Muitos motoristas poderiam efetuar serviços simples se soubessem como sacar o volante do carro. Não é algo complicado. Mas atenção: Jamais tente fazer isso em volantes com airbag. Nesse caso faça o serviço somente em oficinas especializadas. Tendo certeza que seu carro não possui Airbag, comece o serviço alinhando o volante até que as rodas dianteiras fiquem retas. (Nesse artigo ensinamos a sacar o volante do Palio e do Uno. Mas outros post virão com outros modelos). Em seguida retire com cuidado a capa da buzina. Uma ligeira pressão será suficiente.

volate do palio 1

Continua após a publicidade..

Em seguida retire com cuidado a capa da buzina. Uma ligeira pressão será suficiente. Você notará dois fios ligados a capa que você retirou. Desligue-os. Não se assuste se a buzina tocar, é normal isso acontecer se os dois fios que você desligou se encostarem.

volante palio 3

Na sequência, retire a porca indicada pela seta na foto. Você precisará de um cachimbo 24 mm e uma extensão. Feito isso, dê duas pancadas leves nas laterais do volante e o retire do lugar.

Continua após a publicidade..
Observem o relé de seta no centro, de cor azul.

Observem o relé de seta no centro, de cor azul.

A foto acima retrata o resultado final da retirada do volante do Palio e também do Uno, (nesse caso com pequenas diferenças). Este serviço te permite trocar o relé de seta (azul) e/ou regular as paletas da buzina (douradas). Mas também permite que você troque o comando inteiro, que inclui setas, faróis, limpador de para-brisa e , em alguns modelos, o pisca alerta. Tudo isso é uma peça só.

Retire as capas que envolvem o comando. Procure por três a cinco parafusos fáceis de encontrar. Para trocar o comando solte um parafuso tipo Allen que fica debaixo para cima e no centro do comando. Se olhar por baixo do comando você o identificará facilmente. Esse é o único parafuso que segura o comando. Desligue as tomadas atrás dele (todas tem uma lógica para desencaixar e depois ligá-los novamente. Preste atenção a essa lógica). Pronto. Instale o novo comando seguindo de volta o caminho que percorreu para retirar o antigo. Não se esqueça de alinhar o volante com o painel e o apertar bem.

Continua após a publicidade..

Assista o excelente vídeo abaixo e perceba os detalhes.