Por que o Ônix queima mais lâmpadas?

Seu Onix queima muita lâmpada traseira? Já ouviu de outros que a lâmpada de freio do Ônix queima muito rápido? Não é um mito. Mas Também não é indecifrável ou algo exclusivo desse modelo da GM. O mesmo acontece com alguns carros da Mercedes e outras montadoras. O grande problema é que o uso das lâmpadas em geral, aumentou muito no Brasil, principalmente depois da lei que obriga o farol aceso nas estradas. Quando fazemos isso, muitas outras lâmpadas também acendem, como todas da luz de posição (faroletes), luz de placa, e até as do painel do carro.

Como a maioria dos motoristas costuma esquecer regras, ou ainda não está acostumada com elas, dificilmente alguém liga o farol nas estradas. Mas quando vem a primeira multa criamos o reflexo de já sair de casa ou do serviço com o farol ligado. O desgaste  das lâmpadas vai ser bem maior. Seria um lobby? Pode ser. Mas o fato é que a crise também incentivou outro tipo de profissão: os motoristas de aluguel. É como se o número de Táxis aumentasse muito. E é justamente desse segmento que vem o maior número de reclamações sobre a durabilidade das lâmpadas.

Mas o que tem a luz de freio do Onix haver com as lâmpadas de posição? Afinal,  a luz do freio acende somente pisando no pedal do freio, e não quando ligamos o farol. Pode isso Arnaldo? Pode. No caso do Onix e de outros modelos pode acontecer. Porém não é pelo uso da luz de freio e sim pelo uso dos faroletes.

Como funciona essa luz do Onix?

A luz de freio do Ônix é conjunta com a luz de posição traseira. Mas o carro não usa uma lâmpada de dois polos, ou dois filamentos, como acontece na maioria dos automóveis nacionais. Nesse primeiro caso temos duas fases: uma para a luz de freio (21 Watts) a outra para o farolete (5 Watts), por lanterna. No caso do Onix temos uma lâmpada de um polo de 21 Watts funcionando com duas fases. Quando você liga o farol, ou apenas a primeira fase da chave de farol, essa lâmpada do Onix de um pólo acende mais fraca, como se fosse de 5 Watts. É nesse momento que o circuito é mais exigido. Temos uma resistência causada pela eletrônica do carro (alguns modelos) que diminui a potência da lâmpada. Quando pisamos no freio essa potência é liberada e a luz brilha mais forte, com seus 21 watts de fábrica.

Por que o Onix queima mais lâmpadas?

Então temos um conjunto de fatores que faz a luz do seu Onix ter uma durabilidade menor: dois circuitos em uma lâmpada e o excesso de uso dos faróis. Fica óbvio que é durante o uso dos faróis que essa lâmpada queima. O que acontece é que todos notam primeiro a falta da luz de freio, a mais vista por outros, e assim ela leva a culpa.

 

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