Variant da Volkswagen

A Variant da Volks era um carro família de sucesso. Durante anos foi bem vendida no Brasil. Elegante, com bom tamanho e um motor diferente dos outros Volks, era um carro de cidade e de campo. Praia e férias eram destino certo de quem possuía uma Variant. Até hoje, quem é dono de uma, fica fortemente apegado, e dificilmente põe a venda.

Por que afirmamos que esse carro é uma joia esquecida? De todos os clássicos da Volks ela é a menos comentada. Falamos do Fusca e Kombi como maravilhas, que são de fato, principalmente entre os mais jovens. Mas quando perguntamos sobre a Variant outros modelos são lembrados, menos aquele que é tocado pelo motor “boi deitado”, um show, um tesouro de genialidade.

Continua após a publicidade..

Variant – O que significa?

 Na Volks, significa um modelo que já existe, mas que aumentou o espaço interno. Ou seja: é um modelo modificado, exatamente o significado da palavra VARIANTE. No caso da nossa Variant, ela pode ser uma continuidade do Zé do Caixão ou do TL, outra joia esquecida. Na Alemanha é um termo usado para peruas. Mas, todos esses modelos brasileiros tinham a mesma base, mudando a carroceria e detalhes internos, além do tamanho.

 

Continua após a publicidade..

De fato, o modelo brasileiro tem um espaço interno, tanto para bagagens como para passageiros, bem maior que os outros modelos Volkswagen da época. As malas eram instaladas perigosamente em cima do compartimento do motor. Esse é dentro do carro, sem nada separando bagagens e objetos de passageiros. Daí o perigo. A Variant também tem um porta-malas externo, dianteiro e mais espaçoso que o do Fusca, por exemplo.

variant

Motor 1600 igual ao do Fusca e outros, mas montado deitado. Repare o alternador à esquerda e sem a ventoinha tradicional.

A Variant e seu motor

Boi deitado. Assim era conhecido o motor 1600 desse modelo da Volkswagen. Boi, não sabemos bem o motivo do nome. Talvez pela força e durabilidade do motor. Mas também é um motor refrigerado a ar, como o do Fusca e da Kombi (SP2 também tinha um motor deitado)porém montado na horizontal, com a ventoinha em cima do virabrequim do motor. Com isso nosso carro do post ganhou espaço interno, como dito mais acima, Além disso, o motor ficou muito mais silencioso, o que é na nossa opinião o grande barato desse modelo sensacional da Volks.

Continua após a publicidade..

Variações da Variant

Por fim, temos isso: algumas “variações” da Variant. O modelo saiu de fábrica com a cara quadrada, tipo o Zé do Caixão, e depois afinaram. Ganhou até um apelido de cara de peixe. Com o passar dos anos, foi lançado o modelo 2, que nada tem a ver com o modelo desse post. Parecia mais uma Brasília crescida. Não fez muito sucesso como sua antecessora, mas também tem seus admiradores.

variant

Uma variação com cara de Brasília