Você fica sem bateria e em uma loja descobre que ela é invertida. Esse é um momento que você acha que descobriu mais um termo que pode lembrar a tal da “repimboca da parafuseta”e assim sentimos uma sensação de “estou sendo enganado”. Mas o que é uma “bateria com polo invertido”? Aqui em nossa loja nunca vimos um cliente que soubesse explicar o que é uma bateria assim. E quando o pedido é feito por telefone, aí é que tudo fica mais complicado.
Mas vamos explicar o porque da desinformação e a confusão que podemos fazer com a tal bateria. No mercado existem dois modelos, ou tipos de baterias com polos diferenciados. A diferença está na posição que fica o positivo, ou a direita (mais comum) ou a esquerda (menos comum e portanto chamada de invertida).
E como saber se a bateria do seu carro é a esquerda ou a direita? A maioria dos clientes entende essa pergunta como se fosse o lado que a bateria está instalada no carro, como se fosse, por exemplo, uma lâmpada de seta, da direita ou da esquerda. Mas não bem é assim. A primeiro coisa que você deve procurar quando te fazem essa pergunta é pelo polo positivo. Em seguida olhe para a bateria conforme a foto abaixo.
Com os polos da bateria voltados para você, como na foto, ou melhor descrevendo: “posicionada de frente para você”, verifique onde está o positivo. Se ele estiver a sua direita, a bateria é de pólo à direita (positivo), se ele estiver a esquerda ela é de pólo à esquerda (positivo) ou, no caso, de pólo invertido. A dificuldade é que muitas vezes a gente tem que imaginar a bateria de frente para nossa barriga, como eu costumo explicar, porque a posição dela dentro do carro varia de modelo para modelo. Pois então use de sua imaginação para “enxergar”a bateria de frente para você como a foto acima.
Mas existe outro modo.
As fábricas de baterias são obrigadas a dar todas as referências técnicas de seus produtos que devem estar bem visíveis para o consumidor. Então procure nos rótulos uma referência com o número da amperagem da bateria e observe a última letra que o segue, como a foto acima (M60GD) que significa ser uma bateria de 60 amperes pólo positivo a direita. Se fosse M60GE, seria pólo a esquerda, ou invertido. Simplificando, o que vale é a última letra, se ela é “E” de esquerda, ou “D” de direita.
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Olá, parabéns pelo site! Tenho uma dúvida: tenho um tempra ano 1997, e ele usa polo invertido, se eu tiver uma bateria com polo “normal”, posso usá-lo somente invertendo o lado da bateria? Há algum risco fazendo isso?
Obrigado!
Olá Kaio. Se possível use a bateria de polo invertido pois a fiação foi dimensionada para ela. Mas já instalamos várias baterias com polo normal sem problemas evidentes. Uma boa sugestão seria instalar junto uma “orelha” grande de proteção no positivo da bateria normal. Uma como as originais do Corsa. Mas seria apenas para desencargo de consciência, pois até hj não percebemos algum tipo de problema com o Tempra ou o Tipo ( que é muito parecido e já saiu de fábrica com a bateria de polo normal) Abraços.
ola boa tarde !!! meu carro e fusca 73 acredito positivo a direita como tem alarme ,e som quero trocar por uma de 60a a minha bateria ja tem 5 anos mais ou menos nao esta pegando carga tambem ando meio confuso com este aterramento fusca sera que esta roubando energia atualmente a bateria que tenho e de 45a
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Ola André. Para saber se a bateria está com defeito tem que aplicar nela uma carga lenta e depois fazer o teste. A de 60 é muito usada no Fusca. Mas corre o risco de descarregar mais rápido. Para saber se é pólo a direita procure no rótulo pela letra d depois do número 45ah (45ah GD por exemplo) e fique atento ao ligar os cabos.
Olá. Tenho uma bateria original que veio de fábrica com Gol g6. Moura br f1d
Posso usar uma Moura mostrada na foto?
Olá Júlio César. O recomendado é repetir a amperagem original. A Moura de reposição muda apenas a embalagem.Obrigado por participar.
Tenho um corsa classic 2012 com bateria 60 ampere. Quero colocar uma bateria 80 ampere, pra colocar ela preciso trocar o alternador?
Olá Adriano. O seu maior problema vai ser espaço para esta bateria. Mas se for situação especial, como um som, por exemplo, o uso equlibrado ajuda a carga da bateria. Se seu carro tem ar condicionado, então ele está equipado com a alternador mais forte da linha. Lembrando que o alternador é dimensionado para o consumo de energia do carro que vem de fábrica. Ele, ou qualquer outro alternador, não é um carregador de bateria e sim um repositor da carga gasta pelo sistema elétrico existente.
Gostei da explicação sobre polos invertidos, ficou bem claro.
Tenho uma dúvida sobre unidades de medidas, algumas baterias AGM se referem potencia da bateria com as sigla “ah” que é amperes hora, e outras com “kd” .
Qual significado da última?
Se o kd seguir o ah, então o k é sigla da fábrica e o d indica posição do polo positivo, no caso,a direita.
O que acontece se invertemos a polaridade das baterias ?
Olá Paulo.Acontece um baita curto com muitas faíscas. O primeiro a sofrer com isso é o alternador que está ligado direto na bateria. Se ele não tiver um fusível de segurança seus diodos internos queimam quase na hora.
tenho palio 2007 fare qual a bateria ideal e positivo lado direito.
Olá Jose. Grato por participar. A bateria para o seu carro pode ser uma 48AhD (D é o lado direito) ou uma 60AhD. As duas atende bem bem o seu carro. Vai ser uma questão de escolha de preço.
O lado dos polos não muda em nada no fornecimento da energia? Pode trocar sem problema, já que o cabeamento pra bateria do meu carro já não é mais o original?
Olá Luiz. O positivo do carro tem que ser ligado no positivo da bateria e o negativo do carro no negativo da bateria. Esta condição não pode mudar nunca.O pólo invertido é apenas sua localização (do polo) na bateria para facilitar a instalação em alguns modelos como o fusca. Mas a ordem acima tem que ser respeitada. Jamais troque esta ligação.
Qual devo usa no uno mile 93
Olá Fabio. O ano do seu carro (o mesmo do meu) é o de transição de bateria. Mas ele acaba aceitando as duas, desde que o serviço seja confirmado e feito por um profissional. Veja qual está instalada no seu carro e repita o modelo.
Boa noite! Fernando, comprei um Tiida SL 2012/2013 usado e a bateria que veio nele é da BRM modelo MXW35D. Creio que ela deve ter 35 amperes, estou achando muito pouco p/ um carro c/ tantas partes eletro/eletrônica! O que Você acha? Se for pouca qual a quantidade e marca(s) e (se não for pedir demais) modelo recomenda? Muito obrigado e um excelente dia!
Olá Milton. Grato por participar. Esta referência pode ser de outro país. Segundo o aplicativo da Moura a bateria de reposição do seu carro é uma 60 AD, caixa alta. Mas tem que confirmar na loja comparando uma com a outra.
Boa tarde….
Preciso de uma bateria para um Fiat Novo Palio 1.4 2012/2013 nas pesquisas dizem que e positivo direita ..mas de frente para as letras (em posicao correta de leitura ….. nao tem o adesivo grande) o polo positivo fica a esquerda
esta correto…onde fica sua loja
Agradeco a ajuda
Olá Raimundo. Minha loja é em Bh. Mas o Palio não usa bateria de pólo invertido. Para você saber se ela é invertida faça o seguinte: ela tem que ficar de frente para você o que significa que os dois pólos dela tem que ficar virados para você, ou para sua barriga. Se o pólo da direita for o positivo (tiver um + gravado) então ela é normal ou pólo a direita. Lembrando que a frente da bateria é o lado que os pólos ficam mais perto de um lado. A baterias do seu carro pode ser uma 48 AD, 50 D ou 60A D, dependendo do tamanho da capa.
Boa noite Fernando
Aqui em Cotia -Sp este problema deu discussao entre 3 Prof. de Auto eletricos e 2 Revendedores Moura e Heliar que visitei para testar o altenador e tirar duvida sobre a bateria. A minha esta do lado do motorista na posicao em que esta esta do artigo ” Como trocar uma bateria de carro” com o positivo para o fundo do Capo entao se virarmos ela e ficarmos na posicao de leitura o Positivo fica a esquerda , ia trocar na concessionaria mas teria que “morrer” em 530 telmer .
Agradeço pela informaçao vou copiar e repassar para o pessoal que visitei, conheci seu site ontem vou continuar “ligado…..Um abraço e boa noite
A foto que você menciona é exatamente de uma bateria de positivo a direita. Se virar ela 180 graus o positivo (da capa preta) vai ficar a sua direita. Este é o conceito de direita esquerda no caso das baterias.
Ola colega meu carro um ford focus tem uma bateria moura mi60kd fui trocar e so acho m60gd vc sabe me dizer qual a diferença entre elas obrigado
Olá Erdelei. Quase sempre a diferença neste caso é a altura da bateria. Se ela está bem fixa no seu carro e sem outros riscos como pegar em no capô do motor, então esta tudo ok.
Fui comprar uma Bateria Heliar 100AP e o polo positivo situa-se à minha direita (olhando de frente), e na Hylu 4 x 4, ano 2011, 2.5, CD, o cabo positivo fica a esquerda, sendo necessário que se faça adaptação para instalação. Pergunto se existe Bateria Heliar 100 AP com polo invertido, ou seja, o positivo na minha esquerda e consequentemente o negativo à direita?
Obrigado.
Olá Antônio. Sim, existe desta bateria de pólo invertido ou positivo a esquerda. A numeração dela sempre vem acompanhada da letra “E” no final ou no meio. Mas lembre-se que “estar de frente” significa que os pólos estão virados para a pessoa ou para sua barriga, como costumo dizer, É nesta posição que se sabe em qual lado está o positivo.
ok quero comprar uma bateria mas tenho duvida sobre pólo direito e esquerdo
então o veiculo e um VW CROSSFOX ano 2009
Olá Luiz. O sua bateria é uma de pólo positivo a direita. Ela sempre vem com a letra D depois da amperagem. Por exemplo: 60ah D. Quase sempre o D é a última letra dependendo da fábrica. A Moura é GD ou AD, a Tudor é PVD, etc.
Ola Fernando Ivanenko, tudo bem? O meu carro é um Fiat Uno Mille Fire 2004/2005 Gasolina e com Ar condicionado, estou querendo comprar uma bateria selada Reifor Linha premium Lado esquerdo 60 AH, o que vc acha?
Olá Thiago. A reifor é uma fábrica antiga, mas que sempre fabricou baterias de segunda linha. Compare o preço dela com a Tudor 12 meses de garantia. Se a diferença for pouca opte pela Tudor.
Ola boa tarde. Tenho uma pajero Sport. Gasolina polo invertido desde que saiu de fábrica. Porém no manual consta como polo normal a Direita. Mas a fiação nem que quiséssemos colocar conforme manual chegaria. Então sempre mantivemos o polo invertido positivo a esquerda sem problemas. Será que o manual esta incorreto? Ou o erro foi na montagem do cabeamento da baterial na fabrica? Obrigada
Olá Carmem. Eu acredito que o manual seja de um modelo de outro país, ou que que já estão mudando nos modelos mais novos do que o seu. A Pajero sempre foi positivo a esquerda. Não acredito em cabeamento errado.
Boa noite tenho uma lifan x60. Possusar uma bateria de 60 ampers.
Boa noite heitor. A bateria do seu carro, dependendo do ano, é de 80A pólo invertido. Uma de 60 seria muito fraca para ele.
Ola levei meu carro numa funilaria o rapaz colocou a bateria envertida oque pode ter acontecido
Olá Fagner.Se os cabos estiverem corretos, positivo no positivo e negativo no negativo, o único problema aí vai ser de instalação no local. Mas se houve um curto então é diferente; Nesse caso depende do tempo que ficou ligada assim. Mas quase sempre o alternador do carro é atingido primeiro. Os sintomas disso são: luz de bateria acesa com o motor ligado, luz de bateria que fica acesa mesmo com a chave desligada, ou simplesmente o alternador para de carregar e a bateria descarrega. Alguns modelos tem um fusível de proteção do alternador. Um teste simples feito em auto elétrica confirma isso.
Olá Fernando td bem? Mto bom os seus posts, tenho aprendido muito, mas estou com uma duvida, tenho Uno Mille Way Economy Ano 2009 Modelo 2010, estou atualmente usando uma Heliar 60ah no rotulo diz 60dd mas o polo direito está ligado no cabo vermelho, está invertido? E a bateria Energy é boa? Vi que é do mesmo fabricante, Jonhson Controls. Desde já, obrigada!
Olá Sheila. A Energy é uma segunda linha da fábrica da Heliar. Mas é uma boa bateria. Sua bateria não é invertida. Se fosse estaria escrito DE, e não serviria no seu carro. Seria impossível a instalação.
ola amigo, posso colocar uma bateria LE no kadett gsi ano 1992, sendo que a original e LD, se der espaço e encaixar? ou seja queria virar ela, se ela encaixar? ou pode dar algum problema?
Olá libano. Depende. Não é só virar para os cabos entrarem nos pólos corretos. Os cabos não podem cruzar nem ficar esticados. Também tem ter certeza que o positivo não vai ficar perto demais de partes metálicas. Se encostar vai dar um baita curto e queimar o alternador na hora. A bateria tem ficar fixa e afastada de partes metálicas do carro, inclusive do capô fechado. Esses seriam os possíveis obstáculos.