O que é uma bateria de carro? É um dos acessórios mais importantes de um veículo. Sem uma bateria, os carros simplesmente não funcionam, sequer saem do lugar.

Um motor não funciona sem eletricidade – qualquer acessório precisa de uma bateria como fonte de energia. Aliás, um carro sem bateria seria tudo, menos um carro, ou, na essência da palavra: não seria um automóvel.

Vários são os tipos de baterias. Mas no Brasil um padrão é único: a voltagem das baterias. Todas são de 12 Volts. O que varia é a potência de partida e a amperagem hora.

Quanto mais acessórios, maior essa variação. Já falamos sobre isso aqui no Mãos ao Auto: comparar uma bateria com uma caixa de água. Ou seja, quanto mais consumo de água em uma residência, maior é a caixa de água.

O mesmo acontece com uma bateria. Se for muito o consumo de energia, a bateria é maior ou pode descarregar. Nos dois casos vai faltar energia ou água na casa. Por isso essa variedade de capacidade de armazenamento (A/H) em uma bateria.

Neste post descrevo algumas dúvidas de clientes meus, seja na minha oficina ou até em conversas tomando um chope. Vamos lá.

O que é uma bateria de carro?

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Como escolher uma bateria de carro:

No caso de troca de bateria, o que fazer? Em primeiro lugar, ela deve ser carregada e testada. A parte elétrica do carro também deve ser verificada, principalmente fuga de corrente e o alternador, que é a usina de energia do seu carro. Se a sua ainda for a original, exija uma idêntica.  

Ela deve ter a mesma amperagem/hora. No caso de dúvida, consulte o manual do carro na parte de “substituição de bateria”. Uma boa loja de baterias tem catálogos com a referência do seu carro.

Uma bateria similar a original também deve ser igual, com todos as informações descritas no rótulo e com selo do INMETRO. Uma dica é consultar uma autorizada da fábrica do seu carro, tanto para saber qual é a bateria indicada, como comparar preços. Muitas vezes a bateria pode estar em promoção e surpreender no preço.

As marcas originais quase sempre estão à venda em lojas de baterias. Podem mudar a aparência, pois não levam mais o nome da fábrica do seu carro. Mas basta conferir com cuidado – no caso da bateria ainda ser original – que o nome do fabricante da bateria vai ser encontrado na etiqueta.

No Brasil as marcas mais comuns de montadoras são: Heliar, Moura e Ac Delco. Todas possuem o selo do INMETRO.

Vale a pena recuperar uma bateria de carro?

É uma prática antiga. Mas não pode ser confundida com a reforma de baterias. A diferença entre elas é que no caso de reformar uma bateria se aproveita as placas boas, as ruins são descartadas e substituídas, e a bateria é montada em uma caixa nova.

No caso de baterias recuperadas, nada é substituído, nem a caixa ou as placas. Simplesmente é feita uma lavagem por dentro dela, coloca-se solução e uma carga lenta é aplicada. Se segurar a carga, então a bateria é vendida.

Recuperar bateria já foi um solução usada em larga escala

Por que antigamente recuperar uma bateria era uma prática normal e muito usada? A resposta é bem simples: o custo de uma bateria nova. Muitas delas saíam de fábrica já com a possibilidade de serem recuperadas. Simplesmente não tinham uma tampa e sim uma massa de piche que saía facilmente. Isso facilitava o acesso as placas e o reparo ou a troca delas.

Mas a famosa lavadinha é algo bem mais amador. É usada em baterias já descartáveis sem acesso interno. Ela é literalmente lavada com bicarbonato de sódio e pronto. Como dito acima, coloca-se solução e é reposta no mercado. Comprar uma bateria assim é arriscado. Pode deixar o motorista na mão por causa da baixa durabilidade.

Além disso, existem casos de explosão devido a densidade ou uso errado da solução/carga, o que é uma constante quando ligamos o carro. Sim, ela pode explodir no local que for instalada no carro e até um incêndio pode acontecer.

Também não é recomendável tentar fazer isso por conta própria. Além dos riscos finais, que são os mesmo de quem tem o costume de praticar essa lavagem, existe o perigo do uso de ácido. O que mais tem em uma bateria é chumbo, que já é tóxico. No caso da solução, que é um líquido, vai haver grande risco de queimaduras. O manuseio também é muito tóxico.

A conclusão final é que não vale a pena recuperar uma bateria. O risco de acidente e de não dar certo é bem grande. O preço pode ser bem menor, mas o trabalho é enorme. No final das contas, o melhor é comprar uma bateria nova, com tecnologia nova. Muitas tem garantias de 12, 18, e até 24 meses. Sinceramente: recuperar uma bateria não é uma boa ideia.

O que é Zinabre das baterias de carro

Zinabre de bateria é o nome do pó esverdeado que acumula no pólo de uma bateria, assustando o dono do carro. Também é conhecido como o resultado da oxidação em materiais como cobre e latão, muito comum nos terminais das baterias dos nossos automóveis.

Não apenas assusta o dono do carro, mas o zinabre pode realmente causar problemas na parte elétrica, como uma pane total da bateria, e por consequência, do carro.

Não minha oficina  tem muitos casos assim. Além disso, o zinabre costuma espalhar-se por toda fiação do carro, e é conhecido entre eletricistas mais experientes como “câncer de carro”.

Eu, particularmente, já encontrei zinabre de bateria de carro até em fiações de painéis, escondida dos olhos de todos. Mas a primeira consequência do zinabre é o mau contato entre a bateria e a parte elétrica do carro.

Zinabre de bateria de carro

Estado normal de um terminal de bateria.

Zinabre de bateria de carro

Na foto acima vemos o zinabre se espalhando pelo terminal. Mas pode ficar pior…Outra consequência pela demora da limpeza do zinabre é a perda do terminal da bateria.

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Nesse caso ,deve-se trocar o terminal e também a bateria, (se ela for mais antiga) além de uma limpeza completa do local onde ela está instalada. O zinabre também é altamente corrosivo, podendo atingir outras partes do seu carro e até a lataria.

Zinabre de bateria de carro

Sua bateria pode ficar assim, contaminada pelo zinabre…

Como limpar o zinabre de bateria de carro?

Sim. Esse é o primeiro passo: limpar o zinabre dos pólos de uma bateria. Listei abaixo o material necessário que é encontrado facilmente. Talvez você os tenha em sua cozinha. O resultado final será surpreendente.

  • Um pincel.
  • Um pouco d’água.
  • Um pano.
  • Bicarbonato de sódio.

Todos esses produtos juntos vão limpar completamente o zinabre da bateria.

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de 200 ml de água. Em seguida, use o pincel para aplicar a solução somente em cima do terminal com zinabre.

Aplique até se produza uma espuma verde e abundante. Essa é a intenção do processo. Espere um pouco e limpe tudo com muita água. Em seguida seque o local com o pedaço de pano. Tome cuidado com os olhos e também com sua roupa. Uma simples gota disso pode abrir um buraco em poucos dias e você com certeza perderá a roupa.

O resultado final será um terminal limpo, com uma cor bem típica do latão ou cobre. Resta verificar os danos no terminal. Se ele estiver bem fixo e sem “buracos” ou faltando pedaços, o trabalho feito bastará. Para que o zinabre não volte ou demore a voltar, aplique nos dois terminais da bateria um pouco de graxa ou vaselina, por cima dos pólos já conectados. Esse produtos retardam em muito outra oxidação no local.

Bateria de carro vazando e cheirando mal

Já percebeu sem querer que a bateria do seu carro está vazando? Tentou resolver e não achou a solução?  Pois nesse post vamos explicar  o que pode deixar uma bateria vazando e com cheiro ruim.

É um defeito bem comum. Quase sempre ele vem acompanhado de um um mau cheiro, parecendo algo em decomposição. Esse cheiro ruim pode ser sentido até dentro o carro.

É perigoso?

Sim. Dentro da bateria temos uma mistura ácida bem inflamável. Basta uma fagulha e uma explosão acontece. Lembram-se da fama do Marea? Também vem disso (tem outros motivos também). Foi o que eu vi pessoalmente: muito barulho, alguma fumaça e um baita susto.

bateria vazando

O que fazer nesse caso? Podemos tomar algumas atitudes de emergência. Veja na lista abaixo.

  1. Não rode com a carro assim.
  2. 2 Se cheirar mal, saia do carro, espere esfriar o motor e abra o capô.
  3. Chame um profissional de baterias de sua confiança.Somente ele poderá avaliar a situação.
  4. O alternador deve ser medido.

Isso pode acontecer por defeito no alternador. Quase sempre é por sobrecarga dele. Nesse caso, a bateria esquenta e a solução interna ferve, causando o mau cheiro e vazamentos. A bateria tem que ser avaliada pois ela pode estar simplesmente vazando por causa de manuseio ou instalação errada. 

Não mexa na bateria por conta própria. Pode ser perigoso. Tanto o ácido pode queimar sua pele, como uma explosão súbita pode machucar. Já  vi vários casos de explosão de bateria. Isso é uma experiência pessoal e posso garantir que é bem desagradável, no mínimo.

Um profissional usa equipamentos.

São luvas e óculos de proteção. Pelo menos deveriam usar, nesse caso.

Veja nos links abaixo mais situações que podem acontecer com a bateria do seu carro!

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Alternador com defeito

Bateria descarregada

Vale recuperar uma bateria?

Recarregar uma bateria

Carro parado gasta bateria?

Sim, um carro parado gasta bateria. Antigamente era mais demorado, mas um carro moderno  tende a descarregar uma bateria mais depressa por ficar parado. Quanto mais tempo parado, mais sua bateria descarrega. Mesmo com as baterias mais fortes de hoje em dia, um sistema elétrico de carro consegue descarregar até baterias de 90 ah com alguma facilidade. Tudo é uma questão de tempo.

O que bateria de carro

Como dito acima, novas tecnologias elétricas e eletrônicas foram instaladas nos nossos carros. O problema é que basicamente o sistema de carga pouco evoluiu, principalmente a relação ampere/hora das baterias. Os alternadores até evoluíram, conseguindo repor de forma mais rápida a carga da bateria. Mas quando a questão é tempo parado, com a bateria conectada aos seus cabos, é preciso lembrar que o alternador não está atuando. A bateria fica por sua conta – ou por sua carga já acumulada.

Muitos sistemas elétricos dependem da bateria 24 horas. Estima-se que a bateria perde cerca de 3% da sua carga por dia. É evidente que a somatória de dias que o carro ficou parado vai desequilibrar a carga a bateria (acúmulo de descarga) que passa a não conseguir virar o arranque do carro. Por sinal, esse arranque é a peça elétrica que mais exige da bateria. Por isso é usado poucas vezes, somente no momento da partida, não sendo algo mais constante como o farol do carro, por exemplo.

O que fazer? No caso do carro ter que ficar parado por um motivo qualquer, e com certa frequência, existem algumas ações que podem ajudar a preservar a carga da bateria. Veja algumas na lista abaixo:

  • Manter a bateria em dia. Como assim? Não deixe ela ter mais de dois anos de uso. O tempo é implacável com uma bateria e seus componentes internos. Elas podem descarregar até em uma prateleira de loja se não houver manutenção do fabricante.
  • Se possível, desligue o negativo da bateria quando for deixar o carro parado por alguns dias. Isso vai ajudar a preservar a carga, pois a bateria ficará em descanso. Mas é muito importante saber se o tem algum impedimento para isso. Alguns carros simplesmente não podem ficar desconectados da bateria. O manual informa se isso pode ocorrer na parte que explica sobre a bateria. No mínimo o rádio pode ser afetado, exigindo um código posterior.
  • Peça a alguém que ligue o carro. Um vizinho ou parente pode ligar o carro com frequência em lugar arejado. Dez minutos por dia em marcha lenta mantém a bateria carregada.

Mas também pode ser defeito no carro. Algo pode estar roubando a carga da bateria de forma mais rápida. Outra dica é aplicar uma carga lenta na bateria. Em carros parados, isso é essencial para preservar a carga dela.

O alternador é um repositor de carga e não um carregador de bateria. No caso da bateria descarregar, a carga lenta vai restabelecer ela, pois uma bateria simplesmente  descarregada não significa necessariamente que tem defeito. E quanto mais nova, maior a chance de recuperação.

Bateria de carro dá choque?

Ouvimos sempre essa pergunta em nossa oficina: bateria de carro dá choque? Ou ainda: você não tem medo de levar choque? As respostas podem ser não e sim. Por quê?

Não. Uma bateria, por si só, não dá choque. Isto é fato. Mas sim, eu tenho medo de tomar um choque de um carro. A explicação é simples.

Uma bateria é feita para acumular energia para alimentar todo o circuito elétrico do seu carro. Entre eles temos o sistema de alta-tensão (velas e bobinas de ignição), e o termo já se explica.

Mas o risco de levar choque nesse caso é somente quando manipulamos algo por ali, como um cabo de vela, e então uma centelha pode causar um choque parecido com aquele dos antigos acendedores de fogões. Inofensivos, mas que assustam.

Por que uma bateria de carro não dá choque? Pura física, a lei de Ohm. Apesar da capacidade de armazenar energia (o famoso ampere/hora), ela é liberada de acordo com o que um circuito pede.

Como o rádio do seu carro, o farol, etc. Quando os acionamos a bateria atende o pedido da resistência criada. Então, se nós “nos ligarmos” a bateria, segurando nos dois polos, a resistência corporal vai ser mínima, um “supermicrochoque” e não sentimos nada.

Mas isto vale apenas para contatos mais grosseiros, como com as mãos, por exemplo.

E quais são os perigos de uma bateria de carro?

Ela não é um brinquedo para crianças. Existem motivos maiores para se tomar cuidado com uma bateria.

  • Uma bateria de carro tem ácido corrosivo em seu interior e ele pode vazar.
  • Curtos na fiação podem causar queimaduras sérias, e, dependendo da situação, a bateria pode até explodir. Aliás, as baterias de boa marca possuem claros avisos disso em suas etiquetas. Fique atento.
  • Uma dica é: o manuseio errado pode provocar curto direto entre os polos. Isso também implica em possíveis queimaduras, principalmente se ferramentas estiverem envolvidas.
  • Nunca mexa em uma bateria com alianças ou anéis, principalmente de metais como o ouro e a prata, que são excelentes condutores de eletricidade. O risco de acidente é real – e já aconteceu comigo.