Terminal de bateria

O que é um terminal de bateria? Quais são seus defeitos e soluções? Aprenda um pouco mais sobre essa peça do seu carro, pequena, mas primordial. O terminal da bateria é uma peça barata, mas que pode simplesmente desligar a bateria do seu carro causando uma pane elétrica geral. Seria o típico exemplo de “o carro parou por causa de um parafuso frouxo”.

Terminal de bateria

Pois é exatamente isso que acontece quando esse terminal não está bem apertado no seu lugar: está bambo. Mas mesmo sendo um serviço mais barato – do que trocar a bateria por exemplo – é algo que requer cuidado de fazer. Poderíamos dizer que é o mesmo serviço que fazemos durante a troca de uma bateria, com exceção que será o terminal que será substituído ou reapertado. Os dois trabalham juntos.

VEJA aqui OS PERIGOS AO TROCAR A BATERIA DE UM CARRO

O que é um terminal de bateria?

Um terminal  é o fim ou início de algum fio e seu circuito – em um carro. Todo o sistema elétrico de um veículo (até de aviões) passa por ele direta ou indiretamente, incluindo arranque, alternador e caixa de fusíveis. Em uma bateria temos o terminal positivo e o terminal negativo ligados nos pólos positivo e negativo da bateria.

Um terminal de bateria original quase sempre é feito de metal, algumas vezes de chumbo, e raramente de cobre. Por causa da diferença de material entre um terminal de bateria e o pólo da bateria é que acontece o famoso zinabre  resultante de uma reação química/elétrica. Isso pode causar mau contato e até a perda do terminal.

Lista de possíveis defeitos no terminal de bateria do seu carro

  • Terminal simplesmente bambo. Isso pode parar seu carro e normalmente acontece por esquecimento de apertar adequadamente o parafuso de fixação durante a troca da bateria. Também pode ocorrer por um serviço que exigiu desligar o negativo da bateria. Atenção: Tome muito cuidado ao apertar o terminal positivo. NÃO ENCOSTE A  FERRAMENTA usada EM PARTES METÁLICAS DO CARRO
  • Zinabre ou corrosão. É muito comum e acontece principalmente quando usamos muito o ar-condicionado do carro. Uma simples limpeza com água e um pouco de bicarbonato pode ajudar. Mas se o conserto demorar o terminal deve ser trocado
  • Cabo partido. Em alguns carros o cabo principal (o mais grosso) pode quebrar ou se soltar do terminal. Quase sempre ele é prensado na fábrica e com o tempo pode se romper. Uma bateria sem fixação também pode romper esse cabo por se movimentar
  • Terminal de qualidade ruim. Isso pode acontecer tanto de fábrica como de reposição. Mas temos observado que os terminais de bateria originais costumam ser mais frágeis

Ficar na mão por causa de um terminal de bateria é comum, mas pode ser evitado através de uma inspeção visual ou manutenção da bateria em oficina de confiança. Pedir para o profissional conferir o aperto dos terminais da bateria é imprescindível, principalmente no caso de viagens. É algo simples, barato, e que pode evitar uma grande dor de cabeça.

 

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.