5 Dicas para cuidar da suspensão do seu carro

O conjunto de suspensão do seu carro tem um papel fundamental tanto para o conforto dos passageiros quanto para a sua segurança.
Por isso listamos para você 5 dicas para cuidar da suspensão do seu carro e evitar que possam acontecer acidentes mais sérios.
1. Fique de olho na quilometragem
Esse é um item que é ignorado por grande parte dos motoristas e que pode ser crucial para a vida útil da sua suspensão.
Cada fabricante tem recomendações específicas para seus produtos, mas a recomendação no geral é que seja feita uma inspeção tanto das molas quanto dos amortecedores quando alcançarem os 20 mil quilômetros.

Dica importante!

O que deve determinar a quilometragem com que deve ser feita a inspeção são as condições dos trajetos que o seu carro costuma percorrer.

suspensão de carro

Buracos e a suspensão de carro

2. Cuidado com os buracos
Os buracos que encontramos pelas ruas, avenidas e estradas em todo o país são um desafio a parte, e o cuidado para escapar deles é de vital importância para a conservação do seu carro, assim como para evitar acidentes mais graves.
Evite ao máximo passar por qualquer tipo de buraco, mesmo que sejam pequenos.
O impacto causado por eles na suspensão do seu carro vai diminuir muito a vida útil de molas e amortecedores.
Caso você tenha o seu carro danificado por buracos em vias públicas, o órgão público responsável pela via é quem tem a responsabilidade de arcar com todos os seus prejuízos.
Para isso você deve reunir o máximo de provas, como fotos, testemunhas e orçamentos e procurar um escritório de advocacia para procurar seus direitos.

VEJA AQUI UM CHECK LIST VALIOSO DE REVISÃO PARA VIAGENS !

3.Mantenha a manutenção em dia
De nada adianta você fazer a inspeção das molas e amortecedores do seu carro, constatar que há o desgaste, e não fazer a troca dessas peças.
Também não adianta trocar apenas a mola, e manter o amortecedor antigo. Como os dois trabalham em conjunto, a peça antiga pode comprometer e acabar desgastando a nova mais rapidamente.
Por isso o ideal é realizar a manutenção de todas as peças que trabalham juntas sempre que houver a necessidade de manutenção em alguma delas.

suspensão de carro

4. Atenção ao excesso de peso
Alguma vez você já se preocupou com quanto peso estava carregando no porta malas?
Poucas pessoas se preocupam com esse fator, dando atenção apenas ao volume que pode ser transportado – Quanto mais melhor.
O excesso de peso altera o comportamento do carro como um todo, e além diminuir a vida útil da sua suspensão também pode acabar causando acidentes graves.
Para evitar esses acidentes, principalmente em casos de freadas mais bruscas, o ideal é distribuir o peso, mantendo os itens mais pesados sempre ao centro.

5. Conheça a suspensão do seu carro
Conhecer o tipo de suspensão que o seu carro utiliza é essencial para que você possa orientar o mecânico quando realizar algum tipo de manutenção.
Basicamente, existem 3 tipos de suspensão:

  • Suspensão independente: recebe o impacto sem que esse seja transferido para a outra roda do mesmo eixo:
  • Suspensão semi independente: transfere o impacto para a outra roda do mesmo eixo;
  • Suspensão dependente: o impacto sofrido em uma roda é distribuído para todas as outras.

Caso você não saiba qual é o tipo de suspensão do seu carro, peça ajuda do seu mecânico de confiança para verificar.
Os cuidados com a suspensão do carro muitas vezes são deixados de lado e podem acabar custando muito mais caro.
Continue de olho nas dicas de manutenção aqui no nosso blog para manter o seu carro sempre em bom estado e evitar qualquer tipo de transtorno.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.

Please follow and like us: