Como é calculado o valor do seguro automóvel
O primeiro componente da equação é o valor do próprio veículo que será segurado – quanto mais caro, maior será o gasto com seguro. Além disso, as empresas fazem uma análise de risco do cliente, calculando assim quanto custaria um serviço. É por isso que o seguro para motoristas mais jovens ou que acabaram de tirar carteira costuma ser mais caro que o seguro para motoristas experientes. O estado civil do motorista também pode influenciar nessa questão, já que estatisticamente solteiros(as) se envolvem em mais acidentes do que os casados(as). A mesma coisa vale para o sexo: homens, principalmente os jovens, pagam mais caro que mulheres pois se envolvem em mais acidentes. O endereço do segurado também pesa – se é um bairro com maior índice de furtos o preço sobe, por exemplo. E se determinado veículo tem um índice de furtos maior que outro, o seguro para aquele modelo também custará mais caro. Esse é um fator importante a se considerar antes de escolher e comprar um carro. Por fim, uma coisa que pode pesar na hora da renovação, embora não afete na contratação do seguro pela primeira vez, é o histórico do motorista. Quem utiliza pouco o seguro costuma conseguir condições mais favoráveis do que aquele motorista que aciona o seguro frequentemente.Veja também: Como economizar na manutenção do seu carro Conheça algumas luzes do painel e seus significados Sistemas antifurto e três dicas contra ladrões de carros
Seguro contra terceiros: tenha um
O número dá medo. Segundo o Correio Brasiliense, cerca de 80% da frota de veículos brasileira circula sem seguro. Isso significa que de 10 veículos que podem se envolver num acidente com o seu carro, oito deles não estão segurados. Percebeu a necessidade de ter também um seguro contra terceiros? Uma cobertura sem essa opção fica mais barata, óbvio. Mas é o típico barato que pode custar muito caro.Melhor seguro automóvel: qual cobertura você precisa?
Cuidado com ofertas tentadoras e preços muito baixos. Uma coisa é achar o melhor custo/benefício, outra bem diferente é contratar um seguro cujo valor é muito menor do que o dos concorrentes. Se optar por esse caminho, leia atentamente as letras miúdas do contrato. Verifique qual a cobertura – há proteção contra terceiros? E em caso de fenômenos naturais, como granizo, você estará coberto? Qual o valor da franquia?
Granizo?
Claro, uma ideia interessante é fechar um plano que atenda suas necessidades, evitando coberturas que só encarecem o produto, mas que você nunca usaria ou não precisaria. A crise derrubou o número de carros segurados, mas isso trouxe pelo menos uma boa consequência: nos últimos anos chegaram ao Brasil empresas que oferecerem seguros mais econômicos. Para isso, elas eliminam coberturas que poderiam ser consideradas supérfluas – por exemplo, o carro extra que a seguradora empresta em caso de acidente ou furto com o seu. Avalie o que você realmente precisa e leia o contrato com atenção antes de fechar o negocio.Melhor seguro de carro: opte por empresas conhecidas
Outro problema é quando você nunca ouviu falar de uma seguradora. Tudo bem, pode ser nova no mercado. Mas se você nunca ouviu falar de uma empresa, o primeiro passo é pesquisar a reputação dela. Um bom local para fazer isso é no site do Reclame Aqui, que tem uma página só para seguradoras. Claro que uma boa avaliação ali não é a única garantia na hora de escolher determinada empresa, mas já ajuda (e muito) no processo. Por fim, optar por empresas conhecidas, com décadas de mercado, é sempre um caminho interessante e que ajuda a garantir a solidez do negócio. A Porto Seguro, a Allianz Seguros e a Sulamerica são algumas das mais tradicionais, assim como as empresas ligadas a bancos, como a Itáu e a Bradesco Seguros. Em 2013, uma pesquisa feita com mais de cinco mil usuários e divulgada pela Revista Exame elencou os cinco melhores seguros de automóveis do país. Foram as seguintes:- Porto Seguro
- Allianz
- Itaú Seguros
- Marítima
- HDI
Cotação seguro auto online (em dois minutos)
Antes de fechar negócio com uma seguradora de veículos, faça uma cotação online envolvendo todas as maiores empresas do mercado. Sugerimos que consulte o site Compara Online, que gerencia os maiores comparadores de preços do Brasil. Escolher a melhor cotação é fácil e em poucos minutos você consegue vários orçamentos. Basta seguir as orientações abaixo.- Clique aqui. Aperte o botão amarelo (cotar agora).
- Informe seus dados, incluindo a placa do seu carro – isso é importante porque afeta o valor que as seguradoras conseguem oferecer. Se for um veículo zero km ou quiser pular essa etapa, basta informar que “não sabe a placa”.
- Nas telas seguintes você precisa informar a marca do carro (Ford, Fiat, Volkswagen, etc), o ano de fabricação e o do modelo, a versão (Ka, Corsa, Fiesta, etc) e o tipo de combustível.
- Em seguida, informe seu endereço, data de nascimento e sexo – lembrando que essas informações são importantes porque todas elas alteram o valor do seguro.
- Clique em cotar. E pronto, você vai ter acesso aos melhores preços para seu veículo!
Faça sua cotação sem compromisso aqui