Sim, ar-condicionado pode causar sono. E o pior: estamos nos referindo ao ar condicionado pelo seu carro. Existe o risco de causar sono ao ligarmos partes do sistema que aciona o ar-condicionado. E não será um sono imediato, mas da maneira mais perigosa quando se dirige: devagar. Aos poucos o sono vai derrubando o motorista e um grave acidente pode acontecer.
O problema é a produção de dióxido de carbono que pode acontecer em qualquer ambiente fechado. E é esse o ambiente dentro de um carro, cheio de pessoas, vidros fechados, e a recirculação do ar-condicionado ligada. Tanto o ar-condicionado produz uma pequena quantidade de CO2, como as pessoas dentro deste carro liberam CO2 ao respirar, sendo esta a parcela maior de dióxido de carbono liberado dentro de um ambiente assim. Tudo circulando dentro do carro. Esta condição pode causar cansaço, sono excessivo e acidentes.
O mais incrível desta situação é que o manual do seu carro pode avisar sobre este perigo. Alguns chegam a afirmar que a recirculação do ar pode causar sono. Outros apenas alertam que usar o ar-condicionado por períodos longos e com muitas pessoas no carro, pode causar mal a saúde.
Ar-condicionado pode causar sono, o que fazer?
Ar-condicionado de carro também exige manutenção, como a higienização dos seus dutos e a troca periódica do seu filtro de cabine. Esta seria uma primeira medida a ser tomada. Mas o principal é criar o hábito de desligar o ar por alguns minutos e abrir as janelas do carro para arejar o interior. Isto principalmente em viagens longas. Dirigir em trânsito intenso, medo pela falta de segurança, também são momentos que usamos o ar-condicionado por mais tempo. Então, lembremos que usar ou apertar o botão do carrinho (foto abaixo), pode causar sono nos ocupantes de um carro.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Bom dia. Meu filho comprou um Citroen C 4 Picasso ano 2008. Tudo funcionava bem, mas, depois de algum tempo, a lanterna da placa traseira do lado direito já queimou três vezes e foi trocada. A lampada do freio queimou uma vez e foi trocada. Agora as alampadas das lanternas traseiras da tampa do bagageiro, não acendem de maneira nenhuma.
NUNCA FIZ NENHUM CURSO RELACIONADO AO AUTOMOBILISMO, no entanto sou vidrado e curioso no assunto.
Gostaria de receber sua orientação.
Olá João. O primeiro passo é verificar a marca das lampadas trocadas. Não coloque as Chinesas Ou “fabricadas em RPC”, são fracas e queimam muito rápido. Escolha marcas como Philips e Osram, principalmente para luz de freio. Quanto as lâmpadas do bagageiro, tem que ver o estado delas e depois procurar por algum fusível queimado e fios interrompidos perto dela ou no chicote onde esse fios entram.