Defeito no marcador de combustível do Citroen C3

Quase sempre quando um marcador de combustível para ou marca errado, causa um grande problema para o motorista. Como saber quanto tem de combustível no tanque? Está na reserva? Estas são perguntas que fazemos quando temos um defeito no marcador de combustível do Citroen.

No caso, o post é sobre o C3. Mas serve para vários modelos franceses, dessa fábrica ou de outra.

Causas de defeitos no marcador 

Raramente é defeito no painel, ou no marcador em si, mas na peça que comanda o ponteiro ou luzes indicadores do marcador. Estamos falando do “sensor de nível de combustível”, ou a antiga e famosa boia de tanque.

Mesmo em carros mais modernos, o princípio de funcionamento é parecido. Raramente é fusível queimado, pois nesse caso outros instrumentos do painel também não funcionariam.

Continua após a publicidade..

Então, quando a a solução do problema é a troca desse sensor, não basta apenas tirar um e colocar o novo. Não vai funcionar o marcador e vai parecer que o defeito continua. Existe um procedimento bem simples de fazer.

No caso de defeito no sensor de combustível do Citroen, temos que retirar a bomba de combustível dele. Mas é um serviço relativamente fácil. No caso de dúvida ou receio, procure um especialista. Quem sabe essa dica também vai ajudar no serviço dele.

“UMA DICA IMPORTANTE É FAZER ESSE SERVIÇO COM O TANQUE VAZIO”

Sensor de nível de combustível do Citroen C3

 

 

Passo a passo para regular o sensor de combustível

  • Com a chave do carro desligada, retire a bomba de combustível do tanque. Para fazer isso levante o banco traseiro e tire uma tampa preta. Desligue a tomada da bomba e funcione o motor para tirar a pressão do sistema. Quando o carro apagar por falta de combustível comece o serviço
  • Desligue a chave do carro e solte as mangueiras da bomba. São duas tipo engate rápido com duas teclas laterais nelas.É bem fácil.

Na foto acima temos as duas mangueiras de engate rápido

Continua após a publicidade..
  • Em seguida desenrosque a outra tampa preta que prende a bomba no tanque.
  • Pronto! Retire a bomba do tanque e esvazie ela em local seguro.
  • Troque o sensor. É algo bem óbvio, basta observar bem como está encaixado.
  • Então, agora vem o macete para que o sensor novo funcione: uma regulagem nele. Observe a imagem abaixo.

 

Caixa de Fusíveis do Citroen C3

Com a chave do carro desligada, retire esse fusível SH por 5 minutos. (Veja foto acima). Depois de 5 minutos recoloque o fusível e aguarde 1 minuto para religar a chave de ignição para o próximo procedimento.

 

Defeito no marcador de combustível do Citroen

Sensor na posição de tanque cheio

 

Depois de esperar um minuto, segure a haste do sensor ou boia na posição de tanque cheio, conforme a imagem acima. A tomada da bomba deve estar ligada mas as mangueiras não. Ligue a ignição e desligue. Aguarde uns 30 segundos  para o próximo procedimento.

“Pode ocorrer um bip sonoro durante a regulagem”

Continua após a publicidade..
Defeito no marcador de combustível do Citroen

Sensor na posição de meio tanque

 

Repita o procedimento na haste agora mantendo na posição de meio tanque. Ligue a chave e desligue em seguida. Novamente aguarde 30 segundos para o próximo passo.

 

Sensor na posição de tanque vazio

 

Faça o mesmo, mas na posição de tanque vazio conforme a imagem acima. Não é necessário retirar o fusível  durante as regulagens. Isso é feito somente uma vez, no início. Agora é só remontar a bomba, lembrando que a tomada pode ser desligada para a montagem. Isso não afetará o serviço.