Ferramentas necessárias

Para trocar ou desligar uma bateria, as ferramentas podem variar. Muitas vezes é um serviço que pode ou deve ser feito por nós, dependendo da situação que aconteceu. Por exemplo: se seu carro arriar a bateria em um estacionamento de supermercado a troca pode ser feito no local. Basta um pouco de conhecimento para realizar o serviço. Nesse post damos dicas de como trocar a bateria do Idea.

Para trocar a bateria do Idea vamos precisar das seguintes ferramentas

  • Uma chave boca/estria de 10 milímetros
  • Uma chave de fenda
  • Uma chave L vazado de 13 milímetros

São ferramentas baratas que devem fazer parte do seu kit básico. Aliás todo carro deve ter um kit de ferramentas a bordo. Vai ser de grande ajuda em caso de emergência.

VEJA AQUI COMO FAZER SEU KIT DE FERRAMENTAS

Como trocar a bateria

É um serviço relativamente simples, mas que requer seguir uma ordem de desmontagem e montagem. As ferramentas listadas acima servem para o Idea com terminais de bateria ainda originais de fábrica. No caso de troca de um ou dos dois terminais, tem que conferir o tamanho da porca. Quase sempre se usa uma chave 13 ou de 11 milímetros. Veja abaixo os passos para trocar a bateria do Idea.

  • Solte a fixação da bateria com a chave L 13 ou catraca com cacimbo de 13 milímetros.
  • Em seguida solte o terminal negativo da bateria. Atenção SEMPRE COMECE DESLIGANDO O NEGATIVO E TERMINE LIGANDO O NEGATIVO. Caso contrário pode acontece um curto.
  • Solte o terminal positivo (com o negativo já desligado) e retire a bateria do local. Use a chave de fenda para retirar o terminal caso ele esteja agarrado mesmo depois de afrouxado.
  • Instale a bateria nova e refaça o serviço ao contrário: ligue o positivo, em seguida o negativo, e trave a bateria no lugar.

Veja abaixo o serviço em uma sequência de fotos.

como trocar a bateria do idea

Conforme a foto acima, o primeiro passo é soltar o suporte da bateria usando uma chave L ou de catraca. É um serviço fácil. Apenas tome cuidado para não deixar a ferramenta encostar no positivo da bateria. (VEJA AQUI QUAL É O POSITIVO E O NEGATIVO DE UMA BATERIA)

Desligue primeiro o negativo da bateria, conforme a foto acima. Retire a bateria. Para religar a bateria nova coloque ela no lugar da antiga, prenda no suporte e ligue o positivo para terminar o serviço no negativo.

Então fica um serviço bem óbvio. Começamos pelo negativo e terminamos no negativo. Desse modo será um serviço sem perigo de curto. Trabalhe sempre com segurança.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.