Um dos defeitos mais comum em elétrica de automóveis é o mau contato. Pode parecer simplório demais, ou até contestado por alguns profissionais. Mas o mau contato é a causa de grande parte dos defeitos de elétrica automotiva, mesmo que na essência do problema. Isso não tira o mérito do reparador. Também pode não baratear o serviço, a não ser que nós mesmos o façamos. Uma dica; jamais desvalorize a mão de obra de um profissional, seja qual for a área dele. Embora a desonestidade está presente em todas a profissões, a maioria dos profissionais é honesta. Também, se fosse tão fácil assim, não haveria tantas oficinas. Afinal, vale o antigo ditado: “apertar o parafuso é muita fácil, o difícil é saber qual parafuso apertar”. Isso vale para profissionais de elétrica de automóveis. Pense nisso e use de informação para ajudar a si mesmo.  

Elétrica de automóveis: dicas sobre mau contato

Quase sempre o mau contato acontece em partes que esquentam, ou que recebem ou exigem muita energia. Por exemplo : terminais de lâmpada de farol, lanternas traseiras, terminais de relé auxiliar, e entre outros, os terminais da bateria. É dela que se exige mais, principalmente no momento da partida. Veja na lista abaixo algumas dicas de como resolver alguns problemas de mau contato no seu carro. elétrica de automóveis
  • Está tudo normal e do “nada” o painel apaga. Isso acontece principalmente no momento da partida. Antes de condenar a bateria, partida, ou alternador, vale conferir se os terminais da bateria estão bem apertados. É bem comum esse defeito. Basta apertar e o carro volta ao normal, como mágica.
  • Efeito “arvore de natal”. Também é bem comum. Acontece mais na lanterna traseira – em uma delas ou nas duas. Usamos a seta, faroletes, e luz de freios e tudo pisca ou apaga. O defeito é no negativo da tomada da lanterna. Uma simples inspeção nela confirma o defeito. Veja AQUI mais sobre isso.
elétrica de automóveis
  • Farol não acende mesmo com lâmpada nova. Verifique a tomada dele. Se ela estiver muito torrada basta trocar. Quase sempre ela desmancha na mão. Ali, como dito no início, acontece muita caloria. Uma lâmpada de farol puxa muita energia, perde somente para o arranque ou motor da ventoinha do radiador. Mas uma tomada desse tipo foi feita para suportar essa caloria. Porém, perde essa propriedade com o tempo ou pelo uso de lâmpadas fora dos parâmetros, que são de alta potência. É um defeito que pode se espalhar pelo farol inteiro devido ao aterramento único dos conjuntos óticos de hoje em dia.

Buzinas também podem apresentar mau contato VEJA aqui!

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
  • Vidros elétricos. Esse acessório pode parar por um simples mau contato. Um exemplo é defeito na tecla (quando temos que apertar muito para o vidro funcionar) ou um fio partido dentro do forro da porta. É um serviço de procura, onde o resultado pode ser uma boa economia. Veja nesse link mais sobre defeitos em vidros elétricos.
Um carro tem muitos acessórios elétricos, todos sujeitos a um defeito por mau contato. Por isso a elétrica de automóveis virou uma profissão especializada. O motor pode até falhar por causa disso (VEJA AQUI). O Mãos ao Auto tem diversos posts bem específicos. Uma sugestão é digitar o nome do acessório que está com defeito no quadro “procurar” (lupinha)  para visualizar mais detalhes.