Continua após a publicidade..

Neste post vamos publicar imagens e uma lista completa de todas as peças do alternador do Fiat Uno antigo. Também serve para modelos mais antigos da Fiat, como o Prêmio, Elba, 147 etc. É uma matéria para quem tem ou trabalha somente com reparo e restauração de carros mais antigos dessa montadora. No caso, será sobre o alternador Bosch  de 35 ou 45 amperes com regulador interno. O interessante é que alguns modelos da Fiat saíram equipados de fábrica com o alternador Delco Remy. Mas esse ficará para outro post, em breve.

Continua após a publicidade..

Alternador do Fiat Uno antigo

 

Continua após a publicidade..

Alternador do Uno

Clique nas imagens para ver melhor

QUER SABER MAIS SOBRE O UNO ANTIGO? VEJA ABAIXO

Explicando o alternador do Uno antigo

  • A primeira imagem mostra o alternador desmontado na sequência do serviço, da esquerda para a direita.
  • Assim também é feita a desmontagem do alternador do Fiat Uno e outros, na bancada.
  • Não é algo simples, mas garanto que é um dos alternadores mais fáceis de dar manutenção completa.
  • Na imagem seguinte temos o nome de todas as peças do alternador numeradas de acordo com a primeira imagem.
  • São peças ainda encontradas no mercado brasileiro e com preços acessíveis se comparados com alternadores mais modernos.
  • Existem algumas delas originais, como o regulador de voltagem (veja na imagem) da marca Bosch. Mas as peças paralelas também são de boa qualidade.
  • Para desmontar primeiro retire ele do lugar, mas observe bem a lógica do serviço, inclusive tire fotos para ajudar na remontagem e, principalmente, desligue o negativo da bateria pra fazer o serviço. 
  • As ferramentas são basicamente: duas  chaves de boca/estria de 13, milímetros, uma chave de boca/estria de 10 milímetros, um “Ele” ( ou L ) de 13 milímetros e chaves de fenda e Philips. No caso de dúvida leve até um eletricista de confiança.