Baterias de moto. Principais defeitos.

Qual a diferença entre uma bateria de moto e uma de carro?

É tudo proporcional. Quanto maior o veículo, maior a capacidade da bateria e portanto o seu tamanho. O que não muda é a voltagem da unidade, cada bateria tem sempre 12 volts.

bateria-de-moto-e-de-carro

Uma bateria de moto pode ter capacidade de 5, 7, ou 12 Ampere/hora, enquanto os automóveis teriam 40, 48, 50, 60  etc. As baterias de caminhões e similares podem chegar a 200 A/h.

bateria-de-moto

Basicamente elas são formadas pelos mesmos materiais: chumbo, ácido e outras tecnologias secretas. Cada fábrica tem a sua guardada a sete chaves. Mesmo nessa situação o uso dos materiais é proporcional ao tamanho. Por isso uma bateria de moto é bem mais leve do que a de um carro, embora seja pesada para o seu tamanho reduzido. (o chumbo é  pesado).

Baterias de moto. Principais defeitos.

  • Moto parada. Uma moto com pouco uso estraga a bateria com mais rapidez, mesmo que seja uma bateria nova. Assim como nos automóveis, a bateria de moto precisa do “gerador”, que é um magneto, para ficar carregada. Por ser feita de placas mais finas ela estraga mais facilmente. Lembrando que a garantia de uma bateria de moto é de apenas 6 meses. Por que será?
  • Magneto com defeito. O magneto é a peça que faz a luz do farol da sua moto brilhar quando ela é acelerada. É nesse momento que ele carrega a bateria. Seu enrolamento de cobre costuma queimar e passa a não carregar a bateria.

magneto

  • Vida útil. É fato que uma bateria de moto dura menos do que uma de carro. Um ano seria um tempo razoável de durabilidade.
  • Uso indevido. A maioria das motos no Brasil são usadas indevidamente, ou seja, elas trabalham muito mais do que deveriam. Lembrando que pela lei toda moto tem que circular com o farol ligado, o que força o magneto e também a bateria. Quanto mais usada, menos dura uma bateria de moto.
  • Qualidade. Existem muitas marcas de baterias no mercado. Evidentemente que as mais baratas vão durar menos. Neste caso é uma questão de escolha sua.

Existem vários tipos de motos, mas este post é para veículos de baixa cilindrada e baterias de 5 a 7 A.

Please follow and like us:

This article has 3 Comments

  1. boa noite
    gostaria que alguém me ajude a intender tenho 2 baterias de 100A e as duas ta com a polaridade invertida
    ou seja o polo psotivo agora virou negativo
    o polo negativo virou positivo
    já confirmado com multímetro como isso acontece ?e se tem reverção?

    1. Olá jose. Obrigado por participar no blog. Na maioria das vezes esta inversão de polaridade acontece quando as baterias estão muito descarregadas e são recarregadas de maneira invertida, ou seja: o positivo do carregador é ligado no negativo da bateria e o negativo do carregador é ligado no positivo da bateria. Como elas estão zeradas de cargas, não acontece um curto com o carregador e assim polaridade é invertida. Normalmente basta deixar descarregar totalmente e carregar novamente. Mas elas podem apresentar defeito e não funcionar mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *