Qual a diferença entre uma bateria de moto e uma de carro?

É tudo proporcional. Quanto maior o veículo, maior a capacidade da bateria e portanto o seu tamanho. O que não muda é a voltagem da unidade, cada bateria tem sempre 12 volts.

bateria-de-moto-e-de-carro

Uma bateria de moto pode ter capacidade de 5, 7, ou 12 Ampere/hora, enquanto os automóveis teriam 40, 48, 50, 60  etc. As baterias de caminhões e similares podem chegar a 200 A/h.

bateria-de-moto

Basicamente elas são formadas pelos mesmos materiais: chumbo, ácido e outras tecnologias secretas. Cada fábrica tem a sua guardada a sete chaves. Mesmo nessa situação o uso dos materiais é proporcional ao tamanho. Por isso uma bateria de moto é bem mais leve do que a de um carro, embora seja pesada para o seu tamanho reduzido. (o chumbo é  pesado).

Baterias de moto. Principais defeitos.

  • Moto parada. Uma moto com pouco uso estraga a bateria com mais rapidez, mesmo que seja uma bateria nova. Assim como nos automóveis, a bateria de moto precisa do “gerador”, que é um magneto, para ficar carregada. Por ser feita de placas mais finas ela estraga mais facilmente. Lembrando que a garantia de uma bateria de moto é de apenas 6 meses. Por que será?
  • Magneto com defeito. O magneto é a peça que faz a luz do farol da sua moto brilhar quando ela é acelerada. É nesse momento que ele carrega a bateria. Seu enrolamento de cobre costuma queimar e passa a não carregar a bateria.

magneto

  • Vida útil. É fato que uma bateria de moto dura menos do que uma de carro. Um ano seria um tempo razoável de durabilidade.
  • Uso indevido. A maioria das motos no Brasil são usadas indevidamente, ou seja, elas trabalham muito mais do que deveriam. Lembrando que pela lei toda moto tem que circular com o farol ligado, o que força o magneto e também a bateria. Quanto mais usada, menos dura uma bateria de moto.
  • Qualidade. Existem muitas marcas de baterias no mercado. Evidentemente que as mais baratas vão durar menos. Neste caso é uma questão de escolha sua.

Existem vários tipos de motos, mas este post é para veículos de baixa cilindrada e baterias de 5 a 7 A.

Please follow and like us: