Pane súbita no seu Fiat

Uma pane súbita no seu Fiat pode acontecer e enganar a muitos. Isso por que uma pane assim pode ter vários motivos como bomba queimada, combustível ruim, entre outros. Mas nesse post explicaremos uma  pane onde uma luz acende no painel e o seu Fiat simplesmente apaga não funcionando mais. Em caso de emergência existe uma solução ao seu alcance, bastando seguir instruções bem lógicas.

É um defeito que pode ocorrer no Fiat 500 ou Punto, mas também  em outros que possuem o sistema “Fire Prevention System”, o FPS ou Sistema de prevenção contra incêndio. Esse sistema pode ser ativado até por uma pequena colisão ou freada brusca. Basicamente, essa pane súbita no seu Fiat, é um corte de combustível que mantém o sistema vazio, com o combustível somente dentro do tanque. É assim, pois é no motor que temos fagulhas que podem causar incêndios. 

Continua após a publicidade..

Continua após a publicidade..

Sinais de pane no Fiat

  • Procure pelo módulo do FPS. Isso vai economizar tempo e despesas. A princípio acende uma sigla de FPS no painel e as setas ficam piscando como se o pisca alerta estivesse acionado. Isso confirma o defeito.
  • Também acende uma luz de uma bomba com um risco no meio e outra amarela com um triângulo. A luz do Airbag também pode acender dependendo do modelo ( Palio novo ).
  • As travas das portas abrem e – se o carro estiver em movimento – acontece uma desaceleração forte (tipo uma freada) e pode ocorrer um ruído forte nas rodas. Uma pancda na roda pode acionar o FPS.
pane súbita no seu fiat

Imagem: theimmagine.eu (Fiat Ducato)

O que fazer?

Depende do modelo e do tipo de sistema usado para interromper o combustível do carro. Veja abaixo alguns exemplos:

Continua após a publicidade..
  • Modelos com interruptor simples, sem interferência eletrônica; basta apertar ou acionar o botão do módulo. Nos modelos da Fiat, quase sempre esse módulo é de cor preta e fica a esquerda do motorista perto do pedal de embreagem. Também pode ficar na coluna esquerda, lado passageiro, bem no fundo.
  • Alguns modelos não tem esse interruptor, como o Uno Mille e o Novo Palio. Nesse caso basta desligar a chave e religar novamente.
  • Nos modelos com FPS eletrônico podemos desativar através de algumas manobras no comando de seta. Coloque a chave do carro na posição conhecida como MAR – acione a seta para a direita e em seguida para a esquerda. Repita a operação e desligue a ignição do carro.

No caso de dúvidas ou de não dar certo as dicas acima, não insista. Procure uma oficina de confiança e especilizada. Jamais dê um tranco no carro. Use reboque ou um profissional deve ir no local onde a pane aconteceu.