Defeitos na seta do Corsa

Como o uso e o tempo são os maiores inimigos das setas do seu carro, este post é para o Corsa mais antigo, como a da foto acima. Mas a GM do Brasil mudou pouco a parte elétrica deste modelo. Então, compare as fotos deste post com o seu carro. As mudanças são evidentes.

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O Corsa tem as setas separadas do comando do pisca alerta apenas pelo local: setas no volante e alerta no painel central.

Repare a tecla vermelha do alerta.

Repare a tecla vermelha do alerta.

Por que descrevemos isso? A distância não diminui a relação que existe entre a seta e o pisca alerta. Ou seja: uma peça pode estar causando o defeito na outra. A vantagem desse sistema separado é que podemos trocar apenas a peça avariada. Ao contrário dos modelos da Fiat, por exemplo, onde tudo é um comando único. Estragou a seta, troca-se o comando inteiro e assim por diante.

Descobrindo o defeito da seta do seu Corsa!

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Não é difícil descobrir qual é o defeito. Um pouco de paciência e alguns testes simples vão ajudar. Siga os passos abaixo:

– Verifique se o defeito é somente na seta ligando o pisca alerta. Se o alerta funcionar não é defeito no relé, pois ele aciona as setas e o alerta. Acontecendo isto, você já sabe que o defeito se limita a seta e seu circuíto. Então continue os testes conforme está escrito abaixo:

– Ligue a chave do carro e acione a seta para um lado qualquer.

– Mexa na tecla do alerta e perceba se a seta volta a funcionar, ou ameace funcionar. Se isso acontecer. o defeito é mau contato na tecla do pisca alerta. Muitas vezes somente a troca da tecla vai resolver de fato.

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– Se nada ocorrer nos testes acima, procure pelo fusível das setas consultando o manual. Normalmente o símbolo indicativo é o de duas setas opostas.

Teste o fusível antes de trocá-lo. Apenas um teste visual pode ocultar o filamento queimado e o defeito da seta do Corsa.

chave-de-seta-corsa

Se os testes não revelarem o defeito, então resta condenar a chave de seta como a da foto acima. Mas não desanime. É uma peça barata e fácil de trocar. Defeitos na seta do Corsa são relativamente fáceis de resolver e com um custo baixo, mesmo que peça original, e se comparados com outras linhas de automóveis.