Variant da Volkswagen

A Variant da Volks era um carro família de sucesso. Durante anos foi bem vendida no Brasil. Elegante, com bom tamanho e um motor diferente dos outros Volks, era um carro de cidade e de campo. Praia e férias eram destino certo de quem possuía uma Variant. Até hoje, quem é dono de uma, fica fortemente apegado, e dificilmente põe a venda. Não vejo mais modelos da Variant rodando nas ruas..

Por que afirmamos que esse carro é uma joia esquecida? De todos os clássicos da Volks ela é a menos comentada. Falamos do Fusca e Kombi como maravilhas, que são de fato, principalmente entre os mais jovens. Mas quando perguntamos sobre a Variant outros modelos são lembrados, menos aquele que é tocado pelo motor “boi deitado”, um show, um tesouro de genialidade.

Variant – O que significa?

 Na Volks, significa um modelo que já existe, mas que aumentou o espaço interno. Ou seja: é um modelo modificado, exatamente o significado da palavra VARIANTE. No caso da nossa Variant, ela pode ser uma continuidade do Zé do Caixão ou do TL, outra joia esquecida. Na Alemanha é um termo usado para peruas. Mas, todos esses modelos brasileiros tinham a mesma base, mudando a carroceria e detalhes internos, além do tamanho.

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De fato, o modelo brasileiro tem um espaço interno, tanto para bagagens como para passageiros, bem maior que os outros modelos Volkswagen da época. As malas eram instaladas perigosamente em cima do compartimento do motor. Esse é dentro do carro, sem nada separando bagagens e objetos de passageiros. Daí o perigo. A Variant também tem um porta-malas externo, dianteiro e mais espaçoso que o do Fusca, por exemplo.

 

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Motor 1600 igual ao do Fusca e outros, mas montado deitado. Repare o alternador à esquerda e sem a ventoinha tradicional.

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Qual o ano da primeira Variant?

Foi lançada no Brasil em 1969. Foi lançado como um carro de família e portanto tinha que ter um bom espaço interno e um motor potente. Para a época foi exatamente assim que os compradores viram o lançamento do carro. Concorreu nos anos 70 diretamente com a Belina da Ford que foi fabricado com o mesmo objetivo: ser um carro da família. A Varinat venceu esta batalha. Eu mesmo aprendi muito de elétrica de carro neste modelo da Volks.

Qual foi o último ano de fabricação da Variant?

Em 1981 foi lançado o último modelo da Variant brasileira. Foram mais de 290 mil unidades vendidas no país e em outros da América do Sul. Mas me lembro bem que com as mudanças no estilo durante os anos de fabricação, ela passou a ser chamada de variant 2, isto a partir de 1977/78 e culminou com o modelo de 1981 parecendo ser maior, mais alto.

A Variant e seu motor

Boi deitado. Assim era conhecido o motor 1600 desse modelo da Volkswagen. Boi, não sabemos bem o motivo do nome. Talvez pela força e durabilidade do motor. Mas também é um motor refrigerado a ar, como o do Fusca e da Kombi (SP2 também tinha um motor deitado)porém montado na horizontal, com a ventoinha em cima do virabrequim do motor. Com isso nosso carro do post ganhou espaço interno, como dito mais acima, Além disso, o motor ficou muito mais silencioso, o que é na nossa opinião o grande barato desse modelo sensacional da Volks.

Onde ficava o motor da Variant 1600?

Como todo motor a ar da Volks (a não ser o Gol a ar) ele fica na traseira, onde deveria ser o porta malas do carro. A diferença é descrita acima: por ser um motor montado diferente do Fusca, por exemplo, ganha-se mais espaço na traseira. Por isso a Variant também parece ser mais comprida.

Variações da Variant

Por fim, temos isso: algumas “variações” da Variant. O modelo saiu de fábrica com a cara quadrada, tipo o Zé do Caixão, e depois afinaram. Ganhou até um apelido de cara de peixe. Com o passar dos anos, foi lançado o modelo 2, que nada tem a ver com o modelo desse post. Parecia mais uma Brasília crescida. Não fez muito sucesso como sua antecessora, mas também tem seus admiradores.

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Quanto vale uma Variant 1972?

Isto é muito relativo. Vai depender do estado do motor e principalmente da lataria dela que é bem grande. Por ter tecnologia antiga, ela costuma enferrujar com mais facilidade. Por isso é sempre bom examinar bem a lataria incluindo o piso. Mas já via uma deste ano sendo vendida, em bom estado, por cerca de 40 mil reais.

 

 

 

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Uma variação com cara de Brasília