Você fica sem bateria e em uma loja descobre que ela é invertida. Esse é um momento que você acha que descobriu mais um termo que pode lembrar a tal da “repimboca da parafuseta”e assim sentimos uma sensação de  “estou sendo enganado”.  Mas o que é uma “bateria com polo invertido”? Aqui em nossa loja nunca vimos um cliente que soubesse explicar o que é uma bateria assim. E quando o pedido é feito por telefone, aí é que tudo fica mais complicado.

Mas vamos explicar o porque da desinformação e a confusão que podemos fazer com a tal bateria. No mercado existem dois modelos, ou tipos de baterias com polos diferenciados. A diferença está na posição que fica o positivo, ou a direita (mais comum) ou a esquerda (menos comum e portanto chamada de invertida).

E como saber se a bateria do seu carro é a esquerda ou a direita? A maioria dos clientes entende essa pergunta como se fosse o lado que a bateria está instalada no carro, como se fosse, por exemplo, uma lâmpada de seta, da direita ou da esquerda. Mas não bem é assim. A primeiro coisa que você deve procurar quando te fazem essa pergunta é pelo polo positivo. Em seguida olhe para a bateria conforme a foto abaixo.

bateria a direita

Com os polos da bateria voltados para você, como na foto, ou melhor descrevendo: “posicionada de frente para você”, verifique onde está o positivo. Se ele estiver a sua direita, a bateria é de pólo à direita (positivo), se ele estiver a esquerda ela é de pólo à esquerda (positivo) ou, no caso, de pólo invertido. A dificuldade é que muitas vezes a gente tem que imaginar a bateria de frente para nossa barriga, como eu costumo explicar, porque a posição dela dentro do carro varia de modelo para modelo. Pois então use de sua imaginação para “enxergar”a bateria de frente para você como a foto acima.

Mas existe outro modo.

bateria GD

As fábricas de baterias são obrigadas a dar todas as referências técnicas de seus produtos que devem estar bem visíveis para o consumidor. Então procure nos rótulos uma referência com o número da amperagem da bateria e observe a última letra que o segue, como a foto acima (M60GD) que significa ser uma bateria de 60 amperes pólo positivo a direita. Se fosse M60GE, seria pólo a esquerda, ou invertido. Simplificando, o que vale é a última letra, se ela é “E” de esquerda, ou “D” de direita.

Alguma dúvida? Então participe do Mãos ao Auto deixando sua pergunta na seção de comentários deste post.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.

Please follow and like us: