Lâmpada H1 de farol

O que é uma lâmpada H1? Todas as lâmpadas (setor automotivo) que levam a letra H são específicas para farol de carro, seja baixo, alto, ou farol de milha . Já falamos aqui sobre as H7 e H4. No início de sua fabricação a lâmpada H1 foi sempre usada apara equipar farol de milha. Muitos afirmam que ela substituiu as a mais antigas H3, aquelas que vem com um “rabicho” de fábrica. De fato foi assim. Mas com o passar das décadas, e com o surgimentos dos modernos conjuntos óticos (nome chique para faróis) , a H1 voltou com força no mercado. Alguns carros inclusive usam duas delas por farol. Apesar da boa durabilidade, percebeu-se que  sua luminosidade era limitada , mesmo com espelhos modernos.

Continua após a publicidade..
Lâmpada H1

Lâmpada H1

Continua após a publicidade..

Muitos modelos chegaram a colocar lentes diferenciadas tentando aumentar a eficiência de uma H1. Mas em pouco tempo foram substituídas pelas H7. Embora a potência seja a mesma (55 Watts) não houve acerto no conjunto final. Outra desvantagem percebida pelas fábricas é o negativo separado, ou sem um polo exclusivo para ele. O terra é feito na carcaça  da lâmpada, sobrando apenas o terminal do positivo, conforme a foto ao lado. Isso significa uma possibilidade maior de acontecer um mau contato, o que diminui a eficiência da lâmpada H1.

Foto: blog.tuningparts.com.br

Foto: blog.tuningparts.com.br

Continua após a publicidade..

As vantagens são: facilidade de encontrar no mercado devido o uso dela em farol de milha e luz de emergência, além do preço bem inferior a outras do mercado. Também é uma lâmpada fácil de ser trocada (dependendo da posição do farol). Apenas um grampo de metal  fixa essa peça dentro do farol. Toda a troca segue um caminho lógico, bastando um pouco de atenção. Para instalar uma H1 nova deve-se respeitar os pinos que ficam em sua base. (trabalhe com os faróis desligados)