Como trocar a lâmpada do farol baixo do Siena

Quase sempre o lado mais fácil de se trocar a lâmpada de um farol é o esquerdo, olhando o carro de frente. No caso do Siena, pode ser que o filtro de ar atrapalhe um pouco, mas seria mais com a troca da lâmpada de seta. Mas este post é sobre a substituição da lâmpada do farol baixo. O certo é trocar esta lâmpada com o farol do com o carro desligado. E de preferência com o motor frio, principalmente a (lâmpada) do lado direito (motorista). Por ali fica o reservatório de água do radiador e algumas mangueiras que também podem estar ali. Elas trabalham sempre quentes, quando o motor é ligado. Prudência é sempre bom quando trabalhamos em algo perto do motor.

Com o passar dos anos, o farol do Siena mudou. O mesmo aconteceu  com o do Palio, que faz parte da “família” da Fiat. Tudo que era externo passou a ficar dentro de uma caixa com uma tampa traseira. Esta caixa é o próprio farol. Como trocar a lâmpada do farol baixo do Siena? Mais detalhes abaixo.

Continua após a publicidade..

Como trocar? Mãos ao Auto!

Como trocar a lâmpada do farol baixo do Siena

Continua após a publicidade..

A tampa do farol surgiu no mercado, transformando-o em um conjunto ótico mais complexo. Atrás das travas (foto ao lado) encontramos as duas lâmpadas de farol (H1 ou H7), o farolete (luz de posição) e a lâmpada de seta. (mas essa pode ser externa em alguns modelos). As travas saem com facilidade, sempre movimentadas para o lado direito. Basta um pouco de atenção e se percebe a lógica de desmontagem e troca das lâmpadas.

Com um simples movimento se consegue soltar a capa. O acesso a lâmpada é sempre algo meio chato. Mas também existe uma lógica para soltar a trava (é ela que segura a lâmpada no lugar). Normalmente  se faz um movimento de “laçada” e fica tudo óbvio. Mas preste atenção em como ela saiu para que a recolocação seja sem mais dificuldades. A lâmpada do farol baixo é aquela que acende no segundo estágio da chave de farol. E quase sempre, no Siena, é uma lâmpada H7 com duas saídas.

Continua após a publicidade..

Como trocar a lâmpada do farol baixo do Siena

É bom ter em mente que o conjunto de farol é uma peça sensível a gestos bruscos. Se algo estiver exigindo força além do normal (aquela que faz o bojo do farol mexer) então o processo está errado. Neste caso tente mudar o movimento dos dedos, a principal ferramenta pra retirar e colocar uma lâmpada de farol automotivo. Também faça o serviço sempre com o farol desligado para evitar possíveis queimas de fusíveis.