É uma pergunta moderna. Até o fim do século passado, o quanto dura uma lâmpada de carro era uma questão impensável. Todas duravam muito. Pelo menos muito mais do que hoje em dia. Uma lâmpada podia durar mais por causa dos fios grossos, ou do advento do alternador e melhorias da parte elétrica do carro. E também simplesmente pela qualidade de fábrica da lâmpada. Quanto tempo dura uma lâmpada de carro passou a ser uma preocupação moderna devido a qualidade inferior e maior uso da parte elétrica. Esse último caso é o maior responsável pela menor duração de uma lâmpada do seu carro.

Acredito que muitos logo pensam nas lâmpadas de farol e a lei mais recente , que obriga a ligar os faróis durante o dia nas estradas brasileiras, inclusive quando passam dentro de cidades. Sim, é um fato. Mas pensamos nas lâmpadas quase sempre por causa do preço maior, e a obrigação, ou costume, de ter uma durabilidade bem maior como no passado recente. Porém, evidentemente que todas as lâmpadas que acendem junto ou antes de ligarmos o farol, também serão afetadas. Estão incluídas nesse caso: os faroletes (luz de posição), iluminação de painel e até a luz de placa.

Continua após a publicidade..

Quanto tempo dura uma lâmpada de carro?

Por que queimam mais?

Continua após a publicidade..

A duração de uma lâmpada sempre foi medida por horas de uso, variando, como dito, pela fábrica e qualidade de materiais envolvidos. Até pouco tempo atrás as marcas eram famosas por sua durabilidade e outras por durarem menos. Melhor dizendo: ou nacionais ou importadas, essas sendo paraguaias e depois chinesas.

Mesmo com a qualidade das marcas famosas, as horas de uso dessas lâmpadas aumentaram muito, diminuindo a durabilidade delas. As importadas ficaram simplesmente inviáveis, podendo até causar outros defeitos no farol e fiação dele. Foi uma medida que simplesmente aumentou em muito a vendas de lâmpadas para carros e de todo tipo.

Explico: as marcas boas passaram a vender mais por motivos óbvios. As importadas ou tiveram que mudar  muito ou deram espaço para outras fábricas com mais responsabilidade entrarem no ramo, como a Mutilaser, por exemplo. O que tenho visto é um equilíbrio de durabilidade, variando nesse caso o preço, que não mudou em relação ao passado. As lâmpadas chamadas de nacionais continuam caras e as outras bem mais baratas. O mesmo vale para o mercado de lâmpadas tipo Led que pegou uma boa fatia do mercado. Essas tem mais efeito visual estético, um preço bom, e também melhoraram muito na qualidade. Mas a legalidade de uso delas ainda é discutível.

Continua após a publicidade..

Quanto tempo dura uma lâmpada de carro?

O uso de faróis durante o dia aumentou a segurança nas estradas? Sim, segundo pesquisas recentes. Mas tudo tem um custo financeiro quando temos uma mudança brusca de mercado. Não podemos comparar essa situação com as do uso obrigatório dos extintores, por exemplo. Mas com certeza afetou o bolso de muitos. Será que essa lei ficará limitada somente as estradas? O que aconteceria se fosse obrigado a rodar de dia com os faróis ligados também na cidade? É um caso a se pensar.