Luz de posição – O que é isso?

Luz de posição são no mínimo são quatro. Alguns modelos como o Palio tem duas na frente e mais quatro na lanterna traseira. Também são conhecidas no Brasil como faroletes, pois acendem antes dos faróis, na mesma chave.

O nome “luz de posição” é bem apropriado, pois indica a posição do seu carro pra outros. Por isso deve ser acesa ao por do sol ou nas estradas.

Luz de estacionamento (faroletes) são as que acendem mais fracas no farol

Luz de posição (faroletes) são as que acendem mais fracas no farol

Luz de posição e seus defeitos

O sistema é protegido por dois fusíveis um para cada lado, além da iluminação do painel e luzes de placa, que também fazem parte desse circuito elétrico. Na maioria das vezes os defeitos se resumem a uma simples lâmpada queimada. Nesse caso faça a substituição e veja se tudo se normaliza.

Essas sao as lâmpadas mais comuns para faroletes dianteiros e luz de placa.

Essas são as lâmpadas mais comuns para faroletes dianteiros e luz de placa. (foto aumentada)

Para se desconfiar de um fusível queimado, pelo menos mais de uma luz de posição deverá estar apagada (duas ou mais incluindo lâmpada de placa). Mesmo assim, retire uma delas e confira, pois é um serviço mais fácil. Se de duas, uma estiver queimada, muito provavelmente a outra que não acendeu também estará queimada.

A mais importante dessas lâmpadas, em termos de multa, é a da luz de placa. A falta dessa iluminação pode resultar até em apreensão do veículo porque trata-se da luz que possibilita a identificação do automóvel. Ao mesmo tempo é a lâmpada que menos observamos por causa do acesso.

Alguns modelos mais modernos acusam no painel se alguma lâmpada está queimada. Mas esse sistema se limita a indicar defeitos em apenas alguns circuitos como a luz de posição, as luzes de freio e setas.

Nos modelos mais novos da Fiat, como o Bravo, é comum trocar um farolete queimado; e o restante, do mesmo lado, passa a não acender também. Nesse caso a lâmpada que foi substituída  não é a adequada. Muito provavelmente ela é de 10 Watts. Troque-a por uma de 5 Watts e tudo voltará ao normal.

Para finalizar, o conselho de sempre: trabalhe com segurança e no caso de dúvidas leve seu carro até um especialista de confiança.

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