Essa é uma dúvida bem comum: qual é o positivo e o negativo de uma bateria? Na hora do aperto, ou se a troca de uma bateria depender somente do motorista, ele vai ter que saber sobre o positivo e o negativo. Mas eles são bem nítidos, fáceis de descobrir, pois seguem uma lógica da fábrica. Isso não foi feito para haver erros. Basta um pouco de atenção. É o que ensinaremos nesse post.

Qual é o positivo e o negativo de uma bateria?

Continua após a publicidade..

Pólo da bateria: os sinais de positivo e negativo (+ e -)

O grande perigo é a possibilidade de curto, no caso de manuseio errado (uma chupeta, por exemplo). Isso pode danificar a parte elétrica do seu carro e até provocar queimaduras (uma bateria não dá choque!).

Quase sempre um erro ao manusear uma bateria é não ver ou não saber o que é positivo e negativo. Sim, até profissionais já se confundiram. Mas nesse caso é por distração ou por falta de iluminação no local.

LEIA TAMBÉM: SEGURO DE CARRO DA SULAMÉRICA É CONFIÁVEL?

Continua após a publicidade..

Pensando nisso, as fábricas deixaram sinais bem óbvios na produção de uma bateria de carro: o sinal de + e de -, positivo e negativo. São sinais grandes e em alto relevo, que ficam bem abaixo do pólo. Isso facilita até descobrir com os dedos e no escuro qual é o pólo. Mas isso requer um pouco mais de prática.

Fio preto x fio vermelho? Qual é positivo e qual é negativo na bateria?

Antigamente nós poderíamos identificar com certeza que o pólo com fios vermelhos era o positivo, e o com fios pretos era o negativo. Hoje isso não é 100% confiável, principalmente no caso do negativo e da cor preta dos fios.

Eles podem ser de cor marrom ou uma outra cor também escura. Também já vimos veículos com os dois pólos com cabos de cor preta. Isso pode até ser original de fábrica.

Continua após a publicidade..

O correto é confiar no símbolo, no local para onde o cabo vai, e por fim a cor mais comum (vermelha/positiva e preta/negativo) combinado com o símbolo. Mas não se erra ao usar os símbolos. Existe a possibilidade de ter uma capa vermelha em cima do positivo, o identificando. A certeza de saber qual é um pólo identifica automaticamente o outro.

Mas e no caso de troca uma bateria?

Nesse caso vale ter em mente alguns  aspectos. O primeiro é a observação antes de desligar a bateria ruim. Guarde qual é o cabo que vai para o positivo e qual vai para o negativo. Também repare a posição da bateria antes de retirar ela e também a posição dos pólos.

Um recurso interessante é tirar uma foto com um celular e depois montar observando a foto. Na troca, a ligação tem que ser idêntica a anterior (Veja detalhes aqui).