Fusíveis do Maverick

O Maverick da Ford foi um sonho de consumo dos brasileiros nas década de 70. Um modelo bravo, considerado musculoso, principalmente aqueles equipados com um motor V8. No tempo em que a gasolina era barata o Maverick era um modelo Top. Mas nesse post vamos tratar dos fusíveis do Maverick, algo pequeno e sem muitos recursos, mas que protegia circuítos elétricos importantes.

fusíveis do maverick

Continua após a publicidade..

Acima vemos a caixa de fusíveis do Maverick, que pouco mudou até o fim da sua produção. São fusíveis de vidro que apresentavam muito mau contato. O motivo era ter muitos circuítos em poucos fusíveis, o que esquentava as base de encaixe e o plástico derretia, desligando acessórios. Também era muito comum um fusível de vidro queimar na solda em vez de interromper no meio. Isso causava um pouco de confusão sobre o serviço de reparo.

Lista de fusíveis

A tampa dessa caixa de fusíveis vem com as funções de cada fusível gravada. Mas quase sempre se perde essa tampa, e fica a dúvida de quem é quem. Veja  abaixo a lista  dos fusíveis do Maverick.

Olhando de cima para baixo lado direito (conforme a foto acima)

Continua após a publicidade..
  • 15A – luz de ré e rádio
  • 15A – ventilador e limpador de para-brisa 
  • 15A – farol baixo (dois lados)
  • 15A – farol auxiliar (neblina ou milha)
  • 15A – farol alto (dois lados)

Lado esquerdo da caixa de fusíveis

  • 15A – acendedor de cigarros e relógio 
  • 15A – buzina
  • 15A – lanternas – painel – luz de freio
  • 15A – pisca alerta
  • 15 A – lampejador de farol

Fica claro que os fusíveis originais do Maverick não são bem dimensionados em relação potência dos fusíveis (todos de 15 Ampéres) e o número de acessórios ligados. Mas isso era a tecnologia da época. Existem outras possíveis instalações mais modernas dessa caixa. São encontradas a venda na internet. Se houver dificuldade de troca de fusíveis, compare a foto da caixa de fusíveis com a do seu Maverick. Vai ser mais fácil identificar.

Continua após a publicidade..

Também podemos encontrar muitas adaptações feitas durante os anos de uso do carro. Outros acessórios apareceram no mercado e podem passar por esse caixa de fusíveis ou até mesmo fora dela. São os chamados “fusíveis ligados em linha”. Mas sesse devem ser procurados por fora, seguindo a fiação do acessório instalado.

 

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.