Sim, um carro parado gasta bateria. Antigamente era mais demorado, mas um carro moderno  tende a descarregar uma bateria mais depressa por ficar parado. Quanto mais tempo parado, mais sua bateria descarrega. Mesmo com as baterias mais fortes de hoje em dia, um sistema elétrico de carro consegue descarregar até baterias de 90 ah com alguma facilidade. Tudo é uma questão de tempo. 

Carro parado gasta bateria?

Por que é assim?

Como dito acima, novas tecnologias elétricas e eletrônicas foram instaladas nos nossos carros. O problema é que basicamente o sistema de carga pouco evoluiu, principalmente a relação ampere/hora das baterias. Os alternadores até evoluíram, conseguindo repor de forma mais rápida a carga da bateria. Mas quando a questão é tempo parado, com a bateria conectada aos seus cabos, é preciso lembrar que o alternador não está atuando. A bateria fica por sua conta – ou por sua carga já acumulada.

Muitos sistemas elétricos dependem da bateria 24 horas. Estima-se que a bateria perde cerca de 3% da sua carga por dia. É evidente que a somatória de dias que o carro ficou parado vai desequilibrar a carga a bateria (acúmulo de descarga) que passa a não conseguir virar o arranque do carro. Por sinal esse arranque é a peça elétrica que mais exige da bateria. Por isso é usado poucas vezes, somente no momento da partida, não sendo algo mais constante como o farol do carro, por exemplo.

Carro parado gasta bateria?

O que fazer?

No caso do carro ter que ficar parado por um motivo qualquer, e com certa frequência, existem algumas ações que podem ajudar a preservar a carga da bateria. Veja algumas na lista abaixo:

  • Manter a bateria em dia. Como assim? Não deixe ela ter mais de dois anos de uso. O tempo é implacável com uma bateria e seus componentes internos. Elas podem descarregar até em uma prateleira de loja se não houver manutenção do fabricante.
  • Se possível desligue o negativo da bateria quando for deixar o carro parado por alguns dias. Isso vai ajudar a preservar a carga pois a bateria ficará em descanso. Mas é muito importante saber se o tem algum impedimento para isso. Alguns carros simplesmente não podem ficar desconectados da bateria. O manual informa se isso pode ocorrer na parte que explica sobre a bateria. No mínimo o rádio pode ser afetado, exigindo um código posterior.
  • Peça a alguém que ligue o carro. Um vizinho ou parente pode ligar o carro com frequência. Dez minutos por dia em marcha lenta mantém a bateria carregada.

Mas também pode ser defeito no carro. Algo pode estar roubando a carga da bateria de forma mais rápida. Outra dica é aplicar uma carga lenta na bateria. Em carros parados isso é essencial para preservar a carga dela. O alternador é um repositor de carga e não um carregador de bateria. No caso da bateria descarregar, a carga lenta vai restabelecer ela. Uma bateria não estraga por estar simplesmente descarregada. Mas quanto mais nova, maior a chance de recuperação.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.