Qual é a bateria do Uno antigo?

O Uno é um modelo Fiat bem antigo, sucesso de venda no Brasil. Temos muitos do modelo antigo rodando por aí. É um carro robusto com uma parte elétrica também robusta, porém do século passado. Por isso, neste post, vamos responder a pergunta: Qual é a bateria do Uno antigo.

Modelo da bateria do Uno no antigo

O modelo original da bateria é uma 45 ah, pólo invertido, ou polo positivo a esquerda. É a mesma original usada no Fusca. A tendência naquela época era fabricar a bateria com posição de polos diferentes de hoje.

Continua após a publicidade..

Mas é possível usar uma bateria de pólo “normal” no Uno antigo. Quase sempre não precisa de adaptação, a não ser soltar o cabo positivo de uma presilha perto do alternador.

Também tem que ser uma bateria de caixa baixa (mais comum no mercado) ou corre o risco de encostar o positivo no capô do motor.

Continua após a publicidade..

Qual é a bateria do Uno antigo?

Posso usar uma bateria mais forte?

Em carros antigos isto é aceitável. Embora a recomendação da fábrica seja importante, antigamente o custo de uma bateria também influenciava no modelo escolhido pela montadora.

Continua após a publicidade..

O Uno possui um alternador de 45 A, o que é razoável. Então, uma bateria de 60ah pode ser usada neste modelo. O mais importante é não exagerar na quantidade de acessórios que podem ser instalado. Basta imaginar que a bateria seria uma caixa de água, ou de energia, que depende do alternador que seria a pressão da água x vazão.

Portanto, podemos usar no Uno antigo uma bateria de 45ah ou uma bateria de 60ah. Os lados dos pólos não influenciam, mas lado positivo a direita é mais usado e encontrado com facilidade no mercado.