Luz da injeção acendeu. O que pode ser?

luz de injeção 3

Primeiramente devemos saber qual é a luz de injeção. Ela se parece com um motorzinho e em alguns carros pode ser de cor vermelha (Fiat) ou amarela (Chevrolet e outros.) Também pode ter um triângulo ou um raio e a palavra “check” escrita em baixo. Se ela ficar acesa com o motor ligado, significa que alguma peça da injeção não está funcionando adequadamente.

Alguns desses problemas tem efeitos imperceptíveis a curto prazo, mas outros podem fazer o carro começar a falhar imediatamente. São varias as peças que compõe o sistema de injeção de um carro. Por isso será necessário procura uma oficina especializada em carros injetados. É impossível saber o defeito sem rastrear com o equipamento adequado.

sacner1Mas não existe um risco para o seu carro como o de uma correia dentada. Normalmente se troca a peça com defeito e o carro volta ao normal.

Além dessa luz, outra com as letras EPC, também costuma acender no painel do carro. Ela significa Eletronic Power Control e também esta relacionada com problemas na injeção e outros.

Nesse caso da EPC, até uma luz de freio queimada pode acendê-la. Se ela acendeu, e pouco tempo depois apagou, isso significa que o próprio sistema resolveu o problema. Então, procure um eletricista antes de uma oficina de injeção e peça para ele conferir as luzes de freio. Ou faça isso você mesmo conforme explicamos no post sobre luz de freio. Essa luz de EPC é muito comum na linha Volkswagen.

Lembrando que essas luzes são indicadoras de necessidade de manutenção do seu carro. Um profissional experiente consegue perceber ao usar um Scanner que outras peças estão no final de sua vida útil. Peça ele que confirme isso e não deixe de trocá-las.

Alguns modelos no mercado, quando apresentam problemas no sistema de injeção, entram em um “estado de emergência” que vai permitir, mesmo com motor falhando, que o motorista consiga chegar até uma oficina. Mas no caso de pane geral, resta o bom e caro reboque.

Quer trocar de carro? Dica imperdível para você economizar muito dinheiro e saber se não está sendo enganado: com milhares de cópias vendidas, o livro digital Como Trocar de Carro Sem Perder Dinheiro vai te ajudar a não cometer erros e fechar o melhor negócio possível. Detalhes aqui

Please follow and like us:

This article has 626 Comments

    1. Olá Mavio. Certifique-se que todas as peças trocadas sejam originais. Peças paralelas costumam deixar essa luz acesa. Outra possibilidade, a mais fácil, seria o combustível. Vc Está usando mais álcool do que gasolina? Dê preferência a gasolina. E de preferência a que o manual recomenda. Parece fantasia, mas aconteceu algumas vezes por aqui, essa luz apagar somente com a gasolina recomendada pelo manual. Uma dica: trocar peças porque a luz de injeção acendeu, mas o carro continua funcionando bem, não é uma boa.Principalmente se o Scanner acusar defeito na sonda lambda. Abraços e se possível retorne para que outros tirem proveito da solução.

      1. Bom dia! Tenho um Fox 05 que esta acendendo a luz EPC ha quase um ano. No inicio somente a Luz EPC e acendia e minutos depois apagava sozinha. Mas depois de um tempo ela começou a acender e o carro perdia a força.
        Coincidentemente isso aconteceu na mesma epoca q estava vazando gasolina pelo tanquinho de partida a frio. Levei no mecanico e ele fez o reparo do tanquinho e trocou o interruptor do freio. 1 mês depois o carro acendeu a luz EPC e perdeu a força. E desde entao continua assim. Já troquei corpo de borbolete e coloquei outro pedal do freio. Ambos originais. Ele funcionou bem
        Durante 1000 km. Mas hj começou a apresentar o problema de novo. Voce sabe o que pode ser? Eu costumo colocar somente gasolina aditivada e na minha ultima viagem coloquei gasolina comum. Tenho por habito abastecer somente em um posto de gasolina. Seria melhor trocar de posto para experimentar outro tipo de gasolina? Obrigado

        1. Olá Marcus.Sim, seria uma boa ideia trocar de posto. Mas use a gasolina que menos te deu problema. Outra providência é scanear o carro, pedir o resultado impresso (se informe antes se a oficina fornece) e peça para limpar a memoria.Mas lembre-se que um motor pode falhar por vários motivos,como cabos e velas ruins. Abraços

      2. Olá! Levei meu carro hoje na oficina para trocar o selo do bloco do motor, o filtro de combustível, a bomba d’água e para fazer limpeza de bicos. A luz de injeção nunca havia acendido. Quando fui buscar o carro a luz acendeu e não apagou mais, voltei no local mas eles não conseguiram resolver e mandaram eu voltar na segunda. Tô muito preocupada, o que eles fizeram de errado que deixou a luz assim? Me ajude por favor.

        1. Olá Nivea. Não se preocupe tanto. Sábado é diferente. Por isso pediram a segunda para resolver o problema. Apenas fique atenta a exigir a garantia com tranquilidade. A luz acender pode ser até uma tomada solta ou algo a mais. Se alegarem algo a mais peça uma segunda opinião.

          1. Tenho uma saveiro G5 e tá com essa luz acessa e o mecânico arruma e de repente volta novamente a luz ,no scanner acusa sonda catalisadora maus já foi trocada e até agora nada mais funciona normal sem anormalidade

          2. Olá Nathan. Peça uma inspeção em loja de escapamento sobre o estado do catalizador. Mas por funcionar normal, pode ser mistura de combustível fora dos padrões da fábrica. Tem acontecido muito. Experimente uma gasolina especial (não a aditivada) depois que o tanque chegar na reserva. Daí rode com o carro por cerca 11 km sem desligar e veja se a luz não acende mais.

      3. Boa tarde…

        também tenho um captiva, quando eu ligo ela e não deixo ela abaixar a rotação normalmente, ao sair a luz da injeção ascende.
        isto provoca mudança no cambio da marcha, não funciona a troca das marchas.
        Então eu desligo ela, deixo um tempo parada e depois ligo a chave somente, mexo na marcha, sem ligar o carro.
        depois ligo a chave, deixo as luzes apagar e ligo o carro, ela quase sempre apaga, mas
        quando não apaga passo scaner, dai apaga.
        depois sempre ligar e esperar ela atualizar e baixar a rotação, aí pode sair com ela andando, ok.
        faz o teste pra ver ser dar certo com vc.

        abraço e boa sorte.

      4. Olá tenho um Citroën c3. Depois de um dia e meio sem ligar, fui sair hoje de manhã e ele começou com um barulho, tec, tec, tec, ficou falhando e ascendeu a luz de injeçao. Dei uma volta na quadra e sumiu a luz e o carro voltou a funcionar normalmente…

        1. Olá Ricardo. Mande medir o alternador e testar a bateria. Pode ser que houve uma queda de tensão no momento que você ouviu o barulhos. Lembrando que o motivo de acender a luz de injeção fica registrado na memória da central.

    2. amigos tenho un siena 2001 a luz da injeçao acende e ele perde a aceleraçao ja fis o modulo troquei o corpo de borboleta fiseran todos os testes do acelerador ate o modulo do modulo ate a borboleta ja fis td i nao funciona

  1. Por favor se poder me responder;tenho um vectra 2000 e tive uma leve colisão de frente a barra que protege ventoinha do ar condicionado foi prensada e a luz da injeção está acesa e o motor perdeu a força. ..o que pode ser?? Desde já agradeço.

    1. Olá Marcelo. Provavelmente algum atuador da injeção foi atingido ou desligou-se na batida. Você deve levá-lo até uma oficina se não ver algo muito óbvio. Para descobrir o que acendeu a luz o profissional irá usar um Scanner apropriado.

        1. Olá Wyara. São várias as possibilidades. Mas sempre começamos examinando cabos e velas do motor. Se forem muita antigas devem ser trocadas. Também pode ser combustível ruim, adulterado. Algum componente da injeção pode estar com defeito. mas para isso a luz de injeção teria que acender com o motor ligado. Catalizador também causa falhas.

  2. Boa tarde!

    Tenho um ford focus hatch 2.0 ,ele esta com a luz de injeçao acesa e ele nao passa dos 4 mil giros…..oque isso poderia ser?

    1. Ola Alexandre. Obrigado por participar. Pode ser desde um fio solto até um atuador (componente da injeção) com defeito. Então vale a pena vc procurar por alguma tomada solta no motor antes de levá-lo até uma oficina. Combustível ruim também causa isto, principalmente o uso de álcool.Outra situação somente uma análise com o Scanner apropriado vai revelar a causa.

    2. Os carros mais novos da Ford tem seu giro limitado a 4000 rpm quando parados. Isso é normal. Agora a luz da injeção sim é um problema. Só passando o scanner.

    1. O clio 1.0 16v tem essa doença cronica,se no seu caso e principalmente quando o o motor esta quente acende a luz de injeção e o carro não passa de 2 mil giros em 90% dos casos é defeito no corpo de borboleta,mas atenção que o plugue da central do clio costuma ganhar mau contato e ocasiona para alem desse problema que relatei outros que interferem diretamente no funcionamento do motor.
      Passa o scanner nele(proficional)e ve o que esta gravado na memoria da central.

    1. Olá Nelson. Sim, pode acontecer. Também ela pode acender devido ao uso de combustível ruim, principalmente o álcool, e isso tem acontecido muito ultimamente.De qualquer maneira, se for uma das duas situações, ele deveria se apagar sozinha com o tempo. Passar uma semana assim não e normal e vc deve procurar uma oficina com Scanner de injeção eletrônica para avaliar o defeito. Obrigado por participar do blog. Abraços.

  3. Ola…possuo um golf 2008 e ele começou a se engasgar andando. Troquei vela cabo de vela bobina passei scanner e nada acusa. Ele anda um ou dois dias bem e volta a se engasgar e limpeza de bico tbm ja foi feita. Agora cendeu a luz da injeção. O que fazer?

    1. Olá Eder. Pode ser combustível ruim. Se o carro for flex e você estiver usando álcool, troque por gasolina e compare. Também pode ser filtro de gasolina ruim e até bomba de gasolina. A solução, neste caso, é medir a pressão da bomba.

      1. Entendo, mas me refiro que troquei duas vezes cabos com bobina e num teste anterior o mecanico tirou de um outro carro e testamos juntos. Eme alegou ser isso. Fui na loja e pedi garantia das peças que foram trocadas e em dois dias seguiu se engasgando e soqueando novamente, noto que isso fica mais forte qdo o ar esta ligado.

          1. Sim Eder. Vale a pena verificar o aterramento da bateria ( a ponta que fixa no carro) e também o aterramento da central de injeção. Este fica normalmente ao lada da central fixado por um parafuso.

      1. Amigo Fernando Ivanenko interessante teu comentário do catalisador…
        Tenho um clio 1.0 16v e ele anda com um ronco estranho, mesmo depois de retifica total do motor, esta batendo e queimando óleo, ele está com barulho de carro velho, quando pego uma descida com ele engatado, sinto uns estalos vindos da região do catalisador ou ali pelo escapamento, as vezes ele começa a falhar e oscilar a aceleração, mesmo parado. Geralemnte em buracos minha luz de injeção ascende. Ou em dias frios… O carro morre. ou apresenta falhas na aceleração. Fica “borbulhando” pode ser catalisador? Se sim esse problema aparece na central?
        Pois na central certa vez deu pane elétrica, checamos todos os cabos e nada, desliguei o negativo da bateria para resetar o modolu, e apagou a luz. Uma semana depois voltou o mesmo problema. Tem dias que fica até dificil sair de casa. Depois que ele esquenta bem para.

        1. Olá Leiton. Grato por sua participação. De fato o catalizador com defeito causa vários defeitos no carro. Inclusive acende a luz da injeção, pois a sonda lambda pode estar ligada a ele também. Vá até uma loja de escapamentos e peça uma avaliação. Conte a eles o seu problema e peça garantia de resultados. Abraços.

          1. Caso venha ajudar meu relato, fui em 4 lugares escanear o carro, não apresentava erros de injeção nem nada. Então consegue bem na hora de escanear num lugar o erro de injeção ocorreu no carro. E advinhem. O problema era no Sensor MAP. O pessoal da retifica havia trocado por um novo porém de marca paralela, não vou citar a tal marca. Então troquei o sensor por um novo de marca mais conhecida, gastei 58 reais. E pronto. Rodei já 300Km e não apresentou nenhuma falha.
            Fica ai meu relato

          2. Olá Leiton. Grato pela informação. De fato, no caso de injeção, as peças originais são iguais por fora as paralelas. Mas por dentro muda muito, com tecnologia própria. Seria a mesma coisa de tomar pepsi achando ser coca (ou contrário) Abraços.

  4. Boa noite, eu tenho um for Ka 2009 ele começou a falha daí o mecânico mim orientou a troca cabos e vales, eu comprei logo cabo,velas e bobina tudo original, so que na hora de colocar no lugar o mecânico colocou os cabos errados e o carro não pegou depois ele botou certo e voltou a funcionar porém a Luiz da injeção acendeu e não quer apaga mais, já passei o scanner e mostra que não tem defeito o que pode ser? Grato

    1. Olá Getúlio. O Scanner deveria apontar o motivo da luz acesa, pois existe no modulo do carro uma memória volátil. Inclusive é através do Scanner que conseguimos apagar a luz da injeção, limpando esta memória. peça uma segunda opinião em oficina especializada em injeção. Abraços e obrigado por participar.

      1. Amigo tive um problema assim , na minha mecanica num fiat palio , que tambem mostrava defeito numa peça que nem tinha no carro !!! O escaner não apagava falha e a lampada acesa e tudo funcionando normal , a solução que encontrei desligar o cabo negativo e positivo por 30 minutos e resolveu !!!

        1. Olá Orlando.Seja bem-vindo ao site. É uma das opções que temos quando enfrentamos este tipo de problema. Mas alguns em carros não podemos desligar a bateria, pois coloca em risco outros sistemas elétricos do carro, o que não é o caso do Palio. Algumas baterias tem que ser trocada com uma auxiliar em cima dos cabos ou com aquele aparelho de preservação de energia. Sabemos disso consultando o manual do carro que informa o que pode acontecer caso a bateria seja desligada. Obrigado por participar e foi uma ótima dica.

  5. Olá tenho uma Duster 2016 e ao colocar na consecionaria um módulo de vidro meu carro começou a dar problema agora ele simplesmente parou não da partida e o câmbio automático não funciona se levar a consecionaria VC acha que conseguem resolver este problema e o carro ficar perfeito.

    1. Olá Maria. Agradeço sua participação no nosso blog. Com certeza a autorizada vai resolver o problema do seu carro. Creio que seja algo haver com a instalação do módulo. Leve até lá e diga que é uma revisita, explicando que tudo ocorreu depois da instalação do módulo. Pode ser até interferência no alarme.

  6. Tenho um corsa hatch 2005 e a luz da injecao eletronica começou a acender, olhei no reservatoria de gasolina e estava seco, no reservatório de escrito que tem que colocar gasolina aditivada, mas foi colocado gasolina comum. E luz agora apaga mas as vzs aparece de novo sera que e porcausa da gasolina comum. Ou tem outro problema se colocar gasolina aditivada vai resolver? Obrigada

    1. Olá Lucineia. Normalmente o reservatório de gasolina tem a sua própria luz no painel.Ela é muito parecida com a luz de gasolina na reserva do tanque. Mas ela acende somente por causa da pouca quantidade no reservatório. JÁ A LUZ DE INJEÇÃO acende quando um dos componentes dela envia uma mensagem errada para a Central.Isso fica gravado na memória e pode ser verificado com ferramenta especial. O que temos observado é tal luz acender por uso de álcool que está causando mistura e informação errada. Com o tempo, e a troca por gasolina, ela apaga.Obrigado por participar.

  7. Olá tenho um Peugeot 206 e a luz da injeção acende e o carro perde totalmente a força mandei o carro ao mecânico ele passou no scaner e disse q meu carro possui vários alarmes desligados e isso poderá estar interferindo no funcionamento da injeção pode ser?
    Desde já agradeço…

    1. Olá Victor. Obrigado por participar.Sim, pode haver influência os alarmes. Mas não é uma conclusão baseada no Scanner, visto que ele não dá diagnósticos assim. Me parece ser uma conclusão própria do mecânico. A luz de injeção pode acender por diversos motivos. Mas seja lá qual for, ele fica registrado na memória da central e o Scanner indica o nome da peça que deu defeito (baseado nisso procuramos o defeito e a causa). O mais comum é mistura ruim por combustível ruim, como o uso de álcool, por exemplo ou gasolina adulterada.Como disseram que algum alarme pode estar atrapalhando mande retirar todos e religar originalmente. Mas se vc estiver usando apenas álcool, eu recomendo a troca lenta do combustível e perceber se o carro melhora.Outra possibilidade é fazer outro Scanner com um profissional experiente. Abraços.

  8. Ola, tenho um corolla 1.6 2006 e quando ando um pouco a luz da injecao ascende. Ja levei no eletricista e pelo scanner foi detectado alteracao na valvula vvti, foi trocado a valvula e nao adiantou, trocou o sensor e nao adiantou. Vou levar denovo pra ver. Vc sabe o que mais pode trazer esse problema?obrigado

    1. Olá Ednei. Tal defeito nesta válvula deve ser analisado por mecânico já acostumado com este problema. Ou seja: ele vai saber de cara qual é a situação do seu carro antes de trocar peças. Ela é um sonelóide e vários problemas podem fazer ela parar de funcionar. inclusive internos, dependendo do ano e tecnologia do carro. Veja o vídeo abaixo.

  9. TENHO UM FIAT PUNTO ELX 1.4, HÁ TEMPOS QUE ESTÁ COM FALHA NA ACELERAÇÃO, PRINCIPALMENTE QUANDO PISO FUNDO NO ACELERADOR. A LUZ DE INJEÇÃO NÃO ACENDE, JÁ TROQUEI A BOMBA POR 4 VEZES, VELAS, FILTRO DE COMBUSTÍVEL, MAS O PROBLEMA PERSISTE. MINHA DÚVIDA: SE O SENSOR DA BORBOLETA TIVER ALGUM PROBLEMA, É POSSÍVEL QUE A LUZ DE INJEÇÃO NÃO ACENDA? GRATO DESDE JÁ.

    1. Olá Claudio. Nunca vi um caso que não acendesse a luz por defeito no sensor da borboleta, a não ser que haja defeito na própria luz. Mas um Scanner vai confirmar defeito ou não na peça. Mas antes experimente trocar de combustível. Nosso álcool está muito ruim e danificando motores. Gasolina adulterada também causa o que você descreve. Um teste que fazemos aqui é anular (desligar) o sistema da bomba dos bicos e usar uma aparelho com pressão própria, tipo aqueles que limpavam os bicos sem retirá-los do carro. Aplicamos a pressão recomendada pela fábrica e verificamos se a falha de aceleração repentina (pisar fundo) acaba. Neste caso a conclusão seria algo atrapalhando a pressão correta no meio do seu caminho. Mas isso é algo que deve ser feito em oficina capacitada;pois pode haver vazamento de combustível.

  10. Olá Fernando, Tenho um polo sedan 2014, ontem ele apresentou um problema na ignição e apareceu o aviso “epc”, ou seja, eu girava a chave e ele engasgava, como se estivesse com a bateria fraca, inclusive suspeito da bateria, mas durante esse problema apareceu no painel o erro “avaria airbag”, ai nesse caso complicou a primeira suspeita.
    Obs.: Não houve colisão ou algo do tipo, foi pela manhã quando ia ao trabalho.
    Agradeço,

    1. Ola Pedro. Obrigado pela participação. Tente fazer o carro pegar com a famosa chupeta e veja de tudo normalizou. Neste caso basta trocar a bateria. Muitas vezes a luz do Airbag apaga somente com o equipamento apropriado, no caso um Scanner. Recomendo um teste na bateria, pois tudo fica meio maluco quando ela esta fraca. Abraços.

      1. Olá Fernando, Fiz os testes na bateria e identificamos o problema. Troquei por uma nova e todos os problemas se foram, inclusive o indicador de problema no airbag. Enfim, deu certo. Obrigado pelas dicas.

  11. Olá… Sou propietário de um Citroen Xsara Picasso 2.0 16V, 2004. De de dezembro de 2015 pra cá, fevereiro de 2016, o alerta da injeção acendeu por duas vezes. O carro perde força e consequentimente o consumo de combstivel aumenta absurdamente. O problema foi solucionado por duas vezes, na mesma oficina especializada em marcas francesas. Na primeira ida, foi feita a substituição de um conector do “Sistema de Antipoluição”, creio que esse seja o nome. Depois de 15 dias, o problema voltou a aparecer. Levei o veiculo na mesma oficina e foi realizada uma “limpeza de Bico”. O problema foi “solucionado”. Porém, hoje, quase dois meses após a segunda ida com o mesmo problema, a luz da injeção voltou a aparecer, e os mesmo problemas juntos: Perca na potência e o consumo elevado. O que devo proceder? Devo trocar de oficina? Tendo em vista que é a única especializada em minha cidade. Obrigado.

    1. Ola Sandokam. Fica evidente que um problema está “culpando” uma peça pelo erro. Mande verificar o catalizador. Combustíveis ruim também passa informação errada para a central, principalmente o álcool se o seu carro for flex. Quanto a oficina se vc perdeu a confiança nela, mude. Existem boas oficinas especializadas no Citroen.

      1. Valeu, pela a ajuda Fernando. Foi passado o Scanner e descobriu que um bico injetor estava defeituoso. Foi efetuado a troca por outro para teste, e confirmou o defeito do mesmo. Como em minha cidade não é fácil encontrar peças para Citroen, tive que encomendar um de SP. Estou a espera da mesma para efetuar a troca. Valeu !

      1. Boa tarde, Pablo… Sim, no meu caso, foi um bico que estava defeituoso. Não estava injetado combustível corretamente. Isso foi acusado no Scanner. Como havia um veículo do mesmo modelo do meu na oficina, o mecânico fez a substituição para teste, e não apresentou problema. Sendo assim, fiz a encomenda do bico injetor, que me custou R$89,00, e problema foi solucionado. Peça que seu mecânico passe o Scanner para ver se acusa alguma anormalidade nos bicos.

  12. tenho um bravo 2012. essa luz acendeu em dezembro, depois apagou. passei a usar gasolina aditivada. mas voltou a acender final de janeiro, no outro dia apagou. na volta do carnaval, depois apagou. no ultimo fds e apagou. o mecanico “zerou” o computador mas não resolveu.
    e todas as vezes que acende ele perde força.

    1. Olá Robson. Quando a luz da injeção acende fica registrado na memória da central o motivo disso. Este relatório tem que ser analisado por um mecânico experiente. O fato do motor perder força significa que um atuador principal apresentou mau funcionamento. É aí que o mecânico deve trabalhar descobrindo o porque da situação. Muitas vezes a peça não estraga, mas atua com defeito por causa de outra peça. O que vc relata é muito comum acontecer por causa de catalizador ruim, inclusive ele também faz a luz da injeção acender. Vale a pena pedir uma avaliação do catalizador por uma loja de escapamento de sua confiança. Abraços e obrigado por participar.

      1. Olá, tenho um palio fire geraçao II (2001/2002) 1.0 16v. As vezes, quando piso forte, seja em qual marcha for, a luz da injeçao acende. Levei a um mecânico de confiança e o scanner nao acusou nada, na verdade, acusou um problema na valvula de canister que estava desligada sabe se la o porque. O problema, no inicio, parecia estar resolvido. Porém, voltou. Anda um dia bem eno outro acontece por varias vezes. Troquei as velas, religuei a valvula de canister, coloco combustivel semore de posto confiavel e nada…..o que pode ser?

        1. Olá Carlos. Esta válvula pode não estar abrindo e fechando, que é função dela para alguns gases. Funciona mais com o carro em repouso. Pode ser que ela não esteja funcionando. O Scanner permite testar esta abertura. Existe também um filtro canister para filtrar estes gases e a válvula controla a entrada e saída nele. Ela controla a mistura ar/combustível para poluir menos o ambiente pelo escapamento. Se o mecânico comprovar seu funcionamento talvez seja bom examinar o catalizador.Creio que por isso alguém desligou a válvula apara luz acender ocasionalmente.

  13. Caro Fernando, tenho um Pálio 1.8 8V que vem apresentando o seguinte defeito: Estranhamente quando chove a luz da injeção acende e o carro perde a aceleração. Sempre acusa falha no corpo da borboleta. Fiz a substituição porém o problema persiste. Troquei também sensor de temperatura, cabo e velas originais. Ando somente com gasolina de boa qualidade. Nota: O reservatório de partida a frio está com vazamento. E possível que esta peça possa estar entrando água? Diversos mecânicos disseram não ter relação porém nem verificaram a peça. Quando coloco combustível imediatamente começa a vazar. Por favor me ajuda?

    1. Olá Mendes. Dificilmente um corpo de borboleta estraga. Quando acusa defeito dele no Scanner, é outro atuador que o faz funcionar errado.Entrar água no reservatório é muito difícil mas ele deve sim ser trocado, pois faz parte do sistema de injeção. Mande verificar a tomada ou conector do corpo de borboleta. Casos tem acontecido tais como pinos sujos e bambos. Até oxidação pode acontecer por ali e tudo isso faz o carro falhar e acender a luz no painel acusando defeito no corpo de borboleta. Mas não troque peças caras da injeção. Uma verificação minuciosa quase sempre descobre um problema mais simples.Abraços e tomara que dê tudo certo.

  14. Olá!
    Após dar a partida no carro, a luz da injeção acendeu…
    Desliguei o carro alguns segundos, liguei novamente e a luz não acendeu mais.

    No momento q acendeu, eu havia ligado o carro com o ar condicionado, ar e rádio ligados.
    Pode ter algo haver?

    Se não acender mais, existe algum problema?

    1. Olá Otávio. Se tudo se normalizou, então foi algo passageiro. Mas a causa da luz acender fica registrada na memória da central. Reservatório de gasolina da partida frio (carro flex), também pode acender a luz da injeção se no momento da partida ele estiver vazio. Abraços e obrigado por participar.

  15. Tenho um fox 1.6 2014 com 47.000km, estava andando com o ac ligado, e quando estava quase parando no farol acendeu a luz da injeção e a temperatura caiu drasticamente por um breve momento depois tudo voltou ao normal, será que é uma anomalia, ou pode ser um problema mais sério? Obrigado.

    1. Olá Gabriel. Como vc sabe a luz de injeção pode acender por vários motivos, todos eles ligados a central da injeção. Pode ter sido um anomalia passageira. Mas se um profissional escanear a central vai descobrir o motivo, pois toda vez que esta luz acende fica registrado na memória a causa. Pode ser até um simples relé do ar que parou por muito uso e depois esfriou voltando ao normal.

  16. Tenho um Pálio 2006 Flex 1.0 em Dezembro a luz de ignição acendeu enquanto andava no rodoanel a 100 km/h durante uma forte chuva, quando saí do rodoanel e diminui a velocidade a luz apagou e nunca mais ligou. O que pode ser? Será que era algo passageiro? Devo levar numa oficina? Grata

    1. Olá Tatiana. Foi algum atuador da injeção que molhou muito e enviou uma mensagem errada a central Provavelmente o sensor de rotação que fica muito perto da roda e na polia inferior. Mas se normalizou há tanto tempo, e o carro está normal, então não vejo motivos para preocupação. Leve-o até a oficina se a luz acender de novo. Obrigado por participar.

    1. Olá Flavio. Pode ter molhado alguma tomada de algum componente da injeção. Se não apagar em um ou dois dias, leve-o até uma oficina de injeção para escanear a memória da central. O fato do funcionamento estar normal é um bom sinal. Um mau contato por umidade, por exemplo.

  17. Tudo bem Fernando, meu palio 1.0 2010, apresenta essa luz de espia ligada, após uma batida q trouxe danos ao catalisador do veiculo, foi feito uma gambiarra no catalisador e trocada a sonda lambda, agora a luz voltou no painel e o cheiro de queimado aparece qndo liga o carro, fui no mecanico de injeção eletronica, ele me disse q poderia ser o catalisador q está com algum defeito, causando transtornos em todo sistema de injeção eletronica, procede isso amigo? O carro tem dificuldades para ligar e houve leve perda de potencia, mas esta funcionando bem até
    Obrigado

    1. Ola Francisco. Sim, os sintomas e o acontecido anteriormente (gambiarra no catalizador) são típicos de problemas no catalizador. A luz da injeção realmente acende, o carro custa a pegar e perde potência. Eu aconselho ir até uma loja de escapamento e analisar o estado da peça. O Scanner também deve acusar o defeito. Mas muitas vezes o resultado tem que ser analisado como um médico faz com um exame de sangue. Ou seja o rim pode estar inflamado mas a causa vem de outro órgão (algo assim).

  18. Olá boa noite. Gostaria de lhe fazer uma pergunta. Tenho um Fiesta 1.6 flex e sempre que chove ou passo em alguma poça de água ele quase para e acende a luz da injeção. Mas hoje durante uma forte chuva parou e não queria mais andar estacionei desliguei e esperei por algum tempo a luz e voltou ao normal. Mas pq sempre que chove ocorre isso? O que devo fazer? Desde já muito obrigada

    1. Olá Adriana. Obrigado por participar. Algumas peças ficam mais exposta a água, como em uma chuva mais forte. Os carros antigos paravam mais na rua porque seus componentes eram mais elétricos e os modernos são eletrônicos e mais protegidos. O que vc deve fazer é pedir para uma oficina com elevador de carro verificar se alguma proteção, como o para-barro, está solta ou até se perdeu o quebrou.Mas lembre-se que qualquer carro está sujeito a parar desse modo em uma chuva muito forte.

  19. Ola boa tarde! Tenho um Peugeot 207. De uns dias pra ca ele acendeu a luz da injeção e o carro fica tremendo parado vejo diminuição da força o que possa ser? Grato desde já!

    1. Ola Paulo. Muitos defeito podem acender a luz de injeção. Mas quando o motor acusa vc deve levar até uma oficina especializada para analisar a central. Com o equipamento apropriado se consegue ler porque a luz acendeu e analisar a solução.

  20. Boa tarde! Tenho um Honda City EX 2011. Estava viajando de carro e usando a tomada interna com um adaptador para tomada 110V e depois de um tempo o fusível queimou. Parei na estrada e troquei o fusível num eletricista que colocou um paralelo(infelizmente não tinha o original) pois não podia ficar sem carregar o GPS. Assim que trocou voltou a funcionar mas ao ligar o carro a luz da injeção acendeu. Reclamei e ao passar o scanner na loja apareceu defeito na válvula de combustível. Achei estranho pois exigi na hora que ele usasse a pinça de plástico pra trocar o fusível para evitar danos ao quadro. Será que queimou realmente a válvula ou seria uma pane por troca dos fusíveis? O carro andou normalmente na viagem. Qual a sua opinião? Obrigado.

    1. Olá Alessandro. O resultado de um escaneamento é igual ao de um exame de sangue. Vários fatores devem ser analisados por um técnico. Mas o uso do adaptador para 110 queimando o fusível é algo que deve ser levado em conta. Outros fusíveis podem ter queimado, ou até relés. Quanto ao fusível ser paralelo pouco influencia.

  21. Boa noite.

    Comprei recentemente um onix 2014 com baixa quilometragem e com tudo em dia nas manutenções!! No entanto o carro esta com esse luz da injeção no painel, mas não tenho notado nada de diferente quando eu ando nele! Vc acha q pode ser alvo grave q pode afetar rigorosamente o carro?
    Desde já agradeço pela sua atenção

    1. Olá Lucas. O carro estar “bem” é um bom sinal. Combustível ruim faz esta luz acender dentre muitos outras peças, até o reservatório de gasolina do flex (vazio). Mas a única maneira de saber e apagar ela é com um Scanner de injeção. Quando esta luz acende fica registrado o motivo na central do carro. Não tem sentido andar com ela acesa, então procure uma oficina para resolver, Abraços e obrigado por participar.

      1. Boa noite Fernando, e parabéns pelo blog.

        Possuo um sonic 13 auto, que está com problemas de injeção, de forma intermitente. A luz da injecao as vezes acende, as vezes apaga. E, o carro fica com o giro inconstante e alto consumo de combustivel.

        Levei na chevrolet, o mecanico trocou(consertou) a borboleta e fez limpeza de bicos. O mais interessante é que o carro ficou bom alguns dias e depois voltou a engasgar… Sabe oq pode ser ? Vi algumas pessoas falando sobre atualizacao de software de injecao do sonic/cruze.
        Onde é a sua oficina ?

        1. Olá Marcelo. Sugiro que retorne na autorizada alegando o mesmo defeito e pedindo a atualização. É praxe não ser oferecida, mas os resultados podem ser bons. Seu carro já é beberrão por natureza (rss), mas um exagero pode ser por mistura errada e a central é a responsável, pois trabalha com informações dos autuadores (daí a grande importância de se usar gasolina de boa procedência). Talvez o mecânico tenha somente limpado a memória dela e ele funcionou bem por dias, até os parâmetros anteriores voltarem trazendo o defeito junto. Limpeza de bicos deve ser feita quando existe falha no motor, como no caso de falha de vela. Seria uma tentativa de não trocar um bico.Foi desnecessária no seu caso. Outra opção seria levar até uma oficina especializada em injeção e pedir para ver o que está na memória da central. Isso porque toda vez que a luz da injeção acende o motivo fica gravado nela. Atualmente tenho uma loja de peças e baterias, dando consultoria a outras oficinas. Mas moro em Bh minas. Abraços

  22. Boa tarde. Tenho um Fox 12/13, com 40.000km, a luz da injeção acende e e o carro perde a força e fica falhando, inclusive já o levei na concessionária autorizada vw trocaram velas, cabos, filtro de combustível, fizeram limpeza de bico, passaram o scaner, porém não resolveram o problema, já até mudei de posto de abastecimento. O que pode estar ocorrendo com o carro? Desde já agradeço a atenção.

    1. Olá Luiz. São os atuadores que falham e acendem a luz e muitos podem ser os motivos (até três mil em alguns carros!). É muito importante pedir o resultado do Scanner impresso, pois toda vez que a luz acende fica registrado o motivo na central. Além disso, o escaneamento é como um exame de sangue e deve ser analisado passo a passo. O que tem ocorrido muito é falhas por catalizador, uso somente de álcool combustível e até reservatório do flex vazio. Existem muitas reclamações de donos de Fox sobre esta luz acender e não apagar.Em alguns casos não apaga mais.Talvez uma atualização da injeção possa resolver, mas vou procurar saber se o Fox tem esse recurso.

  23. Tenho um aircross 2016 e com 3 dias de uso e 36 km rodados,a luz de injeção acendeu no painel e não mais apaga.Hoje faz uma semana que tenho o carro.Ressalto que tudo está. funcionando normalmente.Será algo grave?Estranho,pois o carro é tão novo.

    1. Olá Ronaldo. Este problema tem acontecido muito e muitas são as justificativas.O certo é levar até a concessionária e pedir um scaneamento com resultado impresso.Minha opinião pessoal é que a luz acende, e o carro fica normal, por causa da péssima qualidade do nosso combustível.

    1. Olá Odair. Se for uma chave parecida com a do carro deve ser do imobilizador eletrônico. Deixe a chave do carro (só painel) ligado por 50 minutos (deixe uma das portas abertas para não travar com tudo dentro) e depois desligue e dê partida no motor. Se a luz apagar, o próprio carro codificou a chave. Se não vc deve levar até um chaveiro especializado em carros ou até a autorizada. Isso acontece muito quando o carro fica tempos parado ou pelo uso de uma chave reserva. Não é regra, mas acontece. Abraços e dê retorno.

    1. Se não for defeito de bateria, então são dois problemas bem distintos. Quanto ao farol, cada lampada deve ser verificada e depois os fusíveis, para então testar chaves e possíveis relés. Quanto a falha, se for de motor, velas e cabos devem ser testados. Combustível ruim também causa isso.

  24. Olá, bom dia .. Tenho um Fox motor 1.6 e ontem enquanto eu estava com ele parado porém ligado apareceu no painel a luz que no manual indica ser indicadora do sistema de escapamento (OBD), quando o carro entrou em movimento percebi que o câmbio começou a tremer MUITO e o carro começou a perder a força como se fosse apagar .. Estou sem saber o que fazer e onde levar para verificar tal problema se você puder me dar uma orientação agradeço muito, obrigada !

    1. Olá Odete. Muito provavelmente é problema no catalizador. É uma peça que trabalha no escapamento e serve para diminuir a poluição. Quando estraga acende uma luz, e quando entope o motor falha. Leve até uma loja de escapamento e peça um orçamento contando o que vc relatou aqui no site. Obrigado por participar.

  25. Tenho um Peugeot 206 1.6 16v 2002/2003. A luz da injeção eletrônica não apaga, já foi trocado a bobina ING, velas,feito limpeza de bicos e do corpo da borboleta. Mesmo assim a luz não apagou! Como saber qual é o defeito que está causando isso para que eu não fique gastando achando que o carro ta com problema de mecânica que pode me deixar na mão??

    1. Olá Carlos. Se o carro estiver rodando normalmente, sem falhas e consumindo o de sempre, então não existe problemas. O que temos reparado muito é que virou costume esta luz não apagar mais, principalmente nos carros mais novos. A conclusão que chegamos é que nosso combustível é muito ruim, com diversas misturas que antes não tinha. Peça um escaneamento com o resultado impresso para uma análise. Muitas vezes uma peça acusa defeito por causa da mistura ruim de combustível. É como se confundisse a central. Mas a luz pode ser apagada pelo Scanners, mesmo que provisoriamente.

  26. Boa tarde,Fernando.Há uma semana,escrevi para você relatando o problema da luz da injeção eletrônica ligada no painel.Fiz o que você recomendou,levei à concessionária,onde foi feito o Scanner,eles me disseram que a gasolina que eu colocará era de péssima qualidade,limparam os bicos injetores,e me disseram que quando o tanque estivesse vazio,eu deveria encher com V-power,mas como o tanque estava cheio,voltei com ele para São José dos Campos,onde moro.Após 5 dias de uso,a luz voltou a acender,aí,já com o tanque quase vazio ,fui a um posto e abasteci com V-power.É comum isto acontecer?O carro funciona normalmente,tem agora 300 quilômetros rodados e nem um mês de uso.O que me desanima é que tenho que levá-lo a uma concessionária que fica a 50 quilômetros de minha casa.Obrigado desde já pelas dicas,Parabéns pelos seus conhecimentos e um bom domingo.

    1. Olá Ronaldo. Sim, infelizmente tem acontecido muito isso. Alguns carros simplesmente não apagam mais a luz da injeção.Nosso combustível é muito ruim e com a crise piorou mais ainda.Se o carro estiver acedendo a luz,mas não falha, então o problema é quase sempre gasolina ruim.Isto tem acontecido muito com carros da Volks.

  27. Bom dia, comprei um kadett GL 2.0 97/97…e quando ele esta em funcionamento de um certo tempo a luz da injeção acende e continua acessa , o que pode ser?????

    1. Olá Fabiano. Somente um escaneamento feito por mecânico experiente vai obter um resultado preciso. Mas esta luz tem acendido muito por causa de combustível ruim, com muito álcool e água misturados.Isto acontece perincipalmente quando aluz acende e o carro parece normal, sem grande alterações no funcionamento.

  28. Boa Tarde

    Tenho um citroen Saxo de 2002, que está com essa dita luz acessa, será que adicionar um aditivo de limpeza de injectores e mudar de combustivel mais caro a luz apagará?

    Obrigado

    1. Olá Tower. Obrigado por participar no blog. O aditivo pouco vai influenciar. Mas o nosso combustível, principalmente o álcool, tem acendido esta lâmpada em quase todos os modelos brasileiros, principalmente nos carros Flex que variam muito a mistura. O principal sintoma disso é que a luz acende, mas o carro parece normal. Talvez apenas o consumo aumente exatamente por causa da ruindade do combustível. O que tem acontecido é apagar a luz com um Scanner e poucos dias depois ela acende. Experimente mudar de posto, ou abastecer apenas em um de confiança. E desconfie de combustível barato.

  29. olá Boa Tarde!
    Tenho um palio fire ano 2004 e há uns dias percebir que ele estava perdendo força e derrempe o o carro parou sem responder …. nao ligava na chave, nao buzinava ,nao dava sinal de alerta ou seja nao dava sinal nenhum, entao abri o capuz do carro e passei a mao nos fios da bateria e ele voltou a funcionar só que em seguida percebir que a luz da injecao e da temperatura ficam acendendo constatemente , o que poderia se r?

    1. Olá LU. Primeiro vc tem que consertar este mau contato na bateria. Observe se os cabos dela estão bem apertados. Depois deixe a chave do carro ligada ,sem acionar o motor, por dois minutos e olhe se o problema das luzes acabaram.(faça isso sem fechar a porta ou com vc dentro do carro para evitar o travamento das portas). O cabo negativo também tem que ser examinado na outra ponta, ou seja: na caixa de marca onde fica fixo. Ele costuma quebrar ali.Dê notícias sobre o defeito e obrigado por participar.

  30. Boa noite, tenho um novo prisma 2013, após troca da correia dentada quando o veículo passa dos 120 km a luz do sistema de injeção acende e as vezes só pisca, gostaria de saber se está relacionado ao combustível ou pode ter sido através após a troca da correia dentada. Grato.

  31. Olá meu amigo tenho um pólo 2004 fui trabalhar com ele quando cheguei em casa que fui sai de novo nele eu dava na chave e ele ficava engasgando sem pegar e ficava um barulho na engeçao mais não soube endentificar

  32. Boa noite amigo.
    Tenho um golf 2.0 GT
    Estou com um problema, esta acendendo a luz epc no carro e perco aceleraçao, ja foi feito bomba, limpeza do corpo borboleta, revisado sensores dos pedais e ate agora so me levaram dinheiro e nada resolvido. O carro as vezes funciona tranquilo uns 2 dias.
    Depois volta a falha, agora acendendo a luz da injeçao junto, teve dias que o acelerador ia ate 4000 rpm, hoje aconteceu e chogou somente a 1500 rpm
    Ja estou ficando quase louco.

    Estou usando etanol dos postos BR.

    Obrigafo pela atença

    1. Olá Luis. Experimente usar gasolina em vez de álcool. O que temos percebido é muitos defeitos pelo uso deste combustível devido as impurezas que existem nele. A luz acende, o motor fica maluco,e as vezes normal devido a variação da qualidade.

  33. Ola amigo tenho um alfa 164 24v ele ta com um problema que esta difícil de descobrir já troquei varias peças como bobina vela atuador entre outras mais mesmo assim nada passei o scanner e constou sonda lambda que também já troquei mais agora a luz da injeção fica acessa o tempo tudo tenho outra alfa só pra tira peca éo motor da outra está muito bom tirei pecas dela e pus minha mesmo assim nada será que pode ser bico obrigado

    1. Olá Marco. Se o carro estiver falhando, então a peça com defeito ainda continua no carro. Em 90 porcento dos casos que acusa defeito em lambda não é caso de troca desta sonda e sim combustível ruim, sem mistura adequada. Defeito no bico o carro vai falhar como se uma vela estivesse ruim e acusaria no Scanner.O que temos reparado é muitos defeitos devido a gasolina ruim, adulterada. E muitas vezes a luz da injeção não apaga. Procure a ajuda de um especialista em mistura de combustível de injeção.

  34. ola minha picape fiat estrada ta com a luz da injecao acesa direto o motor perde potencia se vc poder mim dar uma dica antes de trocar pessas fico mto grato falei para um mecanico ele logo falou q era o corpo de borboleta e ja mim deixou triste

    1. OLÁ David. O primeiro passo é mudar de combustível e de posto. Nossa gasolina está muito ruim e o uso do álcool está acendendo esta luz e alterando o motor. O resultado de um Scanner deve ser avaliado com cuidado, igual um médico faz com o exame de sangue. Nem sempre o defeito é o que sai escrito, mas consequência produzida por outra situação, principalmente mistura ruim de combustível

  35. Tenho um Siena 2002 tinha um furo no silencioso traseiro após eu soldar,o carro acende a luz da ingessao e nao acelera fica praticamente parando perde toda a força eu desligo e ligo ele volta ao normal,o que pode estar ocorrendo?fire 1.3

  36. Olá ..tenho um gol g5 carro estava normal até lavar o motor …ascendeu a luz EPC e de injeção notei tbm que está oscilando a rotação na lenta….o que faço? Obrigado

    1. Olá Fabiano. Muito provavelmente molhou algum atuador da injeção, talvez o sensor de rotação, que fica mais exposto. Normalmente normaliza sozinho, mas vc pode mandar sacanear e ver qual deles está acusando na central e em seguida secar as conexões dele. Outra possibilidade pode ser apenas coincidência e o combustível ruim deixou ele assim.Tem acontecido muito casos assim, Obrigado por participar.

  37. Amigos tenho um prisma 2007 flex motor 1.4 , quando esquenta acende a luz da injeção mas se desligar o carro apaga ai só acende quando esquenta de novo levei para passar o Scanner e nao consta nada de errado sera que alguém pode me ajudar ?

    1. Olá Juliano. Toda vez que esta luz acende fica obrigatoriamente registrado na memória o motivo disso acontecer.E eles podem ser vários, desde combustível ruim até sensor de temperatura de injeção com defeito. Mas o Scanner deve acusar qual é o princípio de defeito.

  38. Olá bom dia tenho um ômega 3.8 2009 a luz da injeção acendeu saberia me dar uma dica o que pode ser a causa carro muito bem com sua manutenção desde já obrigado

    1. Olá Wander. A resposta definitiva vem do rastreamento que deve ser analisado como se fosse de fato um exame médico. Nada pode ser levado ao pé da letra. Muitas veses é problema de combustível ruim, a não ser que acuse algo bem específico como bobina ou bomba.Se o carro estiver normal é um bom sinal mas não deixe de fazer o rastreamento.O custo pode variar muito.

  39. Boa Tarde!
    Sou proprietário de um Fox 2013 1.0 com 49.500km.
    Sou o segundo dono, estou com esse carro há duas semanas. Na mesma semana que peguei o carro, acendeu a luz de injeção.
    Levei no mecânico e fiz uma revisão geral, troca das correias, limpeza de bicos, troca de filtros de ar e combustível. Passando no scanner, constou como sonda lambda.
    Após dois dias a luz de injeção acendeu novamente.
    Desde a primeira vez que acendeu a luz, o carro não apresenta irregularidade alguma. Não falha, consumo normal.
    Passando no scanner novamente consta sonda lambda, porém o mecânico me mostrou que a sonda está funcionando normalmente.
    Estou abastecendo com álcool.
    Fico até desanimado, pois o carro está funcionando normalmente, super novinho, porém essa luz acesa me incomoda.
    O que pode ser?
    Obrigado

    1. Olá Tiago. Isso é simplesmente combustível fora dos padrões da fábrica.Tem acontecido muito e somente melhorando o combustível ela vai ficar mais tempo apagada.Experimente mudar para gasolina aditivada apenas como experiência e observe o resultado.

  40. Tenho um fox bluemotion 2014 quando liquei ele falhou mas pegou e depois acendeu a luz da injeção dai desliguei e liguei a luz voltou ao normal e andei normalmente o que poderia ser? Ele tava parado dois dias e tinha muito vento na minha garagem sera que tem alguma coisa haver com o ar oxigênio

  41. Ola..tenho um gol g6 e estava andando quando parei no sinal e senti q a rotaçao do motor mudou e a luz da injeçao ascendeu piscou e apagou..oq pode ser?

    1. Olá emerson. Somente com o escaneamento se vai ter certeza do problema. Mas ultimamente o grande vilão que faz esta luz acender é combustível ruim, principalmente o álcool.Nossa gasolina também está muito adulterada.

    1. Olá Adilson. Infelizmente é um problema crônico dos dias atuais e o grande vilão tem sido nosso combustível (na maioria das vezes). Antes de sair trocando peças, pois o escâner vai pedir isso, experimente mudar de combustível. Use mais gasolina aditivada ou de um bom posto e evite o álcool se o seu for um carro flex. Temos visto relatos entre colegas que em muitos casos a luz acende e apaga constantemente dependendo do estado do combustível.

  42. Tenho um Fox 04/05 à 3 semanas acendeu a luz de EPC e predeu a força, levei no mecânico e trocou embreagem e velas, e abasteci com gasolina aditivada, porém hoje coloquei gasolina comum e a luz acendeu novamente e perdeu a força. O que pode ser?

    1. Olá Gabriela. Obrigado por participar. Tem acontecido muito o que vc relata com os carros da Volks. Quase sempre é gasolina bem diferente da especificada pela fábrica. Ou seja: nossa gasolina é muito ruim. Tente novamente a gasolina aditiva da Shell. Mas também seria bom escanear o carro novamente para descartar algum problema novo. Tenha em mente que o resultado do Scanner é igual a um exame de sangue e deve ser analisado também em cima de possíveis causa externas. Muitas vezes uma peça não funciona direito porque a injeção simplesmente não consegue regular o carro devido a gasolina ruim.

  43. Boa noite, tenho um Logan 2011 hiflex, ele vem apresentando certos ” estalos ” e acendendo a luz de injeção, o carro perde um pouco das forças e sinto q no acelerar aumenta os estalos, quando acende a luz eu paro desligo ele, logo em seguida arranco novamente e ele fica normal, depois de uns 8 km rodados valta a acontecer tudo de novo. Pode ser algo muito sério ?

    1. Olá Edinei. Obrigado por participar. O primeiro passo é verificar os cabos de velas. Pode ser que algum esteja “pulando” centelha em determinada situação. Peça um mecânico que faça os tetes em todas as situações, com o carro frio e quente.

  44. Tenho um golf 2004 generation e quando saio em viagem ando uns 60Km e o motor começa a dar umas engasgadas sendo que em algumas situações chegaa acender a luz ECP no painel que em seguida apaga porém em alguns casos quando o motor está muito quente chega a apagar o motor mas liga com nova partida sendo que já troquei o sensor de rotação, cabos de vela e bobina também foi passado o scanner e nada foi detectado bem como solicitei um scaneamento completo no sistema elétrico o qual não acusou nada… não sei mais o que fazer, alguém tem alguma dica??

    1. Olá Cristiano. Tente mudar o combustível que vc`está usando (ou de posto).O que temos reparado, principalmente nos carros da Volks, é este defeito por causa de combustível ruim, a central não conseguindo fazer a mistura adequada. O EPC acende por mistura errada. O fato dele apresentar defeito estando quente pode ser sensor de temperatura para injeção informando erradamente que o motor está muito quente. Algumas centrais “apagam” o carro para preservar o motor. Seria uma possibilidade.

  45. Boa noite, bem o meu problema iniciou depois de uma troca do tensor e correia do alternador… bom ascende a luz e ele perde totalmente aceleração (não responde o pedal), nas retomadas de aceleração ele engasga (falha), ta andando em 3ª, tirou o pé é como se tivesse pisado no freio, o carro ta (amarrado), troquei uma bobina que conforme o mecânico apresentava falha, melhorou um pouco, mas ainda falha e do nada ascende a luz e perde aceleração. Já foram verificados bicos, corpo de borboleta, regulagem de válvulas, velas trocadas, bobinas, sensor de temperatura, chicote e central… apesar disso não encontram o problema… bem sempre apresentava falha aleatória nos cilindros 1234 e falha de ignição… agora depois da troca das 4 bobinas para teste, ele apresentou falha aleatória nos cilindros 2 e 3 e falha de ignição… o carro uma vez apagou a luz quando coloquei gasolina (podium), mas quando retornei a gasolina aditivada normal ele falhou… por favor me ajude, ja se passam 2 meses e meio nesse dilema! Os mecânicos não acham o problema…

    1. Olá Rafael. bem sugestivo o fato da luz apagar com gasolina especial. Como a grande maioria dos problemas de injeção tem sido por combustível ruim, (álcool jamais!) Eu sugiro que experimente por uns tempos a tal gasolina pódium e observe se vai solucionar. Algumas centrais simplesmente não conseguem fazer a mistura de qualquer gasolina. Envie também o modelo e ano do carro. Abraços.

        1. Fique atento com resultado do Scanners. Peça uma cópia impressa. (todos os scanner fazem cópia e é um direito seu). Interessante o caso ter acontecido depois de mexerem no alternador. Vá até uma oficina e peça para observarem a carga do alternador e se algum componente ficou desligado pelo serviço. Seria uma tentativa. Pelo visto o carro também melhorou com a gasolina podium. Temos reparado isso aqui em outros carros. Vale a pena tentar usar somente esta gasolina apenas para comprovar os fatos.Muitas vezes o mecânico desliga a bateria para mexer no alternador. Isso pode ter desregulado a central.Verifique no seu manual se ele adverte sobre desligar a bateria sem uma de apoio.Tenha um pouco mais de paciência, pois há de ser descoberto a causa e o defeito. Muitos tem passado por este problema. Em alguns caso a luz simplesmente não apaga mais! Mas o carro funciona normalmente.

  46. Tenho um cruze 2012 e a luz da injeção está acessa, já troquei a sonda lambda 2 que fica no cano de descarga, pois o scanner mostrou problema nela, coloquei uma universal, mas dois dias depois voltou a acender e o escapamento faz barulhos de pequenas explosões. Se realmente for a sonda essas explosões vão parar ?

    1. Olá Rodrigo. Quase sempre quando o Scanner acusa sonda lambda é problema de combustível ruim ou catalizador entupido. Experimente priemiromudar o tipo de combustível, talvez usando uma gasolina podium, por exemplo.

  47. Tenho um Fiesta Sedan 1.6 Flex completo, já troquei as duas sondas lambda, a luz da injeção apagou mas acendeu de novo, qual pode ser o problema agora?

    1. Olá Luis. É muito difícil uma sonda desta estragar, ainda mais duas vezes. A não ser quando sua fiação derrete em partes quentes do carro. Na maioria das vezes que o Scanner acusa defeito na sonda, a causa disso é mistura ruim de combustível ou catalizador ruim. No primeiro caso dois conselhos: não use álcool, e passe a usar uma gasolina tipo Pódium. Faça isso e observe se a luz vai apagar. No caso do catalizador, leve o carro até uma loja de escapamentos (de sua confiança) e peça para examiná-lo. Abraços e sucesso por aí.

  48. Boa tarde Fernando, estou com um grande problema no C3, acende a luz de injeção eletrônica causando uma falha intermitente no acelerador ou freio que fica sem funcionar, tenho que desligar o carro e ligar novamente para voltar a funcionar, porém a luz da injeção continua acesa. Levei no mecânico e o erro que está aparecendo no Scanner é corpo de borboleta, porém já troquei duas vezes o corpo de borboleta e não adiantou. Você pode me dar uma opinião do que pode ser?
    Obrigada

    1. Olá Carmen. Com certeza não é corpo de borboleta. Muitas vezes o defeito acusado é por um outro motivo, como entrada de ar no corpo ou o mais comum hoje em dia: combustível ruim. A central não consegue fazer a mistura dentro dos parâmetros aceitáveis para qual ela foi programada. Daí algumas peças não funcionam (como o corpo) e o Scanner acusa defeito nele. Não troque novamente esta peça. Na maioria dos casos que aparecem aqui, a troca do combustível melhora ou resolve o problema. Pelo visto quando a luz de injeção do seu carro acende, o motor desliga e por isso a aceleração fica inexistente e o freio também, pois ele precisa do motor funcionando para também funcionar. Experimente usar uma gasolina tipo Podium ou outra especial e repare se o carro vai mudar o comportamento. Não use álcool combustível.

  49. Olá Fernando.tenho um Ford Focus 2013 automático.cheguei em casa com o carro é meia hora depois quando fui sair o carro não ligava mais…o painel não acende e não liga no botao de Power….VC já teve algum caso desse????

  50. Olá Fernando boa noite!
    Tenho um Peugeot 206 1.0 2001, o que está acontecendo é essa maldita luz da injeção que acende no painel, mas só quando pego trânsito ruim (engarrafamento) aí o carro perde totalmente a força me obrigando a parar, depois fe cinco minutos ligo o carro ai fica normal, mas seu pegar engarrafamento de novo ai acende dr novo.
    Levei pra passar o aparelho é o mecânica me disse que o meu modulo ja tinha sido muito mexido, ai ele tirou o modulo para fazer o reparo nele , isso pode acontece , isso já tem quinze dias e mada.
    Se puder me ajudar te agradeço desde já.
    Obrigado!

    1. Olá André. Sim pode acontecer.Mas também como acontece em trânsito muito parado , o carro pode estar enviando sinal de superaquecimento para central e ela entra em estado de emergência pra não danificar o motor. Outra possibilidade é alternador dando excesso de carga.Seriam solução mais simples. mas é fato que, devido ao nosso combustível muito ruim, a centra da uma pirada. Evite usar combustível suspeito e opte por uma gasolina tipo premium nem que seja para um teste. Abraços e sucesso no reparo do seu carro.

      1. Olá Fernando boa noite!
        Já se vão quase três meses nessa agunia , já levei em outra oficina mas ninguém descobre o que está acontecendo, a última oficina passou o scanner e o meu carro ligado ele acusa que tá desligado, o mecânico falou que o meu painel está com algum problema é que tenho que trocar, pode ser isso mesmo.

        1. Olá André. Faça o seguinte: procure uma oficina de preferência que trabelhe somente com carros da Peugeot ou franceses. Daí peça para que façam um teste no carro com outra central. Não saia trocando peças sem uma garantia de conserto. Acreditamos que seja um problema de central ruim ou sem aterramento.

  51. Olá Fernando
    Tenho um ford focus 06/07 1.6 8v
    ele esta ascendendo essa luz da injeção
    mandei passar o scanner
    mas ainda continua acesa so que quase não da pra ver
    as vezes a luz da bateria acende e depois apaga (porém está nova)
    o mecânico falou que pode ser o alternador que esteja com problema
    mas no scanner não identificou problema no alternador
    levei em outro mecânico ele indentificou um problema no tensor e a correia grita quando está chovendo
    vou fazer a troca da peça completa com o suporte
    você acha que pode ser esse o problema ?

    1. Olá Lucas. Quando a luz da bateria acende no painel isto significa que naquele momento a bateria não está recebendo carga do alternador,o que bate com a informação do mecanico sobre o tensor.Ele fica bambo e a Correia patina,fazendo o alternador carregar menos.Quanto a luz da injeção,se o motor estiver normal , muito provávelmente é combustível ruim .Tem acontecido muito isso. O alternador carregando pouco também pode fazer a luz da injeção acender.Abraços e obrigado por perguntado

  52. Olá Fernando
    então, outro detalhe que tenho notado no focus é barulho parecendo um grilo vindo do capu
    esse barulho é mais constante quando estou trafegando em ruas esburacadas
    bem provável que seja do tensor com problema certo ?
    e em relação a bateria, ela normalmente acende no painel quando estou com o ar ligado
    olhei agora pouco no detalhe do tensor
    e reparei que a correia está com as bordas marcadas e na parte do tensor a beirada está um pouco pra fora do tensor
    Obrigado pela força
    Sou de Manaus

  53. Boa tarde, Bom sou Marcos tenho um Classic 2012, a uns 3 ou 4 meses a luz da injeção acendeu e não apagou mais. Porém, o carro não mudou nada. Liga normal, não falha, não me deixa na mão, porém com o passar do tempo notei que o mesmo estaria consumindo um pouco mais! Resolvi então levar em um mecânico, e como já havia pesquisado, temia ser a “famosa” sonda lambda. Deixei o carro em uma mecânica conceituada da cidade e com algumas horas o mecânico me liga e diz: Tem que trocar sonda lambda, velas e cabos de velas. Ok, concordei com a troca, pegando então o carro no final do dia. Com dois dias a maldita luz voltou a acender. Levei lá e o mesmo passou o scanner novamente e regulou a mesma sonda. Com passados mais dois dias, novamente a luz acendeu. Retornei lá e ele me disse que a sonda que ele trocou por não ser original poderia ter vindo com defeito de fábrica, sendo assim trocada novamente por uma original GM. Tudo bem, voltei embora com o carro, porém passado mais dois dias, lá estou eu de novo com a luz acesa e retornando no mecânico que indignado colocou a sonda que estaria trabalhando no carro dele sem problema algum. E adivinhem o que aconteceu? A luz está acesa novamente. Liguei hoje para o mecânico e ele me disse que poderia ser catalizador. Mas daí a pergunta que eu lhe faço. As peças que ele trocou seriam sem necessidade? Porque pelo que eu vejo ele está mais perdido que eu nesse caso. Teria uma ideia do que seria o verdadeiro defeito? Pois só quero um carro “redondinho” e com um consumo adequado para poder andar. Detalhe, já gastei R$600,00 nessa brincadeira.

    1. Olá Marcos. Dificilmente uma sonda lambda estraga. A não ser que seus fios queimem em partes quentes do carro ou ela seja realmente muito antiga. O que está acontecendo com seu carro acontece com muitos: Combustível ruim. A sonda é umas das responsáveis pela mistura adequada do combustível. Antigamente os carros eram carburados e o mecânico fazia esta mistura manualmente mexendo em alguns parafusos. Como não existiam “luzes” para vai acender, acontecia o que vc percebeu: o carro gasta mais combustível. Então voltava-se no mecânico que dava mais uma regulada. Nos carros modernos, injetados, não existe está possibilidade. Apenas podemos zerar a memória, mas em poucos quilômetros rodados a sonda não consegue fazer a mistura e a central acusa acendendo a luz no painel. Eu sugiro que vc use uma gasolina tipo premium e observe se a luz vai apagar ou o consumo melhorar. Álcool nem pensar. Abraços e sucesso.

    2. Marcos… Eu tava com um problema parecido com o aviso da injeção. Levei o meu Xsara Picasso numa oficina especializada em Franceses. Depois de três frustadas tentativas o Scanner detectou o bendito problema: um dos injetores estava com falha. Com isso, fazia a luz acender, e o carro perdia potência e o consumo aumentava drasticamente. Fiz a substituição do bico injetor e deu tudo certo. Se não fosse o Scanner, eu ainda estaria com esse pepino e sem mais cabelo para arrancar.

  54. Olá boa noite! Tenho uma space fox a luz da injeção não sei mais o que faço. Já troquei cabo velas . Não tem mecânico q faça a luz não acender. Passam o skaner apagam a luz volta acender. Moral eles dizem eles n acham solução pro código de erro

    1. Olá helio. Isto tem acontecido muito, principalmente com a linha da Volks. Mas antes de gastar dinheiro trocando peças, use uma gasolina especial, tipo a premium , por alguns dias e repare se a luz vai apagar ou acender menos. pode não ser o seu caso, mas este número exagerado de veículos acendendo a luz de injeção é algo mais recente e que deixa o combustível suspeito. Alguns tem trocado e obtendo bons resultados. A mudança constante de combustível (álcool/gasolina ou somente um e de repente troca-se por outro) tem confundindo as centrais da injeção.

  55. Oi Fenando, eu tenho um Peugeot 407, quando eu tentei liga-lo não consegui. E vi que o sinal de problema na injeção estava aceso. Percebi-se que o motor de partida tenta rodar mais ele não consegue e desliga tudo. Tem como dar um jeito pra eu leva-lo na ocifina? O que eu faço?

  56. Bom dia,eu acabei de comprar uma tucson 2.0 seminova,e ela da leves trancos contínuos na aceleraçao,e ontem a luz da injeçao acendeu por 2 segundos e apagou umas 2 vezes.Os trancos,parecem como se estivesse falhando com combustível ruim,mas eu abasteço a 3 anos no mesmo posto,e sempre coloco gasolina aditivada,e nunca tive problemas anteriores.
    Teria alguma ideia do que possa ser?

  57. Boa tarde! Tenho um Peugeot 206 ano 2007 e estou com um problema a meses e nem mecânicos e nem eletricistas descobrem, se alguém puder opinar agradeço.
    A luz de Injeção acendeu e o carro ficou sem potência, sendo que em subidas que andava em terceira precisei colocar primeira, porém o carro estava andando. Levei no mecânico e no scaner apareceu falha no cilindro. Trocamos bobina e fez uma limpeza e nada. Levei na auto elétrica deu falha de ignição. Voltei no mecânico ele fez outra limpeza, verificou sensores e conectores, enchi o tanque com alcool e piorou tudo. Começou a falhar mais ainda e a luz não apagava de jeito nenhum. Trocamos as velas e o carro ficou ótimo. Porém agora acende a luz mas o carro não falha e nem perde potência. Percebi que sempre quando passo em trepidação a luz acende. Já pensei em tudo, mecânico não sabe o que mexer, eletricista também não, por eles troco tudo no carro. Se alguém tiver um palpite agradeço. Obrigado.

    1. Olá André. Me parece que as velas solucionaram o problema. O que vc deve fazer agora é pedir para limpar a memória da central e esperar acender de novo e aí sim escanear para ver o que acusa. Muito provavelmente é mistura de combustível ruim.

  58. Bom dia,Fernando,como vai?Sou Ronaldo,dono do Aircross 2016 ,cuja luz de ignição acendeu aos 32quilometros e 3dias de uso.Como me comuniquei. Com você. em 6 de março pela segunda vez,esperei passar todo esse tempo para ver se a concessionária. Citröen havia mesmo resolvido o problema.E resolveu mesmo,a luz não. mais acendeu.Obrigado. pelas dicas e um bom domingo para você.

  59. Tenho um Celta 2003 vhc, ele pisca por duas vezes a luz da temperatura e na sequencia a luz de injeção após desliga em movimento ou falha tipo batendo as valvulas… a tempos atras fiz aterramento no motor, resolve por um bom tempo, mas retornou tudo novamente.

    1. Olá Dassaeev. Primeiro passo é escanear o carro para ter certeza se é o mesmo defeito. Mas o aterramento pode ser revisado, pois o Celta tem este tipo de problema. Fique atento a temperatura real do motor quando esta luz acender.

  60. Boa-tarde, Fernando! Tenho um novo uno atractive e ontem ao ligar o carro a luz da injeção acendeu, e ficou acesa até chegar em casa e na garagem senti um cheiro de algo, tipo uma fumaça ou queimado ( não sei especificar). Desliguei o carro e mais tarde liguei e não apresentou o problema, porém o cheiro continua, como se fosse uma fumaça o queimado. Pode me ajudar? Parabéns pelo site.
    Grata, Sueli.

    1. Olá Sueli. Pode ser mistura ruim de combustível ou até algum fio que começou a estragar, encostando em partes quentes do motor. O certo é levar até uma oficina e pedir para procurar a causa deste cheiro. Quando esta luz acende, fica registrado o motivo na memória do computador do carro. Isso também deve ser verificado com equipamento para injeção eletrônica. Obrigado por participar.

  61. Tenho um prisma joy 2007 flex.Quando eu uso álcool na hora de ligar o carro demora muito a pegar, de manhã quando vou fazer a primeira ligação do carro ele só vai pegar na terceira partida.O que seria ??

    1. Olá Dario. O álcool é um combustível que realmente deixa a primeira partida pesada. Para isso existe o reservatório flex, onde colocamos gasolina. Verifique se ele está vazio.Pode ser isso. Obrigado por participar e abraços.

    2. Fernando obrigado pela resposta,mas não é isso eucheguei trocar a gasolina do reservatório por uma nova e mesmo assim não adiantou!

  62. Olá, tenho um Gol 1.0 2011. 2 meses atrás a luz da injeção acendeu e o motor perdeu um pouco de rendimento. Levei o carro na oficina e foi trocada a bobina e o carro voltou a andar normalmente. 1 mês depois, a luz voltou a acender e levei o carro novamente na oficina (dessa vez não houve perda de rendimento do motor) e foi detectado um problema na sonda pós-catalisador, que foi trocada. Depois de 3 semanas, voltou a acender a luz (sem perda de rendimento do motor) e o scanner acusou problema na sonda pré-catalisador, que também foi trocada, juntamente com cabos de vela e velas. Isso aconteceu semana passada e agora a luz voltou a acender, embora o carro não tenha perda de rendimento aparente, e dessa vez ainda não fui em nenhuma oficina verificar o problema, algum palpite do que possa estar ocorrendo? Obrigado

    1. Olá Bruno. Obrigado por participar. O que temos verificado é que esta luz tem acendido, da maneira que vc explica, muitas vezes por causa de combustível que o carro não consegue fazer a mistura.Ou seja: a injeção ficou mais sensível ao atual combustível e as fábricas estão aumentando as margens dos parâmetros para a luz acender menos. Como não perde o rendimento, experimente usar outro tipo de gasolina, de outro posto e observe. Abraços.

  63. Olá meu amigo, Mãos ao Auto!
    Assistindo os seus vídeos e comentários, achei muito interessante e importante o conteúdo publicado.
    Parabéns pela iniciativa. Sucesso em sua carreira ,Fernando Ivanenko!
    Abraços, Jadir B. Mendes

      1. Olá Fernando, Boa noite!!!
        Tive um problema no meu carro, Pegeout 206 Selection 1.0 16v. 2002 gasolina, após lavá-lo, ele funcionou, mas; falhando e dando tiros. Em seguida ele apagou, logo depois; ele voltando à funcionar e morreu e, não funcionou mais! Dai fizemos uma busca minuciosa no carro e, verificamos que não tinha corrente elétrica no sensor de rotação, na bomba de combustível, bobina, velas e nem pulsava gasolina nos bicos injetores. Então flagramos que: a bomba de combustível queimou. Fizemos a troca da mesma e por surpresa o carro não funcionou! Voltando na busca do problema depois muita dor de cabeça, achamos um fusível da caixa SIEMENS BSM – B2 ,
        POSIÇÃO F 18, COM SUA BASE DERRETIDA E TRILHA QUEIMADA. O interessante que o dito fusível que lá estava, era de 40 amp , ficando bastante avariado, mas, não queimou. Achei uma surpresa! Diante disso, preciso de uma caixa para substituir a danificada, marca SIEMENS BSM – B2. Gostaria que me ajudasse, me informando ou me conseguindo uma peça dessa. Abraços!

        1. Olá jadir. Tal caixa pode ser encontrada usada, ou mesmo ser consertada por eletricista habilidoso.Mas devemos descobrir porque a trilha queimou e o fusível não. Isto é sinal de saturação no circuito. Talvez tenha sido a própria bomba. Mas não deixe de trocar o relé dela, filtro, e de conferir a potência do fusível no manual.

  64. boa noite, tenho um nissan tiida 2011, e quanto tento ligar ele frio, ele fica falhando e a sua luz da injecao eletronica ta acesa, antes acendia e apagava, agora so fica acesa.

    1. Olá Rodrigo. Isto tem acontecido muito por causa da qualidade da nossa gasolina. Sugiro um escaneamento para saber o motivo da Luz acender e usar uma gasolina especial,se vc ja não usa.Álcool nem pensar. Abraços.

  65. Boa tarde comprei um VW Polo 1.0 do ano 2000 ontem e as vezes oiço 3 bip…e não sabia o que era porque no quadrante estava tapado com uma fita cola preta no lugar da luz do Check e do oléo, o homem que vendeu me foi espero e não reparei…sabe me dizer mais ou menos que problema é esse? Cumprimentos

    1. Olá Hendy. Vc deve levar o carro a uma oficina. A luz check e óleo exigem uma apuração sob risco de possíveis prejuízos mais sérios. Pode ser óleo baixo, falta de lubrificação no motor, ou apenas defeito nas luzes e seus sensores.Mande verificar.

  66. Olá
    Tenho uma Spin LTZ automática e está acendendo a luz da injeção e com isso o carro perde a força e a marcha não troca ele fica sempre na mesma marcha.
    Já passei 2x no computador. Já troquei as velas, os cabos, as correias, os bicos , TBI e o filtro de combustível. O que será tal problema?

    1. Olá Márcia. O resultado do computador é essencial para uma avaliação. Eu sugiro uma segunda opinião de oficina especializada em injeção e de confiança, pois a tendencia é sempre a troca de peça, muitas vezes sem necessidade. Uma tentativa que vc mesmo pode fazer (se já não faz) é usar combustível aditivado, tipo uma gasolina premium. Álcool jamais e evite misturar os dois combustíveis. 90% dos casos que esta luz acende, e tantas peças são trocadas, é problema de gasolina ruim, como a nossa.

  67. Bom dia.

    Tenho uma palio atractive 2012 modelo 2013, na sexta feira dia 29/04 ele ligava o motor amis não dava para acelerar e a luz da injeção ficava acesa, levei em uma mecânica e acusou problema no corpo de borboleta, foi arrumado porem no final do dia quando peguei o carro e estava indo para casa a luz da injeção acendeu novamente quando estava pegando velocidade com o carro, porem ele continuou funcionando normalmente, levei na mesma mecanica, eles mexeram de volta e novamente indo para casa aconteceu este problema. oque pode ser? as duas vezes a luz acendeu na hora da retomada de velocidade.

    1. Olá carlos. Parece que melhorou, mas não resolveu a situação. É preciso ver o resultado do Scanner e analisar outras possíveis causas, como sensor de rotação, alternador dando excesso de carga. Outro fato muito comum é a mistura que costumamos fazer de combustível o que pode alterar continuamente a regulagem que a central faz.Normalmente, quando a luz acende e o carro continua normal, é problema com combustível que altera a central dando resultados fora do padrão que a fábrica colocou nesta central. De qualquer maneira vc deve escanear o carro novamente e saber o porque da luz ter acendido.

  68. Ola estou com um problema muito grande de alto consumo. Meu veiculo é um palio fire 2001 e estou fazendo de 4 a 6 km por litro! Inacreditável. Estou suspeitando de alguns sensores como Tps (sensor de posição da borboleta) Sonda lambda (Sensor de oxigenio), e sensor de temperatura do liquido de arrefecimento. Por favor me deem algumas dicas.

    1. Olá Diego.Obrigado por participar. Primeiro confira o tipo de combustível que vc está usando. Jamais misture os dois, sempre ou use apenas gasolina, ou álcool. A mistura dos dois tem aumentado o consumo. O álcool por si só já é gastador. Quanto aos sensores que vc citou, peça um escaneamento para ver como eles estão atuando no seu carro.

  69. Olá, estou com um problema algum tempo no meu Paio Fire Economy 2011/2012, durante uma viagem a luz de injeção começou a piscar e depois parou, só que agora quando estou na rodovia e ultrapasso a velocidade de 100km/h a lu de injeção começa a acender e normalmente perde força e tenho que desligar e ligar novamente o carro.
    Já levei em um mecanico, ele fez testes trocou bobina, velas, mais não resolve o problema, e só aparece quando ultrapassa a velocidade de 100km/h, gstaria de saber se consiga resolver esse misterio para mim.

    Obrigado

    1. Olá André. peça para verificarem os pinos da tomada do corpo de borboleta. Eles costumam afrouxar e quando o motor trepida (velocidade alta, por exemplo) o carro perde aceleração e acende a luz da injeção, voltando ao normal depois de desligar e ligar. Se for este o caso, o conector tem que ser trocado. Dê retorno para continuarmos um diagnóstico. Abraços.

  70. Olá amigo Fernando, possuo um Renault Logan 1.0 16v 07/08 manual, de um tempo pra cá o carro está perdendo força e mesmo eu acelerando até o limite o mesmo não responde em imediato, porém quando responde é dando um grande tranco e treme tudo se vacilar morre, já não consigo mais confiar até mesmo em fazer meia embreagem num declive devido a essa resposta do acelerador, ao liga-lo pela manhã o mesmo mantinha o giro na faixa dos 700 à 900 rpm, porém depois de alguns minutos ligado o giro começava a cair indo pra casa dos 400 à 500rpm, até aí tudo bem pq pelo que entendi antes de eu comprar o carro o antigo dono abastecia o carro com alcool quase sempre, desde que peguei comecei a abastecer com gasolina e notei que no alcool essas falhas são bem menores, levei numa oficina e o mecânico passou o scanner onde acusou “sensor de oxigênio anterior ao” o mecânico me explicou que o meu carro possui duas sondas lambdas e a que acusou seria a anterior ao catalisador, ele apagou a falha e troquei a sonda, aproveitei e pedi para fazer uma limpeza no TBI e desentupi o suspiro que havia entupido e vazava óleo pra caixa do filtro de ar, o carro ficou melhor na primeira semana, porém na semana seguinte retornaram as falhas, e agora ao ligar pela manhã o mesmo não segura marcha lenta, liga normal segurando giro nos primeiros minutos na faixa de 700rpm e vai descendo até 100, tremendo tudo e se eu ligar os faróis por exemplo ele morre, notei que começou a sair uma fumaça branca pelo escapamento com odor forte de algo como uma mistura de gasolina e óleo, não consegui ainda identificar, ontem a noite abri o capô e notei óleo ao redor da tampa de válvulas, procurei ver de onde estava vindo e ví que saia do corpo de borboleta passando pra caixa do filtro de ar, porém estava escorrendo pela junção, ou seja o suspiro entupiu novamente, troquei o óleo a pouco tempo, filtro de ar, filtro de combustível, sensor MAP, filtro de óleo, mandei olhar velas e estão boas, e bobina também, o mecânico foi até a minha residência com o scanner e acusou novamente a mesma sonda, fez os testes nos sensores via scanner, a luz da injeção estava acesa e após ele apagar o erro ela apagou, ao ligar o carro ele apresentou essa ultima falha que chega ao ponto de não manter mais a lenta.

    1. Olá Erick. Sugiro verificar o estado do catalizador, pois é dali que a sonda pega as informações e ele pode estar entupido. Se com gasolina o carro piora, é sinal que a central está travada apenas na regulagem deste combustível. Também peça ao mecânico para verificar o estado da tomada do corpo de borboleta, carga do alternador e bateria. Abraços e dê retorno para continuarmos um diagnóstico.

  71. Olá Fernando! Vc sabe se o problema da sonda lambda de um carro, é igual a de uma moto Fazer 150 SED FLEX ano 2014? A quase um ano vem acendendo a luz da sonda, levei-la a concessionária onde comprei-la e fiz a troca da mesma. Porém o problema ainda continua. Grato se vc poder me ajudar.

    1. Olá Claudiran. Creio que sim. Nos carros elas acendem a luz da injeção por combustível ruim ou por catalizador entupido. Aliás, está uma epidemia de luz de injeção acesa. Quando não é algo específico (e acusar sonda quase sempre é por outra causa) eu sempre penso na central “pirando” por não conseguir a mistura especificada pela fábrica. É como se a central travasse em uma determinada mistura fora dos padrões e a luz não apaga.

  72. Olá boa noite.. Tenho um Fiat uno smart Mille.Hj ele funcionou normal dr manhã..a tarde fomos sair e ele não ligava..Batia a chave e só dava um barulho e nada de ligar e a luz da injeção está vermelha.. O painel acende..a luz do carro o pára-brisa..O som..só que porém o carro não liga..só um barulho e depois nada oque pode ser?? Desde já obrigada

  73. Ola estou com um problema tenho um gol g5 viajei nele passei em posto e abastecimento foi feito com álcool , só q DPS de andar alguns km o carro começou a falhar mal andava e acendeu a luz da injeção, tiramos td álcool e colocamos gasolina pq algumas pessoa me falou q era só colocar gasolina e colocar aditivo coloquei e estava voltando de viagem o carro acendeu a luz de novo e começou a falha e quando parado em macha lenta sai muita fumaça e andando n tinha muita força td hora tinha q encosta e espera os carro me ultrapassar por favor me ajude a saver o q pode ser!

  74. Bom dia, possuo um KIA MAGENTIS EX 2.0 2009, ontem notei que a luz de injeção ligou, o que poderia ser?
    Fiz a revisão dele a 3meses, trocado óleo,filtro de óleo,filtro de ar,filtro de combustível e filtro de cabine.
    O que poderia ser?
    Abasteco sempre aditivada e no mesmo posto desde que comprei

    1. Olá Ramon. Apenas o Scanner vai dar uma pista do defeito. Muitas vezes o problema é sempre no combustível. Mas como vc usa gasolina boa pode ser algum atuador que deu defeito. Mas de qualquer forma verifique se o catalizador do carro está entupido.

  75. Boa noite tenho um agile 2011, a luz da injeção ta acesa, levei na agência autorizada, e trocaram o sensor da embraiagem, andei alguns km e a luz acendeu de novo, o que devo fazer agora?

    1. Olá Mari. Vc pode voltar pedindo garantia do serviço ou ir até uma oficina de injeção para saber porque esta luz acendeu novamente. O que tenho visto muito é ests luz acender por combustível ruim.Mas apenas o computador da Oficina vai dar uma resposta.

      1. Ela acusa a embreagem, já levei em 2 e deu a mesma coisa, hoje levei na autorizada que trocou o sensor, mas não resolveu, ela não atrapalha, ma s fica acesa preciso resolver

        1. Veja bem Mari. Tem acontecido muito isso com seu carro: o pedal da embreagem fica desalinhado em relação ao do freio e a luz acende. (o pedal de embreagem tem que trabalhar a zero graus)Para corrigir, peça a um mecânico para alinhar este pedal regulando o cabo de embreagem. Depois disso ele deve resetar a memória de novo. NÃO TROQUE O SENSOR NOVAMENTE! Sucesso para vc.

          1. Então repare vc mesma se o pedal de embreagem está alinhado com o do freio. Se não estiver leve em outro mecanico e apenas peça paraele regular a embreagem deixando os dois pedais alinhados. Não tem sentido duas peças idênticas apresentar o mesmo defeito. Outra possibilidade é defeito ou má instalação no local no pedal de embreagem onde fica este sensor.

  76. Ola Fernando, tenhobum gol g5 rallye 1.6 8v e acendeu a luz da injeçao. Levei ate uma oficina de confiança e o scanner acusou codigo restrito e apontou q o sistema estava ok. O mecanico fez um reset para ver se voltava a acender e voltou, novamente foi escaneado e acusou o mesmo codigo restrito. O veiculo nao tem alteraçao para nada, desempenho, consumo, retomada. O que pode ser?

      1. Obrigado, vou fazer o teste co o a Vpower. Ja escaneie 5 vezes para fazer um acompanhamento, foram mais de 1000 km rodados e o veiculo mão tem nenhuma alteração em desempenho, retomada, consumo e todas as partes rastreadas estão funcionando normalmente.

  77. bom dia, tenho uma viatura mercedes classe C, 2.2 , e ontem estava andando normalmente e de repente me acendeu a luz com esse tal motor ( luz da injecçao), eu queria saber o que pode ser, se é uma coisa grave, qual a peça que tenho que substituir, porque nao percebo muito acerca disto.

    obrigado aguardo resposta.

    1. Olá Catarina. O único jeito de saber o defeito é com um computador automotivo. Você vai ter que ir até um oficina edpecilizada em injeção eletrônica. Pode ser uma apenas combustível ruim, mas também pode estar começando um defeito em alguma peça importante. Lembrando que o sistema de injeção tem muitas peças

  78. Bom dia, semana passada pedi uma ajuda porque a luz de injeção do meu carro Palio Fire Economy 2011 esta ascendendo sempre que passo de 100km/h, e deu a sugestão de ver os pinos do conector do corpo de borboleta, mais então como havia dito no carro já foi trocado as velas, a bobina e agora colocou outro corpo de borboleta e nada desse problema desaparecer, não sei mais o que fazer, nada resolve faz toda vez tem que trocar alguma coisa e não some esse problema, gostaria de saber se tem algum outra solução que possa me ajudar a ver se soluciono esse problema , não consigo andar em rodovia sem que passe de 100km/ e o carro perde a aceleração e morre.

    1. Olá André. O plug foi do corpo de borboleta foi examinado? Não tem sentido um corpo de borboleta novo apresentar o mesmo defeito do antigo. SE vc souber onde está o tal plug faça o seguinte teste: ligue o carro e mexa nos fios dele e no próprio plug e observe se a aceleração vai cair. O alternador também deve ser medido com o giro do motor alto. Se houver excesso de carga, a luz acende e o motor morre. Mas neste caso o defeito se repetiria sem precisar estar a 100 km. Se vc na garagem acelerar o carro bastante e observar se a luz do farol aumenta muito e o defeito que vc cita acontece, o problema está no alternador. Mas não troque novamente as peças que vc já trocou.

  79. Olá! Adorei o site …
    Tenho um pólo 2007, e após encontrar e reparar
    um vazamento na mangueira que fica abaixo do coletor a Luz da injeção se acendeu, sempre usei álcool nele, porém no último abastecimento ele engasgou bastante … Coloquei um álcool diferente ela permece acessa, tem algum prazo para descobrir se é combustível ou outra coisa? Há tbm troquei o óleo dele! Valeu amigo

  80. Boa tarde!

    Tenho um pólo 2007, e o mesmo após concertar um vazamento de água no cano inferior ao coletor e trocar o óleo, acendeu a luz da injeção… O carro nunca acendeu antes, porém sempre usei álcool e o último abastecimento ele engasgou bem, coloquei um álcool novo hoje, existe algum prazo para saber se a luz vai apagar? ABS!

    1. Olá Felipe. Algumas fábricas sugerem rodar uma certa quilometragem para a Central acertar a mistura. Mas toda vez que esta luz acende o carro deve ser scaneado, ou para limpar a memória ou investigar defeito em alguma peça.

          1. Apenas para atualizar, deixei no mecânico novamente e ele verificou era um Plug solto, e o carro falhou bastante .. fica a dica para a galera, abs!

  81. Ótimo site..Olá tenho um fiesta 2011 q está com a luz de injeção acesa eu a rodei nele um dia antes de aparecer esse defeito .Já de manhã Qndo ligo o carro ele liga mas tá sem força fui no mecânico ele fez limpeza de bico e nada tocou os cabos e também não resolveu e ele falou q é com a central q não está mandando corr né para um dos cilindros Oq vc acha? Desde já obrigado.

    1. Olá Railson. É possível acontecer o que o mecânico disse. Mas eu sugiro que seja testado regulador de pressão. Ele costuma estragar e molhar a vela de algum cilindro com gasolina e o motor falha. Troca-se muitas peças e o defeito está no regulador de pressão. Acho que vale a pena pedir para testar. Também pode ser a bobina que estraga muito. Mas neste caso vc vai ter que arrumar uma emprestada com uma boa oficina.

    1. Peça a ele para ver o regulador de pressão e a bobina também. Não custa nada testar estas peças. Se ele mexer na central peça garantia que o carro vai ficar bom. Não sei se ele é da sua confiança.Mas Se ele não der garantia do serviço é sinal que não tem certeza do resultado.

  82. Boa noite tenho um palio fire flex 2006 outro dia eu fui revisar a água do reservatório com o motor funcionando e as portas se travaram ai resolvi desligar a bateria, mas o carro não desligou. Somente desligou quando tirei os fios da bobina , consegui abrir o carro quando dei partida novamente não apagou a luz da injeção. Levei ao mecânico que colocou o scaner e apareceu que a central só reconhece etanol, foi recetada andou bem por dois dias mas o problema continua, quando cai a rotaçao do motor a luz acende e o motor apaga não consigo usar gasolina pois o carro afoga. Que posso fazer?

    1. Olá Joal. Primeiro uma dica: jamais devemos desligar um polo da bateria com o motor ligado. Isto provoca picos de voltagem que podem queimar ou alterar peças importantes do carro. Pelo visto sua central travou na mistura para etanol. A pergunta é a seguinte: com etanol fica tudo normal? A luz acende somente com a gasolina?

        1. Muitas peças podem causar este defeito. Mas como teve a situação da bateria eu sugiro que procure uma oficina especializada em reprogramar uma central. Uma possível opção é vc desligar o negativo da bateria, esperar uns 15 minutos. Depois religa a bateria e liga a chave do carro apenas pra dar painel (Cuidado para não travar aporta de novo) . Deixe a chave ligada por uns 3 minutos e em seguida desligue e dê partida no carro.

  83. Boa noite !! Eu tenho um pegeout ele acende a luz de injeção e corta a aceleração! ! Depois desligo ele volta normal mais depois corta de novo ! O que pode está acontecendo ?

    1. Olá Talita. Primeiro vc deve levar até uma oficina com computador de injeção para saber porque a luz acendeu. Pode ser que acuse corpo de borboleta. Mas antes de trocar a peça diga ao mecânico para examinar o plug, ou tomada dela. Por ali costuma ficar bambo e apresentar este defeito. Insista que ele verifique outros itens antes de trocar o corpo ou outra peça qualquer. Combustível mal mistura também causa isso.

    1. Olá Cristiane. Obrigado por participar do blog. Esta luz PS é da direção elétrica ou hidráulica/elétrica do seu carro. Ela vai se apagar somente com o motor ligado. Ela não pode acender com o motor ligado. Neste caso a direção vai ficar pesada. Mas como ele não pegou, tente uma ajuda com uma bateria auxiliar, ou a conhecida “chupeta”de bateria. Vc vai precisar de ajuda.Mas se o arranque virou leve sem pesar, então pode ser outro problema e somente com a presença de um mecânica.

  84. Oi!
    Tenho um celta 2010/2011 que acendeu a luz da injeção eletrônica, ao passar no scanner acusou a sonda lambda. Realizei a troca da sonda a que chamam de primária. Não demorou 1 semana e acendeu novamente, levei pra passar no scanner e agora acusou o catalizador. O funcionamento do carro está normal, percebo ele fraco algumas vezes. Corre o risco de trocar o catalisador e q luz continuar acendendo? Ou será problema na outra sonda lambda? Como o catalizador é uma peça cara gostaria de saber a opinião de vcs

    Obrigada!!!

    1. Olá Naiara. Seja bem-vinda ao site!. Embora seja um resultado lógico, realmente o preço é salgado. Sugiro que vá até uma casa de escapamentos e pregunte se eles conseguem algum diagnóstico visual ou físico do catalizador. Aqui em BH temos conseguido uma confirmação do estado geral dos catalizadores nessas lojas. Lembrando que quase sempre não precisa trocar a sonda, pois outros fatores fazem ela trabalhar de forma errada. A não ser que seja algo bem óbvio, como cerâmica da sonda quebrada ou fio derretido. Fique a vontade para perguntar mais.

  85. Boa noite!
    Tenho um Honda Civic LXR ano 2013/2014 com 23.300 km, foram feitas as duas revisões em concessionária Honda, e ele nunca me deu nenhum problema, hoje começou a trepidar em marcha lenta, porém quando acelero um pouco mais ele para de trepidar. poderia me ajudar e me dizer o que poderia ser, pois na minha cidade não tenho concessionária Honda e estou com medo de levar em outro lugar.
    Desde já agradeço.

    1. Olá Celso. É sintoma típico de combustível com muito álcool ou ruim. Tente mudar o combustível ou usar apenas um tipo dele. Eu sugiro gasolina aditivada por um tempo e ver se melhora. O mais importante é observar se a luz a injeção acende, pois neste caso somente com um Scanner para saber o defeito ou o início dele.

    1. Olá marcio. Na maioria das vezes é problema com combustível e sua mistura. Mas para saber o princípio do defeito vai ser necessário escanear o carro, pois o motivo da falha e a luz acender fica registrado na memória da central.

  86. Boa noite tenho um celta 2005 ele ficou uns dois meses parado e agora não liga. a luz da injeção fica piscando os sintomas e tipo c tivesse sem combustivel, mas tem e a bateria é nova . c poder me ajudar agradeço

    1. Olá Marlon. Tente o seguinte. Desligue o negativo da bateria e espere por 10 minutos. Em seguida ligue novamente a bateria, e ligue a chave do carro apenas para acender o painel. Deixe assim por uns 30 minutos sempre prestando atenção no carro. Não feche a porta com a chave dentro e no contato. Mantenha pelo menos uma porta semi aberta. Depois de 30 minutos, desligue o carro. Se ele tiver alarme feche o carro todo e ative o alarme. Depois faça o procedimento normal quando vamos usar o carro e veja se normaliza. A bomba de combustível seria outra opção, pois ela pode travar se ficar muito tempo parada. Neste caso o fusível dela deve ser testado. E veja se vc escuta a bomba funcionando principalmente quando for ligar a chave do carro pela primeira vez. É um zumbido que parece estar debaixo do banco traseiro.

  87. Ola tenho um polo 2011 sempre que fica ligado sem aceleração começa a falhar e pisca luz da injeção e fica acesa depois nem sempre falha. Já troque os cabos de vela, fiz limpeza de bicos, teste de velas e sempre que coloca o rastreados da falha no ciclindro 2 . o que será?

    1. Olá amigo. Primeiro coloque somente peça original ou de marca. Isto influencia muito nos carros de hoje. A bobina também tem que ser testada. peça ao mecânico para reparar se a vela, mesmo nova, do segundo cilindro está molhando de gasolina. Sendo assim veja se o seu carro tem sistema de regulador de pressão com mangueira de vácuo. Ele pode furar (o regulador) e jogar gasolina em um dos cilindros. Se as velas já tem mais de 40 mil km, troque elas também. É um trabalho de procura e passo a passo.

  88. Olá, bom dia.

    Tenho um Peugeot – 2001 206 – 1.0- 16 V, fiz a revisão em novembro de 2015. O reparo foi no comando válvulas, troca da junta, troca dos filtros, da correia dentada, filtro de ar, tensionador de polia, retentor, troca de óleo e amortecedores. Em janeiro de 2016 começou a acender a luz da injeção eletrônica, foi trocado o sensor de rotação, o carro perdia velocidade e entrava no sistema ECO. O problema foi resolvido.
    Mas de 1 mês para cá o problema voltou, foi passado scanner e identificou que o sensor do acelerador estava com problema e foi trocado. Semana passada voltou o problema, foi scanneado novamente e deu luz do freio, foi trocado a lâmpada. Na sexta-feira apareceu de novo o problema, acende a luz da ignição e o carro perde aceleração. Passado o scanner e não acusou nada. A Especializada aventa a possibilidade de ser o sensor de rotação de novo ou provavelmente oTBI. Mas, como não aparece no scanner fico na dúvida, o que ouvi de 3 Oficinas diferentes que pode ser o TBI. Mas por que não aparece no scanner????
    Mais uma dúvida, a Concessionária Peugeot só dá o valor do TBI se fizer o serviço lá, convenhamos venda de serviço casado não é legal e considero que não tenho a obrigação de fazer o serviço lá. Na Lion Parts em SP a peça tem um valor próximo dos R$600,00 e as 3 Oficinas em que fui eles cobram R$2.000,00 no TBI, fora a mão de obra. Por favor poderia me orientar a discrepância destes valores????

  89. Olá é a Mari, fiz o que me disse levantei a embreagem em 3 voltas, depois de andar e ligar ele 2 vezes a luz apagou e já se passaram mais de uma semana e a luz não ligou mais, obrigada pela dica.l

  90. Boa tarde, tenho uma Meriva Maxx 2010. A luz da injeção ligou e passamos no scanner que acusou a sonda do catalizador (lambda), que foi trocada inicialmente por uma BOSCH, no mesmo dia depois da troca voltou a ligar a luz da injeção, então levamos novamente no mecanico e ele trocou por uma sonda GM original, 2 dias depois a luz volta a ligar. O que pode ser? Sinto que o motor está aquecendo e mandando ar MUITO quente pra dentro do carro mas não aparece no painel nenhum sinal. pode ser isso?

    1. Olá Gabriela. Vá Ate uma loja de escapamentos e peça para verificarem o estado dos catalizadores. Se eles estiverem ruins, não adianta trocar a sonda que o defeito vai sempre acusar. Ele permaneceu no carro. Pode ser catalizador entupido.

  91. Olá sou a Karen, tenho um Mazda verisa e começou a acender a luz de injeção electrônica, no primeiro dia ficou acesa e no dia seguinte estava desligada sozinha e dessa vez acendeu e continua acesa, porém tudo funciona normalmente. Peço a sua ajuda por favor.

    Agradeço desde já.

    1. Olá Karen. Seja bem-vinda ao ao Mãos ao Auto. O primeiro passo é levar o carro até uma oficina de injeção de carros e saber porque a luz acendeu. Isto fica registrado na memória do computador do carro. O que temos observado muito é o nosso combustível ruim fazendo a luz acender. Mas somete um teste como dito acima vai dar certeza dos fatos.

  92. Olá Fernando. Tenho um Fox Prime 1.6 2010 e há uns dois meses ele acendeu a luz de ignição e começou a falhar. Levei no mecânico e ele retrocou os cabos de vela q eu já tinha trocado em Outubro do ano passado junto com a Bobina. A luz apagou mas a falha continuou. O carro ficou uma semana pra eles resolverem o problema e nada, acabaram trocando bicos, velas e o MAP mas o carro continua falhando. Andei lendo que pode ser alguma válvula que não esteja bem assentada ou a sonda lambda mas o mecânico teria visto se fosse algo assim não é? Não sei mais o que fazer. Abraço.

  93. Tenho um celta 2011/2012 a luz de injeção acendeu e não apaga mais levei no mecânico acusou sonda lambda e importante trocar o combustível no momento uso mais álcool?

  94. Olá! Tenho um c3 2010 e vem me dando dor de cabeça com a luz da injeção acendendo direto. Passou no scanner e acusou bobina que foi trocada por uma não original (paralela) e fez limpeza de bico. Passado alguns meses a luz voltou a acender, mas agora percebi perde de potência em baixa rotação. Passou no scanner e acusou falha no cilindro e foi trocado as válvulas do cabeçote. Trocou velas e filtros. A luz continua acessa e o scanner não acusa nada. Limpa a memória, a luz apaga e torna a acender. Foi passado o scanner em uma oficina e própria citroen. E não acusou nada. O que vc acha? Daqui a pouco vão condenar o carro todo. Desde já, agradeço!

    1. Olá Ana. Peça ao mecânico que experimente uma bobina original.JÁ vi casos de marcas paralelas falharem em um cilindro. Com Boa vontade ele consegue uma bobina original. Aliásem carros como o seu é sempre necessário utilizar peças originais. É uma tentativa.

  95. boa noi sou nilton da bahia tenho o gol g5 2011 a luz da injeçao apareseu hoje no meu carro eu possu rodar com ele ate consertar ou devo deixar ele parado ater ter dinheiro pra consertar

    1. Olá nilton. Existe o risco do carro parar, dependendo do motivo que fez a luz acender. Pode ser apenas combustível ruim também, mas também pode ser uma peça que começou a dar defeito e pode para o carro de vez.

  96. Ola tudo bem sou Augusto Honda fit 2006/2007 aut da minha esposa começou disparar o alarme chamei o chaveiro codificou ficou ok porém acendeu a luz de injeção está acesa o que pode ser.

    1. Olá José. Somente escaneando o carro vc vai descobrir o motivo. Pode ser até que o chaveiro tenha modificado o code e o carro acusou esta mudança. Talvez uma simples limpeza da memória da central resolva. Abraços.

  97. Boa tarde tenho um Citroen C3 ano 2008 1.6 16v faço sempre a limpeza dele eu mesmo porém ao vê uma crosta na conexão das bateria resolvi tirar e passar limpa contato,depois que instalei o cabo de novo a luz da injeção acendeu o que pode ser?

    1. Olá Neviton. Alguns carros não podem desligar a bateria sem outra em auxílio. Mas se ele estiver funcionando normal não é nada sério. Mas tem que levar ele até uma oficina de injeção para saber o motivo da Luz acender. Vc pode tentar deixar a chave do carro ligada por 20 minutos com a porta do carro aberta e depois ver se normaliza.

  98. Fernando… Estou com um problemão fui viajar nesses feriadão andei uns 500 km blz voltei para casa tudo ok. Mas ontem qdo fui usar o carro ele andou uns 15km e apagou do nada na estrada dirigindo. não funcionava de jeito nenhum vira a chave mas não tem partida e a luz de injeção está acessa fixa no painel!!! Tenho um pálio 2000 16v 1. 0
    Tem idéia doke pode ser?? Nota troquei as pastilhas de freio na cidade q fui mas voltei de boa… só no outro dia apresentou o defeito

    1. Olá Marcel. Talvez algum fio principal positivo tenha se soltado ou do aterramento. Verifique, também, o negativo principal que sai do polo negativo e vai para a caixa de marcha. Ele costuma se partir bem na ponta que é fixa na caixa. Vc também pode tentar uma chupeta de bateria ligando o negativo no bloco do motor ou parte metálicas dele. No mais, uma inspeção pessoal vai ter que ser feita…

  99. Olá, Fernando
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo espaço criado para esclarecimento de dúvidas, muito bom. Hoje andando normalmente em minha Saveiro ano 2015, apos uma reduzida de marcha a mesma passa a falhar o motor, acendeu as luzes EPC e da Injeção…desliguei o carro e religuei…continua do mesmo jeito, quando ligo o ar aumenta a intensidade da falha….notei até alguns estralos no motor em retomadas de marcha em baixas rotações…o que faço??

    1. Olá Daniel. Obrigado pelos elogios e seja bem-vindo ao site. Primeiro passo para descobrir o defeito é escanear o carro para saber porque esta luz acendeu. Isto fica registrado na memória da central. Podem ser vários os motivos. Desde uma tomada solta ou mal colocada, até simplesmente gasolina ou álcool ruim. Não tente algo como desligar a bateria e religar antes de rastrear o problema. Velas, cabos e bobina também estão acendendo esta luz e fazendo o carro falhar. Mas somente troque esta peças com a garantia do técnico que irá resolver o problema. Também não aceite peças paralelas. Elas são mais baratas, mas costumam acender a luz novamente, embora o carro pareça normal. O que eu tenho notado é que aumentou muito este tipo de problema no últimos meses. Alguns carros a luz simplesmente não apaga. Minha opinião pessoal é que a causa destes defeitos é a qualidade do nosso combustível que piorou muito. O álcool, por exemplo, tem uma quantidade grande de água na sua composição. Haja tecnologia para tanta mistura!

  100. Olá Fernando. Tenho um Fox Prime 1.6 2010 e há uns dois meses ele acendeu a luz de ignição e começou a falhar. Levei no mecânico e ele retrocou os cabos de vela q eu já tinha trocado em Outubro do ano passado junto com a Bobina. A luz apagou mas a falha continuou. O carro ficou uma semana pra eles resolverem o problema e nada, acabaram trocando bicos, velas e o MAP mas o carro continua falhando. Andei lendo que pode ser alguma válvula que não esteja bem assentada ou a sonda lambda mas o mecânico teria visto se fosse algo assim não é? Não sei mais o que fazer. Abraço.

    1. Olá Viviane. Sim, pode ser válvula do motor, mas é algo mais difícil de acontecer com seu carro, a não ser que seja muito rodado. Mas tenha certeza que todas as peças trocadas sejam originais. As paralelas podem repetir o defeito ou simplesmente acender a luz, principalmente a bobina. Sonda lambda acusa no teste, com certeza. Muitas vezes peças são trocadas desnecessariamente por falta de experiência ou até desonestidade. Insista na peças originais e use apenas gasolina da Shell, que, por incrível que pareça, é recomendada pelo manual do seu carro. Eu sugiro que vc procure um segunda opinião prática, relatando tudo que vc citou. Mas resista a simplesmente trocar peças. Peça garantia do serviço em cima de uma promessa de conserto difinitivo do carro.

  101. ola fernando,tenjo vectra 2001 ja levei ele pra rastrear e nao achou nada,mais meu carro ele de vez enquando acende a luz de injecao e falha mais de 3x ao dia, seria ideal quando ele dese esse problema o mecanico visse porem eu chego na oficina e carro para de dar problema e mecanico fala ki ta normal…troquei as velas deu melhorada!vc recomendaria trocar os cabos de vela?

    1. Olá marcelo. Obrigado por participar no site. Se os cabos já são antigos ou rodados, sim, deve trocar também porque com certeza vai fazer bem ao carro. O grande problema das injeções tem sido a nossa gasolina com muito álcool e isso tem afetado principalmente os carros que não são flex. Mas quando a luz da injeção acende o defeito fica registrado na memória e o técnico pode avaliar se é alguma peça ruim ou se é mistura errada de combustível. Uma sugestão é experimentar gasolina de outro posto ou abastecer apenas em um de confiança.

  102. Olá Fernado,deixa te falar. Tenho um Celta 2002,quando chove e paço com ele em poças d’agua ele perde a força e acende a luz da injeção,passei o scanner e acusou sonda lambida,troquei a mesma,e nada resolveu…troquei cabos e velas,tbm nada adiantou…o que pode ser? Grato Fernado!

    1. Olá Anderson. É evidente que algo molhou e fez outra peça acusar defeito, no caso a sonda. Verifique as proteções do motor como para barro e outros que vedam a passagem de água. Talvez os sensores inferiores, como sensor de rotação, terão que ser limpos e secos.

  103. Olá meu nome é welington tenho um ford fiesta 2010 ele eata sem força o mecanico falou q podia ser a bobina de ignição trocamos a msm e tbm trcamos cabo e vela. Mas o problema continua o carro esta sem nem uma força e o motor treme qndo está em baixa aceleração oq pode ser ? E geralmente abasteço com etanol

    1. Olá Welingtom. Veja se o motor também não aceita aceleração com o carro parado em ponto morto. Se o defeito repetir, verifique o curso do pedal do acelerador. Veja se algo, como tapete, está impedindo o pedal do acelerador de ir até o seu final. Também peça para medir a pressão da bomba de combustível.

  104. Tenho um Gol Trend G4 ano 2007 com 98000 rodados, ele acende a luz epc quando viro a chave mais depois apaga, enfim.. acho que meu problema não esta vinculado a isso, mas estou procurando toda a ajuda possível. Meu carro para no meio da rua do nada, simplesmente para de acelerar, levei a duas oficinas, ninguém consegue saber o que é, mechem em coisas que podem estar relacionada e nada, eu sou leigo nisso mas se pedisse pra eu apontar o defeito, diria que é algo no acelerador, pois sempre que o carro apresenta esse defeito o mesmo fica leve, enfim.. ta aqui meu drama e deixo em aberto pra quem puder me ajudar.

  105. Boa Noite tenho um palio 1.8 ano 2004 e a luz da injeção acende as vezes e o carro não acelera mais, ai desligo a chave rápido com o carro em movimento e ligo novamente e as vezes ele volta ao normal agora a luz da injeção está acessa direto e o carro não aceita aceleração

  106. olá boa tarde,
    estou a 2 meses tendo problema com a luz da injeção do meu carro AIRCROSS 2010/11, essa luz acendeu depois que eu abasteci meu carro com uma gasolina bem batizada, passei o aparelho no carro e acusou sonda lambda, troquei essa peça, inclusive é original, sai da oficina deixei o carro na garagem no dia seguinte a luz acendeu de novo, foi trocada novamente a sonda e o problema persiste, ja levei em oficinas diferentes e ninguem sabe o defeito.
    gostaria muito de um auxilio, estou abastecendo agora so com gasolina e podium, desde ja agradeço

      1. oie, então, a luz cntinua acesa, levei em outras oficinas, foi feita: limpeza de bico, troca de vela, limpeza motor de partida(pois o carro paru de funcionar), limpeza corpo de borboleta, troca de bateria, reprogamação de modulo, porem o erro continua, nao sei mais oq fazer, 3 meses com o defeito e nada……

  107. Ola Fernando tenho uma space fox 2012 Imotiom a luz da injeçaõ acendeu após isso o carro não passou dos 2.000RPM tipo perdeu força,estacionei e o carro se desligou consegui fazer pegalo e quando comecei a andar o carro começou a falhar derepente ele ganhou força e logo perdeu levei em uma oficina passaram o scaner acusou sensor de rotação ,trocaram o sensor e aluz continuou acesa passaram o scaner de novo acusou o mesmo problema verificaram velas cabos emfim mandaram o o módulo para testes e estava tudo certo então abriram a caixa e trocaram aquele anel me esqueci do nome mais é aquele q fica na caixa q trasmite para o sensor de rotação e a luz continua acesa o scaner acusa sensor de rotação eu não sei mais o q fazer to com o carro a 15 dias na oficina e nada .

    Me de uma Luz

    1. Olá Eleandro. Pergunte ao mecânico se o seu Fox tem sensor de fase que atua junto com sensor de rotação. Ele fica em cima da tampa de válvula a direita com vc de frente ao carro. Parece um cachimbo e tem uma tomada preta. Ele pode influenciar na medida enviada pelo sensor do rotação a central. Os defeito dele podem ser: faísca da bobina interferindo na tomada (ele fica muito perto da bobina) comando de válvula muito gasto e assim o sinal é mudado, ou borra no comando de válvula que impede o sinal de passar visto que ele trabalha por magnetismo. É uma dica. D^retorna para que eu possa pensar em outras possibilidades. Um conselho: se o mecânico afirmar que se deve trocar determinada peça pergunte se ele consegue uma emprestada para teste.

  108. Olá, boa noite. Meu pai está com um corolla XEi 2005/06, e a luz da injeção acende após certa velocidade (cerca de 60, 80km/h). As vezes fica acesa e as vezes apaga, depois acende de novo, mas não fica piscando. Apenas acende por um tempo, apaga por um tempo, e volta a acender, não há uma estimativa de tempo entre esse intervalo. Sabe o que pode ser?

    1. Olá Leonardo. Primeiro vai ser necessário passar um escaner no carro. O motivo inicial que faz a luz acender fica registrado na memória da Central. Podem ser vários fatores. Mas se o carro fica normal quando a luz acende isto é um bom sinal. Procure uma Boa oficina de injeção.

  109. Bom dia, tenho um Peugeot 207 2011, a dois dias meu carro acendeu a luz de injeção e não apaga, mas o carro não está dando nehum tipo de problema não está fraco nem com aumento de combustível. Abasteci ele a álcool duas vezes e as duas últimas vezes a gasolina. Oque pode ser?

  110. Fernando, bom dia!
    Minha esposa saiu com seu peugeot 207 1.6 16v hoje cedo com tudo aparentemente normal. No meio do caminho a luz da injeção acendeu e o motor passou a ficar com a rotação mais fraca e vibrando muito. O que pode ter acontecido? Sonda Lambda ?
    Obrigado
    Ricardo

    1. Olá Ricardo. Somente rastreando o carro é que saberemos o motivo da luz acender. Pode ser velas e cabos já precisando de troca, ou até combustível ruim. Normalmente quando acusa sonda é problema de mistura ou de catalizador entupido. Mande verificar estes itens antes de trocar peças da injeção.

      1. Realmente no computador de bordo ele acusa um problema no sistema antipoluição. Creio que seja o catalizador ou sonda lambida. O que acha. Segunda levarei para a oficina.

        1. Fernando boa noite. Levei o Peugeot no mecânico. O problema era bobina. Foi tirar a do carro e colocar uma boa que o carro ligou redondo e apagaram as luzes da injeção bem como o aviso no computador de bordo.

          Abraço
          Ricardo

  111. Tenho um gol g5 2010 a luz da injeção acedeu levei no mecânico ele passou o escanear apagou ele de se que foi o catalizador que eu devia ter pasado por alguma posa de água e ele teve ter ascendido mas depois de 15 dias acendeu de novo que devo fazer

  112. Olá, bom dia!
    Tenho um Ford/Fiesta hatch 2014, há uma semana a luz da injeção acendeu e o carro perdeu totalmente a força, no mesmo dia apagou. Mas ontem acendeu novamente e o carro morreu várias vezes , fica parecendo q tá amarrado para andar eperde totalmente a aceleração. Ai desligou o carro é com três minutos anda. O que pode ser?
    Agradeço desde já.

  113. Boa tarde Fernando,
    tenho um Peugeot 207 sw 1.4 ano 2010, ontem andando com ele a luz da bateria ascendeu com ele em movimento após 10 minutos o carrou apagou de vez. Levei em auto-eletrico de cara ele já falou q é o alternador.
    Pode ser outro problema de correria patinado,polia quebrada ou ele está certo?
    Obrigado pela ajuda

    1. Olá Cayan. Além de peças internas do alternador, o que pode fazer esta luz acender é correia do alternador que arrebentou, ou algum fio solto entre o alternador e a bateria. Mas ele pode estar certo sim. Alternadores podem estragar com o tempo. Na dúvida peça uma segunda opinião de outro oficina. Os links abaixo podem te orientar mais. Abraços.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/01/o-alternador-e-seus-defeitos-mais-comuns/
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/12/como-medir-carga-de-alternador/
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/07/alternador-mitos-que-todo-motorista-deveria-saber/

  114. Olá Fernando, tenho um Palio fire 1.0 flex, coloquei álcool nele e tava rodando tranquilo por bastante tempo, depois coloquei gasolina e depois de um tempo começou a falhar de vez enquando e a luz de injeção começou a acender de vez enquando, aí coloquei álcool novamente e ele ficou bom,mas ainda acendia a luz de injeção, depois de um tempo a luz ficou acesa o tempo todo, coloquei gasolina, aí destrambelhou de vez, ele pega mas fica falhando e quando acelera ele morre, depois de um tempo que ele fica mais ou menos, mas a luz de injeção continua acesa, e ele tá com um cheiro muito forte de gasolina, tem alguma ideia do que possa ser, tem 6 meses que troquei tudo nele, velas, cabos, sonda lambda,correias, fiz limpeza de bicos e regulagem eletrônica, filtro de combustível, juntas de cabeçote, juntas de tampa de.valvula, dei uma revisão completa, ajua ae

    1. OLá Douglas, O que tem acontecido muito é variação de mistura de combustível. O correto é usar um tipo, ou uma mistura sempre igual, e andar com o carro por 11 quilômetros sem desligar. A mudança de combustível deve ser feita com o tanque na reserva. Experimente os procedimentos descritos no link abaixo e veja se resolve o seu caso.Infelizmente nosso combustível está muito ruim e causando muitas panes inéditas. Mas não deixe de escanear o carro quando a luz acender. Quanto ao cheiro de gasolina, se não for vazamento (verifique isso), pode ser exatamente a mistura ruim que não queima a gasolina adequadamente e o carro afoga causando este cheiro.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/06/pane-subita-do-carro/

  115. Tenho uma fiorino 2014,troquei o sensor de temperatura a luz da injeção ficou a cessa e a aceleração ficou oscilando.
    o que de ser

    1. Olá leonardo. Talvez tenha que passar o Scanner para reconhecimento da peça nova. mas tente deixar a chave do carro ligada apenas para acender o painel por uns 20 minutos. Depois veja se parou. Mas cuidado para não travar a porta do carro com a chave no contato.

  116. Olá boa noite seu Fernando, sou dona de um corsa wind 94 1.0 me ajude por favor, não sei mais o que fazer já levei ele em vários mecânicos, já troquei sensor de borboleta (tbi), sensor de temperatura, bico injetor tbi, cabos de vela , velas, reparo da tbi, filtro de combustível, filtro de óleo, sensor de oxigênio (sonda lambda) , sensor de marcha lenta ,distribuidor e o relé do distribuidor e também já foi dado o ponto do motor, e a luz da injeção eletrônica continua ligada e detalhe, o carro liga mais não fica na lenta e o carro só fica ligado se ficar com o pé no acelerador . O que eu faço?y

    1. Olá Maria. Primeiro vc deve se fixar apenas em uma oficina. Escolha uma de confiança, pergunte a amigos seus sobre alguma e não saia dela. Tenha em mente a garantia do serviço que foi realizado. Fica óbvio que muitas peças foram trocadas sem necessidade. Primeiro passo mecânico: mande verificar o estado do catalizador do carro. Uma loja de escapamentos vai te dar um parecer sobre o estado dele. Mas troque ele somente com um diagnóstico de estar entupido. Como quase tudo foi trocado em seu carro, o catalizador PODE ser a causa de tudo.

      1. Obrigado pela dica seu Fernando, já me fixei em uma oficina e meu carro está lá desde então o mecânico disse que pode ser a tbi mais vou pedir para ele verificar o catalisador assim que eu tiver um resultado volto aqui para dar o resultado. Obrigado

  117. Muito obrigado pela ajuda meu celta 2012 lt estava com a luz da injeção acesa passamos o scanner e acusou sonda lambda troquei e o carro está até mais econômico e a maldita luz apagou..

  118. Boa noite! Tenho um palio fire 2007 e ele está com um defeito que nenhum mecânico consegue identificar. Primeiro começa a exalar um cheiro estranho depois a luz da injeção ascende, ele começa a tremer e o freio também fica muito duro. Não sei mais o que fazer ja troquei todas as peças possíveis e nada. O que vc me sugere ser. Desde já fico muito agradecida.

    1. Ola Tassita. Vá até uma loja de escapamento e peça para verificarem o catalizador do seu carro. Ele pode estar entupido e neste estado ele exala cheiro forte, o motor treme porque ameaça desligar, e o freio fica duro,como se o carro estivesse desligado. Mas somente troque o catalizador se o estado dele for muito ruim.

  119. Olá,tenho um uno 2010,a luz da injeção está ficando ligada quase que sempre,ja fiz a revisão dos 50,000 km recentemente.E aínda continua e o desempenho dele tbm esta fraco,mecanico sugeriu que pode ser a bateria,qual sua opinião obrigado


    1. Olá Luisa. Obrigado por participar. Bateria não interfere no desempenho do carro em movimento, e sim o alternador. Mas quando a luz da injeção acende, fica gravado na memória o motivo disso. É a partir daí que se começa o conserto, lembrando que simplesmente a troca da peça que foi acusada muitas vezes não resolve. Procure usar sempre o mesmo combustível, de preferência gasolina. E quando for trocar,(de combustível ou mistura dele) troque somente com o tanque na reserva e ande com o carro por 11 quilômetros para a central acertar a mistura. Velas ruins também interferem no desempenho. Mantenha o reservatório do Flex sempre cheio.

  120. Bom dia! Tenho uma Captiva 2009 V6, já levei na oficina da Chevrolet porque as luzes da injeção,stabilitrak,abs ficam acesas direto. Fiz a troca de óleo na autorizada e o mecânico disse que passou o aparelho e estava tudo OK. E tem mais uma coisa vez enquando a água ferve dentro do reservatório de água mas o mecânico da Chevrolet não encontra nenhum problema. Oque eu faço? Preciso viajar mas estou preocupado

    1. Olá Alexandre. Leve seu caro até uma oficina boa e especializada em injeção. Cada luz desta que vc menciona tem um sensor próprio ou motivo em separado para acender. Apenas passar o computador e não encontrar nada não resolve e vc vai ter problemas na viagem. O abs vai ter que ser testado, além de fazer um diagnóstico da injeção. A memória da central sempre guarda o motivo da luz acender. Por isso não entendo porque o mecânico disse que está tudo normal. Talvez tenham até desligado a bateria e desprogramado estas funções. A água ferver implica em medidas de temperaturas altas e deve ser analisado com seriedade, pois pode comprometer o motor.

  121. Estava andando durante uma chuva muito forte, o carro começou a a perder força e quando percebi a luz de Injeção estava acesa. Desliguei o carro e voltei a ligar, funcionou normalmente, porém a luz continua acesa. O que pode ser?

  122. Boa Noite, tenho uma Pálio Fire 2002, fiz uma revisão completa a 4.000 km atrás, trocando velas, cabos, correias e etc ! Hoje tive que abastecer em um posto que não conhecia, depois de 8 km rodados a luz da injeção acendeu e o carro começou a “RATIAR” ” FICOU FRACO” , Sou mecânico de motos , e logo Imaginei que poderia ser a gasolina, pois quando se bota gasolina ruim em uma moto injetada ,a Sonda não consegue ler ,e a moto começa a falhar, e depois nem liga! Lembrando que meu carro não e flex!!Pode ser a gasolina?

    1. Olá Thiago. Sim, pode ser problema coma gasolina. Se o seu carro for flex e vc mudou o tipo de combustível, então é necessário rodar com o carro por cerca de 11 quilômetros para a central ajustar a mistura. Mas se a luz ainda está acesa, então o Scanner vai ser necessário para saber o motivo. Se der sonda eu sempre culpo a gasolina ou catalizador.

  123. Bom dia. Comprei um Peugeot 2063 1.4 presence e a luz da injeção agora acende e fica acesa, tento andar com o carro e ele apaga. Levando em consideração que não há oficina especializada aqui alguma dica por onde o mecânico deve começar olhar?

    1. Olá Daniele. São várias a possibilidades. O computador da oficina vai acusar defeito em uma peça. O que vc fazer é perguntar o que fez tal peça acender a luz. E também peça primeiro um teste com uma peça sem o compromisso de pagar por ela. A maioria dos defeitos vem de combustível ruim, velas antigas e catalizador ruim.

  124. Caro Fernando Ivanenko,

    Comprei um Peugeot 208 Allure 1.2 MEC 16/17 zero quilômetro e com apenas 200 km rodados ele acendeu a luz da injeção eletrônica e ficou piscando. Sei da possibilidade de ser problema com a qualidade do combustível mas gostaria de saber se existe a possibilidade de confirmar isso no scanner que será realizado pela concessionária para fazer a correção? Gostaria de saber qual metida ideal eu devo tomar diante dessa situação tendo em vista que o veículo percorreu apenas 200 km.

    Desde já agradeço a sua atenção e ficarei grato pelos esclarescimentos.

    1. Olá Darlan. Obrigado por participar. O scanner vai acusar uma peça e ela pode estar sendo afetada pelo combustível, o que não seria um defeito. Peças como sonda lambda e corpo são quase sempre afetadas por isso, principalmente em um carro zero. É óbvio que pode também acontecer um defeito, como bobina ruim e vela. Mas muitas vezes mudamos drasticamente a mistura de combustível, como colocar álcool ainda com muita gasolina no tanque, ou vice versa.Leia o link abaixo e veja se pode te ajudar. Abraços.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/06/pane-subita-do-carro/

  125. Fernando, boa tarde. Tudo bem? Obrigado por toda atenção em atender tamanhas dúvidas de todos nós. Adquiri uma saveiro cross 2011 e logo na primeira semana essa luz acendeu em uma viagem. Com isso, na segunda-feira mesmo já a levei em uma oficina e eles me disseram que as velas estavam ok, limparam bem os bicos e a luz apagou. Porém no próximo final de semana, foi fazer uma viagem mais curta e no retorno novamente essa mesma luz se ascendeu. Levei novamente na oficina e eles disseram que o problema esta intermitente, porém o scaner não conseguiu diagnosticar o problema. Porém, o mecânico me disse que uma das sondas estavam dando “mistura pobre” e resetou o sistema do carro e novamente a luz se apagou. Ele me disse que caso novamente retorne é para eu levar ela na Volkswagen, porque o scaner dele não da exato o que esta ocorrendo. Até o momento o carro está impecável, não apresenta nada de defeitos, o que você me aconselharia a fazer? Um grande abraço meu amigo.

    1. Olá João. Obrigado por participar. Quando a sonda acusa mistura pobre, e o carro permanece normal, sem alterações no desempenho, então é o que o termo diz: mistura pobre por combustível de baixa qualidade. Infelizmente tem acontecido muito por causa do combustível no Brasil ser muito misturado e ainda batizado, dependendo do posto. Muitos carros sequer apagam esta luz e tudo está normal no carro. Mas se acender o correto é saber o motivo. Quanto a ir na concessionária eu digo que existem muitas oficinas que possuem equipamento igual ou até superior a deles. Aconselho a não mudar drasticamente o combustível com o tanque ainda com quantidade boa do combustível anterior. Uma mudança assim pode piorar o carro. O manual do seu carro, e de outros da Volks, recomendam usar um tipo de combustível. Vale a pena conferir.

  126. possuo um sephia 1999 que quando ligo o carro. a lampada de injeção acende e acelerando ela apaga e na desaceração volta a acender. obs…a ventoinha do arrefecimento não liga quando atinge a temperatura para isso. já testei reles, fusíveis e os mesmos estão bons.

  127. tenho um focus 2007 as veze quando vou bater arranque ele tipo da um tranco como se a bateria não tivesse força e em seguida alua da inginição acende ocorre seguidamente o escaner não acusa defeito segundo o mecanico ele apaga a memoria e por um tempo ele funciona normalmente ……até acontecer de novo ,que se acha?

  128. Ola Fernando.
    Tenho um vectra elegance 2011 automatico. A alguns dias a rotação do carro começou a oscilar geralmente fica em 800. e passava a cair dando pequenos piques no funcionamento. Na oficina trocaram filtros, velas limparam o TBI. Funcionou por um semana bem. Ao sair, principalmente quanto engata-sd a ré o motor oscila muito. hoje ao sair o carro ligou normalamente. Quinhentos metros depois apagou. Demorou a funcionar e voltou parecendo que o motor vai sair do capo de tanto que estava trepidando. A luz da injeção acendeu. O carro parece que esta em tres cilindros. Para voltar pra casa estava lento quase parando, sem força, com um barulho muito estranho, notei que estava quente demais, mas a temperatura pelo medidor estava fria. Não rodei quinhentos metros e deu o defeito, apagou e ficou sem força. Antes não acendia a luz de injeção e apos o defeito sim. Qual sua opnião.
    Agradeço.

    1. Olá Davi. Pode não ser o seu caso, mas eu Ja peguei um carro com defeitos parecidos e a causa era o plug do corpo de borboleta. Os pinos dela bambeavam e o carro se enchia defeitos assim. E era intermitente. Vale a pena dar uma checada.

  129. Olá. Tenho um pálio e a luz da injeção fica acendendo e o carro morre. A primeira vez que levamos para oficina o mecânico disse que estava vazando óleo. O carro voltou e com poucos dias apresentou o mesmo problema. Levamos novamente. O mecânico disse ter um falhamento. O carro voltou, teoricamente consertado. Com dois dias apresentou o mesmo problema. E não sinto que o mecânico esteja sendo sincero sobre o problema do carro, visto que nunca é solucionado.

    1. Olá Mayara. Obrigado por participar. Toda vez que a luz da injeção acende, o motivo fica gravado na memória da Central. É preciso avaliar com um computador automotivo. Mesmo assim isso será o início do conserto. Apenas trocar a peça que o computador acusar pode ser um erro. Mas o grande vilão dos carros de hoje é o nosso combustível. Ele é o grande responsável por fazer esta luz acender.Sugiro procurar um especialista em injeção tendo em mente sempre questionar as trocas de peças. Exija uma garantia que a troca vá resolver o seu problema.

  130. Parabens pelo otimo conteudo!! Eu possuo um mille fire 2003 e ele acende a luz da injecao junto com a ventoinha, quando a ventoimha desarma a luz apaga, e isso so acontece na estrada, rodando em alta velocidade, dentro da cidade nao acontece. Ja fiz o escaneament e nao acusou nada. O que voce.acha que pode ser? É muito esquisito pois apaga junto com a ventoimha e o carro nao perde a forca e nem altera o consumo.

    1. Prezado João Paulo, sou proprietário de um Uno Mille Way 2009 e estou tendo um problema similar ao seu! Depois de certo tempo rodando com o carro, a luz da injeção eletrônica acende e liga juntamente a ventoinha. Também realizei o escaneamento e acusou nada.

      Teve sorte com o problema?

      1. Olá Fernando boa noite! Desculpe a demora para responder. Mas infelizmente nõ tive solução. Eu levei a uma auto eletrica, e me disseram que pode ser o sensor de temperatura que devia estar com problema, mas eu não rodei novamente em estrada para ver se ainda continua! Mas com certeza não. Eu já fiz rastreamento e não acusou nada, já ouvi dizerem que isso é defeito cronico do mille, mas querendo ou não nos deixa desesperado. Você conseguiu resolver o seu problema?

  131. olá, eu tenho uma saveiro 2013! em um dia eu tinha coloca do meu carro na garagem e depois meu tio veio pedir ele pra mim emprestado e ele me devolveu por volta de 5 horas de pois no outro dia eu fui sair com o carro e ele começou a falhar agora quando eu piso no acelerador ele quase que afoga antes de acelerar e o motor fica dando uns estralos sempre que eu acelero, além disso a luz da injeção eletronica esta acesa mesmo após eu ter ligado o carro e quando estou andando as vezes ela começa a piscar e volta a ficar aceso. Oque você acha que pode ser ?desde já obrigado

    1. Olá carlos. O primeiro passo é passar em uma oficina de injeção e saber porque a luz acendeu. Isto fica gravado na memória da central. Pode ser vela ruim ou até um cabo de vela solto.Também gasolina ruim causa isto. Mas um mecânico vai ter que verificar.

  132. Olá Fernando, tenho um Agile LT 2012, e ao passar em uma rua não pavimentada a luz espia acendeu, ao chegar em casa verifiquei que o borne negativo da bateria tinha saído do lugar, limpei o borne tanto do negativo e tanto o do positivo e a luz apagou, dias depois a luz acendeu novamente tirei o borne positivo e recoloquei a luz apagou, o borne da bateria do Agile é de “encaixe em garra” e estou desconfiado de mau contato, este mau contato poderia estar fazendo a luz espia acender? Et.: não notei nenhuma alteração no desempenho do carro.

    1. Olá rubens. Sim. Se ele fica solto, ou ao menos bambo e com facilidade de rodar ele no polo, a luz pode acender sim. Leve até um auto-elétrico e peça para ou trocar os terminais, ou colocar um calço neles. De fato é comum isto acontecer com os terminais da bateria na linha mais nova da GM. Grato pela participação.

      1. Fernando, grato pela pronta resposta irei fazer o que você recomendou! Continue com o seu ótimo trabalho! agora uma última pergunta aqueles “ scanner”, mais simples, que usam apps de smartphone são confiáveis?

  133. Ola amigo, hoje passei em uma poça de agua que deveria dar meia roda de profundidade, e após uns 8km do local, o carro acendeu luz da injeção e falhou um pouco em baixas rotações. Em altas acima de 3 mil giros normal. Depois de uns 5 minutos assim parou, depois quando fui sair novamente tava tudo normal, ai quando o motor tava bem quente ele acendeu de novo falhou um pouco, mas ao desligar o motor e ligar de novo parava. Meu veículo é um Omega CD 3.6 ano 2005. Já troquei uma sonda lambda dele pré catalisar a uns 2 anos. Ele não falhava mas acendia a luz. Detalhe só uso gasolina aditivada Shell VPower.

    1. Olá Julio César. Ainda pode ser consequência de umidade em algum atuador da injeção, principalmente os que ficam mais em baixo, como o sensor de rotação. Mas lembre-se que toda vez que a luz acende o erro fica gravado na memória da central. Com este dado em mãos, e sua informação repassada, o técnico em injeção vai descobrir o que foi que aconteceu. Grato pela participação.

  134. Olá, tenho um focus 2009 duratec, foi feito a troca do radio do carro, e na hora de ligar os fios teve um pequeno curto, no positivo com o negativo (gnd), e por coincidência ou não, a luz da injeção acendeu e no scanner aponta a sonda lambda pós catalizador, porem a p´r catalizador esta com baixa oscilação, no multimetro oscila entre 200 e 280. Mesmo com a substituição da pós catalizador, continua apontando no scanner e a luz volta a acender no painel. O que mais devo procurar/testar?

    1. Olá Deivide. Mande verificar o estado do catalizador.Se ele estiver com defeito acusa sonda no teste. É uma possibilidade. A queima de fusível me parece ser coincidência. A não ser que o instalador usou a corrente que alimenta a injeção.

  135. Boa tarde, tenho uma Toyota Hilux SRV Aut. 2012. Mandei lava-la para vender e na volta para casa constatei que ela acendeu a luz de injeção e esta com o motor estranho (não está passando marcha automaticamente a partir de uma certa velocidade, o que faz com o que ela chegue, as vezes, ate aquela faixa vermelha do conta giro). O que devo fazer? Obrigado.

    1. Olá Guilherme. Você deve levar o carro até uma oficina de injeção para saber o motivo da luz acender. Ele fica registrado na memória da central. Talvez tenha molhado algum atuador que deve ser checado e seco. Abraços e obrigado por participar com a gente.

  136. eu tenho oficina esta semana peguei um corsa com falhas e com luz da injeção acessa passei escaner deu 4 falhas apaguei todas so ficou uma rpm não consegui resolver um corsa 2005 1.6 mpfi se alguem tem pego algo assim me ajude

  137. Olá,

    Eu tenho um palio weekend trekking 1.6 16V. 2013. A luz da injeção acende direto, já troquei cabo e vela, bobina, sensor, sonda lambda e o carro continua acendendo a luz. Antes o carro ficava falhando, agora não falha mais. Porém a luz volta ascender com menos frequência, me ajuda.

    1. Olá Ronaldo. Toda vez que esta luz acende fica registrado o motivo na memória da central, como você bem sabe. Mas se o motivo é o mesmo, e você trocou as peças, mas o carro está normal, pode ser a marca das peças. Tenho visto muito isso. Sonda lambda, por exemplo, é muito difícil de estragar. Ela acende a luz muitas vezes por combustível ruim ou por problemas no catalizador. Bobina,velas e cabos, tem que ser peça original. Veja porque ela acendeu de novo e peça um teste com outra peça (peça emprestada). Uma oficina sempre tem peças assim.

    1. Olá Adriano. Podem ser várias coisas, desde uma peça com defeito até combustível ruim. Para descobrir tem que passar o Scanner no sistema eletrônico dele. Se o carro está normal, então é um bom sinal.

  138. Ola meu nome é Rafael.
    Tenho um Novo Palio atractiv modelo 2013.
    De repente meu carro perdeu força e ascendeu a luz de injeção.
    Levei em um mecánico de confiança e quando ele fez o rastreamento acusou problema no corpo da borboleta, mas assim que fez o teste de rua o carro continuou com o mesmo problema.
    Por favor, estou frustrado com a situaçâo, gostaria de sua opinião.
    Desde ja agradeço a atenção.

  139. Boa noite. Tenho um Fiesta Rocam 2012. 1.0 Flex. Que ao ligar, desligava logo em seguida e para sair repetia fazer este procedimento de 3 a 4 vezes. Um dia ap retornar dp trabalho a luz de injeção ascendeu e não consegui subir os 60 metros do morro de minha casa mesmo de primeira. A luz oscilava entre ascender e apagar sendo que apagada o carro subia os morros normais, enquanto que com a luz acesa não subia nem um morro nem mesmo de primeira, independente do aclive. Levei no mecânico e foi trocado bomba de combustivel, velas, desentupimento do catalizador, olhou sonda lambda, cabeamento,centralinabicos, contudo o problema perpetua até hoje, não acha o defeito e o carro esta a dias parado. Ressalta-se que o Scaner não acusa nada. Foi levantado a hipotese de ser cabeçote. Gostaria de orientação. Ja viu algum problema assim.

    1. Olá Eduardo. Situação difícil hein?. Mas como tudo foi testado e muitas peças trocadas, antes de partir para o motor (mesmo assim se for abrir o motor exija garantia de solução definitiva) eu sugiro que mande verificar a tomada ou plug do corpo de borboleta. Já peguei carros assim: ele perde aceleração, acende a luz, e morre. Em seguida volta funcionar normalmente.Este plug costuma bambear os pinos e acontece mau contato. É uma possibilidade que talvez não tenham investigado. Outra ideia: pergunte se trocaram o filtro da bomba. Abraços e sucesso por aí.

  140. Boa tarde tenho um uno 2002 fire, ele vinha falhando mas agora não pega mais, quando ligo a chave a luz da injeção acende mas não manda corrente para a Bomba e nem para a bobina. Já levei no Mecanico rastreou o carro e não achou o defeito

  141. Boa tarde.Tenho um fiesta rocam 1.6 e a luz de injeção acendeu. Quais sao os possiveis problemas levando em conta que ele tem 53.000 km… acabei de compra-lo e fiz somente troca de oleo filtro de combustivel e filtro de oleo.

    1. Olá Guilherme. Somente escaneando o carro, sua central de injeção, para saber a causa exata da luz ter acendido. Pode ser desde um combustível com mistura diferente da central, até alguma peça da injeção que estragou ou vai estragar. Ultimamente esta luz tem acendido muito por causa do nosso combustível que é muito misturado.

  142. Ola fernando , tenho um logan 2012 , e a luz da injeção esta acendendo e o carro esta acelerando sozinho , meu carro tem kit gas , o problema seria causado pela estalacão errada , sabe me dizer se e comum esse problema ?

    1. Olá lincoln. Para saber se o kit gás está interferindo, você vai ter que mandar passar o Scanner no carro e descobrir o motivo que fez a luz acender. Pode ser mau contato na caixa do kit gás. A luz de injeção acender tem sido bem mais comum ultimamente.

  143. Olá, tenho um Peugeot 206 1.4 2008.
    A luz da injeção está acesa e já passei o scanner , ele só mostra defeito passado , cód p0341
    Posição do eixo de comando de válvulas , já troquei a correia dentada , verifiquei o ponto mas a luz não apaga e o scanner mostra o mesmo defeito passado

    1. Olá Antonio. Existe (em alguns carros) um sensor que fica em cima do comando de válvula, cuja a função é exatamente medir a posição do comando de válvulas. Pergunte a seu mecânico sobre esta possibilidade.

  144. BOA NOITE, TENHO UM PALIO 2007,ELE ASCENDEU A LUZ DA INJEÇÃO, COMEÇOU A FALHAR, E NAO TINHA FORÇA, LEVEI A OFICINA, TOCARAM AS VELAS FEZ LIMPEZAS DOS BICOS,TROCOU FILTRO DE COMBUSTIVEL, DEU UMA MELHORADA MAS ESTA CONSUMINDO MUITO COMBUSTIVEL E ESTA FALHANDO, OQUE FAÇO

    1. Olá Valeriano. Peá aseu eletricista que verifique a tomada do corpo de borboleta. Ele deve passar um limpa contato e apertar os pinos da tomada. Se o defeito melhorar, então a tomada ou plug, está com defeito. E ela casa extamente os sintomas que vc relata. Abraços.

  145. Prezado João Paulo, sou proprietário de um Uno Mille Way 2009 e estou tendo um problema similar ao seu! Depois de certo tempo rodando com o carro, a luz da injeção eletrônica acende e liga juntamente a ventoinha. Também realizei o escaneamento e acusou nada.

    Teve sorte com o problema?

  146. Bom dia, fui no mecânico e passei o rastreador no Peugeot 207, e deus dois problemas. Primeiro corpo da borboleta onde o mesmo já tinha sido trocado e o mecânico analisou e esta limpo, o outro problema e no pedal do acelerador, ele apagou os erros e pediu para que rodasse com carro e caso acenda a luz novamente. E a luz acendeu terei que trocar o pedal do acelerador? Realmente tem a haver com o problema?

      1. Bom dia, apos ferificar foi constatado que esta faltando o sensor do pedal da embreagem no meu Peugeot 207 por isso esta acendendo a luz da injecao, só que essa peça não acho em nenhum lugar, gostaria de saber se o sensor do freio serve para a embreagem tbm por foto no google e muito parecidas, pode me tirar essa duvida?

        1. Olá Anderson. Tem que medir a continuidade. Os fios tem que ser na mesma quantidade e a tomada igual. Por exemplo: a cebola de ré funciona no mesmo princípio da de freio, mas a parte elétrica (continuidade) é ao contrário. O que pode acontecer é colocar ela no pedal de embreagem a luz não apagar. Mas quando vc pisar ela apaga. Eu duvido que a fábrica faria pecas iguais assim.

  147. Tenho um peugeot 207 xline 2009/2010
    Hoje o carro acendeu a luz de injeção no painel e perdeu a aceleração, consegui chegar até a minha casa, o sistema de freios falhou e travou, não sei o
    Que houve e gostaria de uma
    Instrução
    Para que eu possa falar com o
    Mecânico com um
    Mínimo de noção. Gratidão caso possa me
    Auxiliar

    1. Olá Vinícius. Obrigado por participar conosco. O problema que fez a luz acender vai estar registrado na memória. Mas não significa que a troca da peça acusada seja imediata. Pergunte ao mecânico se algo a mais pode ter feito esta peça funcionar errado. Isto acontece muito. Também peça para verificarem a tomada do corpo de borboleta. Peças como sonda lambda e corpo de borboleta dificilmente estragam. Outras circunstâncias, como catalizador ruim e combustível adulterado fazem a luz acender acusando defeito nestas peças. O conselho é sempre questionar, com tato, a simples troca de peça.

  148. Olá Fernando noa Noite !!!

    Comprei uma ford ranger 2014 2015 com 27 mil Rodados, agora ela estar com 28.200 acendeu a luz da injeção eletrônica, o carro continua tudo normal, apenas à luz que acendeu, na minha cidade não tem autorizada da ford ranger queria fazer a revisão so com 30.000 km… Minha pergunta !

    Posso continuar usando o veículo com a injeção acesa no painel. ??

    1. Olá Cassio. Se o carro anda normal, significa um tempo maior disponível. Mas lembres-se que aluz sendo vermelha significa urgência e amarela atenção. Mas o Scanners deve ser passado. O que mais tem acendido esta luz é combustível ruim ou mistura dele e uma demora da central em conseguir a mistura adequada. Eu sugiro que vc espere o tanque esvaziar, coloque um combustível de confiança e ande com o carro por 11 Quilômetros ou meia hora.

  149. Ola eu tenho um pálio 2002 16v já tem um tempo q a venho tendo problemas com a injeção eletrônica. Levei a algumas oficinas fui ate roubada por uma recente troquei o corpo d borboleta pois ao passar o scanner pela milesima vez acusou comprei um novo e original mesmo assim a luz ainda esta acesa ao passar o scanner novamente acusou problemas no motor da ventoinha bom o mecânico olhou os fusíveis, reiniciou fez tudo que podia e não resolveu. Pode me ajudar? Meu carro não é flex e geralmente só coloco gasolina comum. Tem alguma relação? Pode me Ajudar?

    1. Olá Lays. A ventoinha não tem relação com a injeção. Se ela estiver com problemas tem que ser testado o motor da ventoinha, fusíveis, interruptor da ventoinha e relé dela.Além disso a fiação também deve ser vistoriada. Quanto ao corpo de borboleta, a tomada dele, ou plug, apresenta muito mau contato e faz a luz acender, o carro morrer e o Scanner acusa corpo de borboleta. Nossa gasolina é muito ruim, muito misturada e também pode acender a luz por isso. Experimente usar uma gasolina tipo premium (não é a aditivada) por uns tempos e veja se melhora. Mas espere o tanque ficar na reserva. Estas são as possibilidades que vejo a distância. Obrigado por participar.

  150. Boa tarde amigo, tenho um Peugeot 206 2002 e é o seguinte; Quando ligo o carro a aceleração fica oscilando até eu dar uns toques no acelerador e ele volta ao normal. sendo que quando ando alguns km a luz da injeção sempre acende e o carro perde força, ela apaga se eu desligar o carro e religa-lo. Ja troquei cabo de vela, vela e bobina; fiz limpeza de bico e continua a mesma coisa. Passei o scanner e o erro que da é no sensor de temperatura. O mecânico pediu pra eu trocar, mas será que é por causa de um sensor que essa luz acende e o carro perde a força ? To achando estranho, vc poderia me dar uma luz? Devo mesmo trocar o sensor de temperatura para a luz n acender mais? Muito obrigado pela atenção.

    1. Olá Rômulo. Se acusou sensor tem que trocar, mesmo que não tenha nada haver com o defeito. O sensor estragado pode causa outras avarias. Eu sugiro que peça ao mecânico para conferir o plug do corpo de borboleta (se o seu tiver um) . Peça para jogar um limpa contato nos dois lados e apertar os encaixes do plug. Ele costuma dar mau contato e acontece o que vc relata.

    1. Olá Rômulo. Se for o sensor de temperatura para a injeção, sim, a luz acende. Hoje em dia a maioria dos carros vem com apenas um sensor que atende o painel e a central de injeção para que a leitura da temperatura também fique registrada na central.

  151. Boa noite!
    Tenho um c3 2006 gasolina, que acendeu a luz de injeção e logo após começou a cortar a ignição e falhar. Levei a um mecânico e o mesmo passou na máquina e segundo ele o problema era no módulo e borboleta. Ambas peças não teriam recuperação. Levei em outro mecanico que constatou que a bobina estava queimada, e os bicos sujos. Troquei a bobina e os bicos hoje. Acabei de sair da mecânica e chegando em próxima da minha residência a luz voltou a acender, porém o carro está funcionando normalmente. Será que o problema eh de fato no módulo?

    1. Olá Ida. Se o carro está normal e continuar assim, eu acredito que seja gasolina com mistura fora dos padrões da fábrica. Isto tem acontecido muito. Fez bem em não trocar o módulo ou o corpo de borboleta. Ainda não é hora de confirmar este defeito. O que aconteceu antes, a falha e o corte de ignição, pode ter sido a tomada do corpo de borboleta que dá muito mau contato. Você pode pedir para limparem ela com um limpa contato e observar se a luz vai apagar.

      1. Fernando, boa tarde! Primeiramente agradeço a resposta. Infelizmente o carro voltou com mesmo problema. Testaram td, até alternador. Quando o mecânico passa o raster aponta bico, que está novo. Agora a suspeita eh de fato o módulo, só não entendi qual a interação do módulo com os problemas apresentados.

  152. Fernando, boa tarde! Comprei um Nissan March 1.6 2011/2012. 3 dias depois, a luz da injeção acendeu. Levei o carro na nissan e os mecânicos disseram que era problema nas velas. Troquei-as, porém, 2 dias depois, voltou a acender. Levei lá de novo e eles disseram que poderia ser carbonização. voltou a acender. Levei então em um especialista em injeção recomendado por um amigo. Ele passou o rastreador e acusou falha de ignição no cilindro 4. Recomendou comprar uma bobina. Comprei uma original na nissan. Resolvi então fazer uma viagem nele para ver se acendia de novo. Rodei 400 Km e voltou a acender. Diante do exposto, ele falou que o problema era no módulo, mas que isso não atrapalharia em nada no funcionamento do carro. A única coisa que acontece é que a luz da injeção fica acesa. O meu carro nunca apresentou nenhum sinal de falha, sempre anda muito bem, porém essa luz nunca apaga. Me ajude, por favor!

    1. Olá Carlos. Grato por participar no site. De fato esta luz tem acendido com muita frequência e o carro fica normal. A conclusão que chegamos é que o nosso combustível é muito ruim, com muita mistura que há pouca não existia. Em alguns carros ela simplesmente não apaga, dando umas piscadinhas e voltando a acender. Experimente usar um combustível bem recomendado. Mas espere chegar na reserva para isto. E também rode com o carro pelo menos por 11 quilômetros antes de desligar para a central captar a mistura. (ou meia hora) Pode dar certo.

  153. Fernando, boa noite, gostaria de uma opinião do sr, eu retifiquei, o motor do meu gol G5, a exatamente três dias, e a luz da injeção eletrônica está acesa o tempo todo, o mecânico que fez o serviço, me pediu para andar uns quatro dias, para ver se ela apagá, dizendo ele para desintoxicar a sonda lambda, isso procede, trocou tudo cabos de velas, bobinas, bateria, velas, deu uma geral. Gostaria de uma posição do sr a respeito dessa desintoxicação, desde já te agradeço, obrigado, fico no aguardo

    1. Olá Fabio. Bom, o primeiro passo é escanear o carro e saber porque a luz está acesa. É possível acontecer o que ele diz, mas seria mais pelo combustível do que por uma “desintoxicação” do motor. Mas se o carro está normal, então é um bom sinal.

  154. Boa noite. Meu carro possui kit gas que sempre funcionou perfeitamente sem nem necessidade de regulagem posterior a instalação. Ocorre que precisei trocar minha bateria. Na troca como o kit gas estava ligado a bateria não foi possível manter o carro ligado. Um dia após a troca meu carro ficou totalmente sem força no gás. Na gasolina roda normal em movimento mas parado fica dando pequenos solavancos os faróis aumentam e diminuem a força e as vezes o carro até morre. Está relacionado a troca da bateria ou foi apenas coincidência?
    Obs: a luz da injeção chegou a ascender mas agora apagou. O problema continua.

  155. Ola to com um grande problema por favor me ajuda,tenho um corsa classic 2008 spirt completo.ele acende a luz da injeção e o carro oscila e desliga do nada,ai do a partida e ele volta a ligar,já levei a três mecânico passou o scanner e mostra sensor de velocidade troquei continua a mesma coisa dai mandou troca o sensor de rotação troquei e nada fiz limpeza troquei velas e nada tambem mudei de posto de gasolina troquei por gasolina aditivada original e continua apagando quando ligo o ar condicionado ai apaga mais rápido,diminuo a velocidade e ele desliga ai do partida e ele pega o que pode ser me ajuda por favor ja gastei mais de 1000 reais e nada.

  156. Sr. Fernando Ivanenko bom dia! Tenho um Ford Focus hatch 1.6 2009 que acendeu a luz da injeção um dia depois de uma pancada em um buraco. No começo o carro não apresentava falha alguma, mas agora ele está perdendo força (Não chega a morrer) e as vezes a rotação não passa dos 2 mil giros. Levei numa oficina e falaram que era a sonda lambda e um bico injetor queimado, além de também mandarem trocar filtro de ar, de combustível e o kit das velas. Achei muita peça para trocar (Como se o mecânico estivesse sem saber o que era o defeito e resolveu trocar tudo) então não realizei o serviço. Alguma dica ou sugestão ? Abraço

    1. Olá Rosthan. Grato por participar. Como aconteceu uma pancada antes da luz acender, eu sugiro verificar as tomadas e plugs da injeçào. Uma opção seria verificar a tomada do copro de borboleta. Seus pinos afrouxam e causam estes sintomas que você cita. Como a luz acendeu, o motivo fica na memória. Se ela ainda acende, vá até outra oficia e peça um Scanner com resultado impresso. O sensor de rotação também é suspeito. E você fez bem em não sair trocado peças. Já vi um carro que o cliente trocou peças inimagináveis e o problema era com uma simples tomada.

      1. Levei em outra oficina que tem parceria com uma concessionária da Ford aqui em Maceió, trocaram apenas a sonda lambda e um sensor que não decorei o nome mas que foi bem barato. A luz da injeção apagou e por enquanto o carro voltou a ficar zero, sem nenhuma falha. Gasto total R$ 400,00.

  157. Prezado Fernando,
    Vc saberia dizer qual a especificação do relé do motor de partida a frio, do honda city 2009? Foi retirado do local e estou precisando repor mas não tenho o modelo, especificação do mesmo.
    Grato.
    Daniel Teixeira

  158. Prezado, bom dia.
    Tenho um gol 2012 e sempre faço as revisões no prazo.

    Ontem viajei 330Km e no fim da viajem a luz da injeção piscou e ascendeu. O motor ficou fraco na baixa e rateando bastante. Parece estar tabalhando em 3 cilindros. Como estou longe de casa, fiquei um pouco assustado com isso. Será que terei a sorte de ser uma vela queimada? Desde já lhe agadeço!

      1. Primeiramente, muito obrigado pela sua resposta e sua atenção.
        Levei o carro para uma especializada em injeção eletrônica e no “rastro” ficou apontada falha em dois cilindros. Fizemos a limpeza dos bicos e o problema foi sanado (graças a Deus).
        Aproveitei e esgotei os 3/4 de gasolina que ainda estavam no tanque e reabasteci em um posto com maior credibilidade (completei com aditivada – nunca antes usada no carro).

        Agora tudo parece estar bem.
        Mais uma vez, obrigado.

  159. Olá amigo Fernando, tenho um Celta e a dois dias pela manhã a luz da injeção fica acesa e acontece uma série de estralinhos no painel e pisca as luzes, como se fosse queimar tudo.
    Mesmo sem ter rodado com ele viro a chave para desligar, o motor continua funcionando por alguns segundo, só então desliga.
    Quando ele esquenta a luz apaga.
    Agradeço, desde já.

    1. Olá Jackeline. O primeiro passo é escanear o carro para saber porque a luz acendeu. Pode ser também cabo de bateria bambo. Quanto a ele não desligar, o comutador (onde vai a chave) tem que ser testado. O alternador também tem que ser medido. Ele serve para carregar a bateria e pode estar jogando excesso de carga na bateria e causando tudo isso.Não deixe de verificar estes problemas, pois o carro pode parar com você.

      1. Hj levei ao mecânico, passou o scanner e não registrou nada, deixei lá para que eu possa verificar se é o sensor da temperatura da injeção.
        Obrigado pelas informações.

  160. bom dia, tenho um gol g5 e abasteco ele com álcool, sempre q eu ia ligar de manha ele fica batendo e meio acelerado mas depois q esquentava voltava ao normal, abasteci em outro posto, e agora quando eu ligo ele frio ele fica batendo e barulho do motor parece do gol antigo, luz da injeção acendeu e aceleração ficou fui sem forca, mas depois voltou ao normal e a luz apagou,precisei viajar com carro 100 km e veio normal luz não acendeu e não teve nenhuma alteração, gostaria de saber se poderia ser o combustível ruim e se eu posso voltar dessa viagem e abastecer com gasolina aditivada visto q desde de que comprei carro sempre abasteci com álcool ,

    1. OLÁ Júnior. Pelos sintomas que vc descreve me parece de fato ser combustível ruim ou adulterado. Isto tem acontecido muito. Mas se for trocar de combustível espere o tanque chegar na reserva e depois de abastecer rode com o carro por cerca 10 km. A Central precisa disso para assimilar a nova mistura.Abraços e obrigado por participar.

  161. Boa noite Fernando Ivanenko.
    Tenho um Classic 2011, mandei lavar o motor ,e a luz da injeção não apaga, porém o carro não mudou de comportamento.
    O scanner acacusa sensor de lambda, mas foi trocado e a luz persiste.
    Pode me ajudar?

    1. Olá Heleno. Pode ser que algum plug se desligou e a luz acendeu. Mande verificar todos eles. Também pode ser gasolina onde a Central não achou a mistura (daí acusou sonda) ou mesmo uma peça ainda úmida. Pelo carro estar normal eu acedito em algo mais simples.

  162. Boa noite.
    Tenho um gol G5 2010 1.0. A algumas semanas ao ligar o carro e sair para trabalhar, a luz da injeção eletrônica acendeu o carro engasgou e encostei o veiculo e o desliguei. Na semana passada enchi o tanque para uma viagem, como o carro e flex eu só uso Etanol. Viajei e o carro não apresentou problema ao liga-lo pela manhã. Quando voltei abasteci em outro posto, fui ao mecanico para troca de velas e cabo. Passei num posto e coloquei mais combustível.
    Guardei o carro na garagem no sabado passado após ter voltado da mecânica e não sai mais, somente hoje. Ao ligar o carro tudo se repetiu. Ele engasga pérde potencia e a luz acende. Eu desligo o carro, espero alguns minutos, ligo de novo e o carro volta a funcionar normalmente e a luz não acende mais. O que pode ser?

    1. Olá Marcos. Pode ser a central se adaptando a mistura do combustível. Sempre devemos rodar alguns km ou minutos para que a central consiga a mistura correta. Mas quando esta luz acende fica registrado na memória o motivo. Esta indicação é o começo da descoberta do defeito, e não a simples troca de peça que o rastreamento vai acusar. A não ser que seja algo bem evidente. O link abaixo talvez possa te ajudar mais. Abraços.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/06/pane-subita-do-carro/

  163. Meu carro está fraco demais, diz o mecanico da seguradora que está fumando óleo ou com barulho estranho, ele também pode estar subindo óleo para a câmara de combustão, devido o óleo estar fino demais e os aneis desgastados, o que ocasiona sujeira nas e acendendo a luz no painel. A solução que me passaram é fazer uma retifica no motor, isso é certo? Estou com medo de mexer em algo que não tenha nada a ver.

    1. Olá Larissa. Como a distância atrapalha, e a situação narrada por você corresponde mesmo a uma retífica, eu sugiro uma segunda opinião de uma segunda oficina. mas você não deve contar o que te falaram e sim pedir um orçamento dos problemas que o carro apresenta, além da garantia de resolver tudo.

    1. Olá Anderson. Normalmente ele fica acima do pedal de embreagem, assim como o interruptor de luz de freio pica acima do pedal de freio. Se voce nào localizar a peça, procure pela tomada dela que pode estar escondida.

  164. Olá Fernando. Tenho uma saveiro cross 12/13 e há uns 4 meses vem apresentando um defeito intrigante. Andando normalmente ela simplesmente “morre” e nem adianta eu tentar ligar logo em seguida que ela não “pega”, se recusa! Passados alguns minutos ela volta a funcionar como se nada tivesse acontecido…. Cara-de páu… funciona normalmente. E, pior, esse problema não tem hora, nem dia e nem local pra se manifestar e se dá nos momentos mais inoportunos possíveis. Por exemplo: subindo uma serra vindo de Curitiba!! Levei o carro na concessionaria, ficou alguns dias lá com eles e a danada não apresentou o problema. E o escaner não identifica nenhum defeito…Amigo, por favor, me dê uma dica… Menos leva-lo numa benzedeira!! Rrsrs. Aguardo seu comentário. Abs … Sucesso!

  165. o motor mahindra a diesel acende aluz da injeçao e morre asveses com o carro emovimento eu desligo achave eligo em mediato omotor funciona e logo asende e morre repito o mesmo proscesso etorna funcionar por algons segundos oque posço fazer sou mecanico e nao descobrir o problema

  166. Ola Meu Caro Fernando!!
    Tenho um corolla 2011 Eu estava viajando nele a luz da Injeçao acendeu!! Mas o carro continuo normal ele pegou normal nao falhou,nao consumiu muito combustivel normal o carro eu.

      1. Ola Fernando Levei No Scaner Mecanico falou de Catalizador coisa Assim!!
        Sera Que foi Combustivel Mesmo A luz Ele Resetou.
        Muito Agradecido.

  167. Olá Boa noite,gostei mto da matéria, tenho um c3 2009 a luz acendeu e começou a apitar,o carro fico fraco mão respondia as acelerações parei o carro e liguei uns 5 segundos ai funcionou normalmente, ,o problema eh mto grave? ? Desde já agradeço faz uns 3 dias q isso aconteceu

    1. Olá Maurício. Pode ter sido o problema passageiro por mistura de combustível. Isto tem acontecido muito. Mas se você quiser saber o motivo mande escanear a central. Se acontecer novamente, mesmo que o carro fique normal, faça o escaneamento para saber o primeiro motivo e assim procurar o defeito. Obrigado por participar.

  168. Olá..Tenho um fox 2011/2012 o mesmo esta acendendo a luz da injeção. Mas somente acende quando esta na lenta,. Com o carro em movimento não acende. Ja foi trocado cabos, vela e bobina até o momento não acharam o defeito. Sabes me dizer o que pode ser?

    1. Olá Regiane. Tem que saber se seu carro tem sensor de embreagem. Ele costuma acender esta luz. Muitas vezes basta regular o pedal de embreagem. É uma possibilidade, visto que é na lenta que acontece o problema. Também repare se a lenta está muito baixa.

      1. Bom dia… A lenta está normal. Passando no aparelho acusa falha no 3 cilindro. Porém a compressão do cilindro está normal. Pode ter algo a ver com o sensor de rotação G28? Ou pode ser outra coisa? Obrigada

          1. Olá. a Bobina ja foi trocada 2 x. Acharam que era porque não era original e agora colocaram original. Mas o defeito continua. Não sei mais o que fazer.

  169. Bom dia! Tenho um corsa 2002, e no sábado simplesmente ele não funcionou, levei a oficina e o mecânico disse que era a bobina de ignição, troquei a bobina e a luz da injeção eletrônica acendeu. o que pode ter acontecido?

    1. Olá Débora. Grato por perguntar. Se a luz acendeu depois da troca da bobina e o carro funciona normalmente, então é muito provável que a bobina não seja original. Isto pode acontecer quando trocamos a bobina do Corsa com uma marca paralela.

  170. Boa noite, meu carro esta com a luz da injeçao acessa. apontou pedal da embreagem e pedal do acelerador, estava faltando atuador do pedal da embreagem troquei e agora acendeu de novo. vc me indicaria trocar ou tem como o mecanico fazer algum teste?

  171. Boa tarde,

    o mecânico consegui passar o Scanner e detectar o problema mesmo que a luz da injeção eletrônica não esteja acesa ?

  172. Acabo de adquirir um Fox 1.0 Trend 12/13 com 61.000 km rodados.
    Porem no mesmo dia em que peguei o carro, apos abastecer o mesmo acendeu a Bendita LUZ EPC e perdeu desempenho (ficou trepidando e rotação baixa e aceleração baixa).
    O caso é que na primeira vez escaniado o carro não apresentou nada, zeramos a memoria de erros, e logo em seguida a luz voltou a acender. e no período de 1 semana foi ficando cada vez mais e mais recorrente o problema. E sempre era assim desliga o carro espera um pouco e volta a ligar o problema some. logo em seguida aparece novamente.
    Em marcha lenta o problema e mais recorrente, mas agora até em movimento o mesmo apresenta as falhas. e agora junto a LUZ EPC a luz da injeção também esta acendendo. observei também que o problema sempre aparece apos alguns quilômetros rodados (sendo assim quando o carro começa a ganhar temperatura).
    neste momento o carro já está a 3 dias em outro mecânico, que ja trocou TBI (problema persistiu), trocou chicote do fuzivel que leva corrente para o TBI (problema persistiu), trocou lampadas de freio que eram de xenon (problema persistiu), trocou bobina de ignição e por ultimo sensor de rotação.
    o mesmo afirmou que vai me devolver o carro hoje e com o problema resolvido. Mas estou muito insegura com o carro, pois vi inúmeros relatos de pessoas que trocaram tudo isso que eu troquei e mais um pouco e que alguns kms depois o carro apresentou o problema novamente. vou morrer em 2.000 reais e queria a opinião de vocês.

    1. Olá Paola. Alguns foram trocados sem necessidade como as lâmpadas de freio. Seu caso pode ser até o de um plug com defeito, como o do corpo de borboleta. Eu aconselho esperar o conserto e exigir a garantia. Se o carro ficar bom você tem o direito de ganhar um desconto.

  173. Oi tenho um FIAT STRADA 1.4 2012, ele acendeu a luz de Injeção Eletrônica do nada, eu não ando muito com ele na reserva mais ele apareceu ligando quando eu estava em movimento saberia me dizer o que é? E se preciso ir logo para uma oficina.

  174. Olá. estou com um Ford Fiesta 2011, acendeu a luz da injeção e passado os scan deu zonda lambida, trocamos as duas e o problema persiste, mesmo já zerado o erro depois de dois ou três dias da o mesmo erro.

  175. Olá,
    Hoje meu combustível ficou na reserva e acabei colocando Etanol em um posto “x”. Após isso, verifiquei que a luz da injeção eletrônica/motor acendeu.
    Pode ser o combustível zoado? Ou devo passar o scanner pra verificar?

    1. Olá Thiago. Sim, pode ser combustível ruim ou “falta” de costume da central com o álcool. Quando há uma mudança brusca de combustível, é necessário rodar cerca de 1o Km com o carro ou meia hora para a central assimilar a nova mistura. Mas tem que escanear o carro para saber com certeza o motivo da luz estar acesa. Se for voltar para a gasolina, espere chegar na reserva e também rode com o carro por 10 km antes de desligar.

  176. Ola Fernando,
    tenho um C3 2011, está comigo há 3 anos, e nestes 3 anos rodou bem, mais ou menos uns 300 a 400 kms por semana.
    Em junho foi fazer a revisão no mecânico particular (não na autorizada), trocar óleo , filtro etc etc. Desde que voltou acendeu a luz de injeção. Desde de junho o carro fica mais no mecânico do que comigo . Scanearam varias vezes e não encontram nada. O que observei é que a água do carro tem baixado muito rápido, e numa dessas (pois o mecânico disse que estava tudo perfeito) quase bate o motor. Estou tendo que colocar água a cada 2 dias !!! Trocaram uma mangueira que estava vazando, mas continua perdendo água.
    O carro não “ferve”. Demora muito a esquentar , tenho que andar uns 4 km para aparecer o primeiro “risquinho”, mas logo em seguida sobre para 3 os risquinhos do aquecimento , mas não passa dos 3 riscos, o que não caracteriza super aquecimento.
    Percebi que o ar condicionado está esfriando menos.
    No último serviço eles trocaram o jogo de junta superior do motor, a correia dentada, o retentores de válvulas e a bomba d’água.
    O carro continua vazando água e a luz de injeção acende e apaga. Fica apagada logo que completo a água, e ao andar um pouco acende.
    Vou mudar de mecânico, com certeza, mas gostaria de saber o que poderia estar acontecendo, pois nas várias vezes que scanearam não conseguiram detetar nada.
    Agradeço a atenção
    Andréa

    1. Olá Andréa.Casos como o seu são mais comum do que possam imaginar. O que acontece é um erro no meio do caminho de todos estes reparos. O que tem que ser feito é um recomeço em outra oficina, e de preferência que tenha experiência no modelo do seu carro. Não duvido da boa vontade deles, até por por uma questão de zelar pelo nome. A luz da injeção deve estar acendendo porque a temperatura está acima da permitida pela central. O vazamento tem que ser descoberto de qualquer maneira e não é algo muito difícil. Apenas toma mais tempo do mecânico. Trocar a correia dentada exige perícia.A desmontagem e remontagem de tudo também tem que ser rigorosa para evitar danos, que, por exemplo, podem causar um vazamento de água. Procure outro mecânico e relate tudo que foi trocado. Também exija garantias que a troca de outras peças vá solucionar definitivamente o problema. Não aceite troca pura e simplesmente para “ver o que vai dar”. Diga ao mecânico que se não resolver para ele retornar com a peça antiga e sem custos.É um direito seu.

  177. Boa noite, tenho um ONIX 2014 e a luz de injeção acendeu, levei numa oficina e passou o scanner e acusou o erro P0420, já reiniciou 2 vezes o modulo e a luz volta a acender, poderia me ajudar.

  178. Olá Fernando. Se puder me ajudar: Tenho fiesta sedan 2010/2011 1.0 flex que tá com a luz de injeção acesa direto, e o motor sem força quando ta acima dos 2500rpm. na marcha lenta ele fica normal o problema é quando ta andando, não sei se é impressão minha mas acho que quando ele aquece o motor ai fica pior tipo se eu para numa ladeira ele não tem força para sair mais. O que poderia ser esse problema? ja que o mecânico bate bate e não descobre. desde ja agradeço a atenção.

  179. Ola Fernando poderia me responder uma duvida ? Luz do eletronico aceso ponteiro nao marca temperatura depois de um incherto com bateria. oque devo fazer tem recuperaçao ? Meu carro e um Palio(2001) 1.0 Fire
    16 Valvula

    1. Olá Francisco. Tente desligar o negativo da bateria e espere por 10 minutos para religar. Veja se resolve. Também pode o plug do sensor de temperatura que está solto. Ele fica a direita do motor, perto da bateria e normalmente é de cor azul. Talvez não seja o caso, mas leia no manual se existe algo que possa ser atingido no caso de desligar a bateria. (como o rádio)

  180. Olá Fernando primeiramente quero te agradecer pq através da sua dica consegui arrumar um problema na seta do meu carro sem precisar levar ao mecânico.
    Bom agora o problema é o seguinte, tenho um corsa Wind ano 98 quatro portas e hoje ouvi um barulho estranho tipo estalando bem baixinho mas algum tempo depois parou so que depois de um tempo a luz da injeção acendeu e não apagou, consegui andar com ele normal até chegar em casa, o que pode ser que está acontecendo?
    Desde já obrigado
    É que eu sei que muitas vezes onde levamos o carro o mecânico sempre joga falsos problemas a mais então prefiro ir tendo alguma noção do que pode ser.
    Desde já muito obrigado

    1. OLá Débora. Tem escanear o carro. O motivo da luz acender fica registrado na memoria. O mecânico vai ter aceso a esta informação e você também tem o direito. Se for dito que alguma peça tem que ser trocada, exija a garantia do conserto ou a volta da peça anterior. Não tem como eu saber o defeito porque esta luz pode acender por diversos motivos. Este barulho pode ter sido um relé que deu um defeito temporário, se ele fizer parte a injeção a luz acende. E que bom que resolveu outro problema pelo site. Fico bem feliz. Obrigado por participar.

  181. ola blz fernando!entao eu comprei agr a uns 3 meses um vectra gl 99 e ele esta com a luz da injecao acesa direto…
    mas o carro esta normal trabalho com ele direto e ja viajei tmbm…sem problemas! falei com o antigo dono dele e ele me disse q a luz acendeu dps q ele mandou retirar o ar condicionado! vc acha q tem alguma coisa a ver? o ar com o sistema de injecao…ou e bom levar para passar um scanner?

    1. Olá Jhonathan. Grato por acessar o site. Pode ser sim. Alguns carros com este tipo de injeçào testavam o relé do ar durante o escaneamento. Leve até uma oficina que vai acusar o defeito. Desconfio disto também por ele estar normal. Combustível ruim também acende a luz, mas isto é mais comum com carros Flex. Abraços.

  182. bom dia cera que alguém pode me ajuda tenho um palio 2010/11 motor 1.4 tem uns 06 meses eu fiz a revisão do meu palio na fiat e o mecânico me ligou dizendo que a luz da injeção tava acessa porque a sonda landa tava com problema blz eles me cobraram 380,00 so da sonda e meu carro ficou na fiat 04 dias quando fui pega o carro que cheguei em casa a luz acendeu eu entrei em contato com a fiat eles mandaram eu levar mais nao deu pra me levar mais passando uns 15 dias a luz apagou e agora ja tem 30 dias que ela ta acessa as vezes apaga levei em um mecânico amigo meu ele passa o aparelho e no aparelho tava dizendo que sa duas sonda tava apresentando problema o que eu posso ta fazendo

    1. Olá aldecy. Grato por participar. leve seu carro até uma loja boa de escapamentos e peça uma avaliação dos catalizadores. Eles costumam fazer a luz acender acusando sonda. Mas apenas faça o serviço com a certeza do reparo.

        1. boa tarde Fernando hoje eu e a levar o carro na oficina mais quando liguei o carro a luz apagou o que eu faço eu levo o carro assim mesmo ou espero ela acender dinovo

  183. fernando me ajude, por favor

    tenho um nissan march, que ficou com aluz do motor nil ligada por algum tempo,depois apagou e ascendeu novamente…
    ate que veio meu desespero, o carro simplesmente apagou uma vez, e depois apagou e nao ligou mais….
    ele esta em avaliaçao no mecanico, mas dizem que pode ser uma peca chamada maf…
    socorro custa 900,00 reais!!!

    1. Olá Ana. Pode ser map, sensor de massa de ar. Mas o grande truque com casos como o seu é pedir garantia do conserto e devolução do custo se a peça não resolver e voltar com a peça antiga. Converse com o mecânico sobre isto, porque os custos do seu carro são realmente altos.

  184. ola fernando, otimo site!!!
    talvez me ajude o meu carro é um eclipse gs t turbo 1995, eu abastecia sempre com a gasolina da ipiranga, ai me informaram que a da shell v power seria melhor, troquei … resultado o carro ta falhando perdeu força, ficou acelerado, soltando pelo escapamento algumas vezs fumaça e com cheiro forte….. pode ser conhecidência da troca de gasolina , mas aconteceu tudo isso..
    mandei limpar os bicos, mas não resolveu, to pensando em trocar os bicos ou aguardar acabar a gasolina e por a do ipiranga denovo… o que acha que pode ser?

  185. Olá Fernando: Boa tarde!!!
    Amigo, já mencionei algumas vezes, o problema do meu Pegeout, 206 1.0 16v. 02/02 no seu site. Mas, estou vivendo esse tormento até hoje, com esse problema do Pegeout. Já troquei quase tudo; que, tecnicamente sendo orientado e possível, como causador desse problema, de não pegar, e agora; funciona muito bem, e, quando você vai colocar em funcionamento novamente, ele não pega, e entra em modo ECO, e não funciona nem a pau.
    Onde pode estar cortando essa corrente elétrica que não chega corrente nas velas?
    Peças trocadas e originais: Bobina e cabos, velas, sensor de rotação, bomba de combustível, bateria Heliar de 480 amps. Alta partida rápida, filtro de gasolina, caixa de fusíveis do compartimento do motor, resistência do ar condicionado e outras que não me lembro no momento!!! UUfffffff…. e então, o que faço? Profissionais e aparelhos perdi à conta de quantos já avaliaram o carro! e nada descobrirão!!! Faz aí um milagre e passe pra mim por favor!!!

    1. Olá jadir. Sei bem do seu drama. Alguns carros são assim e quando se descobre é algo mais simples. Não sei se já sugeri, mas peça que vejam o aterramento da central da injeção e até ela mesmo. Aterramento ruim mata o serviço de um técnico.

      1. Olá Fernando, Boa Tarde Amigo!
        Fernando, a central já passou pelo teste de bancada e, funcionou maravilhosamente bem: Ficou várias horas no teste, os bicos pulsando, tudo ok!!! Quando coloquei no veiculo,nada; em seguida o veículo entrou em MODO ECO, e dai o resultado Você sabe, não funciona. Em seguida reterei-o do modo eco, e. logo funcionou. Rodei bastante com ele naquele dia; mais tarde fui ligar e não funcionou mais???? e está na mesma situação!!!

        Em tempo: O aterramento da central fica no próprio sistema d”ela, ok!!! Alguma outra orientação ,sobre esse aterramento?

        Mais uma vez, obrigado pela sua atenção;

        Jadir Brandão Mendes.

        1. Olá jadir. O modo eco quase sempre é ativado quando a bateria é desligada do carro, ou o positivo da central. Verifique se os cabos da bateria estão apertados, inclusive porcas de fios que podem estar neles. A outra ponta do negativo também tem que ser conferida (que vai para o bloco do motor) O plug da central também tem que ter seus pinos apertados (o que vem do carro) Depois faça o processo de sair do ECO. Se não funcionar pode ser que a senha do da EEPROM tenha sido bloqueada. Já peguei um 206 assim e um chaveiro conseguiu desbloquear esta senha. É uma possibilidade.

  186. Olá Fernando, tudo bem?

    Tenho um Picanto 2011 e as duas últimas vezes que peguei estrada a luz de injeção eletrônica ascendeu e o carro perdeu força, parei o carro no acostamento por alguns segundos e voltou ao normal.
    Percebi que o problema se agrava quando subo a serra e exijo um pouco mais do carro ao ponto do carro quase parar, mas desligo carro e ele volta a funcionar normalmente.
    No meu dia dia não acontece o problema, já levei em mecânicos e todos dizem que não conseguem identificar o problema pois precisa que a luz fique acesa pois há diversas possibilidades de problemas, consultei amigos e eles me disseram que é gasolina ruim já que faço as revisões anuais certinhas todos os anos na própria concessionária.
    Tenho colocado gasolina aditivada para ver se “limpa” o tanque, mas tenho receio de pegar estrada e dar algum problema e causar um prejuízo maior no carro.
    O que você sugere que eu faça ou o que acha pode ser?
    Obrigada e aguardo retorno.

    1. Olá Bruna. Uma averiguação bem simples, e que pode ser o seu problema, é verificar a tomada do corpo de borboleta. Em alguns casos parecidos com o seu, ela apresenta mau contato. Tem que conferir os pinos dela e da parte que ela encaixa. Podem estar bambos ou sujos e quando o motor é acelerado mais acontece este mau contato. O evidente é que é um problema de mau contato em uma situação igual.

  187. Bom dia! Tenho um Gol 10/11 e já troquei velas e os cabos de vela, passei o rastreador e não constou nenhum problema e a luz da injeção continua acesa. Me ajuda por favor.

    1. Olá Fernando. Se o carro funciona normal, então pode ser combustível ruim.Se ele continua falhando você deve procurar uma oficina que tenta as peças da injeçào para testar. Ou seja : ali existe todas elas para confirmar o defeito. Muitas vezes o Scanner acusa uma peça, mas é outra que faz esta funcionar errado.

    2. Olá Fernanda. Se o carro funciona normal, então pode ser combustível ruim.Se ele continua falhando você deve procurar uma oficina que tenha as peças da injeçào para testar. Ou seja : ali existe todas elas para confirmar o defeito. Muitas vezes o Scanner acusa uma peça, mas é outra que faz esta funcionar errado.

  188. Bom dia! após trocar a bomba de combustível a luz da injeção eletrônica não quer mais apagar! Sendo que a bomba não é a original do corsa sedan 97 o que fazer para sanar este problema?

  189. Boa noite, tenho uma Saveiro G5 e a mesma vem a tempos apresentando problemas, tais eles citados abaixo!
    – Aqueceu uma vez e o mecânico tiro a válvula termostática (está rodando sem)
    – Começo a falhar aceleração, queimava 3 cilindros e as vezes morria na rua (limpei os conectores e rodava um tempo)
    – Troquei cabos e velas ( ao trocar os cabos quebro 2 conexões da bobina ( porém rodo normal) até que começou a acender luz injeção e um barulho no corpo da borboleta tipo barulho de tiro, rodei meses assim acendia injeção apagava a memoria e rodava normal, ao passar o aparelho acusava pulo de centelha e sonda lambda, troquei cabos e velas e bobina, começo a rodar normal de novo, e passo 2 semanas, quando foi hj o mesmo começo a falhar o 1 cilindro e luz da injeção acessa e dando os tiros de novo.

  190. Tenho um ssangyong kyron diesel 4×4 e de vez em quando acende a luz amarela check da injeção. O carro anda normal só que de vez em quando a luz acende e permanece até eu ligar e desligar algumas vezes até apagar, mas as veses ando com ela acesa normalmente. O que poderia estar acontecendo pra essa luz acender de vez em quando?
    Grato e um abra;o.

    1. Olá Eduardo. O motivo que fez a luz acender fica gravado na memória da central.Mas isto não quer dizer que se deve trocar a peça que acusar. Na maioria das vezes é combustível que está fora dos padrões de mistura da fábrica. Mas o escaneamento deve ser feito.

  191. Ola Fernando meu Caro Boa Tarde!!
    Tenho um corolla 2011 ele acendeu a luz uma vez,fui na oficina ele viu catalizador coisa do combustivel ele falou!! e resetou a luz,lembrando que o carro funcionando normal. ai eu via andando ai luz acendeu de novo, e o carro continua normal.me de uma luz. muito agradecido.

    1. Olá leudo. Pode ser combustível que a central não assimilou a mistura. Se variar um pouco ela acende. Tente mudar de combustível com o tanque na reserva e rode com o carro por cerca de 11 quilômetros antes de desligar. Mas vale a pena verificar o catalizador. Ele também faz a luz acender por início de defeito.

  192. Ola tenho um classic 10/11 a estou com ele a 4 meses costumo usar álcool estava tudo bem até que em uma viajem a luz da injeção acendeu mais continuou normal sem falhas rodei uns 150 km e ela apagou depois de alguns dias a luz acendeu de novo mais logo apagou e o carro continuou normal. Ate que essa semana o carro estava quase na reserva e eu coloquei meio tanque de gasolina e o carro ficou normal isso na segunda à noite depois disso não utilizei mais o carro até que ontem à noite resolvi liga lo estava muito frio aqui e ele não quis pegar eu pisei no acelerador no último e ele funcionou mais hoje de manhã quando liguei ele a luz da injeção acendeu de novo. Será algo grave ou combustível ruim?

    1. Olá Miriam. Grato por participar conosco. Quando trocamos o combustível como você fez as vezes é necessário rodar com o carro por 11 km ou meia hora sem desligar. O.procedimento que você relata é típico desta situação. Procure no site um post sobre pane em carro Flex. Não consigo te passar o link agora. Neste post existe um procedimento de como agir nestas situações. Mas tudo vai ficar normal.

  193. bom dia tenho um palio hlx 1.8 a luz da injeção acende e o carro perde a força ja levei no especialista de injeção ai ele falou que era a central troquei a central e nada resolvido depois o corpo de borboleta comprei outra nova e nada de resolver nao sei mas o que fazer

    1. Olá Italo. Peça para verificarem o estado da tomada (ou plug) do copro de borboleta> ele costuma afrouxar os pinos e apresenta amu contato.O mais importante é entender que o que o Scanner acusa não significa troca imediata da peça e sim um começo de investigação do defeito. Muitos outras peças podem fazer outra não funcionar adequadamente, como no caso do corpo de borboleta e sua tomada. Também exija que, se houver troca de peças, a garantia do conserto ou a devolução da peça e do seu dinheiro.

  194. boa tarde. tenho um corsa 1.8flex 2004/04, a luz da injeção acende somente quando atinge a temperatura ideal, ou seja por volta de uns 05km rodados, já fui em 03 oficina, ninguem descobre o defeito, a princípio o primeiro laudo acusou a sonda onde foi trocada por outra original, ficou bom por alguns dias até colocar gasolina! o carro voltou a apresentar o defeito e não apaga mais, e não mostra o defeito agora. o que pode ser? já foi feito aterramento também.

  195. Boa noite, ótimo post. Parabéns.

    Fernando, preciso de sua ajuda, tenho um Passat 2.0 TSI Turbo, ano 2009, acende a Luz EPC e injeção eletrônica e o carro perde potência, fica limitado a 3.000 RPM. Na volkswagen me falaram que tinha que trocar o corpo de borboleta. Não fiz o serviço e levei em outra oficina que disse que o problema era no catalisador. Confiei mais neste mecânico que falou que era catalisador. Ele disse que tem duas sondas, uma antes e outra depois do catalisador e que normalmente o problema no catalisador faz o carro acender a luz EPC e o limita a 3.000 RPM. Ele comentou que o carro não tem retomada de marchas no câmbio automático. Realmente é esse o sintoma que eu percebo. Um catalisador usado do Passat fica em R$ 1.500,00 é esse mesmo o valor? Com sua experiência você acha que pode mesmo ser o catalisador? Em relação ao corpo de borboleta, lhe pergunto se o catalisador pode interferir em alguma coisa no corpo de borboleta? Muito obrigado.

    1. Olá Leonardo. De fato o preço é próximo disso e o catalizador engana e apresenta estes defeitos. Mas verifique a tomada do corpo de borboleta. Aperte os pinos dela (ou peça alguém para fazer) e aplique um limpa contato. Esta tomada costuma folgar e também causa este tipo de defeito.

  196. Boa Tarde Fernando,
    Parabéns por este excelente site.
    Estamos com um problema aqui, minha irmã tem um Honda Fit 2007 automático e está com ele a 5 meses.
    Ontem, voltando do trabalho, o carro acendeu a luz de injeção e momentos depois perdeu a força.
    Precisou voltar no guincho.
    Ela entrou em desespero.
    Vamos levar na Auto Elétrica próximo fim de semana.

    No mesmo dia, pela manhã, o namorado dela precisou de carga na bateria do carro dele e usou a bateria dela (chupeta).
    Ela notou faíscas na hora da carga.
    Isso pode ter relação com o ocorrido ?

    O Fato do carro ter perdido a força e precisar de guincho implica num grande problema?

    1. Olá André. Grato por participar no site. Estas faíscas seriam preocupantes se o carro estivesse conectado aos cabos de chupeta no momento que aconteceram. Este tipo de curto pode queimar o alternador e carro pode parar. Mas existem várias outras possibilidades, como troca súbita de combustível ou algum plug que se soltou da injeção. Ele deve ter perdido a força porque a central o desligou. Tem que avaliar o carro com um Scanner. Diga a ela para ficar tranquila. Peça mais de um orçamento e não aceite troca de peça sem a garantia definitiva do conserto.

  197. ola bom dia !!! tenho um palio fire 2012 , fui fazer uma ultrapassagem e a luz da injeção acendeu e começou a piscar na hora senti , que motor deu aquela reduzida , desliguei o carro dei umas 03 aceleradas em ponto neutro e a luz apagou , o que sera que pode ter dado ? obs. : ultimamente só tenho utilizado etanol de combustível

    1. Olá Ricardo. Antes de pensar no álcool (e ele está causado muitos defeitos na injeção) verifique a tomada do corpo de borboleta. Ela costuma afrouxar os pinos e acontece o que vc narra, principalmente em velocidade mais alta.

  198. boa tarde Fernando eu tenho um gol g5 2008 1.6…e a 2 dia acendeu a luz da injeção ,
    eu estava usado ultimamente Álcool, a 3 meses atrás tinha acontecido isso e foi trocado a sonda lambda
    e parou….mais agora voltou a acender .. e de manhã ao botar pra pegar deu uma ingasgada .. como se tivesse borbulhado quando acelerei …mais depois de 1 minutos voltou ao normal…..

      1. pois é fernando eu abasteci em outro posto, a luz da injeção apagou,, mais pela manha na hora da 1 partida
        continuou dando aquela ingasgada na descarga ,,depois de acelerar 2 ou 3 veses volta ao normal..
        o que será isto ?

  199. Fernando, bom dia! Tenho um gol G4 2009 básico e a luz do EPC e da injeção simplesmente não ascendem e o carro não liga. Desconectei o cabo da bateria e conectei novamente e por um instante ele pegou mas o problema voltou logo em seguida. Aconteceu o mesmo problema ha uns dias atrás mas e ele voltou ao normal logo em seguida. Agora o carro não pega de jeito nenhum e as luzes não ascendem mais.
    O que pode ser? O que eu faço?

    1. Olá Andre. Somente com um Scanner para descobrir. Pode ser até a chave do carro que descodificou. Existe uma possibilidade. Desligue o negativo da bateria e espere 10 minutos. Religue a bateria e ligue a chave do carro para dar painel. Espere por 40 minutos (mas mantenha a porta do carro aberta para não travar) então desligue a chave e tente fazer funcionar.

  200. Olá bom dia. Meu carro e um Ford Ka 2009 tem um mês mais ou menos ele acendeu a luz da injeção eletrônica ficou um pouco e apagou. Passou uns dias mandei fazer limpeza de bico. Mas hoje ela. Voltou a acender oque será que pode ser?

    1. Ola Bruna. Sempre que esta luz acende fica gravado na memória do carro o motivo. Este seria o inicio do conserto, pois muitos trocam a peça que o equipamento está condenando, o que é um erro. Saber o motivo é essencial. Mas muitas vezes o nosso combustível faz esta luz acender. Perceba o comportamento do carro. Se estiver normal, é muito provável que seja combustível ruim.

  201. Tenho um palio fire 2004, a luz da injeção acende e fica ligada, ele perde aceleração, as vezes piso no acelerador e o mesmo não responde, no scaner acusa baixa impendancia eletrica, a bateria está com a carga normal e o alternanador também manda a carga certa me disse o eletricista. O que poderia ser!!!

  202. Olá Fernando , tenho uma saveiro cross 2012 estava dirigindo a 110 km e do nada a luz da injeção acendeu limitou o carro a no máximo 3000 mil giros e não passava de 100 km logo após nas marchas mais lentas o carro começou a querer morrer

  203. Boa tarde Fernando, a uns 4 meses atrás eu estava dirigindo e acendeu a luz EPC, o que causou uma perda de potencia do carro na hora (só chegava a 80 km/h), levei ao mecânico e trocou varias coisas e a luz acabou apagando. Logo em seguida acendeu a luz da injeção e desde então não apagou mais, mesmo depois de trocar algumas peças. Troquei de mecânico e a ultima peça trocada foram as velas (ele disse que as anteriores estavam carbonizadas). Ele disse que o problema poderia ser gasolina ruim e recomendou que eu abastecesse com álcool umas três vezes, fiz isso e o carro funcionou até melhor do que era anteriormente com gasolina, porém a luz acendeu de novo. Levei o carro novamente, já que pra ligar estava meio que demorando e a luz do óleo se mantinha acesa por uns 10 segundos, coloquei óleo e falei que o carro estava demorando pra ligar e a luz da injeção se mantinha acesa, porem o carro funcionando normal, e ele me disse que podia ser que o álcool ainda não havia limpado o tanque. Sai da oficina com a luz apagada e no outro dia acendeu de novo. Depois de por os 3 tanques de álcool, voltei para gasolina, dessa vez coloquei aditivada, e o carro voltou a perder a força nas 3 primeiras marchas, demorando muito pra desenvolver, já levei em outro mecânico e o mesmo disse que pode ser cabo de vela, bobina, escapamento entupido, central, não sei o que do pedal. Nessa brincadeira já gastei mais de R$ 1.300,00. Estou pensando até em trocar de carro, mas queria saber o que poderia ser, já que passei por 3 mecânicos e não foi solucionado o problema. Resumindo, luz acesa sempre….com álcool funciona bem e com gasolina fica sem força.
    Meu carro é um gol G5 2010/2011.

    1. Olá Marcus. Me parece que sua central “travou” na regulagem de mistura para álcool. Isto é mais comum do que se pensa. De fato nosso combustível é além do flex,mas de ruindade. O que mais se vê é esta luz acesa e não apagando, ou acende e depois apaga. Se o carro permanece normal, então ela acende por tentativa de regulagem de combustível que está fora dos parâmetros da fábrica. existe uma técnica para tentar regular a central no post abaixo. Seria mais para carros de outra montadora.Mas pode dar certo com o seu. Faça com o tanque na reserva. E também pare de trocar peças somente porque o scanner manda. Eu sempre digo que o scanner é o início do descobrimento do defeito.Abraços e dê retorno para gente.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/06/pane-subita-do-carro/

  204. Ontem passei por uma chuva mto forte, tenho um celta 2004 1.0 vhc. Então fui seguindo viajem, qnd de repente acendeu uma luz no painel, segundo o manual é (Luz indicadora do desembaçador do vidro traseiro). Oq ocorreu? Liguei meu carro hj de manhã e ele ficou completamente doido. O tanque de gasolina “secou” no painel, o sinal do óleo aparece mto mais claro, e da partida normalmente, oq preciso fazer?

    1. Olá Cristian. tente e uma resetada no sistema desligando o negativo da bateria por cerca de 10 minutos. Depois religue e veja se normaliza. Mas leia antes no manual se existe algum equipamento que pode ser afetado por desligar a bateria.

  205. Fernando, boa tarde. Tenho um versa 2012/13 com 64.000 km rodados. Fiz todas revisões na Nissan. Hoje a luz de indicação amarela que parece um motor (mil) acendeu e não apagou mais. Porém o funcionamento, consumo e tudo mais funciona perfeitamente, devo me preocupar?

    1. Olá Wilson. Você deve apurar porque acendeu. Isso é primordial. Mas não significa que tem que trocar a peça que o scanner acusar. Na verdade este é o começo para se descobrir o defeito. Mas o fato do seu carro está rodando normal pode ser combustível exigindo uma regulagem fora dos padrões que a fábrica programou na central. É o que tem mais acontecido. Quando for reabastecer, espere chegar na reserva e rode com o carro por 10 km ou 20 minutos sem desligar.

  206. Boa noite! Tenho um agile 2010 recem comprado! a luz da injecao acendeu e aproveitei pra levar na concessionaria pra revisao e ver o motivo da luz acesa. Fizeram a revisao e me informaram que o sensor de rotacao e um outro sensor estao ruins! Gostaria de saber a causa pra esses sensores danificarem, se ja comprei assim, se foi uma gasolina ruim…? O carro ainda esta na garantia do vendedor, mas gostaria de saber onde recorrer, ao vendedor ou a um posto de gasolina visto que sempre pego as notas!

    1. Olá Leonardo. Grato por participar.Procure uma oficina especializada em injeção. Concessionária tem bons equipamentos. mas são instruídos a trocar peças indicadas nos seus aparelhos. Mas é apenas o início da descoberta do defeito. Se o caro está norma. então é muito provável que seja mistura de combustível sendo programada ou fora dos padrões da fábrica. Mesmo assim peça outro scanner e o o resultado impresso.

      1. Não está normal não! Hoje fui na concessionária pegar o carro, a luz da injeção ainda acesa! O carro estava perdendo muita potencia mesmo sem o ar ligado (com o ar ligado, perdia potencia demais, a ponto de morrer na rampinha da garagem de casa). Agora, depois de ter passado pela concessionária, não sinto perda de potencia nem com o ar ligado, mas a luz da injeção ainda está ligada. O mecanico disse que são os sensores de oxigenio (os dois) que estão com problemas, sendo que o custo desses sensores na GM é de R$ 1053 e se eu comprar fora da Bosh, custa R$ 137,00 cada. É meu primeiro carro, então não entendo muito (entendo nada, rsrs) dessa parte de mecanica. Vou levar em uma oficina indicada por um amigo pra ver se o laudo será diferente.

        1. Ola Leonardo, Se o preço da peça for exorbitante procure outra opinião, como você mesmo disse. Mas exija que a troca vá resolver o problema. e se não resolver que a peça antiga seja recolocada. Digo isso porque muitas vezes outra peça interfere na que o scanner acusa e dias depois a luz acende de novo.

  207. Boa Tarde Pessoal,

    passando compartilhar o meu problema e espero ajudar algumas pessoas que possam estar com a mesma dificuldade.

    Tenho um Fox 2012/2013 e ele estava com a LUZ EPC acessa e injeção eletronica, levei em uma oficina que trocou um monte de peças e nao resolveu o meu problema (TBI, Sensor de Rotação, Sensor de temperatura, Bobina e velas).

    Apos trocar essas peças, o carro funcionou redondo por 1 mês aproximadamente e rodei uns 600 km, mas ai a luz voltou a acender, e dessa vez pior, porque antes ela acendia e logo apos apagava e tudo voltava ao normal, mas dessa vez não ela ficou acessa o tempo todo e o carro com rotação limitada.

    Então pesquisei muito, muito muito muito e um mecânico que tem um fórum la do Paraná me deu a dica de pedir um bom eletricista para olhar o CHICOTE QUE LIGA O MOTOR NA CENTRAL. E la estava o problema, o scanner acusava TBI e falha no 3°cilindro justamente os dois fios que estavam totalmente danificados, o que liga a borboleta e o fio do 3° cilindro. ele fez um reparo.

    peguei o carro e ele esta redondinho agora.. Graças a Deus

  208. Boa tarde pessoal!
    Tenho um Punto Attractive 12/12… há uns 8 meses ninguem consegue resolver um problema de “MANDAR CONTROLAR MOTOR”… Isso começou a acontecer após passar num bolsão dágua… o carro perde potencia do nada, e as vezes o acelerador “morre” tenho que desligar e ligar o carro pra voltar a andar, mas a luz da injeção continua acesa. e tem epoca que nem acende, passa dias normalmente… Já fiz revisao completa, um mecanico me fez trocar um corpo de borboleta em vão, correias, esticadores…
    Alguem já teve ou tem esse problema? Conseguiu resolver?

    1. Olá Leandro. Grato por visitar o site. Vale a pena fazer uma vistoria no plug ou tomada do corpo de borboleta. Ele costuma ficar com os pinos bambos e acontece o que você cita.O motor vibra e a tomada da mau contato e o carro perde aceleração e morre.

  209. Olá, tenho um Peugeot 408 ano 2013, de ficar na garagem a bateria acabou, ai solicitei a uma auto elétrica a troca. Bom o cara removeu a velha e instalou a nova, pois bem deu partida no carro tudo funcionou, atualizei o relógio e tudo bem. No dia seguinte fui usar o carro e acendeu a luz de injeção eletrônica. Só abasteço em 1 posto que é de confiança e só uso Petrobras Podium. Acha que pode ser alguma manutenção ou limpeza de bicos ou acha que esse problema foi gerado pela troca da bateria ?