Bateria do Gol

O Gol ainda é um campeão de vendas no Brasil. São décadas de fabricação por aqui, porém com poucas modificações além da tecnologia. A grande mudança foi na aparência, quando passou do Gol “quadrado” para o Gol “Bola”.  Já a bateria do gol mudou com o tempo, principalmente na amperagem. A parte elétrica foi se adaptando a novas tecnologias e somente nas últimas gerações tivemos mudanças mais significativas, como no chicote, por exemplo. Mas que detalhes temos da bateria do Gol? Qual é o modelo e como trocar? Veja mais nesse post.

Alguns modelos do Novo Gol, como o de 2017, saíram com bateria diferenciada, embora seja fácil encontrá-la no mercado. As amperagens podem variar, como era com o Gol quadrado, mas é sempre entre 45ah a 60ah. A de 50ah também equipa alguns modelos mais novos do Gol. Também não existe muita dificuldade para realizar a troca da bateria se não houver mão de obra especializada para fazer. Com poucas ferramentas e algum cuidado a troca pode ser feita por você.

Continua após a publicidade..

Bateria do Gol – Como trocá-la?

Para trocar a bateria do Gol precisamos de uma chave 13 tipo L, uma chave de fenda média, e uma chave de estria/boca de 10 milímetros. No caso do Gol quadrado é bom ter em mãos um chave de boca de 13 milimetros, pois o terminal pode ser outro, trocado por um modelo universal.

Para desligar uma bateria sempre começamos pelo negativo. Para religar também. Ou seja começamos pelo negativo e terminamos no negativo também. Isso é essencial para evitar curtos (VEJA AQUI) . Soltos os terminais da bateria, temos que soltar a fixação dela. Quase sempre é uma chapa de metal na base dela e no meio. Um parafuso 13 milímetros prende essa chapa. Usamos a chave tipo L, 13, para soltar.

Continua após a publicidade..
bateria do gol

Algumas baterias do Gol tem uma proteção de plástico como a da foto acima.

Mas quando é o modelo novo, pode existir uma capa ou suporte plástico em cima da bateria. Ele possui duas ou três travas bem evidentes presas na parte debaixo de onde fica a bateria. Para retirar usamos a chave de fenda para destravar e um leve puxão para sair do lugar. É bem óbvio e não devemos aplicar muita força.

Bateria do Gol – Quais são?

Basicamente a de 60 ah é o carro chefe da montadora. Mas existem variáveis conforme o modelo e ano do saiu Gol. Veja na lista abaixo qual deve ser a bateria do seu carro.

  • 99 até 2011 – modelo 60ah caixa baixa
  • Novo gol  12/15 – modelo 60ah caixa alta
  • Gol Confortline 1.0 e 1.6 2017 – modelo 50ah caixa alta
  • Gol Trendline 1.0 e 1.6 2017 – modelo 50ah caixa alta
  • Novo Gol 2016 – modelo 50ah caixa alta
  • Gol Track 2017 – modelo 50ah caixa alta

Alguns modelos de Gol que usam a de 50ah caixa alta aceitam a de 60ah caixa alta ou baixa se o local de instalação for maior que a de 50ah. Eletricamente terá pouca influência. Também econtramos alguns modelos do Gol antigo, principalmente o quadrado, com bateria de 45ah original de fábrica. Mas elas podem ser substituídas por de 60ah. O custo benefício é melhor.

Continua após a publicidade..