Lâmpada de farol H4

Esta é uma das mais antigas lâmpadas para farol de carro. Talvez perca apenas para os faróis cilibrim, que eram faróis/lâmpada. Mas embora sejam antigas, elas são usadas em muitos modelos modernos de automóveis. Sua eficiência e durabilidade contribuem para esta longevidade no mercado. Além disso, a evolução dos sistemas óticos, nome que os faróis receberam da modernidade, caiu como uma luva nas lâmpadas H4. Até as medidas usadas para regular um farol foram baseadas no sistema de alto/baixo na mesma peça, que é o caso desse tipo de lâmpada.

Outra característica da lâmpada H4 é o aterramento direto. Ou seja, o negativo do alto e do baixo continua a ser único, mas chega através de um fio, e não na carcaça da lâmpada, o que a deixa  com três “pinos”, ou três entradas. (Outra lâmpada conhecida como H5 – e de pouco uso – é basicamente idêntica a H4. Apenas o encaixe é diferente.)

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Lâmpada de farol H4

Repare na imagem acima os três polos na traseira da lâmpada. Se você olhar de frente para esses pinos, o negativo será o da esquerda, o pino de cima será o farol baixo, e o pino da direita será o da corrente de farol alto. Mas qual é o filamento do farol baixo e do alto dentro da lâmpada? Se você reparar a foto da esquerda com a Lâmpada “em pé”, o filamento do farol alto é o que fica mais embaixo. Já o do farol baixo fica em cima, dentro de um tipo de “pratinho”. Aliás, dificilmente uma lâmpada H4 queima o filamento do alto. Isso acontece porque usamos mais o farol baixo, este queimando, mais. Uma das vantagens de trocar essa lâmpada quando uma fase queima, é porque a outra também será trocada, todo o conjunto alto/baixo do farol será novo. Outra vantagem é que essa lâmpada é mais fácil de ser trocada, dependendo apenas do tipo do farol e do espaço interno do compartimento do motor. Mas na maioria dos automóveis ela é trocada com facilidade.

Muitas vezes reclamamos da fraqueza do farol de nosso carro. Mas cada um teve sua época e outros entram no mercado com muito mais luminosidade, ofuscando os faróis mais antigos. Mas já existiram outros inimagináveis nos dias de hoje, como o da foto abaixo, que iluminavam os caminhos, pasmem, com gás! Sim, um holofote potente que também teve seu auge. Mas o grande inconveniente era que esse “fogão de luz” podia provocar queimaduras nos mais desavisados.

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This article has 10 Comments

  1. Boa noite, gostaria de saber se posso utilizar uma lâmpada H4 com alta e baixa ligadas juntas? neste caso a lâmpada H4 de 55W vai dobrar para 110W ou permanece em 55W?

    1. Ola Kleverson. Com certeza vai dobrar porque os dois filamentos estarão acesos.Mas será diferente de uma lampada com 100 no alto e no baixo. O que vai acontecer é que o seu farol vai ficar como se estivesse “travado “no alto.Uma maneira de saber se vai melhorar é ligar o baixo e segurar o alto na alavanca. A potência também vai dobrar como consumo. Uma opção seria fazer isso e tentar regular o farol para um posição mais confortável para vc. Para alimentar os dois filamentos basta fazer uma ponte do baixo para o alto na própria tomada. (ligar o amarelo com o branco ou verde, jamais com o marrom ou preto.) Lembre-se que ao fazer isso vai forçar a chave de farol que passará a sustentar os alto e baixo ao mesmo tempo. Não creio que vai valer a pena. Também não é permitido por lei. Pois o baixo tem que funcionar separado do alto.

  2. Tenho um Peugeot 206 – ano /modelo 2005/2006 – preciso de uma lâmpada dianteira (alto e baixa). Poderia me informar?

    1. Olá Sertótio. Se ele for de foco simples (o alto e o baixo acendem no mesmo local/lampada) o modelo de lampada é uma H4, facilmente encontrada em lojas de peças. . Mas se ela for de duplo focus, quando o baixo acende de um lado do farol e o alto do outro lado do farol. então são duas lampadas H7 ou uma H7 e uma H1, dependendo do modelo do farol. Verifique estes detalhes na parte de trás do farol e compre sempre lampada de marca tipo Osram, Philips ou GE

  3. Olá… meu nome é Alex e estou mudando o farol do meu tempra 97 ara um do 95 pois não achei outros pra comprar porque os meus foram furtados. A lâmpada é h4 agora. Quando aciona-lo em luz alta vão permanecer os dois acesos? O sistema comporta?

    1. Olá Alex. Pode ser que os dois fiquem acesos sim. Mas pode afetar principalmente a chave de farol. Porém tem jeito de ligar baixo e alto separados. Um eletricista mais experiente (antigo mesmo) consegue fazer isso, se for o caso.Abraços e obrigado por participar.

  4. minha lampada e h4 queria que a baixa ficasse acesa quando acender a alta, depois de jampiar os fios eu tenho que usar algum rele?, a lampada vai queimar facil por estar ligadas as duas polaridades

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