Qual a diferença entre uma bateria de moto e uma de carro?
É tudo proporcional. Quanto maior o veículo, maior a capacidade da bateria e portanto o seu tamanho. O que não muda é a voltagem da unidade, cada bateria tem sempre 12 volts.
Uma bateria de moto pode ter capacidade de 5, 7, ou 12 Ampere/hora, enquanto os automóveis teriam 40, 48, 50, 60 etc. As baterias de caminhões e similares podem chegar a 200 A/h.
Basicamente elas são formadas pelos mesmos materiais: chumbo, ácido e outras tecnologias secretas. Cada fábrica tem a sua guardada a sete chaves. Mesmo nessa situação o uso dos materiais é proporcional ao tamanho. Por isso uma bateria de moto é bem mais leve do que a de um carro, embora seja pesada para o seu tamanho reduzido. (o chumbo é pesado).
Baterias de moto. Principais defeitos.
- Moto parada. Uma moto com pouco uso estraga a bateria com mais rapidez, mesmo que seja uma bateria nova. Assim como nos automóveis, a bateria de moto precisa do “gerador”, que é um magneto, para ficar carregada. Por ser feita de placas mais finas ela estraga mais facilmente. Lembrando que a garantia de uma bateria de moto é de apenas 6 meses. Por que será?
- Magneto com defeito. O magneto é a peça que faz a luz do farol da sua moto brilhar quando ela é acelerada. É nesse momento que ele carrega a bateria. Seu enrolamento de cobre costuma queimar e passa a não carregar a bateria.
- Vida útil. É fato que uma bateria de moto dura menos do que uma de carro. Um ano seria um tempo razoável de durabilidade.
- Uso indevido. A maioria das motos no Brasil são usadas indevidamente, ou seja, elas trabalham muito mais do que deveriam. Lembrando que pela lei toda moto tem que circular com o farol ligado, o que força o magneto e também a bateria. Quanto mais usada, menos dura uma bateria de moto.
- Qualidade. Existem muitas marcas de baterias no mercado. Evidentemente que as mais baratas vão durar menos. Neste caso é uma questão de escolha sua.
Existem vários tipos de motos, mas este post é para veículos de baixa cilindrada e baterias de 5 a 7 A.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
boa noite
gostaria que alguém me ajude a intender tenho 2 baterias de 100A e as duas ta com a polaridade invertida
ou seja o polo psotivo agora virou negativo
o polo negativo virou positivo
já confirmado com multímetro como isso acontece ?e se tem reverção?
Olá jose. Obrigado por participar no blog. Na maioria das vezes esta inversão de polaridade acontece quando as baterias estão muito descarregadas e são recarregadas de maneira invertida, ou seja: o positivo do carregador é ligado no negativo da bateria e o negativo do carregador é ligado no positivo da bateria. Como elas estão zeradas de cargas, não acontece um curto com o carregador e assim polaridade é invertida. Normalmente basta deixar descarregar totalmente e carregar novamente. Mas elas podem apresentar defeito e não funcionar mais.
Quanto pesa uma bateria de moto
Gostei muito de suas explicações. Mas o que você não vai conseguir explicar é porque nossa legislação é tão porca que permite uma bateria ter 3 meses de garantia ou a do carro ter diferença de tempo de garantia em relação a moto.
Eu tenho um exemplo eficiente e eficaz de uma bateria comprada no Japão, já veio com a moto, durou 12 anos, exatamente parece absurdo mas não é, a moto é do ano 2003 (uma Drag Star 650) que continua comigo até hoje, rodei muito pouco com ela, mas a bateria segurou bravamente 12 anos. Para mim fica claro o respeito ao consumidor e o desrespeito. Depois troquei por uma bateria BOSCH aguentou porcamente 2 anos, agora já estou com a terceira bateria trocada. Brincadeira ou desrespeito as industrias em utilizar produtos de baixa qualidade para poder faturar mais e em menos tempo.
Olá laercio. Concordo plenamente com você. Em alguns setores até os produtos chineses já superam em qualidade os de fabricação nacional. Isso tem acontecido com as lâmpadas automotivas, por exemplo.
Bateria da minha moto estava descarregada.
Liguei ao carregador portátil que tenho, ficou. Carregando duas horas , apos isso a moto não ligou.
Sabem o motivo?
Olá Regis. É provável que a bateria esteja ruim. Faça uma medida com multímetro. Se a medida for 10 ou menos volts é quase certo o defeito nela.