Mencionamos veículo porque dificilmente temos um carro 24 volts no Brasil. Mas veículos 24 volts, tipo ônibus, caminhões e tratores é mais comum de encontrar. As perguntas mais comuns sobre o assunto são: um veículo 24 volts tem mais potência elétrica? Como funciona a bateria e os seus componentes elétricos?  Nesse post vamos responder essas perguntas.

Veículo 24 Volts e sua bateria

Em alguns ônibus (principalmente), pode haver apenas uma bateria de 24 Volts. Mas a maioria usa duas baterias de 12 volts ligadas em série no veículo. Temos a somatória da voltagem, mas a amperagem não aumenta. Assim acontece quando ligamos duas ou mais baterias em série. Nos carros e outros veículos “normais”, a bateria é de 12 podendo ser ligada em paralelo, como no caso de algumas camionetes antigas (D20). Já nos EUA, temos uma variedade maior de carros com voltagens diferentes.

No caso do alternador – que carrega a bateria – ele tem que ser modificado para 24 volts ou simplesmente vai queimar ou não vai carregar, principalmente nos alternadores eletrônicos. O regulador de voltagem, por exemplo, tem que ser de 24 volts. A voltagem medida nas baterias deverá ser – com o motor ligado – perto dos 28 volts.

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veículo de 24 volts

O que quer dizer 24 volts?

Significa uma voltagem de corrente contínua que vai energizar acessórios de 24 Volts, como lâmpadas em geral, rádios, e todo acessório que estiver no veículo. É mais comum em ônibus e caminhões. Fora do Brasil encontramos carros com 24 volts e até 38 volts.

Qual a voltagem da bateria de um caminhão?

É de 24 volts. Mas como descrito mais acima são usadas duas baterias de 12 volts ligadas em série para produzir 24 Volts.  Mas também existem no mercado baterias de 24 volts, mas são mais raras e mais caras.

Os acessórios mudam em um veículo 24 Volts?

Mudam acompanhando a voltagem, mas a potência acompanha o que manda a lei de trânsito. Não pode ser muito maior do que a potência (Watts) de uma lâmpada de 12 volts – no Brasil. Isso vale para todas as lâmpadas do veículo, internas e externas. Se instalarmos uma lâmpada de 12 ela vai queimar. O mesmo vale para rádios e mídias, buzinas, relés e outros.  A vantagem percebida em anos de experiência, é a durabilidade das peças de 24 volts. É maior, principalmente no caso das lâmpadas. Talvez seja por isso que é usada mais em veículos longos, com mais iluminação. A dificuldade é óbvia: oferta e procura.

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O que acontece se ligar 24V em 12V?

Não vai funcionar ou vai ligar pela metadae, se for uma lâmpada, por exemplo. O contrário, ligar 12V com 24V vai queimar o que for de 12 volts. Afinal será o dobro da voltagem. É o mesmo parâmetro entre 110 v e 220 V. Sóque no caso 12 e 24 são de orrente contínua. Não dão choque.

 

 

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Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

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