Luzes acesas no painel / Você pode ficar sem freios

Luzes acesas no painel / Você pode ficar sem freios

Qual é o significado original da palavra painel? Um dicionário cita sinônimos como: panorama, espetáculo, ou uma tela. Todos esses termos significam que devemos ou podemos olhar para eles, como se algo nos levasse a isso.

Foto: Revista Pacheco.
Foto: Revista Pacheco.

O painel do carro é fabricado exatamente para isso: chamar a atenção do motorista, porém sem “espetáculo”, com luzes de diversas cores e discretas, mas que não passam despercebidas. O painel também tem um sequência de funcionamento muito parecida com o painel de um avião, como vemos nos filmes. Mas a semelhança principal é a responsabilidade que devemos ter. Jamais devemos entrar no carro, sentar na frente do volante, e acionar a partida do motor sem nada perceber no painel.

Um conjunto de luzes tem que acender com a chave ligada e apagar com o motor já funcionando.

  Quais são os perigos?

Eles existem. Alguns podem até comprometer sua segurança. Repetimos que uma luz vermelha acesa no painel, com o motor ligado, significa o mesmo que um sinal de trânsito que fechou: você deve parar o carro. Em outro post explicamos sobre a luz de óleo de motor e os perigos que ela adverte. E também da luz de bateria, que indica a você que a energia do carro está com horas ou minutos contados.

Mas a segurança também está envolvida. Existe uma luz no painel muito parecida com uma roda e que possui dois arcos pontilhados em volta dela.

Obeserve a seta e também fique atento a luz de freio de mão.
Observe a seta e também fique atento a luz de freio de mão.

 Se uma dessas duas luzes acender (ou as duas) são indicativos de que algo pode estar errado com os freios do seu carro, como vazamento de fluído (mais raro) ou pastilhas de freio gastas, além do limite de segurança. Ou seja: você pode não conseguir parar o seu carro em um contratempo ou até mesmo ficar totalmente sem freios. Procure imediatamente um mecânico de confiança e se informe. Lembrando ao leitor que nem todos os carros possuem essa luz indicadora de desgaste de pastilhas de freios. Porém, a luz de freio de mão pode estar conectada ao reservatório de fluido de freio. E a medida que as pastilhas se gastam, o fluído é comprimido para baixo e por fim essa luz também acende (sem o freio de mão estar acionado).

Mas pode ser apenas um problema elétrico? Sim, embora eles sejam comuns em carros antigos que estão mais sujeitos a um mal contato elétrico. O mais importante é não deixar que luzes vermelhas acendam em seu painel ao dirigir. Como? Com manutenções básicas que permitem ao mecânico se antecipar a esses sinais que inesperadamente podem iluminar seu painel.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *