Alternador. Mitos que todo motorista deveria saber.

Todo carro tem uma alternador. É ele que que mantém a bateria sempre carregada, exatamente como ela saiu de fábrica. Como já explicamos em outro post, a função da bateria é gastar energia com a parte elétrica do carro e ao mesmo tempo acumular mais energia vinda de um gerador tocado pelo motor do carro.

A peça prateada e preta a direita da foto abaixo vem a ser um alternador. Mesmo com o passar dos anos o alternador quase nada mudou, a não ser na aparência para ser instalado nos diversos modelos existentes, e na potência devido ao aumento dos componentes elétricos.

defeitos em alternador

 Mas o princípio do funcionamento é o mesmo. Ele é composto internamente por um rotor, escovas, regulador de voltagem, estator e mesa retificadora de diodos. Todos são assim, como o da foto acima, que é de um Ford Corcel com mais de 40 anos de fabricação.

Um alternador moderno.
Um alternador moderno.

Alternador. Mitos que todo motorista deveria saber.

Dizer que um alternador é um carregador de baterias é um exagero e pouco conhecimento dos fatos. Quase seria uma utopia esperar isso de uma peça como esta. Basta observar que quando sua bateria descarregou por um rádio ligado ou uma luz esquecida acesa, uma chupeta parece que resolveu tudo. Mas é apenas uma solução de emergência, para deslocar o carro de uma situação desagradável. Com o tempo a bateria vai arriar de novo. Um alternador gera energia apenas para repor uma determinada carga usada, como as que vem dos faróis, luz de freio, sistema de injeção, enfim, de toda a parte elétrica e eletrônica do carro. Confiar apenas no alternador para carregar sua bateria descarregada seria um erro, e uma troca de nome. Quem realmente carrega uma bateria descarregada é um carregador profissional, uma peça grande semelhante as usadas pelas fábricas. Algo parecido com a foto abaixo.

alternador-com-defeitos

Uma bateria precisa ficar aos “cuidados”de um carregador como esse da foto acima por pelo menos 9 horas a uma carga constante de 10 amperes, o que é algo muito maior, em termos de gerar energia, do esperado de um alternador que subdivide a energia produzida.

Outro mito sobre um alternador é que ele aumenta o consumo de combustível do carro. Isso é irreal. O que pode causar isso é o equipamento interligado ao alternador, como o compressor do ar condicionado que também é tocado pela correia do motor, o que aumenta o esforço do motor e assim aumenta também o consumo. Alguns também afirmam que ao trocarmos uma bateria de menor capacidade por uma maior, devemos também trocar o alternador por um mais possante. Não é uma verdade. Basta pensar em um caminhão, dos antigos, que sempre foram equipados com baterias de 150 amperes (uma gigante do segmento) carregadas por um alternador de 35 amperes. Então por que um alternador de 60 amperes não conseguiria manter uma bateria de 60, ou 70?

O que importa é quanto de energia está sendo retirada da bateria do seu carro. Quanto mais equipamentos, acessórios como mídia, e som de competição, mais o alternador vai ser exigido.

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This article has 147 Comments

  1. Bom dia !
    Tem uma Pampa de 1982 ,poço adaptar um alternador moderno de 55A , que carrega 14.50 volts nela ?
    Sem correr o risco de sobrecarregar a bobina de ignição .pois meu comutador e ligado na caixa de fusível , que e alimentado pelo cabo que vem do alternado que gera 14 ,5 volts

    1. Olá Junior. Vc colocar uma alternador de 55 na Pampa vai apenas aumentar a capacidade de carregar a bateria (corrente que é os 55). A voltagem é igual para todos os alternadores, exceto no caso de ônibus que usam um de 24 volts.

  2. O alternador consome energia do motor do veículo a medida que os consumidores do veículo são ligados quanto maior a demanda maior o esforço gerado força de Lorentz o alternador tende a freia devido a o campo magnético,uma solução usada atualmente é uso de reguladores de voltagem que funcionam com PWM para controlar a carga.

  3. Preciso tirar uma dúvida ando com meu carro luzes, ar condicionado tudo ligado, dai de vez em quando a luz da bateria acenda 1, 2 ou 3 vezes, quando diminuo a velocidade ou paro para entrar em uma cidade o carro morre, toco arranque ele pega normalmente.
    Antigamente quando comprei meu carro ele veio com uma bateria de 80A, fui trocar na oficina e quando coloquei uma nova me recomendaram uma de 45A. Logo não acontecia mas de uns 6 meses depois da troca o carro começou a fazer isso. Será a baixa amperagem da bateria ou o alternador que não ta vencendo carregar e distribuir a energia? Obrigado

    OBS: meu carro é um ford focus zetec rocan 2007 1.6 8V

    1. Olá Julian. Obrigado por participar. Se o seu focus for um sedan a bateria é uma de 48A. Se for um Hatch é uma de 60A .Mas o problema maior aí é o excesso de uso de equipamentos e acessórios do carro simultaneamente. Vá até uma oficina e peça para medir o alternador nas mesmas condições quando ocorreram com vc os fatos relatados. Também peça um teste de bateria. Abraços.

  4. Tenho ford focus 2008 hatch com kit gás geração 5.
    Meu alternador deu perda total 75amp.
    Comprei um usado de 110amperes o eletricista e o vendedor me avisaram que não prejudicaria o carro mas o painel da luz da bateria ficaria acesa..
    Agora pergunto. Realmente não prejudica??!

    1. Olá Saulo. Teoricamente não prejudica.Todo alternador em bom estado libera a carga que a bateria está pedindo. Mas o fato (estranho) da Luz da bateria da bateria ficar acesa vai te impedir de saber se o alternador está funcionando ou não.Sugiro que leve a outro lugar e peça um teste.

      1. A luz fica acesa porque o regulador tensão serve determinado carro apesar do mesmo alternador ser usado em vários carros ,então por isso luz de aviso não apaga no painel ruim é não saber quando não esta carregando mesmo…

    2. De q carro é esse alternador de 110 ,pois meu focus tem um de 80 eu gostaria de colocar esse de 110 pois meu som é pesado e tenho 2 baterias de 150.

  5. Eu gostaria de saber o seguinte , eu tenho um carro que a bateria é de 60amperes e o alternador de 35 amp , mais eu tenho equipamentos que ligo com o carro em movimento, mais esses equipamentos consome uns 55 de corrente da bateria , isso que dizer que o alternador carrega 35 mais o poblema é que tou gastando mais do posso gastar não é isso, e que tenho que substituir o alternador por um maior não é , de poder me responder muito obrigado ?

    1. Olá Cláudio. Sim. Certo é dimensionar o alternador pelo possível consumo. O que pode acontecer é a bateria arriar em uma situação mais demorada de consumo maior do que a carga (como em trânsito parado com chuva, farol etc). Um alternador de 65 seria uma Boa mudança. Abraços.

  6. montei em uma mesa um alternador com um motor de energia para fazer gerar carga na bateria,fiz todos os procedimentos e pergunto o alternador de 75amp consegue carregar uma bateria de 60 ou até 140amp?

      1. Olá Fernando, estava lendo a respeito de um mito, diz que o alternador gira mais rápido que o motor, mas acredito que pela resposta que vc me deu td indica que era mito mesmo, o motor e o alternador giram na mesma velocidade. Obrigado

        1. Olá Alyson. Na verdade o alternador gira mais rápido do que o motor. O que eu quis dizer é que quando se acelera o motor também se acelera o alternador. Ele gira cerca de três mais rápido do que o motor devido aos tamanhos das polias. Basta vc imaginar uma polia gigante no alternador e verá que ela vai demorar mais para dar uma volta do que uma bem menor. O alternador era usado como atuador de giros enviando um pulso para o conta-giros que “calculava” a proporção para indicar o giro do motor no painel. Bobina de ignição também já foi usada para isso. Ou seja : o alternador (polia menor) rodar mais rápido (RPM) do que o motor (polia maior) não é mito Abraços.Desculpe se eu me expressei errado.

  7. Tenho uma toyota com bateria de 95A necessito ligar um frizer 12V pretendo colocar uma bateria extra de 95A que fará a sustentação deste frizer. Pergunto o meu alternador dará conta desta nova bateria? posso simplesmente colocar em paralelo?
    Obrigado.

    1. Olá Francisco. A ligação deve ser em paralelo. Quanto ao alternador vai depender de quanto o freezer puxa e da potência do alternador. Se o carro tem ar condicionado, então ele está equipado com o alternador mais potente da linha. É preciso lembrar que o alternador é dimensionado pela montadora para o gasto elétrico do carro. Então algo a mais, como um acessório qualquer, vai forçar sim e ele esquenta e não carrega direito. Mas isto acontece quando todos ou quase todos equipamentos estão sendo usados ao mesmo tempo. Se o freezer exigir muito da bateria vc vai ter problemas.

  8. Olá.. Tenho um Fusca 1980 e recentemente instalei ar condicionado nele.
    Ele tinha um alternador de 35A, mas fui orientado a trocar por um de 75A. Troquei mas ainda sim, com o trânsito da cidade lento, e o ar ligado a bateria não aguenta. Se eu ligar o farol do carro ela quase não acende. Já troquei o cabo do alternador até a bateria por um de 16mm, mas continua não chegando corrente suficiente na bateria (com o ar ligado a voltagem na bateria não ultrapassa 11.4V). Alguma ideia do que pode ser e alguma solução?
    Obrigado..

    1. Tenho problema semelhante. No mei caso o alternador é de 55amp e eu resolvi parcialmente o problema elevando a aceleração do fusca para 1000-1100 na lenta. Nunca mais tive problemas de carga com a bateria. Sem ar, tenho 14,2v tranquilo.
      ,
      Com ar, luzes e som, às vezes tinha 10v lá lenta. Estou pensando migrar para um alternador de 90amp. Alguma orientação?

      1. Olá David. Grato por participar. Se o alternador ficar bem fixo no lugar sem maiores adaptações, você vai ganhar mais energia para o sistema elétrico. A lenta do fusca é sempre problema nestes casos. Mas com 1000 rpm ele deveria carregar normal.

  9. Tenho um carro o alternador está bom já o troquei parar me certificar disso ele carregando anda nos 13,5v, será que com consumo de corrente for maior 75A do alternador a voltagem cairá para os 12V ? ele não me carregar a bateria 65ah está bom estado mudei também, não pós extras de consumo no carro, o carro cai para 12v e não carrega bateria !!! Já pensei mudar o alternador para um 120A estou com medo se ele também não carrega e caí para 12V porque vai manter mesma rotação baixa parado, não sei o que está consumir muita corrente no carro já revi os contactos entre alternador motor de arranque e bateria e continua 12v !!! Até tirei máximo de fusíveis que pude não deixando o motor desligar e nada, mantém nos 12v e não carrega!!! Não sei o que fazer mais ao carro. Alguém me ajuda? A não ser fiat onde vou gastar um dinheirão, obrigado

    1. Olá Carlos. Revise o aterramento do alternador. Se não resolver, um teste de bancada vai ter que ser feito. Ou seja: a oficina deve ter um teste de giro em bancada para conferir as medidas em “outro ambiente”,por assim dizer. Possíveis problemas do alternador: regulador de voltagem ruim e estator em más condições (fios torrados).

  10. meu carro ta mandando carga para a bateria,medi a voltagem,ele desligado mede 12,3 e ligado vai pra 14,2,mas em poucos dias a bateria arria,desconfio que não seja a bateria porque ao desconectar o positivo ele morre, e ligado na bateria não morre,só o alternador não era pra manter o carro ligado?pode ser problema na fiaçao? valendo 10 pts.
    detalhe ao acelerar a a voltagem caí,será que é alternador?ele só se mantem nos 14v em macha lenta

    1. Olá francisco. O fio do positivo do alternador pode estar bambo. Outra possibilidade é regulador de voltagem ruim. Vc não diz qual é o seu carro, mas não desligue a bateria com o motor ligado porque sempre dá sobrecarga e alguns acessórios podem queimar.A`medida boa é perto dos 14, na lenta e acessórios ligados, como o farol, rádio, ar, etc.

        1. Um teste de bancada vai ter que ser feito no alternador se nada estiver bambo, como o fio positivo que sai dele, ou o negativo da bateria.Pode ser regulador de voltagem ruim ou/e estator torrado (queimado).

  11. Amigo, eu com um
    -Inversor 1000w
    -Bateria 150ap
    – Alternador 55AP
    Posso manter um ar Split de 830w no caminhão sem prejudicar a Bateria? O alterna irá suprir essa alimentação?

  12. Boa noite , tenho um corsa 96 , do nd apareceu a luz da bateria e parou de funcionar os indicadores como gasolina, temperatura ect, pq ? Posso abda com o carro assim msm ? Muito obrigado .

  13. Boa noite, já vi que sobra experiência !!! obrigado pelas dicas . Fiz um curso básico de eletricidade automotiva e pretendo me aperfeiçoar !!! Gostaria de saber de você onde conseguir material para esses fins e quais suas indicações desde meu obrigado

    1. Olá Emerson. Eu sugiro um estágio em uma auto elétrica. A prática é essencial. Uma é dica é comprar peças como alternador e arranques em desmanche s e montar e desmontar até decorar. Isto me ajudou muito no início. Na internet também existem cursos de elétrica e injeção, alguns são de graça. Também o Senai tem ótimos cursos nesta área. Abraços e sucesso!

  14. Boa tarde!!
    Tenho um fiesta 1.0 ano 1997, se eu ficar com o carro 2 dias parados tenho que empurrar para ele pegar, mas se eu liga-lo todo dia ele pega, durante o uso no decorrer do dia ele pega normal, 2 semanas atras ele me deixou na mão e levei a bateria para uma carginha rapida e ficou 4 dias funcionando de primeira, porém após esse periodo pela manhã se deixar 2 dias encostado ele pega só empurrando, é bateria ou alternador?

    1. Olá Ivan. Se ligamos o carro todo dia e a batera fica carregada, então o alternador está ok. Me parece ser problema de acúmulo de descarga. Ou seja: deixar vários dias parados e a descarga acumula. O alternador é um repositor de carga. Sugiro que teste a batera e também a carga do alternador.

  15. Tenho um corsa99
    E tenho um som nele!
    Uma piramid e uma SD ambas de 800w um total de 1600w d potência.
    Posso por uma bateria de 70 ou 150 por ai d amperagem? Com o Carro ligado (andando) vai alterar alguma coisa? Corro perigo de explosão ou algo grave?
    E com ele DESLIGADO posso por um chupa cabra e manter o som ligado pra n ter que por OUTRA BATERIA so pro som!?
    OBG.

    1. Olá Gustavo. O único perigo é de vc ficar sem bateria caso o gasto de energia seja maior que a capacidade do alternador. Ele também será forçado, pois não é um carregador de bateria e sim um repositor de carga. Explodir somente se o alternador der sobrecarga na bateria a ponto dela esquentar e soltar gases. Mas basta medir o alternador com frequência para saber se ele está com algum problema. O grande macete com som assim é usar de bom senso sabendo que qualquer bateria tem uma limitação de energia.

  16. Tenho uma ducato e a bateria era de 95 hp coloquei uma de 70hp ficou otimo , tem algum problema , nao vou estragar essa bateria ? ela nao tem ar condicionado

  17. O Fernando queria adaptei o alternado de gol na gaiolinha motor de fusca queria saber a ligação pois a ligacO q fiz acho q está errada vc saberia me responder ?obrigado !

    1. Olá Vitor. Procure na traseira do alternador dois locais de fios. Pode ser tomada ou parafuso. No próprio alternador está escrito o sinal + e é onde deve ser ligado o positivo que vem da bateria. O outro vc deve ligar o fio da lampada de bateria. Se puder mandar uma foto da traseira dele seria mais fácil. Meu e-mail é eletrocarro@hotmail.com

  18. Olá boa noite tenho um Fiat uno 2001 1.0 coloquei um som nele estou com duas baterias cada uma de 60 hp estou querendo trocar meu alternado por um de 100 hp tem algum problema meu carro vai ter perda de potência ele vai sustentar as às duas baterias obrigado

    1. Olá Samuel. Se o alternador encaixar no lugar do outro sua reposição de carga vai melhorar. mas o mais importante é o uso equilibrado som. Senão até um alternador de disco voador não consegue manter as baterias carregadas (rss). O uso de carregadores em horas sem som também seria uma boa ideia.

  19. Boa Noite
    Depois da legislação obrigar acender faróis na estrada estou dando mais atenção a bateria e alternador do meu carro
    que tem 4 anos de uso
    De manhã logo que liguei o carro Medi com amperímetro DC (fluke 325) a corrente de carga com faróis apagados deu 10,13 A , faróis acesos 21 A (carro fiesta 1.6 2012)
    Gostaria de saber o valor médio de corrente de carga

    1. Olá Mauro. Os 10.13A medidos são de acessórios ligados, como injeçào etc. (mede-se com o motor ligado pois esta será a situação na estrada) Pelos seus cálculos o farol puxa da bateria cer de 11 amperes. Mas neste caso tem que considerar também as 4 luzes de posição, a luz de placa e a iluminação do painel, que entram em funcionamento juntamente com o farol. A lampada de farol baixo é de 55 watts e portanto consome cerca de 4A cada uma ou 8A as duas, mais as outras que citei o que bate com suas medidas. O seu alternador deve ser de 70 ou 90A (com ar-condicionado). O que pode ser prejudicado por esta nova exigência está descrito no link abaixo e talvez te ajude. Abraços e espero ter ajudado.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/08/usar-o-farol-baixo-e-a-bateria/

    1. Olá Joào. O único problema que pode acontecer é se a bateria descarregar totalmente o alternador vai ser forçado. Mas ocorreria com qualquer bateria. Fique atento a isso: se ela descarrrgar por um motivo qualquer leve até u carregador de oficina.

  20. Fernando, tenho um uno 91 e depois que tive problema com alternador uma vez, nunca mais o caro foi o mesmo.. O que eu tinha era 45a agora o meu é de 35a (se eu nao estou enganado..)
    Quero colocar uma caixa trio, básica, só que nem o aparelho de som o carro ta segurando, ainda mais quando eu ligo os faróis, luz de freio etc.. Passa um tempo ou o carro morre ou o som desliga.. Estou na duvida e com um pé atras e sem saber com o que gastar.. Aí vem a pergunta, troco a bateria por uma de gel ou ponho um alternador de 90a ???

    1. Olá Pedro. No seu caso quanto mais forte o alternador melhor vai ser. Mas talvez você tenha adaptar um, pois o máximo de um alternador de Uno 91 é 55A. Fora isso as peças internas não casam e ele não vai carregar. A bateria de Gel consegue manter mais a carga. Mas mesmo assim vai precisar de um alternador forte, dependendo do consumo que você quer tirar dela. Lojas que trabalham somente com alternadores vão te ajudar.

  21. Boa tarde.

    Tenho uma montana 2013.

    Eu gosto de escutar som nela, porém tenho apenas 2 pares de 6×9.
    Então a bateria é de 42Ah daí não aguenta. Eu poderia no caso colocar uma de 100Ah .pra não me encomodar.
    Nesse caso vai ter algum problema como o carregamento dela, ou com a instalação elétrica do carro?

    Aguardo contato…

    Muito Obrigado

    1. Olá Magaiver. Uma bateria de 100A se descarregar completamente o alternador pode queimar. No caso ela teria que ir para o carregador de mesa. Este seria um risco. O outro é o espaço. Uma bateria de 100A vai exigir espaço para os lados e para cima. Mas talvez a solução seria colocar uma de 70A que é bem mais forte do que a de 42. Mesmo assim cuidados devem ser tomados. Lembre-se que um alternador é um repositor de carga que o o carro consome, e não um carregador de bateria.

  22. Caro Fernando, bom dia.
    Uma dúvida, alternador mais potente ( 140 amp) pode ser usado em uma bateria de menor amper ( 100 amp bateria)?
    Obrigado e ótimo dia

    1. Olá Luiz. Pode. O alternador possui um regulador que carrega o que a bateria pede, ou que está sendo usado de energia no carro. Um alternador mais forte significa apenas o alcance dele. SE ele “jogar mais do que a bateria pede, então ele estaria com defeito de sobrecarga. Estando em perfeitas condições fica tudo ok

  23. Porque meu Ford Fiesta rocan hath liga normal mais depois que anda esquenta o motor bem . Se desligar ele na pega so da um soco no arranque . Depois que esfria pega normal ele ta com uma bateria de 45 A nova mais marca sem vergonha. O que faço

    1. Olá Jone. Grato por conversar coma agente. É provável que seja bucha de arranque, pois o defeito aparece com o carro quente. A caloria do motor passa para o arranque e ele trava. A bateria é pouco provável, mas basta um teste nela.

  24. Olá. Comprei um Jeep Cherokee 1998 e nele tinha uma bateria de 75 mas não consegui encontrar nenhuma bateria dessa pra vender então coloquei uma de 60. Resultado, descarregou completamente. Não faço ideia do porque pois não sei se há diferença entre uma de 75 é uma de 60z

    1. Olá Diego. Obrigado por participar no site. O fato de ser 60 não justifica descarregar totalmente. Isto acontece ou por defeito da bateria, ou o alternador não está repondo a carga corretamente. Você vai ter que medir os dois, a bateria e o alternador. Uma bateria de 60 no seu caso vai ter uma vida útil menor e também menos corrente de partida. Lembrando que uma bateria de 70 substitui bem uma de 75. Abraços e fique a vontade para mais esclarecimentos.

  25. Bom dia! Fernando! Gostei muito das suas informações e parabenizo por compartilhar seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos! Conhecimento só é proveitoso quando compartilhamos! Sucesso!

  26. Fernando !Bom dia ! quero colocar uma bateria de 60 ah para fazer propaganda , quanto tempo vai durar tocando e quando preciso de carregar antes de descarregar totalmente para nao danifica-lá! me ajuda aí !

    1. Olá Natanael. Grato pelas palavras e seja bem-vindo ao site. O tempo vai depender da potência do som ou rádio. Por exemplo: uma lâmpada de farol gasta 4,6 A (Watts/Volts) de uma bateria. Se dividirmos 60 por 4,6 teremos um número perto de 13. Então seria treze horas para descarregar completamente uma bateria de 60 com uma lâmpada de 55 Watts. Usando de experiência com 5 horas ela começa a enfraquecer e vai diminuindo a claridade da lâmpada até apagar. Creio que um rádio ou som consome menos do que uma lâmpada de farol. Para saber o consumo dele leia no manual ou em alguma placa presa nele.

  27. Boa noite. Acabei de ficar sem bateria, ligava a chave e o carro só estalava, a bateria deve ter uns 6 meses de uso, vou levar na garantia, mas a pergunta é. Depois que liguei o carro deixei ele ligado só até colocar o cinto e ligar o farol e já sai andando, era noite, pode ter acontecido de eu ter andado com farol apagado? Eu tenho preocupação com multas, quando liguei o farol o carro quase apagou mas depois estabilizou, os faróis demoram a acender ou depois da ligação direta ele ja tem carga para ligar?

  28. Bom dia !
    No alternador temos (Estator,Rotor,Placa retoficadora e regulador )quais desses itens é o principal responsável pela amperagem,ou seja eu troco qual deles pra aumentar a amperagem ?
    Grato desde já !

    1. Olá Jean. Troca-se o rotor e o estator. Os dois tem que ‘casar’ na amperagem ou não vai carregar. A placa não precisa trocar e regulador tem que conferir as especificações dele quanto a corrente máxima que ele libera. Mas normalmente também não precisa trocá-lo.

  29. Fernando Boa tarde!

    Tenho um barco com um motor de popa com um alternador de 55 Ah. No barco vieram 2 baterias de 100 ah que pelo tempo não estão segurando mais carga. Adianta uma bateria de 100 ah se o alternador só carrega 55ah ?? Não poderia ser uma baterna norla de 60 ou 70 ah…
    Um abraço.
    Alexandre

    1. Olá Alexandre. Veja bem: um alternador sofreria com uma bateria de 100 se ela ficar totalmente descarregada. Mas se o sistema elétrico do barco é usado com o alternador funcionando, então ele vai trabalhar apenas repondo o que é retirado da bateria. O grande vilão de qualquer alternador é o excesso de equipamentos elétricos no veículo. Pelo visto colocaram duas de 100 no barco porque ele deve usar equipamentos por muito tempo com o barco parado. Neste caso o alternador vai durar pouco. Mas mesmo que seja um de 90 ele também vai sofrer. O que tem que acontecer é um equilíbrio de carga e descarga. trocar por uma de 60 ou 70 vai aliviar o alternador, mas você vai ter menos horas de energia.Espero ter ajudado. Qualquer dúvida que ficou é só perguntar aqui novamente. Abraços.

  30. Prezado Fernando, boa tarde:

    Possuo um FORD FOCUS TITANIUM – HATCH – 2.0 – MANUAL, com quase 23.500 km. Toda que que desligo o carro e verifico o computador de bordo, ele marca a carga da bateria entre 12,7/12,8 amperes. Entretanto, observo que as vezes, com simples abre e fecha das portas (em que acende as luzes de teto e dos retrovidores), ele vai caindo a carga de bateria. Já por duas ocasiões, eu estava lavando o carro (sem o som ligado) e neste abre e fecha de portas (para poder limpar por dentro), a bateria chegou ao cúmulo de 12,4 amperes e advinha? Ao girar a chave, o carro não pegou e tive que acionar o socorro mecânico.

    DÚVIDA
    O fato da bateria ser ainda a original e ter quase três anos, se explica a perda de carga da mesma, sendo o momento de substituí-la?

    No aguardo das suas respostas, agradeço antecipadamente.

    Atenciosamente

    Cléo P. da Costa
    Curitiba – PR

    1. Olá Cleo. Sou muito grato pela sua participação. A medida que você cita deve ser Volts, que é a primeira medida entre pólos de uma bateria. O fato de cair é normal. O que está acontecendo é vida útil da bateria vencida. Ou seja: ela está velha. Se você, por exemplo, ligar as lanternas ou o farol, e observar o marcador, vai perceber que a queda vai ser constante. Eu sugiro um teste na bateria e no alternador.

  31. eu gostaria de saber o que esta acontecendo com a minha fiorino 1.5 ano 96 ela esta com uma bateria heliar 60 amp não tem nem um ano que comprei cerca de uma semana , de manha quando vou ligar so pega na chupeta e funciona o dia todo normal, no dia sequinte tem que dar chupeta novamente. qual sera o problema a bateria ou alternado.

  32. Bom dia.
    Tenho uma volvov50 de 2006 1.6d.
    O alternador inicial era de 120A.
    Avariou e agora tenho de meter outro.
    O problema é que só arranjo de 150A, mas sem regulador de tensão.
    O regulador de tensão do de 120A esta bom.
    Será que posso montar o regulador de 120A no alternador de 150A? Ou corro o risco de queimar?
    Obrigado

    1. Olá Souza. Se fosse o contrário seria mais seguro. O que pode acontecer é alternador gerar os 150 e o regulador queimar, jogando excesso de carga no sistema elétrico.Também a pinagem e a furação tem que ser a mesma as escovas também.

  33. Ola, gostaria de saber , vou instalar um sistema de ar condicionado num Ford Ka 1.0 2010. O alternador original e de 75 amperes. O instalador mencionou que é necessario substituir por um de maior amperagem. procede esta informação ou 75 amperes e suficiente para rodar o ar condicionado.

    1. Olá Marcelo. Um de 90 seria melhor, pois ele vai ser mais forçado quando usar o ar. Um alternador é dimensionado para o consumo elétrico do carro que sai de fábrica, que no seu caso não saiu com ar-condicionado. Como a gente sempre usa muito o ar, pode ocorrer uma descompensação e a bateria arriar.

  34. Boa noite! Tenho um j3 turim da Jac Motors, estava andando com o carro e de repente começou acender as luzes do painel, parei o carro e não pegou mais, a concessionária está informando q troquei a bateria por menor amperagem e danificou o alternador, isso acontece mesmo ou eles estão aproveita do a situação para trocar, informaram o orçamento em R$ 2.550,00

    1. Olá Gerson. O que eu posso te garantir é que isso não acontece em carros nacionais. Sugiro que procure uma auto elétrica de confiança e relate o que você postou aqui. Pode ser defeito no alternador, mas com outra origem que não seja a bateria.

  35. Boa tarde!
    Gostaria de saber se tem alguma problema com ligação de bateria em série para um alternador de 70amperes. No caso seria a do cofre de 60 amperes, e duas de 105 amperes.

    1. Olá Bruno. Não se liga baterias em serie em um carro e sim em paralelo (positivo com positivo e negativo com negativo). Creio que você pensou nesta ligação. Quanto ao alternador, ele vai se forçado se as baterias descarregarem totalmente ou perto disso. Ou seja: vai depender do consumo, ou do que vai ser usado eletricamente e por quanto tempo no carro. Um exemplo: antigamente os alternadores de caminhões eram de 45 ou 55 amperes para carregar uma bateria de 150 ou 200 amperes. E elas não costumavam descarregar com frequência porque o consumo elétrico do caminhão era bem menor do que hoje.

      1. Fermando boa tarde!

        eu tenho no meu carro um som automotivo, meu alternador deu pau no rotor,escova e diodo,fiz a troca dos mesmos e o eletricista disse que para o tanto de bateria que tem no carro o alternador nao aguenta. meu alternador é de 70a, as baterias são a do cofre de 60a e duas de 105a. gostaria de saber se tem problema ?

        1. Olá bruno. O que acontece com seu carro é o seguinte: existe um grande gasto de energia e as baterias são instaladas para tentar compensar este desgaste. Seria o mesmo que aumentar a caixa de água de uma casa porque o consumo aumentou muito por um motivo qualquer. O que se esquece é que a entrada de água continua a mesma. Do mesmo modo acontece no seu carro. Você aumentou o números de baterias para armazenar mais energia, mas a entrada de carga continua pequena. De fato o alternador não vai aguentar, principalmente se você descarregar muito as baterias. Com o tempo ele vai dar pau de novo, pois ele foi dimensionado para o gasto elétrico do carro que vem de fábrica. Você pode colocar um alternador mais forte. Seria uma grande ajuda. Mesmo assim ele também corre o risco de estragar se ele for obrigado a repor a carga de todas as baterias ao mesmo tempo. Eu também sugiro um uso equilibrado do som e que utilize um carregador de baterias para ajudar.

  36. Fernando, boa noite!

    Não sou eletricista de autos ou mecânico de profissão. Ao trocar o alternador do carro, como não tinha o alicate de bico curvo, a correia do alternador começou a chiar bastante. Depois de algum tempo, parou. Entretanto, agora a bateria vive descarregando. Pergunto: A correia pode ter ficado mais frouxa que anteriormente, visto que parou de chiar? Este fato pode determinar que a carga enviada para a bateria seja menor? Valeu, esta publicação tem me tirado várias dúvidas. Abraço!

    1. Olá Daniel. Grato por perguntar e participar no site.A correia quando fica frouxa faz um barulho bem nítido. Seja qual for o motivo do alternador não carregar os sintomas são o seguintes: se você ligar a chave e a luz da bateria não acender, então o alternador está com defeito ou ligação errada. Se você ligar a chave e a luz acender, mas com o motor ligado ela não apaga, então o alternador não está carregando. Reveja as ligações do alternador.

      1. Pois é. Ela acende quando ligo o contato e apaga quando ligo o carro, porém sobe e cai o ponteiro por diversas vezes. Valeu, vou seguir sua sugestão. Abraço!

  37. Bom dia, Fernando. Coloquei em uma Kombi antiga, motor 1500, uma ignição eletrônica e um alternador de 75Ah. Bateria de quantos Ah devo usar? Obrigado.

    1. Olá José. Grato por participar. Uma bateria de 60 vai ficar bem na sua Kombi. Com um alternador de 65 e uma parte elétrica mais simples, como a da kombi, uma bateria de 60 de marca boa vai durar anos. Tome cuidado apenas com a posição dos cabos. A Kombi antiga saiu com bateria de polo invertido. Mas com o tempo muitos adaptaram a fiação para bateria de polo a direita. O cuidado é verificar se positivo esta no positivo e negativo no negativo, sendo que o positivo tem que ficar longe de partes metálicas e a bateria bem firme no local.
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/07/o-que-e-uma-bateria-com-polo-invertido/

  38. Olá, Fernando, bom dia. solicito sua ajuda no seguinte: Possuo um Corcel 1980, motor Renault 1.4. a ignição dele ainda é no platinado. Porem estou substituindo o alternador original de 35a por um de 90a Bosch, e a bateria original de 45 por uma de 65, também Bosch. Primeira pergunta: essa substituição pode sobrecarregar alguma coisa no carro? Segunda: estou colocando vidros e travas elétricas, alarme com acionador dos vidros, um kit multimídia ( 2 falantes 6×9 atras e 2 falantes de 6″ na frente, um sub de 12″ e módulo digital), o relógio de teto original da linha Del Rey, e quando eu der uma respirada $$ vou instalar um ar condicionado. essa configuração de bateria + alternador supriria todos esses equipamentos? levando-se em consideração que o carro em que estava instalado o meu alternador de fábrica era um Golf GLX completo de tudo, inclusive dh, que no meu não tem. Antecipadamente lhe agradeço muito pela atenção e pela resposta. Um grande abraço.

    1. Olá Emanuel. Grato por sua participação conosco.A substituição a que você se refere do alternador não vai atrapalhar em nada. Você vai ganhar mais capacidade de repor a carga e um bateria com capacidade maior de guardar energia.E com certeza ela vai ser muito útil para os acessórios que você pretende instalar. Este é o procedimento correto. Talvez a única dificuldade vai ser adaptação do alternador no carro. Abraços e sucesso por aí.

  39. Olá.. Tenho um Fusca 96 e recentemente instalei ar condicionado nele.
    Ele tinha um alternador de 35A, mas fui orientado a trocar por um de 75A. Troquei mas ainda sim, com o trânsito da cidade lento, e o ar ligado a bateria não aguenta. Se eu ligar o farol do carro ela quase não acende. Já troquei o cabo do alternador até a bateria por um de 16mm, mas continua não chegando corrente suficiente na bateria (com o ar ligado a voltagem na bateria não ultrapassa 11.4V). Alguma ideia do que pode ser e alguma solução?
    Me recomendaram uma polia menor. O alternador, mas fiquei na dúvida se. Ao é melhor um alternador de 90amp
    Obrigado..

  40. Boa tarde, tenho uma dúvida. Tenho um alternador no motor AP de 90 A. A corrente aumenta de acordo com a rotação do motor até chegar num limite de 90A, para o sistema elétrico e bateria serem alimentado e recarregado respectivamente, mas qdo a bateria está carregada, com o uso do veículo, essa corrente sobressalente, que não está indo p a bateria e o sistema não está necessitando consumir, acontece o que com esta corrente gerada pelo alternador?

    1. Olá Ricardo. Ela simplesmente não é gerada. O regulador de voltagem, eletronicamente, libera somente o que a bateria precisa, ou o que a parte elétrica tira dela. É como um boia de caixa de água que deixa entrar somente o que precisa ou que se gasta de água na casa. Abraços e fique a vontade para perguntar.

  41. Olá. Eu tenho um fusca com 2 baterias ele ainda é com dinamo queria saber se prejudica no desempenho dele, eu notei q ele perdeu força , tem algo a ver perde força por ter 2 baterias?

    1. Olá Guilherme. O fusca só vai perder for se as baterias estiverem muito fraca. Mas o problema maior é o dínamos carregar uma ou duas baterias descarregadas. Eu sugiro você aplicar cargas lentas e periódicas nas baterias.

  42. boa noite ,minha bateria aparentemente estav.a boa ,,,,,meu carro deu problema na ignição e ficou parado ….Medindo a bateria com multímetro e marca 8.80v ,,,ao ligar o carro dando um tranco coloco o multimetro pra ver se esta carregando ou oscilando a tensão e continua 8v, e tirando o cabo do alternador e medindo direto com multimetro esta 0,30v …vc sabe se isso é normal? ja troquei o regulador e nada…

    1. Olá Herbert. Se com o motor ligado a tensão na bateria não fica entre 13,5 a 14,8, então o alternador não está funcionando. No seu caso ele está nulo. Verifique se a tensão da bateria está chegando no positivo do alternador. Tem que dar a mesma medida. A luz da bateria tem que acender na chave e apagar com o motor ligado. As duas situações são essenciais para o alternador carregar.

  43. FERNANDO , BLZ! ENTREI HJ AQUI, DVIDO A DÚVIDA. TENHO UM CLIO 13/14 D FABRICA ,A BATERIA REPAREI Q É D 2012. QUASE NÃO USO MUITO MEU CARRO AINDA COM 12800KLM RSS Nao SACO MUITO D NADA D BATERIA ETC… POREM NÃO QRO FIKR NA MÃO EM UMA LINHA AMARELA OU VERMELHAS RSS A BAT É D 50, POSSO TROCAR POR UMA D 60? CASO HJA ESPAÇO ? SÓ TEM ALARME , AR SOM NORMAL .E A LUZ FIXA SEGURANÇA NO PAINEL, TEM COMPUTADOR D BORDO, FORA BASICO.
    ? E AI AMIGO

  44. gostaria de saber se posso colocar uma bateria de 60 amp em paralelo no meu fusca aletrnador de 55amp e a bateria dele de 45 ,desde ja obrigado.

    1. Olá João. Sim, é um serviço possível ligar uma bateria em paralelo. Seria como se você instalasse uma bateria de 105A. o que pode afetar o carro é o alternador queimar se as baterias estiverem totalmente descarregadas por som ou um acessório usado por muito tempo. Então, o mais preocupante seria o consumo elétrico do carro.

  45. Fernando boa tarde, para excitar um alternador na bancada para testá-lo , posso ligar um fio(simulando a lampada e contato da chave ) no conector D+ e B+ ? Haverá algum problema ?

    1. Olá Marcio. Tem que ser um leve toque e muito rápido. Não pode deixar ligado um no outro direto senão queima o regulador. Você vai saber se excitou conferindo a medida na bateria com um multímetro. Ela deve subir até 14,8 Volts dependendo do giro.

  46. Bom dia Fernando eu tenho uma KIA besta 2001 motor 2.7 a diesel ja mandei fazer o alternador e trocar o regulador de voltagem varias vezes e nao resolve o problema.
    O alternador carrega com 15.9 V sera que isso é normal por ser a diesel,
    Tambem existe um fil que vem do positivo da bateria que o eletricista desligou pois quando liga ele o alternador para de carregar.
    Podes me ajudar?

    1. Olá Wagner. Obrigado por participar. Não, esta medida não é normal, é excesso e pode queimar outros componentes. Se as escovas forem separadas do regulador, então pode ser o suporte delas que está com defeito.(se o regulador estiver queimando, então tem que verificar este suporte e o rotor também). A bateria tem que estar boa também. Quanto a este fio, se ele vem da bateria então não pode fazer o alternador parar de carregar se estiver ligado corretamente (positivo do alternador com o positivo da bateria) É um serviço de procura e sempre se deve usar peças originais.

  47. Bom dia Fernando, tenho uma palio 2010 e de uns tempos pra cá tem apresentado um defeito de vez em quando. Ela fica oscilando a luz do painel e desprogrma o vidro elétrico e diminui até a qualidade do som. Levei no eletricista e ele me informou que que o defeito era no regulador de pressão do alternador. Mas no teste que ele fez com o aparelho ela não apresentou defeito. E agora?? Será q o defeito pode ser mesmo no alternador??

    1. Olá Alexandre. Na verdade é regulador de voltagem do alternador. Sim, é possível que seja defeito nele. Mas antes a fiação do alternador deve ser verificada e depois sim deve-se retirar o alternador e testar suas peças na bancada.

  48. Boa tarde. Comprei uma freemont 2012, e no primeiro dia, após andar uns 100km, a luz da bateria acendeu e depois foi acendendo todas as luzes do painel até o carro morrer.
    Troquei a bateria, o veículo pegou normalmente, mas depois de andar uns 5 km a luz da bateria acendeu novamente. Deixei o carro na oficina e o eletricista mediu com um multímetro e disse que o alternador só estava gerando corrente com o motor em rotação baixa. Quando o giro subia ele parava de gerar. Ele ainda não desmontou o alternador para averiguar, mas alguém tem um palpite do que possa ser? Obs: A freemont tem 5 anos de uso e a bateria era original. O antigo dono rodava muito pouco com ela.

  49. Bom dia.
    Meu alternador queimou e arriou minha bateria de 45A
    Resolvi comprar uma de 60A
    O alternador novo é de 65A…porém quero colocar uma bateria de 150 A de caminhão, o instalador do som disse que o alternador da conta das duas baterias,posso confiar ?
    Meu carro é um corsa sedan 2004 classic

    1. Olá Luan. Grato por participar. O alternador aguentar vai depender da descarga que vai haver na bateria. Se ela descarregar totalmente, ou muito, por uso do som com motor desligado e por muito tempo, o alternador vai ser forçado e a bateria mal carregada. Basta a gente lembrar que os caminhões antigos sempre tiveram uma bateria de 150A e o alternador da época era de 45A. Tudo funcionava bem porque tinha pouco consumo. O seja: vai depender da forma de uso que você vai aplicar. Eu sugiro separar a bateria de 150 do alternador através de um chave própria e encontrada em lojas de som. Quando você quiser vai poder ligar o alternador nesta bateria através da chave. Mas a carga principal dela (150) deve ser de um carregador de tomada e em repouso.

  50. minha kombi parou o cara que ve bateria e alternador disse que ambos estao em bom estado mas que tem uma luz no painel que nao acende e ela e reponsavel pra o alternador funcionar como deve q luz e essa tenho uma kombi 96

    1. Olá adriano. Muitos alternadores precisam da luz de baterias para carregar mais fácil. Muitas vezes para carregar sem a luz tem que acelerar fundo para dispara o alternador. Mas nem sempre fazemos isso então o alternador pode passar dias sem carregar. Tem ver o painel, a lampada de bateria, se está queimada, o fio dela se está ligado na lampada e no alternador. Peça uma geral no painel da sua Kombi para que tudo funcione normalmente.

  51. Bom dia Fernando, me tira uma grande duvida. Meu carro é uma Blazer DLX 2.5 turbo-diesel motor Maxion 2.5 1997. Meu alternador deu problema e mandei conserta ele. A elétrica onde coloquei, trocou tudo. Só que agora ele fica marcando entre 10 a 12 no marcador de voltagem. Perguntei se era certo isso e o rapaz da elétrica me disse que estava tudo normal. Só que antes de eu mandar consertar ele estava marcando entre 12,5 a 13,7. Sendo que a minha bateria é nova da Moura 60 Amperes. Grato e gostaria da sua ajuda.

    1. Olá Marcos. Grato por participação no Mãos ao Auto. O que vale é a medida que chega na bateria. Se ele estiver marcando dentro da normalidade que é 13,6 a 14,9. Pode ser que o alternador novo marque medida diferente no voltímetro do painel. Mas se as medidas baterem, ou seja: se a medida na bateria com multímetro for igual da do painel, então o alternador nào está carregando. Também um fio pode ter ficado desligado.

  52. Fernando tudo bem, tire-me uma dúvida, temos um cobalt 1.8 automático com 5 meses de uso, de repente deu uma pane, nem o painel liga, demos uma carga rápida, mas só foi dar uma volta, que o problema voltou; eu lhe pergunto o que acontece com esse carro!!

  53. Bom dia!
    Meu carro é um Palio 2003 completo (adaptado), normalmente ao dirigir uso ar e o som ligado, além dos faróis acesos, de quantos amperes exatamente deve ser a minha bateria e alternador?
    Outra dúvida, o carro do meu sogro está com problema na bateria e quase todos os dias ele têm usado a chupeta no meu carro para fazer o dele pegar, isso é ruim para o meu carro ou poderá ser ruim em algum momento? Hoje ele decidiu que vai levar para trocar a bateria pois às vezes tem que fazer pegar no tranco e sabe que não é bom.
    Grata

    1. Olá Eliz. Muito obrigado por entrar no nosso site. Para o seu caso uma bateria entre 48 e 60 atende, depende do tamanho onde ela fica, Muitos carros saem completos e com bateria de 40. E elas duram anos. Isso é sinal que as as fábricas estão testando e aprovando baterias menores em carros completos. O alternador deve ser de no mínimo 90 amperes para não descompensar quando você estiver utilizado todos os equipamentos juntos, como em uma noite com chuva e trânsito pesado. Quanto ao carro do seu pai é preciso saber se ele é usado diariamente ou se fica mais parado. A bateria deve ser trocada e o carro pelo menos ser ligado quase todo dia por 10 minutos. Não creio que as chupetas tenham prejudicado sua bateria.

  54. Fernando, bom dia!
    Tenho um tiida Hatch 1.8 – 2011 / 2012, troquei a bateria recentemente do meu carro, está tudo ok, no entanto fui trocar em uma loja e vi que instalaram um fio vermelho de aterramento direto na saída acho que só alternador. Não sei se soube colocar as palavras e se realmente fio de aterramento…enfim tem algum problema?…

    1. Olá Vinícius. Se o fio estiver indo do negativo da bateria para alguma parte metálica do alternador, então reforçaram o negativo do carro. Mas se o fio sai do positivo da bateria e vai para um parafuso atrás do alternador (positivo do alternador), então reforçaram o positivo do carro. Isto é feito normalmente quando a carga medida do alternador com multímetro e motor ligado, está abaixo do normal e com este fio normaliza. Mas pelo ano do carro é uma adaptação. O correto seria saber porque está acontecendo e trocar o fio.

  55. Bom dia, Fernando.
    Comprei um Versailles 1.8 à gasolina com GNV semana passada.
    A bateria parecia estar ótima, já que precisei dar partida durante mais de 2 minutos em uma ocasião pq não imaginava que a gasolina já teria acabado (pra dar partida com tem que tem gasolina, mesmo com o cilindro de GNV cheio).
    Depois disto, só felicidade.
    Mas, depois que mandei colocar a correia do ar condicionado e botar pra funcionar, no primeiro dia tudo ok.
    Na manhã seguinte, o carro quase não ligou. A bateria parecia não ter forças.
    Levei a uma oficina e me disseram que eu teria que usar uma bateria de 70A em vez dá de 60A que está nele. Achei um pouco estranho…
    O carro não deu partida depois de chegar à oficina. Deram uma chupeta e sai com o ar ligado. O carro morreu na rua. Tive que empurrar pra pegar. Depois, não liguei mais o ar e no dia seguinte, a bateria parece estar tão boa quanto antes, mas sem usar o ar.
    Já ouvi um comentário que pode ser algo na parte elétrica do ar ar condicionado roubando carga.
    Vc acha que botando uma bateria de 70A ou 75A deverá resolver mesmo ?

    1. Olá Eduardo. Grato por perguntar. Uma bateria de 70 iria aumentar a corrente de partida e um da durabilidade. A de 60 deveria aguentar todo o sistemas. A sugestão é: aplicar uma carga lenta na bateria, em seguida testá-la. Se ele estiver ok, então resta o alternador. Ele deve ser medido na bateria usando um multímetro e com o motor ligado. Também pode ser o fio positivo do alternador torrado.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/01/o-alternador-e-seus-defeitos-mais-comuns/
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/12/como-medir-carga-de-alternador/

    1. Olá Luis. Grato por sua participação no Mãos ao Auto. Você deve está de referindo a diferença entre um alternador de 12 Volts e um de 24 Volts. Se for isso, a diferença é que um é especificado para carregar baterias de 24 Volts, muito comum em ônibus. Já o de 12 Volts é para carros normais de passeio e que usam bateria e sistema elétrico de 12 Volts.

  56. Ola boa tarde!
    tenho um chevrolet captiva a gasolina de 2008, nao está carregar a bateria. ja mudei a escova do alternador, fiz o teste o alternador está bom, mas a bateria nao carrega. quando o motor está a trabalhar o piloto da bateria acende depois de uns 2 a 3 minutos. verifiquei a ficha que liga no alternador, nenhum dos dois fios tras corrente permanente.

    1. Olá Ivo. A corrente deve chegar no fio mais grosso e normalmente vermelho atrás do alternador. Os fios finos são da luz de bateria. O alternador tem que ser medido na bateria com o motor ligado. A medida deve ser entre 13,5 volts e 14,8 volts, com uma mínima variação. Verifique mais atentamente a fiação do alternador.

  57. Olá! As vezes quando estou dirigindo em trechos mais longos, quando a rotação do motor cai para a mínima, aparentemente o alternador para de funcionar corretamente, pois a tensão cai para 12.poucos volts, ascende a luz da bateria e o carro morre, mas porquê o carro morre? A bateria está carregada, com mais de 12v, ela não seria suficiente para manter o carro funcionando? Obs. Isso só ocorre com ar ligado.

    1. Olá Arnaldo. Pode ser que a marcha lenta do carro esteja Baixa e quando o ar está ligado ela cai abaixo do mínimo para o motor ficar ligado. O alternador tem que carregar mesmo na lenta, mas precisa de no mínimo 700 RPM para isso.

  58. Fernando, bom dia, uma outra dúvida em relação a rotação do motor. (Tiida 11-12 / 1.8). Quando aciono os botoes para fechar e abrir o vidro do carro, percebo que o carro oscila a rotação , e quando aperto os dois ao mesmo tempo cai um pouco mais a rotação. Sabe se pode ser algum problema na elétrica!?

  59. Olá
    Tenho um Ford Focus 2008 automático, e alguns meses atras caiu óleo em cima do alternador e percebi que a luz da bateria existente no painel acendia e apagava continuamente, levei o carro parra um mecânico e quando ele colocou o voltímetro para ver se a bateria estava sendo carregada, o alternador pegou fogo, consegui comprar um usado, o mecânico trocou o mesmo, mas a luz da bateria continuou acendendo e apagando, procurei uma alto elétrica e o eletricista disse que um dos 8 diodos esta queimado e que o carro vai perder potencia e com o passar do tempo vai parar,pois vai queimar os outros diodos, isso confere?

    1. Olá Luz. Sim. confere. Com o tempo a carga vai diminuindo, pois outros diodos vão se desgastar. Já deve estar carregando menos. Mas como a distância atrapalha, eu sugiro uma segunda opinião. E se confirmada, a fiação do alternador tem que ser revisada, pois ela pode estar queimando diodos por ter também ter sido atingida pelo fogo.

  60. Olá, Boa tarde, Fernando

    Tenho um caminhão Acello 815 Mercedes 2014, então instalei um equipamento, que é acionado por uma unidade hidráulica com motor 12v e acionada por botões, também instalei um chave geral, para quando não estiver em uso não ocorrer roubo de carga, a ligação do mesmo foi feita em uma das baterias, pois o caminhão é 24v, contudo uns 2 ou 3 meses depois de instalado o equipamento a bateria ao qual ele esta ligado esta perdendo carga afetando assim o normal funcionamento do caminhão.
    Minha duvida é, o alternador não esta dando conta de repor esse consumo por ele se acentuar mais em uma bateria do que na outra? E teria alguma alternativa, por exemplo uma bateria auxiliar só pro equipamento, mais se for o caso como alimentar essa nova bateria? Ja que o caminhão é 24v…. Obrigado, e fico no aguardo.

    1. Olá Rafael. Com certeza a Bateria em questão está sofrendo uma descarga maior.Existe uma possibilidade. Faça o seguinte: com um multímetro em 20 V (continua), meça a voltagem na bateria que está ligando o seu sistema. (meça no positivo e negativo dessa bateria). Com o motor ligado repare se a voltagem fica em 14V, mesmo acelerando o motor. Se for isso basta você ligar uma terceira bateria em paralelo com esta (+ com + e – com -). Ou simplesmente aumente a amperagem da bateria em questão. A diferença é que com duas em paralelo você dobra a amperagem e mantem a voltagem, o que seria o mesmo que instalar uma bateria mais forte, mas você poderia colocar a chave geral para uma desligar uma terceira do sistema. Na bancada funcionou. Acabamos de fazer o teste com três baterias ligadas em um carregador. Mas na dúvida peça um eletricista bem experiente para por em prática. O que pode acontecer é uma ligação errada e queimar o alternador.

    1. Olá rodrigo. depende do consumo que a bateria vai ter, como som profissional e outros. Quanto mais acessórios, mais a bateria perder carga e o alternador é forçado para carregar. Aumentar a amperagem da bateria significa apenas mais tempo de carga antes de descarregar, com o motor desligado. mas se for para usos normal, e houver espaço, não precisa mudar o alternador.

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