bateria de táxi

Essa é uma pergunta constante em nossa loja de baterias: porque uma bateria de táxi dura pouco, ou menos que outros carros? Aliás é uma dúvida dos taxistas sempre apresentada com indignação. E é bem compreensível, pois em alguns casos a bateria dura apenas 3 meses, mesmo que seja uma marca top.

Mas o leitor pode perguntar: e a garantia? Ela não é sempre de mais de 1 ano? É sim. Algumas são de até 18 meses, ou 24, nos novos lançamentos. Mas a maioria das garantias não cobre esse tipo de defeito. Então, para entender por que uma bateria de táxi dura menos  é preciso saber o que ataca a vida útil dela.

Bateria de Táxi é igual as outras – mas…

Como acumuladoras de energia, uma bateria depende do carro para ficar carregada. Ou seja, a loja vende ela carregada e a partir daí o carro tem a obrigação de repor o que ele estiver gastando. Por exemplo: você liga o farol e ele imediatamente repõe a carga gasta.

É exatamente como acontece com a caixa d’água de sua casa quando alguém usa uma torneira ou a descarga no banheiro. Neste exemplo a boia abre para repor a água gasta e assim você sempre terá uma caixa d’água cheia.

VEJA AQUI COMO FUNCIONA O ALTERNADOR DO SEU CARRO

Simples não é? Mas o que aconteceria se a boia não funcionasse direito e a água não parasse de entrar por dias ou mais tempo? Bem, então teríamos um vazamento ou danos definitivos na caixa d’água produzidos pelo excesso de água.

Pode-se dizer que o mesmo acontece com uma bateria quando recebe muita carga por tempos prolongados. E como isso pode acontecer com um carro? Um táxi usa constantemente ar condicionado, faróis, rádio, GPS, e todo sistema elétrico e eletrônico do motor, as vezes tudo ao mesmo tempo e por várias vezes no dia. Afinal, é assim que um taxista se sustenta: rodando com seu táxi. E quanto mais ele usa seu táxi, maior a renda.

Essa é o que chamamos de  sobrecarga por uso. Ainda existe a sobrecarga por defeito do alternador, mas isso é outra história. Lembrando que não precisa ser um táxi para perder a garantia da bateria por excesso de carga. Basta o seu carro ter uma rodagem semelhante aos taxistas. Também o mesmo tipo de situação pode acontecer com caminhões, ambulâncias ou carros da polícia.

Então, o que fazer?

Você tem duas opções. Ou anda menos com seu táxi, o que é sem sentido, ou procura uma marca de bateria que oferece garantia por sobrecarga. Uma delas é a Tudor, que a partir deste ano vai equipar a linha Volkswagen e terá como lema  “Garante até sobrecarga”. Outra marca que também oferece garantia cheia é a Cral.

O importante é você, taxista, ficar de olho no custo benefício e escolher a melhor opção.

bateria de táxi

Uma sobrecarga pode deixar sua bateria com esta aparência!

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.