Mencionamos veículo porque dificilmente temos um carro 24 volts no Brasil. Mas veículos 24 volts, tipo ônibus, caminhões e tratores é mais comum de encontrar. As perguntas mais comuns sobre o assunto são: um veículo 24 volts tem mais potência elétrica? Como funciona a bateria e os seus componentes elétricos?  Nesse post vamos responder essas perguntas.

Continua após a publicidade..

Veículo 24 Volts e sua bateria

Em alguns ônibus (principalmente), pode haver apenas uma bateria de 24 Volts. Mas a maioria usa duas baterias de 12 volts ligadas em série no veículo. Temos a somatória da voltagem, mas a amperagem não aumenta. Assim acontece quando ligamos duas ou mais baterias em série. Nos carros e outros veículos “normais”, a bateria é de 12 podendo ser ligada em paralelo, como no caso de algumas camionetes antigas (D20). Já nos EUA, temos uma variedade maior de carros com voltagens diferentes.

No caso do alternador – que carrega a bateria – ele tem que ser modificado para 24 volts ou simplesmente vai queimar ou não vai carregar, principalmente nos alternadores eletrônicos. O regulador de voltagem, por exemplo, tem que ser de 24 volts. A voltagem medida nas baterias deverá ser – com o motor ligado – perto dos 28 volts.

Continua após a publicidade..

veículo de 24 volts

Continua após a publicidade..

Os acessórios mudam em um veículo 24 Volts?

Mudam acompanhando a voltagem, mas a potência acompanha o que manda a lei de trânsito. Não pode ser muito maior do que a potência (Watts) de uma lâmpada de 12 volts – no Brasil. Isso vale para todas as lâmpadas do veículo, internas e externas. Se instalarmos uma lâmpada de 12 ela vai queimar. O mesmo vale para rádios e mídias, buzinas, relés e outros.  A vantagem percebida em anos de experiência, é a durabilidade das peças de 24 volts. É maior, principalmente no caso das lâmpadas. Talvez seja por isso que é usada mais em veículos longos, com mais iluminação. A dificuldade é óbvia: oferta e procura.