O que é Ah das baterias?

Por lei, toda bateria deve ter especificações claras no seu rótulo (INMETRO). Temos ali a data de fabricação, o peso da bateria, potência e a conhecida Ah que significa ampère por hora.  Essa medida especifica a capacidade de ampère em uma hora de uso.

Podemos comparar Ah com uma caixa de água. No caso seria a capacidade dela em litros e em quanto tempo ela ficaria vazia sem entrada de água. Uma bateria de 60 Ah ficaria totalmente descarregada se 60A forem consumidos em uma hora. É essa situação que faz uma bateria aparentemente boa, ou nova,  acordar descarregada!

Continua após a publicidade..

O que é uma bateria?

É um acumulador de energia através de um processo eletroquímico. Chumbo, ácido e eletricidade se combinam dentro de uma bateria e o resultado é acúmulo de energia por um determinado tempo. É um processo contínuo quando temos um gerador produzindo eletricidade para reagir com o chumbo e o ácido. Por isso uma bateria raramente descarrega em um carro com uso normal.

Continua após a publicidade..

Então porque uma bateria pode descarregar de um dia para o outro? Simples questão de matemática. Do mesmo modo que uma simples torneira pode esvaziar sua caixa de  água ficando uma noite ligada, uma simples lâmpada de porta malas ou porta-luvas também pode descarregar uma bateria ficando horas ligando. No caso da caixa de água, talvez sobre água para um único banho pela manhã. No caso da bateria talvez acenda o painel, mas o arranque não vira, o carro fica “mudo”, e eis a bateria descarregada.

O que é Ah das baterias?

Ampere hora também tem escalas, como miliamperes/hora ou Watts/hora. Depende da bateria ou acumulador de energia.

Continua após a publicidade..

 

O número na frente de Ah pode variar dependendo da parte elétrica do carro que ela está instalada. Quanto maior o gasto de energia do carro, maior o número. Podemos ter 40 Ah, 50 Ah, 60 Ah, 70 Ah e até 80 e 90 Ah em carros. Caminhões podem chegar a 400 Ah devido a equipamentos de tração movidos a eletricidade. Motos possuem valores mais baixos pelos mesmos motivos como, 5, 7, 12 Ah.