Você fica sem bateria e em uma loja descobre que ela é invertida. Esse é um momento que você acha que descobriu mais um termo que pode lembrar a tal da “repimboca da parafuseta”e assim sentimos uma sensação de  “estou sendo enganado”.  Mas o que é uma “bateria com polo invertido”? Aqui em nossa loja nunca vimos um cliente que soubesse explicar o que é uma bateria assim. E quando o pedido é feito por telefone, aí é que tudo fica mais complicado.

Mas vamos explicar o porque da desinformação e a confusão que podemos fazer com a tal bateria. No mercado existem dois modelos, ou tipos de baterias com polos diferenciados. A diferença está na posição que fica o positivo, ou a direita (mais comum) ou a esquerda (menos comum e portanto chamada de invertida).

Continua após a publicidade..

E como saber se a bateria do seu carro é a esquerda ou a direita? A maioria dos clientes entende essa pergunta como se fosse o lado que a bateria está instalada no carro, como se fosse, por exemplo, uma lâmpada de seta, da direita ou da esquerda. Mas não bem é assim. A primeiro coisa que você deve procurar quando te fazem essa pergunta é pelo polo positivo. Em seguida olhe para a bateria conforme a foto abaixo.

bateria a direita

Continua após a publicidade..

Com os polos da bateria voltados para você, como na foto, ou melhor descrevendo: “posicionada de frente para você”, verifique onde está o positivo. Se ele estiver a sua direita, a bateria é de pólo à direita (positivo), se ele estiver a esquerda ela é de pólo à esquerda (positivo) ou, no caso, de pólo invertido. A dificuldade é que muitas vezes a gente tem que imaginar a bateria de frente para nossa barriga, como eu costumo explicar, porque a posição dela dentro do carro varia de modelo para modelo. Pois então use de sua imaginação para “enxergar”a bateria de frente para você como a foto acima.

Mas existe outro modo.

bateria GD

Continua após a publicidade..

As fábricas de baterias são obrigadas a dar todas as referências técnicas de seus produtos que devem estar bem visíveis para o consumidor. Então procure nos rótulos uma referência com o número da amperagem da bateria e observe a última letra que o segue, como a foto acima (M60GD) que significa ser uma bateria de 60 amperes pólo positivo a direita. Se fosse M60GE, seria pólo a esquerda, ou invertido. Simplificando, o que vale é a última letra, se ela é “E” de esquerda, ou “D” de direita.

Alguma dúvida? Então participe do Mãos ao Auto deixando sua pergunta na seção de comentários deste post.