Pane súbita no Meriva

Nesse post temos uma dica de um leitor sobre uma pane súbita no Meriva. É muito importante compartilharmos experiencias, principalmente se for sobre carros e de quem gosta de reparar no estilo “faça você mesmo”. Fica evidente que não foi algo resolvido de imediato, mas o leitor fez pesquisas, observou seu carro, trabalhou em segurança, e depois de alguns dias resolveu o problema.

Veja a baixo a narrativa do leitor e o seu “passo a passo para resolver o problema de pane súbita em um Meriva.

“Tenho um Meriva, e ao ligá lo, após muito tempo desligado ele não quer pegar, ao pisar na embreagem ele pega.
Depois que ele pega eu posso desligar e ligar ele quantas vezes quiser que pega no estalo, mas a primeira partida só pisando na embreagem. Um amigo me disse que era problema no automático do motor de partida…”

pane súbita no Meriva

Pane súbita e a dica do leitor para resolver

“Hoje a noite ele não quis pegar de jeito nenhum, dando um tranco de 2 metros. Mesmo que ele não pegue, ele vira na chave. Ele é flex e o reservatório tá cheio, e ando com ele no GNV. De combustível líquido uso álcool, porque a informação que tinha que uma vez convertido pro GNV, teria de escolher um dos dois combustíveis líquido, ou a gasolina ou álcool.
Já me disseram ser arranque, já me disseram ser vela, já me disseram ser distribuidor – realmente não sei o que fazer.

Fernando, bom dia, consegui desvendar o difícil problema do meu Meriva, sem querer.
Não é arranque, não é vela e não é combustível.
Saí do trabalho hoje com 1/4 de álcool, completei o tanque de gasolina e fui até em casa com ele funcionando na gasolina para o módulo reconhecer o combustível. Já saindo do posto observei que o ponteiro não se moveu, (ele já demora normalmente), mas ao chegar em casa, entrou na reserva e não tinha como porque pois o tanque chegou a transbordar. Logo tinha um problema na boia. Ao assistir alguns vídeos, recebi a informação que a boia ruim informa ao módulo a falta do combustível, não acionando  a partida fria, que gera a dificuldade para ligá-lo de manha.
Abri o local, movi a boia e marcou direito. Por via das dúvidas, retirei limpei e testei a flutuação em um balde, tá subindo, mas com uma certa resistência. Por horar o problema tá remediado. Domingo não tem auto peça aberta pra aquisição de uma nova boia, mas na segunda farei.”

Depois de dias recebemos a conclusão dos fatos:

“Problema solucionado e o vilão era a boia de combustível.”

Fica a dica para esse defeito no Meriva. Também vale para modelos semelhantes da família da GM. O Mãos ao Auto está aberto a dicas como essa. Sempre podemos tirar algum proveito para resolver nós mesmo algum defeito no nosso carro.

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.