Potência. Esta é a diferença. Assim como o motor e tamanho, a lâmpada de moto também é menor dentro daquilo que ela foi projetada. As Lâmpadas de farol de moto são as mais diferentes. Tem praticamente a metade da potência das lâmpadas dos automóveis.

Lâmpadas de Moto. Diferenças básicas

1 – A de moto é de 35/35 Watts, alto e baixo., 12 volts.

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2 – As dos carros são de 65/55, alto e baixo, também de 12 volts, podendo chegar até 100/90 Watts, mas essas já estão proibidas até de fabricar.

3 – Também existe uma muito parecida: a lâmpada de caminhão. Na aparência engana, mas além de ter 70 watts por 60, ela é de 24 volts.

lamapada de moto

Apesar disso, os encaixes são praticamente os mesmos, o que pode permitir uma troca de lâmpadas de carro com as de motos, e vice-versa. Mas não é uma boa ideia, além de ser proibido nos dois casos. Então, uma não substitui a outra.

Mudança de potência.

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As consequências são óbvias: aumento de caloria, superaquecimento do farol, do seu vidro, ou plástico, espelho e tomada. Esta última chega a derreter.

Além disso, existe o gasto maior de energia, o que vai danificar o magneto (se houver) e vai acontecer uma sensível diminuição da vida útil da bateria. Ou seja: tudo é proporcional. As demais lâmpadas de uma moto são, na maiorias das vezes, iguais as dos carros. Na dúvida confira e compare a potência que vem gravada nas lâmpadas.

Quase tudo no sistema elétrico de uma moto é diferente dos carros. No caso do farol também temos  estas diferenças consideráveis

A lâmpada H4 é de fabricação antiga e ainda muito usada. Sua característica principal é um bulbo de vidro mais longo, pois ele acende as duas fases, farol alto e baixo na mesma peça. Queimou uma fase, se troca a lâmpada com suas duas fases. Outra vantagem é o baixo custo dela e a facilidade de encontrar no mercado.

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Outro tipo de lâmpada de farol de moto

É possível a instalação de lâmpada de leds no farol de uma moto. Alguns motociclistas preferem esse tipo de iluminação. Gasta mesmo energia, por ser de leds, atrai esteticamente também.

Mas quanto a luminosidade vai depender do gosto ou habilidade do condutor. De fato, a capacidade de “clarear” o caminho é de suma importância e objetivo principal.

Consultar o código de transito também é necessário. Alguns dizem que a lei permite, mas quando ela é interpretada. Isso sugere uma conversa mais detalhada com a autoridade de trânsito, no caso de ser parado em uma blitz.

Ainda temos uma lâmpada de farol de moto mais diferente. Ela se parece mais com uma lâmpada de dois polos de carros, como a de freio e lanterna traseiras. Também é halógena e tem potência diferenciada. É conhecida como T19 e tem potência igual: 30/30 Watts. Normalmente é usada em motos menores e mais modernas. Mas ela pode ter uma ou duas fazes, dependendo do modelo da motocicleta.