Sim, um carro parado gasta bateria. Antigamente era mais demorado, mas um carro moderno tende a descarregar uma bateria mais depressa por ficar parado. Quanto mais tempo parado, mais sua bateria descarrega. Mesmo com as baterias mais fortes de hoje em dia, um sistema elétrico de carro consegue descarregar até baterias de 90 ah com alguma facilidade. Tudo é uma questão de tempo.
Por que é assim?
Como dito acima, novas tecnologias elétricas e eletrônicas foram instaladas nos nossos carros. O problema é que basicamente o sistema de carga pouco evoluiu, principalmente a relação ampere/hora das baterias. Os alternadores até evoluíram, conseguindo repor de forma mais rápida a carga da bateria. Mas quando a questão é tempo parado, com a bateria conectada aos seus cabos, é preciso lembrar que o alternador não está atuando. A bateria fica por sua conta – ou por sua carga já acumulada.
Muitos sistemas elétricos dependem da bateria 24 horas. Estima-se que a bateria perde cerca de 3% da sua carga por dia. É evidente que a somatória de dias que o carro ficou parado vai desequilibrar a carga a bateria (acúmulo de descarga) que passa a não conseguir virar o arranque do carro. Por sinal esse arranque é a peça elétrica que mais exige da bateria. Por isso é usado poucas vezes, somente no momento da partida, não sendo algo mais constante como o farol do carro, por exemplo.
O que fazer?
No caso do carro ter que ficar parado por um motivo qualquer, e com certa frequência, existem algumas ações que podem ajudar a preservar a carga da bateria. Veja algumas na lista abaixo:
- Manter a bateria em dia. Como assim? Não deixe ela ter mais de dois anos de uso. O tempo é implacável com uma bateria e seus componentes internos. Elas podem descarregar até em uma prateleira de loja se não houver manutenção do fabricante.
- Se possível desligue o negativo da bateria quando for deixar o carro parado por alguns dias. Isso vai ajudar a preservar a carga pois a bateria ficará em descanso. Mas é muito importante saber se o tem algum impedimento para isso. Alguns carros simplesmente não podem ficar desconectados da bateria. O manual informa se isso pode ocorrer na parte que explica sobre a bateria. No mínimo o rádio pode ser afetado, exigindo um código posterior.
- Peça a alguém que ligue o carro. Um vizinho ou parente pode ligar o carro com frequência em lugar arejado. Dez minutos por dia em marcha lenta mantém a bateria carregada.
Mas também pode ser defeito no carro. Algo pode estar roubando a carga da bateria de forma mais rápida. Outra dica é aplicar uma carga lenta na bateria. Em carros parados isso é essencial para preservar a carga dela. O alternador é um repositor de carga e não um carregador de bateria. No caso da bateria descarregar, a carga lenta vai restabelecer ela, pois uma bateria simplesmente descarregada não significa necessariamente que tem defeito. E quanto mais nova, maior a chance de recuperação.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
ola boa noite deixa eu falar um pouco do meu carro ele fica no máximo uma semana sem liga e muito difícil eu saí já comprei duas baterias isso dentro de um ano 1 má de 60 amperes e outra dê 75 ampére e não tem jeito já veio a descarregar de uma dica pra mim oque fazer
Olá elionis. É um típico caso de carro muito parado. A bateria vai sempre descarregar nesse caso, mesmo que mais forte. A dica é ligar mais vezes e você vai notar que ela vai ficar mais tempo carregada. Se não puder fazer isso, peça alguém pra fazer. Outra solução seria usar uma carregador portátil na bateria periodicamente. Mas ainda acho mais fácil ligar mais o motor por 10 a 15 minutos mais vezes do que está fazendo.
A seguinte frase no texto acima está errada: “Uma bateria não estraga por estar simplesmente descarregada”. Isso não é verdade. Pelo menos para as baterias de chumbo ácidas, que são a maioria das baterias usadas em automóveis com motor de combustão interna. As placas de chumbo da bateria se deterioram normalmente com o tempo e com o uso. As baterias de chumbo foram feitas para ficarem permanentemente carregadas. Quando a bateria fica descarregada, o processo de corrosão e deterioração das placas se acelera. Uma bateria totalmente descarregada apresenta uma tensão em torno de 10,5 Volts. O ideal é que a tensão entre os terminais fique acima de 12 Volts quando o veículo não estiver sendo utilizado por longos períodos. A medida sugerida de ligar o motor do carro 10 minutos por dia no meu entender não é a melhor. Essa medida, além de ser trabalhosa, complicada de fazer em ambientes fechados (garagens), exige a disponibilidade de uma pessoa para fazê-la. No meu entender a melhor solução é a utilização de um carregador de flutuação ligado à rede elétrica. Esse carregador aplica sobre os terminais da bateria uma pequena corrente elétrica, apenas o suficiente para compensar as perdas naturais de energia e o consumo dos equipamentos do carro que ficam em stand-by, tais como rádio, alarme, rastreador, etc. Esse carregador de flutuação pode ser deixado ligado indefinidamente, sem necessidade de desconectar os cabos que são ligados aos terminais da bateria.
Olá Francisco. Suas afirmações estão corretas. Corrigi o que de fato queria explicar. Agradeço suas sugestões de cargas. São bem interessantes e informativas para todos nós. Muito obrigado.