Luz de posição e faroletes do Linea são a mesma coisa. Trata-se das primeiras lâmpadas que se acendem quando acionamos a chave de farol. Quando queimam a situação é informada no painel como: defeito na luz de posição lado direito ou esquerdo. Em alguns modelos da Fiat, aqueles que possuem duas lâmpadas de posição em cada lanterna traseira, temos um macete ainda pouco percebido pelos proprietários. O Linea Essence é um destes modelos.

Luz de posição – faroletes – do Fiat Linea Essence. Uma boa dica!

Continua após a publicidade..
Luz de posição - faroletes - do Fiat Linea Essence.

Foto: carros.uol.com.br

Muitas vezes, quando essa lâmpada é trocada, o sistema pifa. Ou seja: dá uma piscada e se apaga definitivamente (dianteira e traseira). Mesmo tendo a certeza absoluta de ter colocado a lâmpada correta, o descrito acima acontece por saturação do sistema.

Qual é a solução?

Continua após a publicidade..

Isso acontece quando a lâmpada de farolete nova é de 10 Watts, sendo a original, e correta, de 5 Watts. Elas são idênticas apenas na aparência mas a saturação acontece porque o dobro do consumo é instalado nesse sistema elétrico do seu Linea Essence.

Luz de posição - faroletes - do Fiat Linea Essence.

Existem duas potências para o mesmo tipo de lâmpada.

Aparências enganam! Basta trocar a lâmpada por uma de 12 Volts/ 5 Watts e tudo vai voltar ao normal. Mas o defeito não pode perdurar, ou a lâmpada de 10 Watts ficar por ali como se fosse algo sem importância. Existem relatos sobre uma sobrecarga maior no sistema, produzindo danos no computador de bordo. Como resultado, a seta pode parar, a lanterna não acender mais e assim por diante. O custo é salgado, não tenha dúvida disso!

Muitas vezes até as luzes de uma carretinha (reboque) podem danificar seriamente o sistema elétrico do seu carro. O que antes era apenas elétrico, com simples lampadas e fios, transformou-se em eletrônica embarcada no carros mais modernos, com componentes delicados e com o calibre certo (existem soluções modernas para a ligação de uma carretinha). Fique atento a isso se informando com o fabricante do seu carro sobre as reais possibilidades.

Continua após a publicidade..
Reboques como este podem afetar a parte ele'trica do seu carro

Reboques como este podem afetar a parte elétrica do seu carro