Fusíveis do Meriva (veja também pane súbita)
É comum perdermos o manual do nosso carro. E é nele que encontramos informações detalhadas sobre seu funcionamento, inclusive os fusíveis. Conforme a imagem abaixo temos uma caixa de fusíveis que existem para proteger o sistema elétrico do veículo. Nesse post publicamos uma lista de Fusíveis do Meriva (cabine).
Fusíveis do Meriva – Lista de acessórios
1- 7,5 A – Computador de bordo
2- Sem uso
3- 7,5 A – Painel de instrumentos -luz de advertência – display -multifunções – desembaçador do vidro traseiro – bomba do lavador dos vidros e limpador do para-brisa
4- 5 A – Módulo do elétrico do vidro
5- 7,5 A – Módulo de injeção de Combustível
6- 20 A – Vidros elétricos lado esquerdo
7- 10 A – Partida
8- 10 A – Buzina
9- 20 A – Bomba de combustível
10- 15 A – Proteção do computador de bordo
11- 20 A – Rádio
12- 7,5 A – Desembaçador do vidro traseiro
13- 10 A – Buzina ou sirene do alarme
14- Sem uso
15- Sem uso
16- Sem uso
17- Sem uso
18- Sem uso
19- 10 A – Lavador dos vidros
20- 5 A – Luz de teto – luz da porta – luz traseira de leitura
21- 20 A – Computador de bordo – trava elétrica
22- 20 A – vidros elétricos lado direito
23- Sem uso
24- Sem uso
25- 20 A – Lavador e limpador do vidro traseiro
26- 15 A – Injeção eletrônica
27- 5 A – Chave de ignição – Air bag – ABS
28- 15 A – Compressor do condicionador de ar
29- Sem uso
30- Sem uso
31- Sem uso
32- Sem uso
33- 5 A – Computador de bordo -imobilizador e painel de instrumentos
34- 30 A – Lavador do vidro dianteiro
35- 5 – Luz do teto – imobilizador – Painel de multi-funções
36- 20 A – Brake light (terceira luz de freio)
37- 10 – A – Acendedor de cigarros -luz de ré
38- 5 A – Partida a frio modelos flex
39- 5 A – Levantador dos vidros
40- Sem uso
41- Sem uso
42- 5 A – Farolete esquerdo
43- 5 A – Farolete direito – Luz de placa
44- 5 A – Faróis alto, baixo – Farol de neblina – Farolete
45- 10 A – Luz de neblina traseira
46- 15 A – Farol de neblina dianteiro
47- 30 A – Acessórios dianteiros e traseiros
48- 5 A – Ventoinha do radiador
49- Sem uso
50- Sem uso
51- 10 A – Farol baixo esquerdo
52- 10 A – Farol baixo direito – Regulador de altura dos faróis (opcional)
53- 5 A – Som, rádio – interruptor de vidros e espelho
54- 10 A – Farol alto esquerdo
55- 10 A – Farol alto direito
Pane súbita no Meriva
Nesse post temos uma dica de um leitor sobre uma pane súbita no Meriva. É muito importante compartilharmos experiencias, principalmente se for sobre carros e de quem gosta de reparar no estilo “faça você mesmo”. Fica evidente que não foi algo resolvido de imediato, mas o leitor fez pesquisas, observou seu carro, trabalhou em segurança, e depois de alguns dias resolveu o problema.
Veja a baixo a narrativa do leitor e o seu “passo a passo para resolver o problema de pane súbita em um Meriva.
“Tenho um Meriva, e ao ligá lo, após muito tempo desligado ele não quer pegar, ao pisar na embreagem ele pega.
Depois que ele pega eu posso desligar e ligar ele quantas vezes quiser que pega no estalo, mas a primeira partida só pisando na embreagem. Um amigo me disse que era problema no automático do motor de partida…”
Pane súbita e a dica do leitor para resolver
“Hoje a noite ele não quis pegar de jeito nenhum, dando um tranco de 2 metros. Mesmo que ele não pegue, ele vira na chave. Ele é flex e o reservatório tá cheio, e ando com ele no GNV. De combustível líquido uso álcool, porque a informação que tinha que uma vez convertido pro GNV, teria de escolher um dos dois combustíveis líquido, ou a gasolina ou álcool.
Já me disseram ser arranque, já me disseram ser vela, já me disseram ser distribuidor – realmente não sei o que fazer.
“Fernando, bom dia, consegui desvendar o difícil problema do meu Meriva, sem querer.
Não é arranque, não é vela e não é combustível.
Saí do trabalho hoje com 1/4 de álcool, completei o tanque de gasolina e fui até em casa com ele funcionando na gasolina para o módulo reconhecer o combustível. Já saindo do posto observei que o ponteiro não se moveu, (ele já demora normalmente), mas ao chegar em casa, entrou na reserva e não tinha como porque pois o tanque chegou a transbordar. Logo tinha um problema na boia. Ao assistir alguns vídeos, recebi a informação que a boia ruim informa ao módulo a falta do combustível, não acionando a partida fria, que gera a dificuldade para ligá-lo de manha.
Abri o local, movi a boia e marcou direito. Por via das dúvidas, retirei limpei e testei a flutuação em um balde, tá subindo, mas com uma certa resistência. Por horar o problema tá remediado. Domingo não tem auto peça aberta pra aquisição de uma nova boia, mas na segunda farei.”
Depois de dias recebemos a conclusão dos fatos:
“Problema solucionado e o vilão era a boia de combustível.”
Fica a dica para esse defeito no Meriva. Também vale para modelos semelhantes da família da GM. O Mãos ao Auto está aberto a dicas como essa. Sempre podemos tirar algum proveito para resolver nós mesmo algum defeito no nosso carro.
O que Significa uma chave de boca no painel do Meriva?
Esta chave de boca que aparece em painel de carro é bem mais comum do que pensamos. Muitos ficam na dúvida. Eu mesmo já atendi vários carros com este símbolo no painel. O mesmo pode acontecer com seu Meriva. Ela significa que está na hora de fazer uma manutenção. Mas isto é algo que foi programado por algué,como ummecânico, por exemplo. Não significa que é obrigatório fazer uma manutenção. Principalmente se você mantém a manutenção do seu Meriva em dia. Mas serve de alerta para isto.
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Tenho 29 anos de experiência em elétrica e eletrônica de automóveis. Além de carros, minha outra paixão é escrever. Resolvi juntar as duas coisas no Mãos ao Auto.
Este conteúdo beneficia muitos proprietários de Meriva que não dispõem do manual do veículo.
Agradecimentos ao autor da publicação !