Bicicleta elétrica – Como funciona?

Ela usa uma bateria diferente, tipo lithium, com capacidade diferente de uma bateria comum. São de 7 a 12 ah, porém bem mais eficientes ao acionar um motor elétrico. Também, são baterias bem mais leves do que as de chumbo. No caso da bicicleta temos um modelo de bike normal com um motor elétrico surpreendente na força. Talvez o maior problema seja a autonomia, mas podemos alcançar até 50 km de duração dependendo do terreno, ou o esforço que a bicicleta elétrica é submetida (peso transportado, distância e tipo de terreno).

A recarga pode durar 4 horas e é muito comum comprar mais de uma bateria, pelo menos mais uma para servir de reserva. Mas, mesmo que a carga acabe com você na rua, ela pode ser usada normalmente, com os pedais (ou os dois). Isso faz da bicicleta elétrica um veículo híbrido e ecológico.

Continua após a publicidade..

Motor da bicicleta 

Ele pode ficar em três posições na bicicleta. 

  • Na dianteira e no centro da roda. Seria uma bicicleta de “tração dianteira”, ou seja: o motor vai “puxar“ a bicicleta”.
bicicleta elétrica

Repare o motor na roda dianteira, no centro

Continua após a publicidade..
  • Na traseira. O caso é parecido com um carro de tração traseira. Também tem a vantagem de ficar mais próximo e interagir com outras engrenagens da bicicleta que ficam na roda traseira. Nesse caso é considerado a melhor opção no que se refere a tração.
  • Ele também pode ficar no centro, montado no chassi da bicicleta e atua nos pedais. (VEJA NA IMAGEM PRINCIPAL DO POST)

VEJA TAMBÉM

CONHEÇA UM CURSO ONLINE DE AUTO ELÉTRICA!

Continua após a publicidade..

Existe um sensor de velocidade que é acionado assim que pedalamos, ligando o motor elétrico, o que ajuda a sentir a tração do motor elétrico. Outro tipo de sensor ajuda no conforto ao pedalar em locais planos. E mais um outro sensor que equipa todas as bicicletas elétricas e atua no freio. Assim que acionamos o freio, o motor é desligado automaticamente para uma melhor frenagem.

Não é um artigo barato. Tem modelos de 3 mil a 15 mil reais. Mas o tempo é inimigo do preço quando se trata de novidades assim. Oferta e procura, queda dos preços das peças para a fabricação do motor e da bateria virão com o tempo. Por isso é muito importante pesquisar procurando por promoções. Elas acontecem quando um produto tem uma saída menor.