Pane súbita no seu Fiat
Uma pane súbita no seu Fiat pode acontecer e enganar a muitos. Isso por que uma pane assim pode ter vários motivos como bomba queimada, combustível ruim, entre outros. Mas nesse post explicaremos uma pane onde uma luz acende no painel e o seu Fiat simplesmente apaga não funcionando mais. Em caso de emergência existe uma solução ao seu alcance, bastando seguir instruções bem lógicas.
É um defeito que pode ocorrer no Fiat 500 ou Punto, mas também em outros que possuem o sistema “Fire Prevention System”, o FPS ou Sistema de prevenção contra incêndio. Esse sistema pode ser ativado até por uma pequena colisão ou freada brusca. Basicamente, essa pane súbita no seu Fiat, é um corte de combustível que mantém o sistema vazio, com o combustível somente dentro do tanque. É assim, pois é no motor que temos fagulhas que podem causar incêndios.
Sinais de pane no Fiat
- Procure pelo módulo do FPS. Isso vai economizar tempo e despesas. A princípio acende uma sigla de FPS no painel e as setas ficam piscando como se o pisca alerta estivesse acionado. Isso confirma o defeito.
- Também acende uma luz de uma bomba com um risco no meio e outra amarela com um triângulo. A luz do Airbag também pode acender dependendo do modelo ( Palio novo ).
- As travas das portas abrem e – se o carro estiver em movimento – acontece uma desaceleração forte (tipo uma freada) e pode ocorrer um ruído forte nas rodas. Uma pancda na roda pode acionar o FPS.
O que fazer?
Depende do modelo e do tipo de sistema usado para interromper o combustível do carro. Veja abaixo alguns exemplos:
- Modelos com interruptor simples, sem interferência eletrônica; basta apertar ou acionar o botão do módulo. Nos modelos da Fiat, quase sempre esse módulo é de cor preta e fica a esquerda do motorista perto do pedal de embreagem. Também pode ficar na coluna esquerda, lado passageiro, bem no fundo.
- Alguns modelos não tem esse interruptor, como o Uno Mille e o Novo Palio. Nesse caso basta desligar a chave e religar novamente.
- Nos modelos com FPS eletrônico podemos desativar através de algumas manobras no comando de seta. Coloque a chave do carro na posição conhecida como MAR – acione a seta para a direita e em seguida para a esquerda. Repita a operação e desligue a ignição do carro.
No caso de dúvidas ou de não dar certo as dicas acima, não insista. Procure uma oficina de confiança e especilizada. Jamais dê um tranco no carro. Use reboque ou um profissional deve ir no local onde a pane aconteceu.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.