Defeito de carros

É comum um carro apresentar um defeito “do nada”, sem avisar. O problema é que quase sempre o carro para e não pega mais. Um motorista, na sua inocência por desconhecimento, vê apenas uma solução: chamar um reboque. Se não temos um seguro para esse tipo de situação, a despeja já começou. Neste post vamos explicar um ou outro defeito de carro simples, mas importante.

São diversas as possibilidades que podem fazer um carro parar subitamente. Algumas realmente precisam de um reboque e um mecânico. Mas outras podem ser básicas e testadas pelo motorista sem sequer precisar ligar o carro novamente para testar. O que acontece é que o simples conhecimento deixam o defeito bem óbvio.

Mas tenha em mente que ter as manutenções em dia pode ajudar nesse tipo de situação. Por exemplo: dificilmente uma correia dentada arrebenta se houver atenção com ela. Usar combustível de qualidade, trocar o óleo do motor dentro ou antes de prazos determinados também ajuda muito.

Continua após a publicidade..

Se uma manutenção regular é feita em uma boa oficina, dificilmente um carro para por causas maiores e mais sérias. Esse é o cenário para o motorista conseguir interferir no defeito sem ajuda de outros.

3 defeitos de carro que qualquer motorista deve conhecer

 1 – Fusível queimado 

Sim um simples fusível queimado pode fazer seu carro parar. Procure saber onde fica a caixa de fusíveis do seu veículo. Ela é, quase sempre acessível. Em seguida consulte o manual ou a tampa da caixa para saber qual fusível procurar.

Nesse caso de pane súbita, o mais provável é que queime o fusível da injeção eletrônica ou do relé da bomba de combustível. Como é uma verificação sem equipamentos de teste, ou uma emergência, o exame visual pode ajudar como na figura abaixo.

Repare a esquerda um fusível bom e a direita um fusível queimado

Continua após a publicidade..

Se encontrar o fusível queimado, substitua. Se queimar novamente não insista pois é caso de curto constante. Também jamais aumente a potência do fusível, mas repita a cor dele. Compre fusíveis reservas, pelo menos dois de cada cor que equipa o seu carro.

O que adianta descobrir um fusível queimado e não ter o reserva? Alguns veículos possuem locais para guardar fusíveis de emergência.

2 – Carro ferveu o motor

Nesse caso, e em veículo mais moderno, o motor pode desligar por alta temperatura. Muitas vezes esquecemos de verificar o nível de água do reservatório do radiador. Se for possível, espere o motor esfriar completamente, abra o capô do motor e procure por um reservatório parecido com o da foto abaixo.

Jamais abra esse reservatório com o motor quente, mesmo que pareça frio.

Isso pode causar sérias queimaduras!  Espere um tempo para esfriar. Nesse tipo de defeito, verificar o nível de água e completar é a única opção ao alcance de pessoas sem experiência profissional. Não rode com o carro fervendo ou com a luz de temperatura acendendo. Preste atenção ao ponteiro de temperatura.

3 defeitos de carro que qualquer motorista deve conhecer

Continua após a publicidade..

 3 – Bateria arriada

Nesse caso fica o conselho: leve cabos auxiliares de partida ou adquira um equipamento moderno de partida (VEJA AQUI).  Eles são bem eficazes, pequenos, e com outras utilidades como carregar celular, lanterna e outros. A prevenção é maior arma que temos para evitar panes súbitas do nosso carro.

No caso de uma bateria também. Temos que saber a data de fabricação dela, de compra, e das qualidades de fábrica, se não for a original.

Como ela fica longe da atenção do motorista, quase sempre é esquecida, e tem sido a causa maior de defeito de carro . Uma bateria costuma não avisar que vai estragar, principalmente em carros mais modernos.

Também são raros os modelos que avisam no painel o estado da bateria. A luz de bateria é um aviso do estado do alternador e não da vida útil da bateria.

Defeito de carro