor, algo assim. Saiu dirigindo meu carro e o mesmo ocorria. Meu carro teve que pernoitar lá, para que um tecido viesse com um computador para passar no carro. Fui buscar o carro “pronto”. Em 20/30 min. O carro acendeu a luz do abs novamente. Voltei pra lá. Só que no caminho, que não era longe de onde eu estava. O rádio começou a falhar. Senti q havia problema elétrico. Acionei o limpador de parabrisa , muito lento. Minha bateria era nova, trocará em abril/maio/16. O carro começou a dar solavancos e parou por completo, relativamente próximo à loja. Liguei, esperei, enfim vieram o técnico é o mecânico. O carro estava com a bateria descarregada.
    Trouxeram outra é o carro funcionou e foi levado até a loja. Disseram então que por uma “infeliz coincidência” deu problema no alternado que não carregou a bateria. Tiveram que procurar alguém que torneasse a peça, que fica dentro do alternador, não me disseram ainda qual peça. Perdi a bateria tb. Estou desde o dia 02/1/17 sem o carro. Prometeram para hoje. Liguei e dissera q a peça teve que voltar pois teria que marcar exatamente 10.000 (rpm?) e estava dando 12.000, o que faria com o carro consumisse muito combustível, então continuo aguardando.
    Segundo o gerente da loja, o alternador do j3 costuma dar muito problema. Só que esse carro é 20012/12, e nunca me deu o menor problema, até hoje só fiz as revisões programadas. Pode me dar a sua opinião?
    Sabe como determinadas pessoas adoram inventar problemas, qdo os motoristas são mulheres, certo?
    No aguardo de sua opinião, muito grata.

    1. Olá Claudia. Grato por participar. De fato são dois problemas diferentes, onde consertar um não afeta o outro. A não ser que ocorreu um acidente como um curto na bateria durante o serviço, o que poderia danificar o alternador. Mas se sua bateria é nova, então é muito provável que bastaria aplicar uma carga lenta nela e ficaria como nova. Digo isso porque ela descarregou devido ao defeito no alternador. Pelos sintomas que você citou, do carro ficando fraco, o limpador lento, eu confirmaria um defeito no alternador. Quanto ao ABS e suas luzes, elas apresentam problema quando são desligados os sensores da roda com a chave ligada ou com a bateria desligada. A loja deveria ter aparelhagem para ABS, visto que trabalha correndo risco como esse. Não tenho conhecimento ou notícias se o alternador do JAC é problemático. Pode ser complicado na reposição de peças.

  116. Boa tarde uso meu carro pra trabalho um Monza 92 e deu problema não quer carregar a bateria a luz do painel continua apagada troquei por 2X o regulador e não carrega troquei a bateria tem 2 semanas e mesmo assim não carrega oque pode ser me ajuda ae por favor

    1. Olá Marco Aurélio. O primeiro passo é: a luz da bateria acende quando você liga a chave? Se não acende tem que ver isso. Se ela acende e depois apaga, então alguma carga está indo para a bateria. Nesse caso tem que reapertar a fiação do alternador. Mas primeiro observe se a luz da bateria acende com a chave e de retorno. Abraços.

      1. Amigo tenho um Santana ano 91 e fiz o seguinte tirei a lâmpada indicadora dá bateria e do nada minha bateria descarregou . Mais também percebi que quando eu ligo os faróis de milhas os estrumentos ficam loucos . Os faróis de milhas não são originais e foram ligados num fio pós carrente . Desliguei os milhas e troquei a lâmpada

        1. Olá Cláudio. Grato por participar. Em alguns carros o alternador precisa da luz de bateria para iniciar a carga. Sem ela somente acelerando muito o carro, ou quando ele atingir um giro mais alto rodando, é que o alternador passa`a carregar. Também verifique o terra da bateria e onde eles vão no carro. O alternador também tem que ser medido. Instale um relé auxiliar nos milha

  117. Olá Fernando boa tarde, tenho um Picasso 2006 e começou a apresentar uns problemas q não consigo resolver .A luz do painel acendo mais o carro não dar partida e a bateria tem descarregado com muita pressa ,já troquei alternador ,Correa dentada entre outras coisas q o Mecanico disss q teria q Trocar o q pode ser ?

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