Bateria de Fusca: dicas para não descarregar
A bateria do Fusca é famosa por descarregar mais rapidamente do que outros carros, até mesmo de “irmãos” da sua época. A bateria da Kombi antiga, por exemplo, tinha uma carga mais duradoura embora fosse a mesma do Fusca. Lembrando que a bateria original do Fusca é a famosa bateria invertida.
Mas descarregar com certa regularidade não significa necessariamente um defeito na bateria do seu Fusca. Existem casos em que até baterias novas, e de marca top, também descarregam depois de um certo tempo. A resposta é simples.
Esta peça com uma polia meio dourada é um dos mais antigos “carregadores” de baterias instalado em um carro. É o famoso gerador, precursor do alternador, este sim usado até os dias de hoje. São na verdade a usina de energia do seu carro, e responsáveis diretos pela sustentação da carga da bateria.
O “Herbie” aí em cima, o da foto, tinha um destes no motor. Dizem até que este era o calcanhar de Aquiles dele. Vale a pena conferir os detalhes do filme da Disney.
Por que esta fraqueza? Tecnologia é a resposta. Quem já usou um relógio de pulso e de corda sabe o que acontece com a tecnologia.
Pois bem. O gerador seria como um relógio de corda, e o alternador um relógio automático (pesquisem no Google). Mas como dar “corda” em um gerador?
Bateria de Fusca. Dicas para não descarregar.
Acelerando o motor. Um gerador carrega a bateria somente acima de 700 RPM. Mas a lenta de um Fusca é de 650 RPM o que significa o seguinte: para carregar a bateria de um Fusca o motorista tem que acelerar o motor. E por isso que as luzes do óleo e do gerador do Fusca ficam acesas, ou “tremendo” no painel, na marcha lenta. Neste momento a bateria não está sendo carregada.
Outro problema é a pouca eficiência do gerador. O Dínamo, como também é conhecido o gerador, não produz corrente 100 por cento contínua, o que não acontece com os alternadores que tem uma mesa retificadora de corrente no seu circuito. Junta-se a isso, a pouca energia gerada. Com o tempo a soma de gasto de energia do Fusca vai ser maior do que a produzida pelo gerador e a bateria vai descarregar.
O recomendação é a aplicação de uma carga lenta na bateria, como parte da manutenção do carro, de seis em seis meses e não deixar seu Fusca parado, o transformando em “carro de final de semana”. Evitar a instalação de acessórios que não vem de fábrica também é de grande ajuda.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Bom site.
Nossa que show essa dica vou usa isso em meu carro, parabens pelo site agora vou visitas sempre
Fernando, boa noite… tenho um Fusca 6 volts. Essas baterias estão cada vez mais escassas. Carga lenta em auto elétrico também está difícil, já que os equipamentos são modernos e 12 volts. Você poderia me recomendar algum carregador ou sabe me informar se estes à venda na internet são bons ou podem causar problemas na bateria? Outra informação, para manter a bateria desligada, enquanto não em uso, desliga-se o pólo positivo ou negativo?
Muito obrigado e parabéns pelo seu post
Olá Maurício. Para desligar uma bateria devemos sempre desligar o negativo primeiro por uma questão de possibilidade de curto acaso soltemos o positivo. Existem carregadores de 6 volts no mercado e a qualidade vai depender da amperagem dele. Um de 5 A estaria de bom tamanho.
Houve um engano na afirmação : “O Dínamo, como também é conhecido o gerador, não produz corrente 100 por cento contínua, o que não acontece com os alternadores que tem uma mesa retificadora de corrente no seu circuito. ”
O dínamo, ou gerador, já produz corrente contínua. Não necessita de pontes de diodo para retificação. Aliás, quem não fornece corrente 100% contínua é o alternador, que produz corrente alternada que é retificada pela ponte de diodos. Assim sendo, você terá uma corrente retificada, e não contínua como no gerador, ou dínamo. Basta ligar um ocililoscópio na saída de um alternador e de um gerador que verá a forma da onda que cada um produz.
Por produzir corrente contínua, e normalmente com corrente mais baixa que os alternadores, o gerador, ou dínamo, carrega muito melhor a bateria. Bateria gosta de corrente contínua e carga mais lenta, o que não ocorre com alternadores. Alternadores só são melhores que os geradores no caso de demanda maior de corrente pelo carro. Os geradores dão no máximo 35A, que são suficientes para a demanda de qualquer carro normal. Já os alternadores chegam a 120A ou até mais, e são necessários para carros cheios de acessórios e eletrônica embarcada.
Quanto às luzes acesas em marcha lenta no Fusca, o normal é só o piloto de carga da bateria acender. Caso acenda a lâmpada piloto do óleo, poderá ser problemas na bomba de óleo, desgaste excessivo do motor, mola da válvula de alívio com carga abaixo do normal, ou óleo de má qualidade, que não mantém viscosidade em temperatura mais alta.
Caso o carro seja de “final de semana”, um carregador de flutuação, com corrente o mais reduzida possível, por volta de 1 a 2A e tensão de 13,8v, poderá e até deverá ficar ligado continuamente, mantendo a bateria sempre cheia, como deve ser nas baterias de chumbo-ácido. Mas o ideal mesmo é rodar no carro, que foi feito para isso. É um automóvel, não um auto-imóvel.
No mais, obrigado pelas informações que tenho por enquanto. Vou navegar por sua página, aprendendo mais. Aprendo uma todo dia, e fico feliz por isso.
Olá Walter. Obrigado pelo comentário e a correção. De fato o dínamo não precisa de retificadores o que faz dele uma “usina” de corrente continua. Sua explicação foi perfeita. Abraços e fique a vontade para comentar.
Ola, tenho um fusca 76 e agora descobri o porque de vez em qd tenho que carregar, normalmente muitos comercios n gostam de atender meu fusca.
Tbm fiz uma recarga com os cabos negativo e posituvo lugados, isso prejudica o dinamo e o regulador? A pessoa q carregou me disse que nao por ser dinamo. Agradeço suas orientaçoes, pois quero aprender como funciona minha maquina p n sofrer nas ruas, Ha 5 meses pegou fogo na rua, cinsegui apagar,o mecanico arrumou e consegui chegar em casa, mas começou queimar o platinado, ja troquei 3. Me disseram que e a gasolina,
Agradeço e estarei lendo suas dicas, obrigada
Olá Suzana. Grato por participar. Quanto ao platinado, verifique se a bobina é específica para platinado. Se ela for para ignição eletrônica, ela queima o platinado em pouco tempo. Gasolina não queima platinado e sim afeta o carburador.O fusca pode pegar fogo porque a mangueira de combustível passa muito perto do distribuidor. Se ela estiver ressecada ou sem abraçadeiras, pode vazar gasolina e a centelha do distribuidor causa fogo na gasolina.Quanto a recarga com os cabos ligados, é perigoso quando se usa o carregador de lâmpada incandescente (dos antigos). Mas é sempre bom desligar pelo menos o negativo da bateria para que a carga seja em total repouso. Um dínamo montado com peças originais é um bom repositor de carga desde que o Fusca seja usado diariamente.
Prezado Fernando.
Tenho um fusca de 6 volts e estou em dúvida se posso ou não dar uma carga na bateria utilizando um carregador de 12 volts, no modo lento.
Outra coisa: você comentou acima que existem bons carregadores de 6 volts no mercado. Seriam os carregadores para brinquedos e alarmes?
Desde já agradeço e desculpa pela ignorância sobre o assunto.
Olá Daniel. Depende do modelo do carregador Tem que ler as característicaa técnicas dele. Se ele for um carregador somente de 12 e sem referência nas instruções para 6 , então não serve para o seu caso. Normalmente o carregador que você procura bem escrito que sua tensão vai de 6 a 14 volts e a amperagem tem que ser por vola ria 4A,no mínimo. Na Internet encontramos muitos modelos, bastando digitar a voltagem dele.
muito bom tenho um fusca 74 em cima do alternador tem uma peça nao sei o nome diz que ela ajuda a nao descarregar a bateria e tbm nao da sobre carga nas lampadas para nao queimalas meu irmao quebrou uma pecinha q vai entre um parafuso e o outro ate parece ser um fusivel tem uma molinha enrolada como consigo uma nova?
Olá Silas. Se você encontrar o nome Wapsa na peça, então é o regulador de voltagem. Peça difícil de ser encontrada original. se confirmar, então tem procurar muito ou usas paralela. Se puder postar uma foto eu confirmo.
Olá Fernando, meu fusca tem o mesmo alternador e também não está carregando a bateria. Comprei este carro há um mês, quando liguei o carro para trazê-lo para minha casa, o tal “fusivel”que fica em cima do regulador ficou encandecido e a luz do painel não apagava. O mecânico que foi comigo delisgou um dos cabos do regulador e parou de encandecer e a luz do painel apagou, consegui levar o carro para casa, mas a bateria não carregou. Pode me dá uma luz no que está acontecendo? Obrigado!
Olá Dantas. É muito provável que esteja com sobrecarga. Quase sempre o responsável é o regulador de voltagem. Mas tem que confirmar revisando a fiação do regulador, ligar o motor e medir na bateria a carga que está sendo enviada. Acima de 15 Volts é excesso e acontece o que você relata.
boa tarde fernando
acabei de adquirir um fusca 1200 6v. viajei e a bateria acabou. liguei em casas de bateria aqui e algumas me falaram que a de 60 amperes é suficiente (tem da vision, moura e heliar) e outros me falaram que a bateria ideal seria a da tudor, que tem 100 amperes (que é quase o dobro do preço).
Qual bateria seria mais indicada? a de 60 amperes ou a de 100?
Grato
Olá rafael. Se o carro é 6 Volts a bateria tem que ser de 6 volts, a não ser que exista uma adaptação. Colocar uma de 12 volts vai causar danos no carro. Mas a amperagem seria de 45 ou 60.
Fernando, seu comentário é muito valioso. Adquiri um fusca ano 80, gostaria de colocar um alternador. O que tenho acrescentado no fusca, somente o som.Sou leigo no assunto. O que você me aconselharia?
Olá Rui. Existe no mercado um kit de alternador para fusca. Ele vem completo, inclusive com a base que exige mudança. Mas, pessoalmente, eu prefiro o gerador com peças originais ou de boa qualidade. O som não vai atrapalhar.
ola amigo fernando !!…tenho um dínamo no meu fusca….ano 82
tenho um rádio com cd e USB, gostaria de usa-lo no meu fuca tem problemas ?? minha bateria é de 45ah, não tive problemas com ela… e uso o fusca todos os dias
Olá fabiano. Hoje em dia sabemos que a diferença entre a carga do gerador (nome correto) e um alternador de fusca, é minima se comparada com os recursos de hoje. O conselho é equilíbrio, usando os acessórios com o motor ligado e acelerando mais em marcha lenta. Uma carga na bateria, esporadicamente, ajuda muito.
Valeu! Vou seguir sua dica.Obrigado.
Tenho um fusca ano 1972 com alternador vez em quando a bateria descarrega e eu fico na rua
qual a melhor bateria para o fusca desse ano?
Olá Airton. A melhor marca é que tem poder maior de recuperação de carga. Eu gosto da Moura e Heliar. Pode ser de 45A. Mas procure ligar mais o carro, crie uma rotina se ele não tiver uma. Para carregar tem que acelerar ligeiramente, mesmo sendo alternador.É assim porque a marcha lenta do Fusca é menor que 700 rpm.
Às baterias, eu associo qualidade e capacidade. Uso as Moura, ou alguma da Johnson Controls, como o Fernando falou. Atualmente meu Fuscão tem uma bateria AC Delco, uma das marcas da Johnson Controls, e de 70 Ah. Sempre uso a bateria de maior capacidade que couber no suporte, com isso a bateria tem maior corrente de curto-circuito, então trabalha folgada. Essa bateria do Fuscão tem hoje 6 anos e meio de uso, e sem sinais de cansaço. O Fuscão tem o gerador original, de 30A, que é mais que suficiente para a demanda do carro, e carrega a bateria mais tranquilamente, aumentando sua vida útil.
Acha 6 anos e meio muito ? Com bateria de qualidade e capacidade, passei a ter isso há muito. Meu récord é a bateria do meu Jeep, uma Moura de 75 Ah. Ele tem alternador original, pequeno, de 35A. Essa durou 9 anos, 1 mes e uma semana.
Olá,
Amigos tenho um fusca 1300L com alternado e não estou na mesma situação de alguns a bateria esta descarregando rápido demais, preciso trocar qual bateria me indicariam?
Olá Gisele. Sugiro a Moura 48A e também ligar mais o carro. Lembrando que o fusca tem que acelerar um pouco para carregar, pois a lenta dele é mais baixa que o normal.
Tenho um Fusca 73, 1500 que bateria vc me indica?
Olá Cosmo. Se for com gerador pode ser uma 45 pólo invertido. Um Moura ou Kondor atende bem.
Ola fernando.Meu fusca 74 tem uma bateria de 60 .Posso ligar 2 ventiladores ,12v um radio com 2 falantes simples, e usar os farois tudo simultaneamente?
Olá Getulio. Você tem mais reserva de energia no caso da bateria. O mais importante é a recarga queeka vai ter. Ser for de gerador será menos. Se for de alternador será mais. Seus equipamentos já eram utilizados antigamente, principalmente por Taxistas. O conselho é usar de equilíbrio, sabendo a hora de deixar bateria receber mais carga do que distribuir. Não vejo problemas.
Tenho um Fusca 1300 1975.tem uma bateria Lacrada de 60A motorlight .e tem alternador da Bosch.um dia desses viajei com ele notei a luz acessa bem graça do painel.aachei que o alternador não tava carregando.qdo voltei da viagem foi a noite por volta de 1:30 de percurso.qdo tava próximo do final da viagem a bateria arriou total.ou seja tive que rebocar na prancha.qdo falei com eletricista disse que podia ser os carvão do alternador.troquei continua acendendo quando o carro tá em alta.luz fica bem fraquinha.em lenta apaga a luz.sera o problema o alternador.obrigado.
Olá José. Tem que fazer o teste dele na bateria. A medida deve ser acima de 13,5 e no máximo 14,9 com os faróis ligados e motor acelerado. Se der medida normal então a luz acende levemente por retorno nos diodos. Não seria problema. Mas se não carregar dentro das medidas tem que revisar ele. Escovas e mesa de diodos são suspeitos.
Eu fui seguindo os passos e pra mim deu certo! Otimas dicas! Nada como ler, e entender do assunto!
O Dinamo original consegue carregar uma bateria de 60 Amperes?
recebi uma informação que baterias com amperagem alta não são carregadas pelo dínamo/gerador. Isso procede?
Olá Ricardo. Se a bateria for instalada totalmente carregada e em bom estado, basta usar o carro ou o sistema regularmente. Mas se ela descarregar por algum motivo tem que ser aplicada uma carga lenta. Mas isso vale até para carros com alternadores. Mas de fato o gerador tem um desempenho um pouco melhor com baterias de 45A e 36A, essa última original dos primeiros geradores de Fusca, no caso.
Parabéns pelo blog! Muito útil.
Obrigado Mario. Fique a vontade para esclarecer dúvidas.
Boa tarde! tenho um fusca 75 e uso mais para os finais de semana, você me indicaria a troca do gerador para um alternador? e se deixar a bateria desconectada quando o carro estiver parado também ajuda a não descarregar?
Olá Thiago. Parabéns pelo fusca:). A mudança é pouca, principalmente se levarmos em conta o custo de trocar. O carro também perde de originalidade. Um gerador bem cuidado consegue manter a bateria carregada. A sugestão é ligar o carro mais vezes e acelerar ele um pouco (até a luz da bateria apagar) e manter assim por 5 a 10 minutos. Desligar a bateria< no caso do Fusca< pouco ajuda, a não ser que tenha um rádio que fica com painel aceso.
Olá Fernando, tenho um fusca 83, modifiquei apenas o interior dele, coloquei fitas leds e ele possuí um módulo de som, juntamente com 2 subs 2 twisters e 2 cornetas, a bateria que estou usando é a original, apenas troco quando ela arria e também ele possuí o gerador( dinamo) original de fabrica. Porém esse fusquinha não aguenta 30 min andando com os leds e som ligado, estou em duvida de colocar um alternador 55AMP da Bosch que achei na intenet, seria uma boa escolha? e quanto a bateria, devo colocar uma de maio amp ? Grato, espero respostas amigo!
Olá Otávio. Sim, um alternador de 55 vai melhorar o desempenho de carga para bateria. Aumentar a Ah da bateria também é bom, pois aumenta a reserva de carga e ela dura mais tempo. Mas é bom ter em mente que usar o som adequadamente é necessário. Significa dar um tempo para a bateria carregar sem o som. Equilíbrio no uso.
Obrigado pela resposta Fernando, deixa eu ver se entendi. Seria meio que “administrar” o som com a bateria no caso. E se eu usar o som ligado enquanto o fusca está andando já com um alternador e quando eu parasse deixaria ligado o para recarregar a energia ? funcionaria ou tem algum risco, qual seria o metodo correto? Obrigado Fernando!.
Muito obrigado pela resposta Fernando. Mas agora deixa eu ver se entendi, seria meio que “administrar” os acessorios com a bateria? teria problema se eu usar o som ligado com o motor funcionando e já com um alternador 55 e depois que estivesse parado, deixa-lo ligado para dar carga na bateria ? teria algum problema, qual metodo voce me recomenda, Obrigado desde já Fernando.
Sim. Isso vai retardar em muito que ela descarregue. Mesmo assim, como a lenta do Fusca é baixa e o som pesa, de vez em quando uma carga lenta de 24 horas cai bem.
Boa tarde, meu amigo!
Parabéns pelo site.
Minha bateria descarregou totalmente 2x em 5 meses. Realmente eu ligo o Fusca todo dia, mas não fico acelerando ele não.
Então só gasto bateria, sem carregar?
Sou leigo, não sei se o meu é dínamo ou alternador.
O que seria melhor?
Só uso aos fins de semana.
Olá Fábio. Aplique uma carga lenta e passe a ligar acelerando até a luz da bateria apagar e mantenha assim por 10 minutos. Você vai ver a diferença. O Alternador é melhor, mais forte e precisa de menos giro do motor para carregar.
O ano do meu fusca e 1985 e motor 1600 . Tenho os mesmos problemas ja relatados. Qual
a melhor bateria pro meu caso ? Obrigado !
Olá Samyr. A sugestão é uma bateria de 48ah que é forte e mais fácil do Fusca manter carregada. Mas é bom ligar o carro com frequência.