Atolado!

Isso pode acontecer com qualquer motorista: de repente seu carro fica atolado. O que fazer de imediato? É possível desatolar um carro sem ajuda? Também descubra o que não se deve fazer quando seu carro atolar.

Neve e lama. Essas são as principais causas de um carro ficar atolado. Mas, como no Brasil neve é um fenômeno raro, a lama ou barro passam a ser inimigas. Isso acontece em áreas alagadas ou estradas e caminhos de terra em dias de chuva.

Continua após a publicidade..

Foi para o sítio e choveu muito? Não basta aparecer o sol e o caminho está livre. A lama ainda está lá. Por isso é muito importante conhecer a região em épocas de chuva. Experiência de outros ou uma simples avaliação da situação, pode evitar atolar o seu carro.

Continua após a publicidade..

atolado

Dicas para não ficar com o carro atolado

Mas se seu carro atolou o primeiro passo e ficar calmo. Não insista em manobras sem sentido ou por reflexo. Quando dirigimos na lama ou areia as rodas não tem boa tração. É em situações assim que atolamos o carro. Veja as dicas abaixo para aumentar as chances de não atolar seu carro. 

Continua após a publicidade..
  • Não acelere rapidamente. Na lama use marcha reduzida. Ou seja: quanto mas espessa a lama, mais baixa deve ser a marcha.
  • Mantenha o veículo em movimento. Caso contrário vai atolar.
  • Se for dirigir na areia seria bom reduzir levemente a pressão dos pneus, principalmente se for areia tipo praia ou dunas.

O que fazer se o carro atolar?

  • Jamais gire as rodas do veículo se estiver atolado.
  • Balançar o carro é uma tática antiga que pode ajudar (veja mais abaixo).
  • Não gire os pneus em alta velocidade. Eles podem estourar. Acompanhe o velocímetro e não passe de 50 quilômetros por hora. A transmissão também agradece.

Método de balançar o carro

  • Gire o volante da direção da esquerda para direita para liberar a área em volta das rodas dianteiras.
  • Alterne o câmbio entre primeira, segunda e marcha ré, mas gire a o mínimo possível as rodas dianteiras.
  • Solte o pedal do acelerador durante as mudanças de marchas e o pressione levemente quando engatar as marchas.
  • Se não desatolar é caso de reboque ou usar ganchos de socorro se o veículo for equipado.

O principal é manter a calma. Sempre viaje equipado com ferramentas de emergência. Se você já conhece o local, previna-se. Leve amigos ou tenha em mente a limitação do seu carro. Espere a lama secar da chuva antes de sair com o carro do local seguro que está.