Ferramentas necessárias

Para trocar ou desligar uma bateria, as ferramentas podem variar. Muitas vezes é um serviço que pode ou deve ser feito por nós, dependendo da situação que aconteceu. Por exemplo: se seu carro arriar a bateria em um estacionamento de supermercado a troca pode ser feito no local. Basta um pouco de conhecimento para realizar o serviço. Nesse post damos dicas de como trocar a bateria do Idea.

Para trocar a bateria do Idea vamos precisar das seguintes ferramentas

Continua após a publicidade..
  • Uma chave boca/estria de 10 milímetros
  • Uma chave de fenda
  • Uma chave L vazado de 13 milímetros

São ferramentas baratas que devem fazer parte do seu kit básico. Aliás todo carro deve ter um kit de ferramentas a bordo. Vai ser de grande ajuda em caso de emergência.

VEJA AQUI COMO FAZER SEU KIT DE FERRAMENTAS

Como trocar a bateria

É um serviço relativamente simples, mas que requer seguir uma ordem de desmontagem e montagem. As ferramentas listadas acima servem para o Idea com terminais de bateria ainda originais de fábrica. No caso de troca de um ou dos dois terminais, tem que conferir o tamanho da porca. Quase sempre se usa uma chave 13 ou de 11 milímetros. Veja abaixo os passos para trocar a bateria do Idea.

Continua após a publicidade..
  • Solte a fixação da bateria com a chave L 13 ou catraca com cacimbo de 13 milímetros.
  • Em seguida solte o terminal negativo da bateria. Atenção SEMPRE COMECE DESLIGANDO O NEGATIVO E TERMINE LIGANDO O NEGATIVO. Caso contrário pode acontece um curto.
  • Solte o terminal positivo (com o negativo já desligado) e retire a bateria do local. Use a chave de fenda para retirar o terminal caso ele esteja agarrado mesmo depois de afrouxado.
  • Instale a bateria nova e refaça o serviço ao contrário: ligue o positivo, em seguida o negativo, e trave a bateria no lugar.

Veja abaixo o serviço em uma sequência de fotos.

como trocar a bateria do idea

Conforme a foto acima, o primeiro passo é soltar o suporte da bateria usando uma chave L ou de catraca. É um serviço fácil. Apenas tome cuidado para não deixar a ferramenta encostar no positivo da bateria. (VEJA AQUI QUAL É O POSITIVO E O NEGATIVO DE UMA BATERIA)

Continua após a publicidade..

Desligue primeiro o negativo da bateria, conforme a foto acima. Retire a bateria. Para religar a bateria nova coloque ela no lugar da antiga, prenda no suporte e ligue o positivo para terminar o serviço no negativo.

Então fica um serviço bem óbvio. Começamos pelo negativo e terminamos no negativo. Desse modo será um serviço sem perigo de curto. Trabalhe sempre com segurança.